Results for 'Religião. Epistemologia. Sociologia. Psicologia. Linguagem e aplicação'

1000+ found
Order:
  1.  50
    PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião.Jacqueline Crepaldi Souza - 2014 - Horizonte 12 (34):638-645.
    Resenha : PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião . São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013. 703p. Esta resenha apresenta o Compêndio da religião como facilitador de conceitos para professores e alunos de Ciências da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  43
    A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião.Sueli Maria Ramos da Silva - 2019 - Horizonte 16 (51):1066.
    Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que concerne (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Conceitos Budistas de Raiz - em linguagem de hoje (3rd edition).Roberto Arruda - 2023 - São Paulo - Brasil: edição gratuita - Terra à Vista - venda proibida.
    Buda não ergueu uma religião; fez filosofia e ciência. Foi o precursor do realismo científico, da psicanálise, da filosofia analítica, do existencialismo, do feminismo, da epistemologia, da teoria e crítica do conhecimento, da psicologia social, da psicologia positiva, do preservacionismo ecológico e de conceitos relativos à matéria e à energia que só muito recentemente a física quântica pôde comprovar. Saber adequadamente o que é Budismo é essencial para a formação e cultura de qualquer pessoa que não queira ser simplesmente mais (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children.Antonino Bucca & Arcoraci - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):13-22.
    Normal.dotm 0 0 1 135 770 111111 6 1 945 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Normal.dotm 0 0 1 161 922 111111 7 1 1132 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Eles são há muito conhecidas algumas suposições sobre a relação entre a assimetria do cérebro e/ou indecisão hemisférica funcional que, por vezes, caracteriza os indivíduos canhotos e distúrbios de aprendizagem específicas. Até hoje, no entanto, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Quando a Religião Vai À Escola: Desafios e Perspectivas No Campo Educacional Brasileiro.Andréa Lúcia da Silva de Paiva - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:47-66.
    Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Semiótica e Epistemologia: A Ciência como Processo/Semiotics and Epistemology: Science as process.Victor Leandro Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):57.
    A semiótica de Peirce, por sua abrangência e rigor lógico, guarda possibilidades de aplicação que vão além da linguagem e dos processos comunicativos, estendendo-se à ciência como um todo, o que possibilita a organização de uma nova epistemologia. O presente artigo visa analisar as bases dessa proposta epistemológica, verificando seus pressupostos e seu impacto na constituição de uma ciência aberta e voltada para a complexidade.: Peirce's semiotics, in scope and logical rigor, guard application possibilities that go beyond the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Psicologia sistematica e metodo dialettico: lezioni propedeutiche per una epistemologia della psicologia.Gian Giacomo Giacomini - 1980 - Genova: La Nuova scienza.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Abajur Cor de Carne - Cartografia Pela Dança: Possíveis Epistemologias de Uma Arte Negro-Brasileira.Maicom Souza E. Silva & Elaine Augusta Da Silva Vieira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):79.
    Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira é uma análise do espetáculo de dança contemporânea, homônimo, montado pelo Coletivo Emaranhado na cidade de Vitória/ES em 2019. Sinalizamos, a partir do batucar-cantar-dançar, as performances dos artistas que restauram os comportamentos do povo negro-brasileiro. O caminho metodológico seguido, por este artigo, foi o estudo de caso pautado na observação de vídeo e registros de imagens do espetáculo, acompanhado da revisão bibliográfica das obras que contemplam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    “Se somos afligidos, é para vossa consolação e salvação” (2Cor 1,6a): os catálogos de perístases e o conceito de resiliência em Paulo na Segunda Carta aos Coríntios. [REVIEW]Luís Henrique Eloy E. Silva - forthcoming - Horizonte:1167.
    Este artigo tem como escopo revisitar os catálogos paulinos de perístases na segunda carta do apóstolo aos coríntios. Ali se encontra uma nova perspectiva, a partir do diálogo interdisciplinar entre bíblia, psicologia e espiritualidade, útil para a compreensão da resiliência sob a ótica cristã, como se deduz do ministério do apostolo das nações. O conceito resiliência, usado primeiramente na física e, posteriormente, na psicologia, psicanálise, e sociologia, hoje se encontra em várias abordagens hermenêuticas das realidades individuais e de grupo em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Goethe, Spengler e a morfologia da linguagem em Wittgenstein.Nuno Ribeiro - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):173-186.
    O presente artigo apresenta a importância da morfologia de Goethe e de Spengler para o desenvolvimento de uma morfologia da linguagem em Wittgenstein, após o seu retorno a Cambridge e à filosofia em 1929. Com efeito, de acordo com o testemunho de Norman Malcolm, presente em Ludwig Wittgenstein: A memoir, Wittgenstein afirma, no decurso das lições sobre a filosofia da psicologia, ocorridas entre 1946 e 1947, que aquilo que a sua filosofia procura fazer é fornecer a morfologia do uso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    The biological theory of knowledge as a bridge of articulation between the natural and social sciences.Isidro E. Méndez Santos - 2018 - Humanidades Médicas 18 (2):176-194.
    RESUMEN Con el objetivo de fundamentar la importancia de la teoría biológica del conocimiento de Humberto Maturana, Francisco Varela y sus seguidores para comprender la articulación entre los fenómenos biológicos y sociales, se aplicaron los métodos del nivel teórico analítico-sintético, inductivo-deductivo, histórico-lógico y ascensión de lo abstracto a lo concreto, con la intención de sistematizar información proveniente de la bibliografía consultada y de la experiencia profesional del autor, con énfasis en la formación de masters y doctores en pedagogía. Desde esta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Editorial - Dossiê: Teorias de Linguagem e Estudos de Religião.Etienne Alfred Higuet - 2019 - Horizonte 16 (51):997.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and as there (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. AS SOMBRAS CEGAS DE NARCISO (um estudo psicossocial sobre o imaginário coletivo).Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terra à Vista.
    No presente trabalho, vamos abordar algumas das questões essenciais sobre o imaginário coletivo e suas relações com a realidade e a verdade. Devemos encarar esse assunto em uma estrutura conceptual, seguida pela análise factual correspondente às realidades comportamentais demonstráveis. Adotaremos não apenas a metodologia, mas principalmente os princípios e proposições da filosofia analítica, que com certeza serão evidentes ao longo do estudo e podem ser identificados pelos recursos descritos por Perez[1] : Rabossi (1975) defende a ideia de que a filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    A cultura visual religiosa como linguagem religiosa própria: propostas de leitura.Helmut Renders - forthcoming - Horizonte:702-702.
    _A artigo apresenta os estudos da cultura visual religiosa como linguagem religiosa, tanto como linguagem das ciências da religião na perspectiva de linguagens e narrativas sagradas como da teologia no sentido de símbolos visíveis e impactantes. Em formato de retrospectiva apresenta os movimentos da elaboração na área de uma teoria da religião ainda pouco considerada na areia e mapeia, pontualmente, suas epistemologias subjacentes e possíveis aplicações nos campos religiosos brasileiros. _.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Filosofia da arte E arte de filosofar. Arte, linguagem E religião em Fichte E Schelling.Federico Ferraguto - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):473-494.
    RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio. As divergências entre Fichte e Schelling não envolvem apenas problemas especulativos, mas sim variadas implicações e consequências dos seus sistemas filosóficos, que podem ser destacadas por uma análise da função da analogia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    J. L. Austin, o realismo de Oxford e a epistemologia: uma releitura de Other Minds.Sofia Miguens - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (44):653.
    Este artigo propõe uma releitura do artigo Other Minds de J. L. Austin, um exemplo clássico e central do realismo de Oxford, que é hoje exponenciado por autores tão distintos entre si como John McDowell, Timothy Williamson, M. G. F. Martin, Paul Snowdon ou Charles Travis. Um objectivo da leitura é pôr em relevo algumas características da abordagem das questões epistemológicas no seio dessa corrente. Começo por contextualizar o estatuto da investigação epistemológica num quadro de filosofia da linguagem comum. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Santuários, romarias e discipulado cristão.Edênio Valle - 2006 - Horizonte 4 (8):31-48.
    O artigo trata basicamente da romaria e dos santuários populares católicos. Nascido de uma palestra feita a reitores de santuários católicos da América Latina, o artigo enfoca também o discipulado cristão como essencial no acolhimento aos romeiros. Sua perspectiva, porém, é a das ciências da religião e não a da teologia. A abordagem leva em conta as teorias sociológicas e psicoantropológicas hoje usadas na leitura do fenômeno das romarias nas religiões em geral e no cristianismo em especial. Após um rápido (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Paradigmas do estudo da religião: as contribuições de Jean Greisch.Geraldo Luiz de Mori - forthcoming - Horizonte:615-615.
