Order:
  1.  14
    Políticas da Morte: Exercícios Do Poder E o Coronavírus.Regiane Lorenzetti Collares & Luis Celestino de França Júnior - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e49.
    Este artigo procura a partir do contexto da pandemia provocada pelo coronavírus tecer articulações com o pensamento do filósofo francês Michel Foucault, em seu curso realizado no Collège de France, Segurança, Território e População, sobre as formas de exercício do poder e o tratamento dispensado às doenças epidêmicas. Como pano de fundo, tematizaremos também estratégias de governo pautadas tanto na manutenção das vidas, como na produção de mortos, identificando uma equação que visa atender prioritariamente a pressupostos econômicos em detrimento da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Monoteísmo e filosofia: Breves reflexões a partir de uma conferência de Hermann Cohen.Andrea Poma, Luis Celestino de França Júnior & Regiane Lorenzetti Collares - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):398-410.
    Hermann Cohen afirma, em uma conferência, que a aversão à religião se deve à desconfiança da filosofia, uma vez que esta oferece à religião seu fundamento crítico e autoconsciência. Ele formula três postulados religiosos. O primeiro é a ideia da unicidade de Deus, como fundamento da moralidade do homem. O segundo postulado é o messianismo, como fundamento da ideia de humanidade universal. O terceiro postulado é a promoção do estudo da Wissenschaft des Judentums. Este texto enfoca três temas: a relação (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Políticas de Vidas E Dívidas.Regiane Lorenzetti Collares & Luis Celestino França Jr - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    Foucault no curso Segurança, Território e População, proferido entre janeiro e abril de 1978, dedica boa parte de suas aulas a fazer um exame do que identifica como poder pastoral. Em qual contexto surge esta problematização? De que maneira o poder pastoral se implicaria a estratégias de governamentalidade direcionadas por proposições econômicas? E, ampliando o horizonte de questionamento, cabe-nos examinar quais os vestígios do poder pastoral que poderíamos encontrar nas relações entre credores e devedores, em relações vinculadas à constituição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark