Results for 'Relação proteína'

985 found
Order:
  1. Proteinas quinasas-dependientes del CAMP y lipolisis.Francisco Sobrino - 1979 - El Basilisco 6:4-8.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  26
    Relação custo-lucro e produtividade nas práticas culturais da cana-de-açúcar.Fernando Rodrigues de Amorim, Federico Del Giorgio Solfa & Timoteo Ramos Queiroz - 2024 - Journal of Management and Technology 24 (1):215-237.
    Objective of the study: To analyze the costs and profits of sugarcane production regarding the cultural practices of sugarcane suppliers. Methodology/approach: This study positions itself in this gap by comparatively analyzing 6 types of cultural practices: unraveling, windrowing, application of correctives, herbicides, insecticides and fertilizers, with the option of two systems Fixed rate (TF) and Variable rate (TV). Originality/Relevance: Brazil is a world reference in sugarcane production, with the State of São Paulo being the largest Brazilian producer. However, for sugarcane (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    A relação entre ciência e tecnologia a partir de três modelos teóricos distintos.Gilmar Evandro Szczepanik - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo : Este artigo tem por objetivo explorar as possíveis relações estabelecidas entre ciência e a tecnologia a partir de três modelos teóricos distintos. O primeiro modelo teórico é chamado de hierárquico e pressupõe uma relação de subordinação entre ciência e a tecnologia. O segundo modelo é denominado de não hierárquico e sustenta que ciência e a tecnologia se encontram fundidas de tal modo que não faz mais sentido tentar entendê-las separadamente. Por fim, o terceiro modelo teórico designado de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  8
    A Relação Entre Ciência Natural E Cosmologia Em Tomás De Aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):39-50.
    Resumo O presente estudo aborda a articulação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino. Para tanto, são investigadas as concepções da noção de cosmo, mediante a questão: o cosmo pode ser o assunto central da ciência natural em Tomás? No intuito de refletir sobre essa questão, são apresentadas três concepções de cosmo. A primeira é a concepção da metafísica, na qual o cosmo é uma hierarquia de entes. A segunda, por sua vez, é a concepção da cosmografia segundo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    A relação entre pós-modernidade E religião segundo Gianni Vattimo.Marco Cesar de Souza Melo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):30-37.
    Este trabalho apresenta algumas considerações do pensador italiano Gianni Vattimo acerca da religião na idade contemporânea. O referido filósofo tem como base de suas reflexões a ideia de uma filosofia pós-moderna que se caracteriza pela desconstrução da metafísica da tradição moderna. Nesse sentido, o autor visualiza nas filosofias de Nietzsche e Heidegger a inauguração de uma nova orientação do pensamento ocidental, marcada por esse rompimento com as filosofias totalizantes e pela consideração do ser como resultado das circunstancias eventuais que compõem (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Da Relação Entre Autonomia da Vontade e Autocracia.Isabella Oliveira Holanda - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):64-78.
    O presente trabalho visa analisar de forma circunscrita a relação entre os conceitos de autonomia da vontade (Autonomie des Willens) e autocracia do arbítrio (Autokratie der Willkür) na filosofia prática de Kant. Já que o filósofo Immanuel Kant foi responsável pela inovação no campo da moral ao apresentar uma concepção para “autonomia da vontade”, a qual é a faculdade da autodeterminação legislativa obrigante da razão prática pura. O problema desse conceito se encontra na sua aplicação para ações específicas. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  35
    A relação entre a estética de Hegel e a poesia de Goethe.Marco Aurélio Werle - 2001 - Discurso 32:161-192.
    Este artigo analisa a interpretação que Hegel, em seus Cursos de esférica, faz da poesia de Goethe. Pretende-se aqui demarcar um modo de abordagem da relação entre o filósofo e o poeta diante de outros estudos sobre o tema, os quais partem em geral de uma comparação direta entre ambos, a partir de diferenças ou semelhanças “teóricas". Entende-se que este tipo de operação obscurece a verdadeira dimensão de suas obras, marcadas por uma série de mediações e iluminações recíprocas, que (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    A relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles.Mateus Barreiro & Marta Furlan - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):119-140.
    Na filosofia de Aristóteles, o sentimento de amizade apresenta uma ambivalência com as emoções de rivalidade (philotimia) como a cólera (orgê) e a emulação (zêlos). Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os aspectos emocionais que envolvem a noção de amizade, visando aprofundar a relação entre as emoções de rivalidade e as categorias do desejo em Aristóteles. A produtividade dessas reflexões, aponta que o modo como as diversas relações sociais e a construção do conhecimento desenvolvido, também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  6
    Relação entre violência interpessoal e discriminação: retrato de uma cultura de ódio.Jordana Grösz & Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez - 2021 - Aletheia 54 (2):112-122.
    A violência é um problema de saúde pública e, historicamente, sempre foi registrada coexistindo com a experiência humana. O presente estudo teve como objetivo evidenciar a relação entre atos violentos e discriminação. Para alcançar este objetivo, utilizou-se um levantamento de caráter quantitativo, em plataforma online, com amostra composta por 137 sujeitos. Os dados foram analisados a partir de medidas estatísticas descritivas como média, frequência e desvio padrão. Os resultados apontaram que a natureza do ato violento mais lembrada foi a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena.Natassia D’Agostin Alano - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):154-180.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio-análise do longa-metragem Gabbeh, do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, promovendo reflexões que possam, em alguma medida, contribuir para o aprofundamento de questões que envolvem o campo da arte e da vida. As bases teórico-epistemológicas que sustentam esta análise são os estudos bakhtinianos em diálogo com a perspectiva vigotskiana. A análise parte de algumas cenas do filme e busca estabelecer uma relação entre alguns conceitos bakhtinianos - como dialogismo, cronotopo, polifonia, exotopia - (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver o problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    A relação entre ética e direito na filosofia política de Kant.Joel Klein - 2014 - Manuscrito 37 (1):161-210.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  4
    A relação entre o progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Primeiro Discurso de Rousseau.Clóvis Brondani - 2023 - Controvérsia 19 (3):25-39.
    O presente texto tem como objetivo central analisar a relação entre progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Discurso sobre as Ciências e Artes de Rousseau. Para tanto, buscamos estabelecer o sentido do conceito de virtude na obra, que retoma a tradição republicana. Por fim, analisando as respostas de Rousseau às críticas da obra, buscamos argumentar que o filósofo não pretende eliminar as artes e ciências da sociedade moderna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino infantil e fundamental.Cibelli Aparecida Kaplun, Braulio Henrique Magnani Branco, Regiane da Silva Macuch & Rose Mari Bennemann - 2022 - Aletheia 55 (2):66-85.
    O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores que atuam em escolas da rede pública em um município da região norte do PR/Brasil. O estudo foi de natureza aplicada, analítica e transversal.O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e a obesidade abdominal pela circunferência da cintura. O Medical Outcomes Short-Form Health Survey-SF-36 determinou a autopercepção de saúde e o Beck Depression Inventory -BDI,a saúde mental. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno.Sinésio Ferraz Bueno & Karina Constancio Sanitá - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):155-172.
    RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à impossibilidade de controlar os seus efeitos sociais, seja ela autônoma, seja engajada. Trata-se, ainda, de demonstrar o caráter ilusório da proposição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    A relação entre hedonismo E educação no pensamento de mill.Fernanda Belo Gontijo - 2016 - Synesis 8 (2):79-95.
    Este artigo pretende evidenciar a relação entre o hedonismo e a educação – sobretudo a educação moral – dentro do pensamento de Mill. Primeiramente, mostrarei que sua noção de felicidade é mais complexa que a de seus predecessores utilitaristas e que seu hedonismo qualitativo concebe os prazeres resultantes das capacidades tipicamente humanas como sendo os melhores prazeres e também os constituintes de modos de vida mais felizes. Na sequência, discutirei duas objeções ao hedonismo de Mill. Na seção seguinte, apresentarei (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    A relação educação-folclore no governo de Juscelino Kubistchek.Luís Fernando Gotarde - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 150.
    Para o fortalecimento e difusão do nacional-desenvolvimentismo dos anos 50, no Brasil, participaram diversos agentes, entre estes o folclore, que, ao se articular à educação e à imprensa escrita, foi elemento ideológico integrante na construção de uma identidade nacional. Este trabalho tem por objetivo abordar teoricamente a relação educação-folclore, identificá-la e descrevê-la a partir da análise do que foi veiculado pela imprensa escrita acerca do tema e pela legislação pertinente do período.For the strengthening and difusion of the 50’s natural (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A relação entre filosofia política e democracia na obra de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):1-16.
    O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre Filosofia política e democracia na obra de Michael Walzer, a partir da influência exercida sobre ele por John Rawls. Para fazer isto, será feita uma breve apresentação das visões de Rawls sobre aquela relação. Após, será mostrado que Walzer corrobora e amplia a concepção de Rawls. Por último, será descrito o papel de crítica imanente que Walzer atribui à Filosofia política nas democracias contemporâneas, trazendo-a da pretensão de guia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19. Relação Mãe-Criança e Desenvolvimento.Far Pontes, M. J. C. Dubois & S. S. C. Silva - 1999 - Humanitas 15 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Economia criativa: Conceito E relação com O direito.Victor M. Barros de Carvalho, Anderson S. S. Lanzillo & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    ECONOMIA CRIATIVA: CONCEITO E RELAÇÃO COM O DIREITO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo.David Inácio Nascimento - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):539-560.
    Muitos filósofos utilizaram o jornalismo como meio para expressar suas ideias. Depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, Sartre, Adorno, Arendt, publicaram em jornais ou concederam entrevistas problematizando aquele evento: seus motivos, consequências e, sobretudo, as formas de evitar outras catástrofes. A partir de 1960, na França, Michel Foucault teve intensificada sua relação com jornais e jornalistas: concedeu entrevistas; participou de debates; publicou informativos e respostas a críticos; e, inclusive, atuou na criação do jornal Libération, em 1972. Quanto aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    A Relação Entre o Movimento de Corrupção Do Kosmos e as Emoções No Estoicismo.Joelson Nascimento - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    Sêneca, em sua Epístola XC, atribui a Possidônio a tese de que houve uma época em que humanos sábios detinham o poder político autorizado por pessoas igualmente virtuosas: uma época denominada A Era de Ouro (saeculo quod aureum). No entanto, Sêneca discorda de que nessa época havia humanos sábios, por essa ser uma característica propiciada pelo uso da Filosofia, ferramenta dispensável para um período em que a virtude não era um conhecimento sobre o que é bom, mal ou indiferente. Dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura.Wesley Felipe de Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):161-198.
    FINANCIAMENTO DE PESQUISA: PNPD/CAPES A relação entre imaginação, moralidade, política e literatura: uma análise a partir de Adam Smith e Martha Nussbaum Resumo: Este artigo analisa relação da imaginação com a moralidade e a política através da literatura. Parte-se da reflexão sobre o papel da imaginação na sociabilidade e na simpatia moral, segundo Adam Smith. Para o autor, a capacidade de compreender e sentir o que ocorre com o outro exige um exercício imaginativo. Smith considera que a simpatia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    A relação dos jovens com a filosofia no ensino medio.Elisete Medianeira Tomazetti - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    This paper has as main reference the research project entitled Philosophy, Teen Culture and High School , in curse since March, 2004 at Centro de Educação, UFSM. This research has an empiric base and pays particular attention to teachers and students who attend Philosophy classes in three public schools of Santa Maria. Moreover, it is composed of bibliographical research concerning topics related to the teaching of Philosophy and the contemporary culture, more specifically the juvenile cultures. During 2005, tabulations of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  74
    A relação da comunicação integrada com O crescimento da igreja universal do Reino de deus.Me Julio Cezar Lazzari Junior - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 85.
    A Igreja Universal é um fenômeno de crescimento. Mesmo tendo apenas 34 anos, ela está entre as maiores denominações evangélicas do Brasil. Sua rápida ascensão chama a atenção de estudiosos de variadas áreas acadêmicas, que tentam achar razões para tamanha façanha. A nossa proposta é ver o papel da comunicação integrada no sucesso da Igreja Universal e como a linguagem uniforme faz toda a diferença em persuadir o seu público-alvo, fazendo da igreja uma organização do nível das multinacionais mais bem-sucedidas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    A Relação entre Corpo e Alma em Platão.Nerivan Junior - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):30-35.
    A pesquisa teve como objetivo explicitar duas importantes obras de Platão, Fédon e Górgias, no primeiro Platão buscará distinguir a natureza do corpo e da alma, sendo que o corpo pertence à natureza sensível estando sujeito a mudanças e sendo fonte das paixões e apetites do homem. Enquanto que a alma pertence à natureza do mundo inteligível, sendo imutável e onde o logos reside e se pode conhecer as coisas em si, ou seja, as essências das coisas. Platão também se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Relação Família e Escola e Práticas de Letramento: Discutindo Possibilidades.Ana Lucia Espíndola & Neusa Maria Marques de Souza - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    Climatério e menopausa: relação da imagem corporal e sintomas associados em mulheres ribeirinhas na Amazônia.Chirlene de Souza Campos, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos & Maria Isabel Morgan Martins - 2021 - Aletheia 54 (2):25-34.
    O climatério/menopausa é caracterizado por intensas alterações morfofisiológicas e comportamentais. O objetivo foi identificar os sinais e sintomas do climatério/menopausa e a sua relação com a Imagem corporal de mulheres ribeirinhas de uma região da Amazônia Brasileira. Estudo incluiu 100 mulheres de seis comunidades ribeirinhas de Itaituba/Pará. Os instrumentos utilizados foram: o questionário sociodemográfico, a Escala dos Sinais e Sintomas da Menopausa (MRS) e a Escala de Silhuetas de Stunkard. Para avaliar as associações entre as variáveis categóricas, o teste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Da Relação [Erótica] Entre Filosofia e Educação.D. P. Brasil - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (1):175-193.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    A relação entre revolução e estado: crítica de Hannah Arendt ao modelo atual.Carlos Fernando Silva Brito - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):121-133.
    In this text, we intend to develop the elements that make up the criticism that Hannah Arendt presents at the end of the interview granted to the German writer Adelbert Reif in the summer of 1970 to the concept of state and modern government, and that are not developed by Arendt at that moment. To this end, we will initially expose Arendt's criticism of the emptying of public space and the attempt to reduce political participation to the electoral process. To (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    Relação de dissertações sobre temática afro-brasileira.Ênio José da Costa Brito & Claudio Santana Pimentel - 2019 - Horizonte 17 (52):462-504.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach).Renato Alves de Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (31):1081-1105.
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1081 O objetivo deste artigo é apresentar como se deu, no plano histórico, e se dá, atualmente, na contemporaneidade, as relações entre o corpo e a alma, no âmbito da antropologia cristã. Historicamente, primeiro se constatou a existência do corpo e da (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Relação entre arte E teologia em sao boa Ventura (*).Romano Galeffi - 1975 - Convivium: revista de filosofía 18:13.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Notas sobre uma relação entre (des) ocupação do território e uso da informação, em tempos de neoliberalismo.Eugênia Vitória Camera Loureiro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:337-348.
    O objetivo deste trabalho é o de examinar processos de exclusão e expulsão que vem se ampliando nos diversos aspectos da vida sob as condições atuais do neoliberalismo e como se manifesta na ocupação/desocupação do território, no papel da informação nesse processo e como as alterações das condições tanto da ocupação da terra quanto de produção e uso da informação impostas podem resultar na expulsão de moradores e na exclusão de usuários. Este trabalho também aponta possibilidades de surgimento de condições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Relação entre genética da transmissão e genética molecular: como a biologia contempor'nea interpreta os caracteres dominantes e recessivos de Gregor Mendel?Beatriz Ceschim, Matheus Ganiko-Dutra & Ana Maria de Andrade Caldeira - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (2):111-126.
    A explicação bioquímica da dominância permite a reinterpretação do fenômeno e da relação entre a genética da transmissão e a genética molecular. O objetivo deste trabalho é discutir sobre as explicações de dominância e recessividade a partir da proposta de Mendel, e como a genética molecular contemporânea contribuiu nesse sentido. Para tanto, considerar-se-á alguns autores que, no século XX, procuraram explicar o fenômeno bem como aspectos referentes à articulação entre genética da transmissão e genética molecular na interpretação da dominância. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    A relação entre a desigualdade e a corrupção política na filosofia de Rousseau.Vital Francisco Celestino Alves - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):85-96.
    O problema da desigualdade se apresenta como um constante objeto de reflexão na filosofia de Rousseau, perpassando diversas de suas obras. Buscando analisar a relação entre a desigualdade social e a corrupção política no pensamento rousseauniano mediante a defesa da hipótese de que a desigualdade social se configura em um fenômeno responsável pelo advento da corrupção política, pretende-se, nesse artigo, primeiro: examinar as distinções entre a desigualdade natural e a desigualdade social, ou seja, demarcar suas especificidades e como Rousseau (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    A Relação Entre Thomas Hobbes e Hans Kelsen Na Construção Do Conceito de Sanção.Flora Augusta Varela Aranha - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):77.
    O presente artigo objetivou relacionar dois teóricos que, conquanto pertencessem a momentos históricos distintos, suas ideias guardam relação e compõem a trajetória do pensamento jurídico e político da Modernidade; um, figurando como um precursor; o outro, como representante do ápice do positivismo jurídico moderno. A partir da análise dos pontos de encontro entre tais teorias, é possível refletir, de forma mais ampla, sobre a autoridade e coação do Estado exercidas pela sanção diante das tendências do pensamento jurídico atual, denominadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Relação Mundo-Linguagem Estabelecida Por Vico e Wittgenstein: Sobre a Diferença Do Status de Possibilidade de Sentenças Éticas Dotadas de Sentido.Antônio Pedro de Souza Dias & Antônio Sergio da Costa Nunes - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Vico e Wittgenstein apresentam concepções diferentes a respeito da relação entre linguagem e mundo. Essa diferença resulta no modo como julgam a possibilidade da ética ser tratada dentro da linguagem, portanto, de possuir sentido. Enquanto Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus, apresenta uma concepção da relação linguagem-mundo pautada no isomorfismo da forma lógica das sentenças com a forma lógica dos fatos, Vico, na Ciência Nova, a concebe por meio das experiências e condições de existência humanas, na qual a linguagem diz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    Relação entre educação, cultura e vida para o professor Nietzsche.Célia Machado Benvenho - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):123-144.
    Nietzsche's reflections on German education and culture of his time arise in the context in which he, as a teacher, is directly involved with these issues. They can be found especially in two works from this period: nas Anti-Education: On the Future of Our Educational Institutions, de 1872, e na Schopenhauer as Educator, de 1874. In these texts, we are interested in identifying the criticisms that Nietzsche makes to the education of his time and to analyze his “educational proposal” in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    A Relação Entre a Água e a Loucura Em Histoire de la Folie.Daniela Lima - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):417-435.
    ABSTRACT In “L’Eau et la folie”, Michel Foucault points towards a possible relation between water and madness in the “Western imaginary landscapes” – a relation that already made herself present in Histoire de la folie. Through the analysis of some of the key points of that work, such as the emergence of the Ship of Fools between the 15th and 16th centuries, and the therapeutic-punitive uses of the water in the 17th and 19th centuries, we intend to examine the triad (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    A relação entre política E religião em maquiavel.Vimerson Araujo De Sousa - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:237.
    Este artigo tem por objetivo destacar o papel da religião na perspectiva política de Maquiavel, a forma como a religião atende os interesses da política, bem como as nuanças constatadas na relação entre política e religião a partir dos interesses específicos de cada lado, esclarecendo assim a estreita relação histórica entre esses dois pilares essenciais à sociedade republicana. Veremos como se dá tal relação, tendo como pano de fundo a prática religiosa na política em diferentes situações, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  2
    Relação entre natureza e humanidade em Walter Benjamin e Ailton Krenak.Patrícia Carvalho - 2021 - Perspectivas 6 (1):257-273.
    Este artigo se propõe pensar a relação entre natureza e humanidade a partir de alguns ensaios de Walter Benjamin – particularmente através da leitura do fragmento A caminho do planetário, em Rua de Mão Única, assim como dos ensaios Sobre o conceito de história, com ênfase na Tese XI, e d’A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica – em paralelo com a leitura do ensaio de Ailton Krenak, liderança indígena da região do vale do Rio Doce, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Subst'ncia individual e relação entre alma e corpo em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:161.
    A questão da união entre alma e corpo se apresenta na filosofia leibniziana de um modo único para a tradição da filosofia moderna. Ao invés de tentar entender como se dá essa relação, Leibniz busca explicar porque essa relação ocorre. Através da compreensão da substância individual ou Mônada como ao mesmo tempo sujeito lógico e centro expressivo ontológico será possível compreender porque a maneira como a alma e corpo se comunicam entre si se torna uma questão de pouca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    A relação entre a realidade social e as representações régias.Sandra Regina Franchi Rubim & Terezinha Oliveira - 2016 - Dialogos 20 (2):115.
    Neste texto refletiremos sobre a importância da imagem como possibilidade de construção mental e social. Investigaremos o discurso laico em representações imagéticas dos monarcas franceses Francisco I e Henrique II. Nesse período, a sociedade passava por mudanças sociais entre o Medievo e a Modernidade, implicando a construção da ideia de Estado, como organizador social. Entendemos que as imagens além de revelar as relações sociais, eram também, um veículo formador. Acreditamos, assim, na relevância da realização de pesquisas na História, na Educação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A relação entre sentimentos E o estudo da moral.Ana Gabriela Colantoni - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):28-40.
    Em Aristóteles, o prazer pode fazer o homem cometer atos vis, enquanto a dor pode impedi-lo de realizar atos nobres. Por isso, para o autor, é preciso ponderar prazer e dor pelo hábito, de tal modo a tornar-se um homem virtuoso, que sente prazer ao realizar ações nobres. Diferentemente, para Kant, uma ação perde seu valor moral caso seja realizada por causa de alguma inclinação, ou seja, se uma ação foi realizada com prazer, ainda que ela seja correta, ela perde (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A relação: os padres da Igreja com a educação antiga.Pe Vital Corbellini - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1).
    Os padres da Igreja receberam uma educação dentro do sistema grego romano que visava a tornar as pessoas cidadãs, membros da vida civil e comunitária. Pela educação eles se tornavam pessoas livres, capazes de coordenar serviços na sociedade. Essa era uma educação básica,popular, que possibilitava o conhecimento das ciências da época. A filosofia delineava valores comunitários e sociais. Eles frequentavam as escolas normais que o Império Romano oferecia a todos os povos dominados. As universidades não existiam na época, mas as (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A relação: os padres da Igreja com a educação antiga.Vital Corbellini - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):135-156.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A relação entre objetividade e subjetividade no ato estético.Mônica Hallak Martins da Costa - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    A relação entre a razão e as paixões na Antropologia Hobbesiana.Maria Isabel Papaterra Limongi - 1994 - Discurso 24:147-158.
    Este texto pretende indicar que a teoria da soberania hobbesiana não tem por função resolver, a favor da razão, um conflito entre ela e as paixões anti-sociais, mas um desnível entre o cálculo prudencial e racional, entre os planos dos fatos e de sua expressão verbal, ou entre dois modos de o pensamento se colocar a serviço das paixões.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 985