    São muitas as abordagens do fenômeno religioso surgidas nos últimos dois séculos. Algumas recorrem aos métodos elaborados pelas ciências humanas, sobretudo a historiografia, a sociologia, a etnologia/antropologia, a psicologia e a fenomenologia. Outras tratam a religião numa perspectiva filosófica, como se pode ver nos grandes autores que, sobretudo a partir do século XIX, se consagraram à elaboração de uma filosofia da religião. Nas últimas décadas, com a renovação da filosofia hermenêutica, novas leituras da religião têm surgido, renovando profundamente esse campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Psicologia profunda e a realidade da consciência em Bergson.Matheus Vitorino da Silva - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    A partir da crítica dos fundamentos da psicologia científica e da inteligência, Bergson investiga a possibilidade de uma perspectiva renovada sobre a consciência humana, culminando na concepção de uma consciência em duração. Na contramão das tendências positivistas da época de sua produção intelectual, o filósofo propõe uma apreensão direta da experiência subjetiva, a partir de um método introspectivo, afastando qualquer tipo de inteligibilidade fundada na racionalidade prática. Iniciando pela problematização da linguagem, pretendemos acompanhar o movimento de constituição do método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  81
    A Psicologia da Religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung.Luiz Henrique Lemos - 2014 - Horizonte 12 (33):251-252.
    LEMOS, Luiz Henrique. A Psicologia da religião Ocidental e Oriental: a influência do círculo de Eranos no atendimento da religião na perspectiva de Carl Gustav Jung. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  57
    Psicologia E religião em Viktor Frankl: A relação entre ciência E espiritualidade na logoterapia.Me Julio Cezar Lazzari Junio - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p. 60-75.
    A logoterapia é a terapia do sentido da vida e a sua aproximação com a teologia e a filosofia é muito clara. Suas bases são constituídas por elementos espirituais, em sua maioria, e tal fato faz de Viktor Frankl, seu criador, alguém que tentou separar a barreira entre religião e ciência. Partindo do princípio de que o homem é um ser espiritual, a logoterapia contempla o indivíduo como alguém autônomo diante de sua existência, capaz de decidir por onde caminhar e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Neurociência, Psicologia Moral e Direito: Primeiras Reflexões sobre (Im)possibilidade de Convencimento Racional.Thais de Bessa Gontijo de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Ainda que sejam muitos os momentos em que o Direito se deixa influenciar pelos valores, existe hoje uma convicção de que os processos de aplicação do Direito resultam de processos racionais. Acredita-se que o aplicador do direito é influenciado pelos argumentos das partes, e constrói sua decisão racionalmente. Todavia, novas descobertas da Neurociência e da Psicologia Moral mostram que muitos desses julgamentos morais, que inevitavelmente influenciam os julgamentos jurídicos, são feitos de forma inconsciente e não-racional. Quando formados, esses julgamentos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  69
    Psicologia e epistemologia: por uma perspectiva ética de potencialização da vida.Jardel Sander da Silva - 2008 - Revista Aletheia 27:222-232.
    Este artigo versa sobre as questões epistemológicas basilares que envolvem a psicologia como ciência da subjetividade humana. Realiza-se uma investigação crítica e contemporânea sobre estas questões, avaliando a pertinência à psicologia de uma verificação epistemológica que separaria um sujeito de c..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Linguagem, Conhecimento e Religião: os diversos sentidos de ‘acreditar’. Wittgenstein e a especificidade da crença religiosa/Language, knowledge and religion: the various meanings of 'believe'. Wittgenstein and specificity of religious belief.Eduardo Gomes de Siqueira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):188.
    O objetivo do texto é mostrar a pertinência da discussão do conceito de crença religiosa tanto quanto à especificidade deste tipo de crença quanto ao modo de fazê-lo, desde um ponto de vista wittgensteiniano, na interface entre a teoria do conhecimento e a filosofia da religião. Abordando a questão pelo ângulo da filosofia da linguagem do segundo Wittgenstein, procuramos mostrar alguns problemas semânticos e pragmáticos envolvidos na significação da palavra ‘crença’, um termo psicológico essencialmente vago, mas indispensável tanto para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Linguagem, Epistemologia e Mística.Steven T. Katz & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:1334.
    Esse artigo foi originalmente publicado como capítulo do livro Mysticism and Philosophical Analysis, organizado por Steven T. Katz e publicado pela Oxford University Press em 1978. O texto trata de questões epistemológicas da mística e problematiza uma série de concepções dessa temática, tendo por principal objetivo marcar uma maneira de abordar os dados fornecidos pelos místicos, concentrando-se especialmente na tentativa de defender a concepção de que assim como as ideias são mediadas por contextos culturais, sociais e religiosos, as experiências místicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares.Júlio Cesar Tavares Tavares Dias - 2017 - Horizonte 15 (47):1097-1101.
    Book reviews: NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. 446 p.. ISBN 978-85-349-4187-7.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Linguagem, memória e religião no pensamento de Maurice Halbwachs.Dario Paulo Barrera Rivera - 2019 - Horizonte 16 (51):1177.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crí­tica í racionalidade.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Princípios 17 (27):53-74.
    Resumo : o objetivo do trabalho é analisar a crítica de Nietzsche à razáo ocidental bem como aos elementos epistemológicos que fornecem suporte à racionalidade. Através do mapeamento de alguns textos do último período de produçáo filosófica de Nietzsche, esse estudo parte da associaçáo entre razáo e décadence através de uma trajetória que começa com Sócrates e que se desdobra ao longo da modernidade, a fim de constatar a maneira pela qual um determinado processo decadencial resulta na "perversáo da razáo", (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  36
    Epistemologia pluralizada e história da psicologia.José Antônio Damásio Abib - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):195-208.
  34. Epistemologia e psicologia cognitiva: alcune osservazioni sulla teoria dei modelli mentali.Luciana Di Serio - 1996 - Epistemologia 19 (2):327-346.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    A Religião Como Educação: Que Campo É Esse?Maria Betânia Albuquerque & Marcio Barradas Sousa - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:12-26.
    Neste texto procuramos traçar os contornos do que estamos considerando como um campo de investigação, ainda que em construção, situado na interface entre duas áreas de conhecimento: a educação e a religião. Tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação, de modo a evidenciar as práticas religiosas como instâncias de educação e formação de subjetividades. Metodologicamente, trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica inspirada em autores como Brandão (2002), Libâneo, (2010), Albuquerque; Buecke (2019), e outros. Para tanto, apresentamos um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  69
    Oração e Saúde: questões para a Teologia e para a Psicologia da Religião (Prayer and Health: issues for theology and psychology of religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p627. [REVIEW]Mary Rute Gomes Esperandio & Kevin Lee Ladd - 2013 - Horizonte 11 (30):627-656.
    A pesquisa quantitativa tem sido predominante nos estudos sobre oração. A partir de uma abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo, este estudo examina as relações entre oração e saúde. Os dados são provenientes de 104 vídeos com entrevistas gravadas com participantes de igrejas Católicas, Protestantes e Pentecostais. A análise levantou quatro categorias descritivas do uso da oração: 1. Como estratégia de coping (enfrentamento) (62,5%); 2. Para manter viva a espiritualidade (15,3%); 3. Como técnica de empoderamento mútuo (8,6%); 4. Como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Epistemologia e psicologia cognitiva: alcune osservazioni sulla teoria dei modelli mentali.L. Di Serio - 1996 - Epistemologia 19 (2):327-346.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. APPUNTI SU EPISTEMOLOGIA, LOGICA E PSICOLOGIA.Nicla Vassallo - 1995 - Nuova Secondaria,: 69-72..
    I rapporti tra epistemologia, logica e psicologia sono notoriamente problematici. Una riflessione su di essi acquista rilevanza anche in virtu' di alcuni sviluppi contemporanei per cui la psicologia e l'intelligenza artificiale paiono investire settori considerati tradizionalmente dominio dell'epistemologia e della logica. In gioco e' soprattutto lo studio delle necessita' conoscitive e raziocinative dell'essere umano. Che epistemologia e logica abbiano ormai poco da dire al proposito e' ancora da mostrare.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    Psique e religião: análise do fenômeno religioso a partir da psicologia profunda de Freud e Jung. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Soraya Cristina Dias Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1480-1482.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    Alguns aspectos da relação entre a teoria saussuriana da linguagem E a teoria do significante lacaniano.Sergio Augusto Franco Fernandes - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):85-97.
    A search of elements becomes necessary to facilitate the understanding of the origins of the Lacan´s significant, in the attempt to explain through structural linguistic, the limits of the Saussure´s influence. It is known that the Lacan´s significant, even though has the Saussure´s influence as a reference in epistemology, both “significant” must not be mistaken. It is usually attributed to Ferdinand de Saussure the invention of the theory of the linguistic sign. We will stand out, however, that this “invention” is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  71
    Literatura e Religião: a relação buscando um método (Literature and Religion: The search for a method - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p29. [REVIEW]Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2012 - Horizonte 10 (25):29-52.
    Um estudo sobre a relação entre literatura e religião tomando ambas como expressão de produtividade da interpretação no contexto da Modernidade. O artigo aborda os pressupostos filosóficos da relação entre história da salvação e história da interpretação, e suas consequências para a consciência histórico-cultural do Ocidente, tal como examinado por Gianni Vattimo. Segundo este, o legado do Cristianismo se atualiza na Modernidade tardia em termos de produtividade da interpretação, ampliando a noção de linguagem e discurso por suas implicações ontológicas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    As Vivências Religiosas de Professoras da Educação Infantil e a Escrita de Pareceres: O Gênero Em Questão.Adriane Knoblauch & Leniara Pellegrinello Camargo - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:197-211.
    Este artigo trata da problematização da escrita dos pareceres descritivos de crianças pequenas em relação à questão de gênero em um Centro Municipal de Educação Infantil, da cidade de Curitiba, a partir das relações entre docência e religião. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionários, observação, entrevista e análise dos pareceres entre os meses de agosto e dezembro de 2018. Objetivou-se verificar se a vivência religiosa das professoras influencia nas decisões sobre as escritas. A análise ocorreu a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Le "scienze umane" in Italia tra Otto e Novecento: pedagogia, psicologia, sociologia e filosofia.Marco Antonio D'Arcangeli & Alessandro Sanzo (eds.) - 2017 - Milano, Italy: FrancoAngeli.
  44.  49
    Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate.Andréia Christina Nascimento Dias - 2014 - Horizonte 12 (34):604-605.
    DIAS, Andréia Christina do Nascimento. Religião e Ciência: sustentação e entraves acerca do debate. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Palavras-Chave: Religião. Ciência. Razão. Psicologia. Moral. Educação. Keywords : Religion. Science. Reason. Psychology. Morals. Education.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Liberdade e religião: Reflexões Kantianas sobre a não coercitividade, a veracidade e a publicidade na relação entre religião e política.Joel Thiago Klein - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):222-251.
    De acordo com a filosofia kantiana existem três princípios que deveriam regular a forma como a política se relaciona com a religião, quais sejam, o princípio da não coercitividade da crença religiosa; a exigência moral da veracidade nas profissões de crença e a incapacidade de máximas com conteúdo religioso se conformarem com o princípio político-jurídico da publicidade. O objetivo deste artigo é apresentar, explicar e justificar a aplicação desses três princípios com relação à religião e indicar como eles poderiam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Suárez y la Filosofía Moderna.Giannina Burlando - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):1043-1077.
    Suárez y la Filosofía Moderna Resumen: Los intérpretes de hoy debaten sobre el estatuto y la asociación de Francisco Suárez con la Filosofía Moderna. Este estudio enfoca los principales aspectos de la filosofía especulativa y práctica del pensador jesuita, con el propósito de mostrar que, en las diversas disciplinas abordadas, Suárez ha tomado en cuenta genealógicamente, la formalización de las teorías precedentes: las ha re-formulado en términos metodológicos para progresar. A su preferencia parcial por pruebas a priori, agrega datos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  40
    Religião e ciência. Eduardo Rodrigues da Cruz.Jair Souza Leal - 2015 - Horizonte 13 (37):657-659.
    Resenha: CRUZ, Eduardo Rodrigues da. Religião e ciência. São Paulo: Paulinas, 2014.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  35
    Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger.Júnio dos Reis Moreira - 2015 - Horizonte 13 (37):623-624.
    Dissertação: MOREIRA, Júnio dos Reis. Aqui se tropeça em Igreja: estudo sobre a relação entre as Igrejas evangélicas do Capelinha, modernidade e secularização à luz da sociologia da religião de Danièle Hervieu-Léger. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  37
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da personagem Magdá (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  31
    Psicologia e Inclusão.Ana Paula Camilo Ciantelli & Lúcia Pereira Leite - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):97-132.
    Resumo: O estudo objetivou analisar os efeitos de uma proposta de intervenção da área da Psicologia Escolar e Educacional, voltada para a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência no contexto universitário. Participaram quatro estudantes (três com deficiência física e um com transtorno do espectro autista), matriculados numa universidade pública brasileira. A coleta de dados ocorreu em três etapas: 1) entrevistas abertas individuais e aplicação de instrumentos; 2) intervenção grupal; 3) entrevistas individuais e reaplicação dos instrumentos. Neste texto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000