4 found
Order:
Disambiguations
Pedro Gontijo [3]Pedro Ergnaldo Gontijo [1]
See also
Pedro Gontijo
Universidade de Brasília
  1. Bricolagem metafísica ao pensar a ação política e o Estado.Pedro Gontijo - 2016 - Prometeus: Filosofia em Revista 9 (21).
    O presente texto tem como objetivo pensar a ação política interrogando sobre a sua relação com o Estado. Parte de uma problematização sobre a política a partir da experiência do cotidiano afirma a importância da abordagem filosófica do problema e se situa como um pensar em sintonia com grupos que fazem oposição às perspectivas neoliberais que submetem a política ao econômico. Discute algumas ideias de John Holloway e Alain Badiou sobre ação política em composição com formulações relativas ao Estado e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    A avaliação de obras do componente curricular filosofia no PNLD 2018.Gabriele Cornelli, Pedro Gontijo, Rodolfo Lopes & Evaldo Sampaio - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e30298.
    O presente artigo é fruto de trabalhos e pesquisas conduzidos pela equipe de coordenação do PNLD 2018 (Plano Nacional de Livros Didáticos), a qual se reuniu por duas ocasiões, juntamente com todos os pareceristas, em seminários exclusivamente dedicados ao projeto. O texto pode, pois, ser dividido em quatro seções, as quais (e cuja divisão) se revelarão suficientemente evidentes para o leitor. Em primeiro lugar, é apresentada uma revisão historiográfica (inédita, tanto quanto sabemos) do ensino de Filosofia no Ocidente, desde as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Nietzsche & a Educação.Pedro Gontijo - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Pensando Uma Docência Nômade.Pedro Ergnaldo Gontijo - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:101-111.
    Partindo de um descontentamento com o pensamento hegemônico no campo da educação, buscamos Deleuze para soprar novos ventos. Ele, no ABCDário, apresenta alguns comentários sobre sua experiência discente e docente. A partir destes aspectos destacados por ele, sobretudo quando a sua experiência docente, podemos repensar alguns lugares comuns na maioria dos discursos pedagógicos. Seu pensamento nos permite pensar novas categorias para tratar da educação e permite pensar uma docência nômade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark