4 found
Order:
  1. Considerações historiográficas acerca da lógica dos estoicos.Cleverson Leite Bastos & Paulo Eduardo de Oliveira - 2011 - Princípios 18 (29):37-47.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente estudo pretende analisar algumas questões relacionadas à forma como a historiografia avaliou a contribuiçáo lógica oferecida pelos filósofos estoicos. Trata-se, sobretudo, de dois posicionamentos em aberta oposiçáo: uma primeira análise é essencialmente negativa e depreciativa, negando qualquer valor às elaborações estoicas no campo da lógica; de outra parte, existe uma revalorizaçáo da importância da lógica dos estoicos na história da Filosofia, de modo geral, e na história da Lógica, especificamente. A principal (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Epistemologia naturalizada: Uma análise popperiana da proposta de Quine.Paulo Eduardo De Oliveira - 2004 - Revista de Filosofia Aurora 16 (18):149.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Natureza e liberdade: a questão ética da posição indeterminista de Karl Popper.Paulo Eduardo de Oliveira - 2009 - Princípios 16 (26):189-209.
    O presente trabalho analisa a perspectiva indeterminista da epistemologia de Karl Popper. A partir da compreensáo unitária do Racionalismo Crítico, como epistemologia e filosofia política, ao mesmo tempo, o artigo mostra em que sentido se pode afirmar que a proposta de Popper revela uma questáo ética de largo alcance e interesse na filosofia contemporânea, sobretudo no que se refere à análise da crise da cientificidade moderna. Palavras-chave: Ética, Indeterminismo, Popper, Racionalismo Crítico.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Da relação entre ética e ciência.Anor Sganzerla & Paulo Eduardo de Oliveira - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):327-349.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark