Results for 'Religiões'

101 found
Order:
  1.  19
    Desvendando a religião e as religiões mundiais em Max Weber (Revealing religion and the world religions in Max Weber) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p136. [REVIEW]Arilson Silva Oliveira - 2009 - Horizonte 7 (14):136-155.
    Apresentamos Max Weber como um dos sociólogos e historiadores mais importantes dentre aqueles que se dedicaram ao estudo do fenômeno religioso. Na verdade, é possível afirmar que a análise da religião compreende um dos aspectos mais fundamentais de sua obra sócio-histórica. De modo geral, esse tema aparece em seus textos de duas maneiras diferentes, quais sejam: enquanto um objeto analisado em sua singularidade e enquanto uma manifestação social que influencia de maneira significativa os demais aspectos da vida comunitária. Aqui, observamos (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Religiões e paz: perspectivas teológicas para uma aproximação ecumênica das religiões (Religion and peace: Theological perspectives for an ecumenical approach of religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p917. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2012 - Horizonte 10 (27):917-936.
    Trata das possibilidades de uma teologia ecumênica das religiões tendo como eixo articulador a preocupação pela paz, pela justiça e pela integridade da criação. O objetivo é analisar temas de destaque para o cenário das análises sociais e teológicas como: a) O valor do humano e da ética social para o diálogo interreligioso, b) As possibilidades de uma unidade aberta, convidativa e integradora no âmbito das religiões; c) A importância pública das religiões; d) As religiões como (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, amável e (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Novo Mapa das Religiões (New Map of Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p637.Marcelo Cortes Neri & Luísa Carvalhaes Coutinho de Melo - 2011 - Horizonte 9 (23):637-673.
    O Brasil é o país com a maior população católica. A evolução de variáveis socioeconômicas na década de 1990, aí incluindo casamentos, fertilidade, renda, moradia entre outras, revelam que nenhuma mudou tanto quanto a composição religiosa da população brasileira. O Censo é a base de dados mais usada nos estudos no tema, porém, as estatísticas estão hoje paradas no Censo 2000. A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2009 – POF/IBGE permite medir a religiosidade brasileira recente detalhando subgrupos religiosos com classificação comparável (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    O cristão desafiado pelas religiões.Luiz Eustáquio Santos Nogueira - 1997 - Horizonte 1 (2):44-55.
    No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo. Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade construída na (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    A identidade no mundo das religiões: a região fronteiriça.José Maria da Silva - 2004 - Horizonte 3 (5):142-151.
    O tema em questão aborda, com base nas reflexões realizadas pelos teólogos inclusivistas abertos, as relações existentes de incompatibilidade ou compatibilidade entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, aparecerão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso contemporâneo, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Universalismo entre religiões e modernidade: a fundamentação do universalismo epistemológico-moral por meio da cooperação entre razão e religião.Leno Francisco Danner, Agemir Bavaresco & Fernando Danner - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):436-461.
    O artigo tem por objetivo desenvolver uma crítica à noção de modernidade ou racionalismo moderno apresentada em teorias da modernidade contemporâneas, marcada pela ideia de uma autonomia e de uma autossuficiência da razão no que tange à fundamentação de uma noção vinculante de universalismo epistemológico-moral, criticando-se a percepção, própria a essas teorias, de que o racionalismo profano e secularizado, concebido como uma perspectiva imparcial, neutra, formal e impessoal em termos axiológico-metodológicos, seja suficiente para garanti-lo, sem necessidade da religião e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    O encontro entre as religiões na perspectiva da esperança em Jürgen Moltmann.Tiago de Fraga Gomes & Janaina Santos Reus Freitas - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):78-88.
    The present article intends to approach as its theme the encounter between the religions in the perspective of the hope in Jürgen Moltmann. In the first moment, it is noticed that, due to the serious problems that affect today’s society, there is the necessity of having a cooperation among the different religions, which will only be possible if there is a perspective of change based on hope in the transformation of the current reality Secondly, there is the discussion about the (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Apresentação dossiê Religiões Afro-brasileiras (v. 11, n. 29, jan./mar. 2013).Antonio Geraldo Cantarela - 2013 - Horizonte 11 (29):5-9.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  38
    As religiões dos brasileiros.Pierre Sanchis - 1997 - Horizonte 1 (2):28-43.
