5 found
Order:
  1.  13
    HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Tradução de Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Editora da Unesp, 2015, 207p.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):245-254.
    Resumen: El artículo pretende realizar una confrontación entre el modelo fenomenológico de Merleau-Ponty y la propuesta deconstructiva de Derrida acerca del tema del lenguaje y de la problemática genética. En Merleau-Ponty, la cuestión genética se vincula a la noción de cuerpo y a la expresividad precategorial de los gestos, en los que el silencio describe una dimensión opaca e inalcanzable temáticamente, pero originaria y decisiva para la mirada fenomenológica. Por otra parte, Derrida es un crítico muy radical de todo uso (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Recepção de Freud Na Filosofia de Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O objetivo do artigo é explicitar as formas da apropriação marcuseana do pensamento de Freud. Está dividido em quatro tópicos que correspondem ao que sustento ser a relação de Marcuse com a psicanálise. Essa relação se dá a partir da seguinte articulação: 1) apresenta-se como a defesa intransigente da ortodoxia freudiana contra as pretensões revisionistas; 2) fornece os elementos para a teoria marcuseana da sociedade; 3) a psicanálise apresenta conceitos que permitem uma crítica da sociedade e de sua cultura; 4) (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    Art and Reconciliation in Herbert Marcuse's Thought.Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):29-48.
    This paper aims to clarify the relation between art and reconciliation in Herbert Marcuse's thought, according to some of his writings concerning the subject. These works employ the term "reconciliation" with two meanings: it means the possibility of effectuating within material relations the sublimed cultural themes and this would result in the disappearance of the art; on the other hand, it means the image of a harmonic world which art preserves in itself and that stays away from social order. Under (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  33
    Arte e reconciliação em Herbert Marcuse.Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):29-48.
    O artigo pretende explicitar a relação entre arte e reconciliação no pensamento de Herbert Marcuse, considerando-se vários de seus escritos que tocam no tema. Ao longo deles, percebe-se que o uso do termo reconciliação assume um duplo significado: por um lado, significa a possibilidade de que os temas sublimados da cultura possam ser efetivados no plano das relações materiais, o que implicaria o desaparecimento da arte; por outro, significa a imagem de um mundo harmonizado que a arte preserva em si (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    Sensibilidade estética E sentimento religioso na filosofia de Max Horkheimer's (pelos trinta anos de morte de Horkheimer).Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretende-se investigar a estética e a religião na filosofia de Max Horkheimer, enquanto instâncias de crítica à ordem estabelecida e à imagem de uma sociedade possível ainda não realizada. Mesmo não tendo desenvolvido um pensamento estético de grande envergadura, como foram os casos de Adorno e Marcuse, suas esparsas considerações sobre a relação entre arte e sociedade coincidiram, durante longo período, com as de seus dois colegas do Instituto de Pesquisa Social. Ou seja, a arte autêntica é conhecimento e crítica (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark