Results for 'Pentecostes Igreja'

289 found
Order:
  1.  8
    Un nuevo Pentecostés: el Concilio Vaticano II entre la memoria y el olvido (A New Pentecost: The Second Vatican Council between memory and forgetting) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1267. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2011 - Horizonte 9 (24):1267-1279.
    O artigo propõe-se a, num primeiro momento, pensar o significado do Concílio Vaticano II e seu esquecimento. Em relação a seus frutos, aponta a nova realidade eclesial, particularmente na América Latina, em termos de rompimento com o passado legalista, antimodernista e eurocentrista, e a construção de caminhos alternativos. Sobre o esquecimento do Concílio, destaca que a Cúria romana, os últimos dois papas e a parcela conservadora do episcopado, ainda quando mantinham um discurso de filiação e reverência pelo legado do Concílio, (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  35
    Maria E o espírito santo.Douglas Pinheiro - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):121-131.
    The relationship between Mary and the Holy Spirit can be appointed in Scriptures passages that supply us enough security to affirm it a different relationship of that others creatures can have with God. This relationship is a model of the integration desired by God with his Church. May be perceived that many of the mentions done at Holy Spirit in the New Testament have Mary like person of the respective context. Being herself a masterpiece of the Holy Spirit she is (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Surrogacy: Challenges and Ambiguities.Ana Rita Igreja & Miguel Ricou - 2019 - The New Bioethics 25 (1):60-77.
    Surrogacy is an increasingly frequent form of family building and allows individuals to become parents despite an infertility diagnosis or a biological impossibility. Positive outcomes for both the surrogacy child and the surrogate mother have been reported, including in cases of same-sex male couples and single persons. There is an on-going debate because remuneration does not necessarily involve undue inducement of the surrogate or transformation of the child into a commodity. The right to regret and the doctors’ autonomy are also (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    A religião e os Direitos Humanos: Doutrina Social da Igreja e direitos emergentes na visão do Papa Francisco.Harethon Silveira Domingos - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):522-524.
    Dissertação de Mestrado de: DOMINGOS, Harethon Silveira. A Religião e os Direitos Humanos: Doutrina Social da Igreja e direitos emergentes na visão do Papa Francisco. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    O divórcio como saneador: Igreja Católica e política em Belém-PA nas primeiras décadas do século XX.Ipojucan Dias Campos - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):299-325.
    Os debates, na cidade de Belém-PA, em torno do divórcio com possibilidade de segundo casamento, doutrina católica da indissolubilidade das alianças e família são os princípios diretores das reflexões que seguem. As fundamentações concentram-se no ponto de vista de que a lógica do matrimônio inquebrantável e domador da fornicação de homens e mulheres, não era a única visão, a respeito dele, no seio da capital paraoara. Alguns literatos e profissionais do direito compreendiam que ninguém poderia ser submetido eternamente a um (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    A Igreja do Brasil na preparação do Vaticano II (The participation of the Church from Brazil in the preparation of Vatican II) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p986. [REVIEW]Luiz Carlos Luz Marques & José Oscar Beozzo - 2011 - Horizonte 9 (24):986-1009.
    Levando–se em conta os leitores do século XXI, ao debruçar-se sobre a participação da Igreja católica brasileira na preparação do Concílio Vaticano II, o presente estudo parte de três perguntas: a) o quê interessa saber sobre a participação brasileira? b) É este um tema relevante? c) Alguns brasileiros participação significativamente na fase preparatória? Para responder apropriadamente a essas questões os autores propõem um conceito diferente de “participação” na preparação do Vaticano II por parte do episcopado brasileiro. O artigo não (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Episcopado brasileiro em são Paulo. Unidade da igreja no brasil.Prof Dr Pe José Ulisses Leva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):28-38.
    O Artigo Episcopado Brasileiro em São Paulo – Unidade da Igreja no Brasil marca o itinerário da Igreja no Brasil no final do Século XIX. Como situar a sociedade brasileira no Século XIX? Como a Igreja reagiu ao Estado Republicano? Qual foi o papel do Romano Pontífice na Igreja no Brasil? A Reunião dos Bispos em São Paulo em 1890 sela a Unidade do Episcopado. O tema é oportuno quando pontuamos os 60 anos da CNBB (1952-2012) (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Igreja, Povo de Deus, sujeito da comunhão eclesial (Church, the People of God, subject of ecclesial communion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1047. [REVIEW]Cleto Caliman - 2011 - Horizonte 9 (24):1047-1071.
    Aos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o artigo pretende articular a chave eclesiológica de sua compreensão da Igreja como povo de Deus (cap II da Lumen Gentium), com o processo de sua recepção no pós-concílio. O Sínodo Extraordinário de 1985 - aos 20 anos do término do Concílio - privilegiou a categoria “comunhão” como chave da eclesiologia conciliar. O Sínodo de 1987 sobre a Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no Mundo expressou o (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    A igreja no período antigo. O catecumenato na evangelização.Marcos Venício de Oliveira Miranda - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p - 70.
    O objetivo deste artigo é compreender como a Igreja evangelizou no Período Antigo. Jesus Cristo reuniu um grupo de homens e os instruiu na Fé revelando a presença do Reino de Deus. O Cristianismo nasceu dentro do Judaísmo. Inicialmente contém características dos rituais judaicos que ao longo do tempo vão se adequando e se transformando em ritos mais aprofundados. O método eficaz da evangelização usado pelos Apóstolos era o mesmo ensinado pelo Mestre. O Catecumenato sempre exerceu papel preponderante na (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Igreja e Estado, casamento, família e divórcio.Ipojucan Dias Campos - 2016 - Horizonte 14 (43):952-974.
    Igreja Católica, Estado, casamento e divórcio são palavras-chave das reflexões que seguem. Mas o caráter central das interpretações é o de compreender, nas primeiras décadas novecentistas, as estratégias da Igreja Católica e as do Estado aquando dos diálogos em torno do Código Civil Brasileiro de 1916. Mais especificamente, o estudo procurou interpretar o casamento, a família e o divórcio quando se buscava firmá-los mais uma vez à lei do Estado. Sobre o esforço e o interesse deste, a (...) Católica esteve bastante atenta dialogando e influenciando em suas decisões, pois a legislação de 1916 em muito expressava anseios católicos e por isso o Clero não deixou o Estado à vontade frente aos assuntos que passavam pela nova lei secular. Em conformidade com isso, a respeito das temáticas em pauta, ficou-se atento à compreensão das teses elaboradas pelas instâncias de poder voltadas ao convencimento dos sujeitos sociais que construíam a sociedade belenense da época. (shrink)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Pluralidade E unidade da igreja.Jason do Nascimento Costa - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 117.
    Eclesiologia mais do que tratar dos aspectos gerais da Igreja, tal como tradi-ção, doutrinas, compreensões teológicas, é falar do seu aspecto fundante, passageiro e eterno. Sobretudo partiremos de um olhar universal e plural dessa Igreja que é vista por Cristo, como um só rebanho, apesar de sua institucio-nalização e da multiplicidade de Igrejas Locais, e por razões de insistirmos em dividi-la, essa que é descrita e concebida nos textos neotestamentários e conciliares como a Igreja una, santa, católica (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Claretianos e os desafios pastorais – Igreja em saída.José Ulisses Leva - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):108-117.
    Os padres claretianos estiveram reunidos, em julho de 2014, na cidade paulista de Jundiaí, por ocasião dos preparativos do Capítulo Provincial, ocorrido em 2015. Inspirados ‘nas alegrias e nas esperanças, nas tristezas e nas angústias’ apresentadas na Constituição Pastoral GS, n 1, do Concílio Ecumênico Vaticano II, os capitulares foram às Fontes do nascimento e do carisma da Congregação. Vivendo as salutares motivações dos 120 anos de presença em terras brasileiras, celebradas em 2015, propuseram estudar a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A evolução da Igreja Católica no Brasil à luz de pesquisas recentes (The evolution of the Catholic Church in Brazil at the light of recent research) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1208. [REVIEW]Johan Konings & Geraldo Luiz de Mori - 2012 - Horizonte 10 (28):1208-1229.
    O artigo aqui apresentado propõe uma leitura teológico-pastoral dos resultados do último Censo do IBGE 2010– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – sobre religião no Brasil, publicados em julho de 2012, recorrendo também ao estudo da Fundação Getúlio Vargas – O novo mapa das religiões – publicado em 2011, e à pesquisa encomendada pela Arquidiocese de Belo Horizonte sobre Valores e religião na região metropolitana, cuja realização se deu em 2012. A leitura proposta pelo artigo toma em conta sobretudo (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Alberto Antoniazzi e a Igreja.João Batista Libanio - 2004 - Horizonte 3 (5):40-52.