    Há dois movimentos simultâneos no campo religioso brasileiro: um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; um segundo de relativa homogeneização. No campo cristão, o fenômeno mais visível é o da entrada maciça dos pentecostais, não só na arena religiosa em geral, mas nos seus pontos de alta visibilidade, especialmente populares. O significado da preferência dos pobres e do aparente trânsito do catolicismo ao pentecostalismo tende a representar o trânsito entre duas culturas: a tradicional católica afro-brasileira, e a cultura moderna de (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  11
    O monoteísmo (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) religiões intolerantes?Félix Neefjes, Reynaldo Luiz Calvo & Daniel José Fernandes Rocha - 1997 - Horizonte 1 (2):17-27.
    O presente artigo procura sintetizar o debate entre três autores sobre o Cristianismo e Religiões. Sendo o Cristianismo o tema central, a sua atitude em relação a outras religiões é apresentada numa forma mais ampla por Frei Félix Neefjes. Depois discute-se o Judaísmo (Reynaldo Luiz Calvo) e o Islamismo (Daniel José Fernandes Rocha) e as atitudes recíprocas entre essas três religiões.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    A interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir de Weber: notas inspiradas em uma leitura crítica do Novo Mapa das Religiões - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674. [REVIEW]Lemuel Dourado Guerra - 2011 - Horizonte 9 (23):674-689.
    (The interpretation of contemporary religious phenomena from Weber’s point of view: some notes inspired on a critical reading of The New Map of Religions ) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674 Resumo Dentre alguns usos equivocados recorrentes das contribuições teóricas de Weber apresentadas em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo , podemos citar: tratar suas interpretações como conhecimento nomotético e não ideográfico, como o pretendido pelo autor; o tratamento dos tipos ideais de capitalismo e das éticas das religiões puritanas, bem (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    As religiões de matrizes africanas: o Candomblé, seu espaço e sistema religioso (Studies concerning Candomblé: its space and its religion system).Aurino José Góis - 2013 - Horizonte 11 (29):321-352.
    Apesar dos estudos sobre o tema das religiões de matrizes africanas já realizados no país, ainda subsiste o desconhecimento e a discriminação em relação a elas, por parte significativa da população brasileira. Não obstante a produção existente é imperativa a necessidade de novas abordagens e perspectivas de análise. Esse é o objetivo desta Comunicação: traduzir numa linguagem clara e fundamentada as práticas rituais, a configuração do espaço sagrado e o culto as divindades do panteão africano, especificamente do Candomblé. O (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    A re-ligação: o encontro das religiões e o cristianismo na Teologia Teoantropocósmica.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2004 - Horizonte 3 (5):152-166.
    Vive-se uma demanda por integração, por solidariedade. As religiões e o cristianismo, em especial, podem respondem a esse desafio? A visão de re-ligação de Leonardo Boff, à luz do paradigma ecológico, abre novas perspectivas para as religiões, especialmente para a experiência cristã e seu papel no contexto atual. Objetiva-se aqui refletir sobre o significado do encontro das religiões ante os desafios oferecidos pela realidade ecológica, propiciando uma visão teológica teoantropocósmica. Palavras-chave: Re-ligação; Religião; Cristianismo; Paradigma ecológico; Teologia Teoantropocósmica; (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Globalização, New Age e Religiões Populares: Uma Digressão a partir do Vale do Amanhecer (Globalization, New Age and Popular Religions: A Digression from Sunrise Valley) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p211. [REVIEW]Amurabi Pereira de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (33):211-232.
    Este trabalho lança um olhar sobre o Vale do Amanhecer, movimento que surge em Brasília no final dos anos 60, articulando elementos do catolicismo popular, do espiritismo kardecista, da umbanda e da Nova Era, bem como a utilização performática de enésimos signos retirados dos mais diversos contextos globais e utilizados de maneira performática. Compreendemos aqui que sua formulação se dá num intenso processo de articulação entre o global e o local, a partir das referências às religiões populares no Brasil (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Religiões da Terra e ética ecológica (Earth religions and ecological ethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p26.Rosalira dos Santos Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):26-44.