    Pe. Alberto Antoniazzi revelou-se um teólogo preocupado fundamentalmente com a presença da Igreja no mundo de hoje e, de modo especial, na cidade. Desenvolveu uma eclesiologia centrada na missão da Igreja no sentido de Povo de Deus que abraça tanto o clero como os leigos. Além de uma prática de professor e formador do clero, contribuiu com reflexões sobre o ministério ordenado, compulsando as fontes neotestamentárias e a longa tradição histórica da Igreja. E deteve-se, outrossim, na relevância (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica.Luiz Eduardo de Souza Pinto - 2013 - Horizonte 11 (31):1157-1158.
    SOUZA PINTO. L. E. A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica . Dissertação (Mestrado) 2013. 94f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave: Antropocentrismo. Biocentrismo. Catecismo da Igreja Católica.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    As narrativas do Reino: análise narrativa de programas televisivos da Igreja Universal nas madrugadas mineiras.Marco Túlio Sousa - 2014 - Horizonte 12 (36):1415-1416.
    Dissertação: SOUSA, Marco Túlio de. As narrativas do Reino: Análise narrativa de programas televisivos da Igreja Universal nas madrugadas mineiras. 2014. 186f. Dissertação em Comunicação Social. Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais , Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Repercussões da romanização da Igreja nos anos iniciais da Universidade Católica de Pernambuco (Repercussions of the Romanization of the church during the initial years of the Catholic University of Pernambuco) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p230. [REVIEW]Newton Darwin Andrade Cabral - 2013 - Horizonte 11 (29):230-253.
    No período em que a Igreja Católica vivia um processo conhecido como romanização, no Brasil começaram a surgir Faculdades e Universidades Católicas. Adjetivadas, tais instituições de ensino superior implicavam a alocação de recursos os mais variados por parte do aparelho eclesiástico, pois a qualificação atribuída era acompanhada da expectativa de um desempenho específico dentro do mais amplo processo de romanização. Este artigo objetiva abordar o contexto eclesial da época e, nele, a compreensão da Igreja acerca da sua relação (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Bases temporais para o estudo histórico da Igreja católica do século XX.Rodrigo Coppe Caldeira - 2007 - Horizonte 5 (10):75-90.
    Resumo O Concílio Vaticano II causou, com seus textos finais, grande comoção no interior da Igreja católica. Perpassado por lutas internas e conflitos doutrinais e ideológicos, os padres conciliares produziram textos calcados em certo "compromisso de pluralismo contraditório". Tal "compromisso" despertou grandes questões para o magistério e para os católicos, já que uma hermenêutica "correta" dos textos era exigida com o passar do tempo. Dessa forma, no período denominado de "pós-concílio", a luta pelos significados de seus textos continuou e (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    A igreja como mãe suficientemente boa à luz dos conceitos de Winnicott.Débora Guimarães - 2013 - Horizonte 11 (30):806-807.
    Dissertação de Mestrado GUIMARÃES, Débora. A Igreja como mãe suficientemente boa à luz dos conceitos de Winnicott . 2012. 108 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Igreja. Doutrina social. Mãe Suficientemente Boa. Key words : Church. Social Doctrine. Good-enough Mother.
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    A import'ncia das fontes para o estudo da história da Igreja.Aroldo Gonçalves - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):31-49.
    As fontes sempre foram assunto válido para a Igreja Católica, de fato muitas vezes a Igreja se afastou do caminho das origens, porém pela ação do Espírito Santo sempre vai retomando o caminho correto após muitas reflexões sobre seu passado, presente e tomando iniciativas para o futuro. Mas como identificar uma fonte válida? O que é uma fonte afinal? A ciência história é fundamental para podermos identificar uma fonte verdadeira e confiável, desta maneira, a Igreja incentiva aos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Nossa senhora da conceição aparecida: Um sinal de Maria na perspectiva do mistério da igreja.Anderson Adevaldo dos Santos - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):19-30.
    The purpose of this communication, written on May 18th, 2018 at the National Shrine of Aparecida, during the XII Mariologycal Congress, is to present a "theological restoration" of the image of Our Lady of the Conception Aparecida, through an ecclesiological perspective, from a symbolic, biblical and pastoral re-reading, of the elements present in the found of its image and the meaning of the image itself, in order to, by its iconography, extract a significant message about the mystery of the Church (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    A importância da liturgia no cântico da missa: Análise histórica de documentos da igreja à Luz do vaticano II.Anderson Neves Cunha & Tiago Tadeu Contiero - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):55-66.
    The rite of the Mass has undergone changes that have transformed the way the faithful participated in the celebrations. On the occasion of the Second Vatican Council, there were changes which were intended to bring about a more active participation of the assembly in the liturgical act. The distance between the canticle and the liturgical rite calls for an investigation, for it is necessary that we know the reason for this happening even today. There is evidence that many chants sung (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    Virgindade consagrada na igreja antiga.Adriana Barbosa Guimarães - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):113-128.
    Throughout the history of Christianity, innumerable men and women have consecrated their lives to God in an exclusive and radical way, reproducing in their own lives the very life of Christ. With this, we are going to identify the presence, the fundament and the characteristics of the state of virginal life consecration within the early Church. We will also analyze its contribution and importance within the ecclesial and social spheres of that time. The witness of this form of life calls (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Igreja Nossa Senhora da Consolação por Maximilian Emil Hehl : ecletismo na arquitetura sacra paulistana com predomin'ncia do neorrom'nico.Marcos Eduardo Melo dos Santos & Susana Aparecida da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):151-159.
    This article presents the recent literature about the church Nossa Senhora da Consolação, considered through the prism of the study of sacred art. After a historical overview about the neighborhood and the ancient temple of Consolation, will be highlighted some most relevant artistic aspects of architecture and works of art gathered in the sacred building, designed by German engineer Maximilian Emil Hehl, whose inspiration reports to the formal and stylistic features of Romanesque architecture as well as the influences of eclecticism (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Continuidade e Mudança - A din'mica de uma instituição religiosa: a Igreja Católica na América Latina – Uma resenha.Maria José Fontelas Rosado-Nunes - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):417-422.
    ANDES, Stephen J.C.; YOUNG, Julia. Local Church, Global Church: Catholic Activism in Latin America from Rerum Novarum to Vatican II. Washington, DC, The Catholic University of America Press, 201 O livro em questão insere-se em uma perspectiva analítica, tentando mostrar o jogo de adaptação e de continuidade ao trabalho no continente americano. Apesar do reconhecimento das mudanças notáveis introduzidas pelo Vaticano II, a tese é que, ao contrário do que é sugerido por uma certa literatura de historiografia e teologia latino-americana, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Algumas formas de ação do Espírito Santo na vida da Igreja segundo 1Cor 12 e 14.Maurino Marques Nascimento Junior - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):112-121.
    Does the Holy Spirit acts in Church? If so, what are His ways of action? How does the Spirit works in the believer and the community and for what purposes? Apostle Paul's guidelines recorded in his first letter to Corinthians community show that the Spirit works in church and in a certain variety of ways. Detailing these forms of action of the Spirit based on the text of the First Letter to the Corinthians, in twelve and fourteen chapters, is the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Reformas na igreja: chegou a vez do catolicismo? Uma aproximação dos 50 anos do Vaticano II e os 500 anos da reforma luterana, no contexto do pontificado do papa Francisco. [REVIEW]Elias Wolff - 2014 - Horizonte 12 (34):534-567.
    In the history of Christianity, the term "reform" is commonly used to identify the movement of change in the church started by Martin Luther in the sixteenth century, and the churches that emerged from that movement. However, this concept also designates other realities since the aspiration for reforms in church is present throughout its history. In ecclesiology, the term "reform" indicates the different initiatives for change that focus in doctrine, structures, spiritualities and pastoral projects of the church. It does not (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Igreja católica e modernização social. A crise do catolicismo a partir da experiência missionária de um grupo de jovens italianos em Belo Horizonte nos anos 1960.Massimo Bonato - 2015 - Horizonte 13 (38):1169-1170.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    A missão da Igreja e os Leigos – Encaminhamentos de um Concílio ainda em construção.Mariane de Almeida Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):246-259.
    Fifty years later it is still necessary to talk about some decisions of Second Vatican Ecumenical Council regarding the role of the layperson as the Church's mission participant and also its fundamental role concerning the dialogue between Church and the world, as discussed throughout the Council and singularly in the Pastoral Constitution Gaudium et Spes. It can be seen throughout history that the layman, somewhat, could see himself forgotten, taking part in the Church passively. This thought, however, is changing from (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Gênero e poder na Igreja Universal do Reino de Deus.Claudirene de Paula Bandini - 2015 - Horizonte 13 (39):1410-1426.
    From a doctoral research based on the theoretical and methodological construction of the Feminist Sociology of Religion, the referent text presents a discussion about power and domination of gender in the Universal Church of the Kingdom of God. The study adopts the religion as a sociological problem in order to raise some discussion points from the construction process and articulation of the relationship between power and gender resistance in religion. The doctoral thesis researched three major Pentecostal churches and found that (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    TABORDA, Francisco. A Igreja e seus ministérios. Uma teologia do ministério ordenado.João Batista Libanio - 2012 - Horizonte 10 (25):304-311.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A doutrina social da Igreja Católica e os fundamentos do Serviço Social: o curso de Serviço Social da PUC Minas.Jefferson Pinto Batista - 2015 - Horizonte 13 (40):2315-2316.
    Thesis summary BATISTA, Jefferson Pinto.The social doctrine of the Catholic Church and the foundations of social work: the graduation course of Social Work at PUC Minas.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    O esplendor da igreja E a fé em Jesus cristo.Prof Dr José Ulisses Leva - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):67-77.
    The end of Conciliarism was the Pope's return to Rome and the strengthening of the papacy in the West. The decline of the Roman Empire in the East with the fall of Constantinople in 1453 puts an end to the Medieval period and the emergence of the modern period of history and also of the Church. In the modern period of history began the European overseas expansionism and disintegrate the Church in Europe. The advent of the French revolution in 1789 (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    A Igreja e os meios para evangelizar.José Ulisses Leva - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):103-123.
    The scope of this article is to present the Church Paulista in the 19th century, attentive to the needs of his time. She sought effective means to announce Jesus Christ. Formed the clergy to acting pastorally with the populations. On the challenges and marked by a desire to improve, Don Lino Deodato Rodrigues de Carvalho , outlined goals for evangelizing the Diocese. The São Paulo Church breathed the aspirations of society. The moment was of transformations and the Church sought to (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Ministério dos Presbíteros – A Igreja no século XIX.José Ulisses Leva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):160-179.
    Ministry of Priests – the Church in the 19th century aims to be an analysis of the Church positions in relation to their Priests. The scope of this paper intends to know the ministerial life of the priests who were allied to the Church and lived in the period of the Catholic Reformation on the eve of the festivities of his Conciliar Golden Jubilee. How to understand the Ministry of Priests in the Church in the 19th century? How to understand (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    A análise sem'ntico-exegética de Lc 4,1-2 como método de compreensão da família cristã, símbolo da igreja doméstica em saída. [REVIEW]da Silva Renato Gonçalves - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):134-144.
    This article aims to make a parallel between the act of Christ, Son of God who is led by the Holy Spirit to face the devil and his temptations in the dry environment of the desert, and the act of the Christian families, who should have the same enthusiasm to let be led by the Spirit that will take them to dense and problematic realities in order to overcome evil. It is also related to the thinking of the evangelist through (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    ROBERT D' ARBRISSEL: Uma Experiência Curiosa de Relacionamento Entre Homens E Mulheres Na Igreja Cristã Medieval.Marcos Roberto Nunes Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):535.
    Dentre os movimentos religiosos do século XI, destaca-se o de Roberto d' Arbrissel, fundador da Ordem de Fontevraud, na qual conviviam homens e mulheres, cabendo a estas a direção. O projeto não teve longa duração em uma igreja de celibatários misóginos, e Roberto, apesar de suas virtudes, não foi canonizado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  36
    Álvaro Pais, Marsílio de Pádua e o Artigo 68 do Livro Primeiro do Estado e Pranto da Igreja.José Antônio de C. R. De Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    Em boa parte do Artigo 68 do Livro Primeiro de seu Estado e Pranto da Igreja, Álvaro Pais, O. Min. (c. 1270-1349) refuta 5 proposições com implicações políticas atribuídas a Marsílio de Pádua (1280-1342). Neste artigo, analisamos a refutação dessas proposições feitas pelo Menorita galego, comparando-as, de um lado, com os textos, efetivamente escritos pelo Médico paduano, que se encontram em sua obra Defensor da Paz (1324) e, de outro, cotejando-o com uma Epistula ad quosdam cardinales, de autoria do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    A V conferência de aparecida E a tradição da igreja latino-americana: Avançar ou retroceder.Prof Dr Fr Lisaneos Prates - 2007 - Revista de Teologia 1:5-22.