    Na atual discussão sobre a importância de equilibrar a necessidade humana de intervir sobre a natureza com a nossa responsabilidade na preservação da vida no planeta, as chamadas religiões da terra ou religiões da natureza aportam uma contribuição fundamental. Visando explorar essas relações, este artigo discute o impacto causado pelo processo de dessacralização do mundo na percepção do homem em relação ao mundo natural. Nesta linha, contrapõe a atitude teísta (característica das chamadas "religiões do livro") à perspectiva (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  31
    O discurso de Raimundo Nina Rodrigues acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX.Vanda Fortuna Serafim - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Nina Rodrigues e a “formalidade das práticas” católicas no estudo comparado das religiões : uma discussão teórica -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.803. [REVIEW]Vanda Fortuna Serafim - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A visibilidade e representação social das religiões nos selos postais brasileiros. [REVIEW]Diego Andres Salcedo & Karla Patriota Bronsztein - 2012 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 10 (25):233-254.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Nina Rodrigues e a “formalidade das práticas” católicas no estudo comparado das religiões : uma discussão teórica -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.803. [REVIEW]Vanda Fortuna Serafim - 2014 - Dialogos 17 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Sincretismo: Uma relação entre O catolicismo E as religiões afro-brasileiras.Alan Christian Pedroso Martins & Pedro K. Iwashita - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):38-54.
    Theology as a science reflects the phenomena that in some way constitute the experience of faith in society, that is, looking at the world and the various periods of history with the help of the various sciences: anthropology, the sciences of religion and sociology. With the black traffic of the African continent, came the various customs lived in Africa: culture, religiosity, African myths, beliefs in the Orixás, all these elements constituted the Brazilian cultural imaginary. Thus syncretism arises as a form (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Sobre as religiões afro-brasileiras (About Afro-Brazilian Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p10.Reginaldo Prandi - 2013 - Horizonte 11 (29):10-12.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A visibilidade e representação social das religiões nos selos postais brasileiros (The visibility and social representations of religions in Brazil postage stamps).DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p233. [REVIEW]Diego Andres Salcedo & Karla Patriota Bronsztein - 2012 - Horizonte 10 (25):233-254.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Este trabalho analisa a forma com a qual o selo postal brasileiro contribuiu para a construção de representações da religião católica em relação a outras práticas religiosas. Foi considerado, para isso, a concepção deste artefato enquanto media , texto semiótico e sua estreita relação com o discurso religioso. O corpus é composto por selos postais comemorativos brasileiros emitidos durante o século XX. A sua identificação e análise foi feita a partir (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Maracatus-nação e religiões afro-descendentes: uma relação muito além do carnaval.Ivaldo Lima - 2006 - Diálogos (Maringa) 10 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    Pluralismo, autoridade e legitimação do credo: religiões institucionalizadas e universalistas na encruzilhada dos novos tempos.Leno Francisco Danner - 2015 - Horizonte 13 (40):2009.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Fé, Verdade, Tolerância – O cristianismo e as grandes religiões do mundo.Luiz Gonzaga Fechio - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    MARCONI, Momolina. Prelúdio à história das religiões. São Paulo: Paulus, 2008. 144p.Márcia Eliane Fernandes Tomé - 2009 - Horizonte 7 (14):205-208.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    Novo Mapa Das Religiões (New Map of Religions) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p637.Marcelo Cortes Neri & Luísa Carvalhaes Coutinho de Melo - 2011 - Horizonte 9 (23).
  29.  6
    Novo Mapa das Religiões no Brasil.Antonione Rodrigues Martins - 2011 - Horizonte 9 (23):942-945.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    RIVIÈRE. Claude. Socioantropologia das religiões. Tradução Saulo Krieger. São Paulo: Ideias & Letras, 2013.Tatiane Aparecida de Almeida - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    Religiões E Paz: Perspectivas Teológicas Para Uma Aproximação Ecumênica Das Religiões (Religion and Peace: Theological Perspectives for an Ecumenical Approach of Religions)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 V10n27p917. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2012 - Horizonte 10 (27):917-936.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Religiões da Terra E Ética Ecológica (Earth Religions and Ecological Ethics)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2010 V8n17p26.Rosalira dos Santos Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (17):26-44.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    XXI Congresso Mundial da Asociação Internacional de História das Religiões.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Direito Natural, Religiões E Culturas.Paulo Ferreira da Cunha (ed.) - 2004 - Coimbra Editora.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Novo Mapa Das Religiões.Marcelo Côrtes Neri - 2011 - Horizonte 9 (23):942-5.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Diálogo, entendimento E compreensão. Conferência de aparecida E o diálogo inter-religioso.Prof Dr Pedro K. Iwashita - 2009 - Revista de Teologia 4.
    Este artigo analisa a situação de diversidade de religiões em que o mundo se encontra hoje, e o caminho que a Igreja encontrou para o diálogo, a partir do impulso dado pelo Vaticano II, e agora assumido também pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso (Latin American theology and religious pluralism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1436. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (32):1436-1460.
    Análise dos principais desafios do pluralismo religioso para o contexto teológico latino-americano. Como resultado de nossa pesquisa, formulamos três eixos norteadores da temática: I. A importância pública das religiões para os processos de promoção da paz e da justiça, associada ao valor da mística e da alteridade na formação de espiritualidades ecumênicas e como elas incidirão nos processos religiosos e sociais, favorecendo perspectivas utópicas, democráticas e doadoras de sentido. II. A necessidade de mudança de lugar teológico a partir da (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    O que (não) dizem os números – para além das estatísticas sobre o Novo Mapa Religioso Brasileiro (The meaning of numbers - beyond statistics on the Brazilian New Religious Map). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p690. [REVIEW]Mauro Passos, Paola La Guardia Zorzin & Daniel Rocha - 2011 - Horizonte 9 (23):690-714.
    Na dinâmica do campo religioso brasileiro, novas formas de crer surgem, algumas religiões têm maior expansão - como algumas correntes evangélicas - e religiões tradicionais - como o catolicismo - vão-se “desencantando”. Este artigo pretende, a partir dos dados sobre religião da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE, 2009), publicados em estudo da Fundação Getúlio Vargas - FGV (NERI, 2011), discutir a composição deste novo mapa religioso. Em relação às igrejas cristãs, o estudo da FGV mostrou, em termos quantitativos, (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Umbanda, Magia e Religião: a busca pela conciliação na primeira metade do século XX (Umbanda, Magism and Religion: the search for conciliation in the first falf of the twentieth century) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p729. [REVIEW]Artur Cesar Isaia - 2011 - Horizonte 9 (23):729-745.
    O texto tem como proposta investigar o posicionamento de alguns intelectuais da umbanda na primeira metade do século XX, evidenciando suas tentativas de conciliação entre religião e magia. Partindo do reconhecimento da oposição estatal entre religião e magia, o texto evidencia as operações conciliatórias dos intelectuais da umbanda, no sentido de, ao mesmo tempo trazer a magia para o âmbito da nova religião, dotá-la de uma base ética e separá-la de manifestações rituais não toleradas pelo estado e por ele criminalizadas. (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    A evolução da Igreja Católica no Brasil à luz de pesquisas recentes (The evolution of the Catholic Church in Brazil at the light of recent research) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1208. [REVIEW]Johan Konings & Geraldo Luiz de Mori - 2012 - Horizonte 10 (28):1208-1229.
    O artigo aqui apresentado propõe uma leitura teológico-pastoral dos resultados do último Censo do IBGE 2010– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – sobre religião no Brasil, publicados em julho de 2012, recorrendo também ao estudo da Fundação Getúlio Vargas – O novo mapa das religiões – publicado em 2011, e à pesquisa encomendada pela Arquidiocese de Belo Horizonte sobre Valores e religião na região metropolitana, cuja realização se deu em 2012. A leitura proposta pelo artigo toma em conta (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    A espiritualidade zen budista (Zen Buddhist Spirituality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p704.Faustino Luiz Couto Teixeira - 2012 - Horizonte 10 (27):704-727.
    The comparative study of mysticism and inter-religious spirituality has gained more space in universities and research centers that radiate everywhere. They are also research involving Eastern religions, in its peculiar mystical trait. Also in the context of Buddhism one can talk on spirituality, understood as a search path of liberation. This article presents the theme of Zen Buddhist spirituality based on the reflection of Eihei Dogen Zenji (1200 – 1253), one of the most important and prominent teachers of the Soto (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Pluralismo religioso.Faustino Teixeira - 2005 - Horizonte 3 (6):27-32.
    Tendo como base os dados colhidos no último Censo do IBGE (2000), percebe-se um novo declínio de adeptos da Igreja Católica, que agora somam 73,8%. Começa a ocorrer uma perda da hegemonia católica sobretudo em razão do crescimento pentecostal. Mas na verdade, o Brasil continua a ser um país com grande pertença cristã (em torno de 90%). Mas já se começa a vislumbrar uma situação nova, marcada pela destradicionalização e pela pluralização do campo religioso. A teologia cristã se vê convocada (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Comida ritual em festas de Tambor de Mina no Maranhão (Ritual food in Maranhão's Tambor De Mina festivities) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p242. [REVIEW]Sérgio Figueiredo Ferretti - 2011 - Horizonte 9 (21):242-267.
    Resumo Tambor de Mina é o nome da religião afro-brasileira no Maranhão e na Amazônia estabelecida a partir de São Luís desde meados do século XIX. Existem duas casas fundadas por africanos que se continuam: a Casa das Minas Jeje, de origem daomeana e a Casa de Nagô, iorubana de onde derivam a maioria dos terreiros de Mina recentes e atuantes. Trata-se de religião muito ritualizada e discreta, envolvida em segredos e mistérios cuja mitologia é pouco comentada e os rituais (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público. 2014. Tese – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [REVIEW]Mariana Ramos de Morais - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):949-951.
    This thesis is a narrative on how different groups struggle for the understanding provided to the Afro-Brazilian religions of the process promoted by the Brazilian State with the objective of a nationality configuration. An ongoing process which has no precise date for its beginning. The end of the 19th and the beginning of the 20th century, when the debate on the construction of a nation ideal, the Brazilian nation, starts to emerge, mark the start of the reflection presented in this (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Twenty-First Century Theologies of Religions: Retrospection and Future Prospects.Leandro Luis Bedin Fontana - 2017 - Horizonte 15 (47):1091-1096.
    Book reviews: HARRIS, Elizabeth J.; HEDGES, Paul; HETTIARACHCHI, Shanthikumar. Twenty-First Century Theologies of Religions : Retrospection and Future Prospects. Leiden: Brill; Boston: Rodopi, 2016. 396 p.. ISBN 978-90-04-3224-62.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Reading Nostra Aetate in Reverse: A Different Way of Looking at the Relationships Among Religions.Peter C. Phan - 2015 - Horizonte 13 (40):1826-1840.
    Nostra Aetate indisputably represented at its promulgation in 1965 a momentous step forward in Catholic theology of religions. But its perspective on other religions still remains deeply "Christianity-centric" in that it views other religions from the Christian vantage-point and uses Christianity as the yardstick to evaluate them. Graphically, its theology of religions may be represented by a series of concentric circles with Christianity occupying the center of the innermost circle and other religions occupying successive circles, with increasing distance from the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Diálogo inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2017 - Horizonte 15 (45):112-131.
    Interfaith dialogue has been a border issue in theology at least in the last five decades of the last century. Different theoretical possibilities of approaches to such a question have been raised, e.g., exclusivism, inclusivism and pluralism. Therefore, there are remarkable contributions to this from a Catholic perspective, by Westerner theologians: Europeans, Americans, Brazilians and by Asians alike. Technical literature in Brazil has its focus mainly on this Catholic contribution. As a consequence, not much about the Protestant understanding of the (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Censo IBGE 2010 e Religião (IBGE 2010 Census and Religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1122.Walter Altmann - 2012 - Horizonte 10 (28):1122-1129.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Apresentação v. 14, n. 43, jul./set. 2016.Antonio Geraldo Cantarela - 2016 - Horizonte 14 (43):706-710.
    Presentation - vol. 14, no. 43, April/June 2016.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Plantas de uso medicinal ou ritual numa feira livre no Rio de Janeiro, Brasil.Mary Margaret Stalcup & Meg Stalcup - 2000 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio de Janeiro
    Este trabalho procura documentar as espécies e os usos de plantas vendidas por ervatários numa feira semanal do bairro da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Foi realizado entre os meses de agosto/98 e agosto/99, e participaram da pesquisa quatro vendedores, com média de 15 anos de experiência no mercado, fornecendo as plantas e informações sobre seus nomes vulgares, usos e o preparo dos remédios. A feira foi visitada regularmente e os espécimes encontrados foram coletados, fotografados, herborizados e identificados (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 101