    A V Conferência de Aparecida é um momento eclesial marcante no caminhar da Igreja na América Latina no horizonte do eixo Medellín-Puebla-Santo Domingo, por ser estas as três Conferências do Celam que marcaram o período pós-conciliar na tentativa de aplicar a renovação proposta pelo Concílio Vaticano II no contexto eclesial latino-americano. A nossa reflexão quer ter presente a memória histórica da Igreja latino-americana como referencial para uma leitura, compreensão e interpretação das propostas do Documento de Participação. A chave (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  28
    A relação da comunicação integrada com O crescimento da igreja universal do Reino de deus.Me Julio Cezar Lazzari Junior - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 85.
    A Igreja Universal é um fenômeno de crescimento. Mesmo tendo apenas 34 anos, ela está entre as maiores denominações evangélicas do Brasil. Sua rápida ascensão chama a atenção de estudiosos de variadas áreas acadêmicas, que tentam achar razões para tamanha façanha. A nossa proposta é ver o papel da comunicação integrada no sucesso da Igreja Universal e como a linguagem uniforme faz toda a diferença em persuadir o seu público-alvo, fazendo da igreja uma organização do nível das (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    Os leigos na Vida E na missão da igreja.Cadeal Dom Odilo Pedro Scherer - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):04-07.
    Nossa Igreja, em São Paulo e no Brasil, tem urgente necessidade de uma nova geração de leigos, bem preparados para atuarem em todos os campos da vida social e cultural da sociedade; leigos e leigas com a consciência clara de serem discípulos de Cristo, conhecedores da fé, da moral e da doutrina social da Igreja, capazes de tomarem posição, como cidadãos católicos, sem medo de assumirem sua identidade e sua adesão à Igreja no mundo pluralista, no qual (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Igreja Católica, direitos reprodutivos e direitos ambientais.José Eustáquio Diniz Alves & Suzana Cavenaghi - 2017 - Horizonte 15 (47):736-769.
    O objetivo deste texto é apresentar e debater alguns pontos de interseção da esfera dos direitos humanos com o campo da religião, abordando, em especial, os encontros e desencontros referentes às doutrinas da Igreja Católica sobre os direitos reprodutivos e os direitos ambientais. Para tanto, reconstituímos uma narrativa histórica e relacional do debate sobre as origens e a evolução da transição demográfica e dos direitos humanos, desde a época da Revolução Francesa. Por meio de uma análise comparativa e contextualizada, (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Considerações sobre a Igreja Católica Romana e a evolução de sua compreensão sobre os direitos humanos.Rodrigo Coppe Caldeira - 2017 - Horizonte 15 (47):770-796.
    O objetivo central do artigo é apresentar alguns aspectos históricos sobre as relações entre a Igreja Católica Romana e os denominados “direitos humanos”. A Igreja, uma das instituições que mais sentiu os impactos da ascensão e consolidação do Estado liberal moderno, visto que não só sua doutrina era combatida, mas também e principalmente seu poder temporal, posicionou-se inicialmente de forma bastante crítica em relação aos “novos direitos” que surgiam, contrapostos a uma visão de mundo marcada particularmente pela noção (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    A igreja em seu mistério.Prof Ms Pe Donizete José Xavier - 2007 - Revista de Teologia 2.
    O texto procura refletir a partir dos desafios da sociedade atual o papel da Igreja. Sua atuação necessita ser pautada no seguimento de Jesus.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    A igreja latino-americana depois de aparecida.Prof Dr Côn. Antonio Manzatto - 2007 - Revista de Teologia 1:23-30.
    O texto procura refletir, de maneira prospectiva, sobre a contribuição que a Conferência de Aparecida poderá dar à igreja universal, e em especial para o continente latino-americano. Diagnostica linhas de continuidade com a prática atual da igreja e enumera esperanças das comunidades eclesiais com relação à V Conferência.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    O espírito santo promotor de contínua purificação E renovação da igreja.Prof Dr Côn. Pedro Carlos Cipolini - 2011 - Revista de Teologia 2.
    O artigo apresenta uma analise a partir da renovação eclesiológica do Vaticano II, em seguida apresenta a pneumatologia como origem desta renovação. A comunhão na Igreja só será possível através do Espírito Santo.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 289