Results for 'Renatas Berni��nas'

1000+ found
Order:
  1.  28
    Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais.Renata Lopes Costa Prado, Maria Cristina Gonçalves Vicentin & Fulvia Rosemberg - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (29).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    O olhar feminino na série The Handmaid’s Tale (2017).Renata Gomes, Aline Cristina da Silva & Sarah Ellen Linhares - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):249-268.
    O propósito deste artigo é analisar o olhar feminino através da narração e do mis-en-scène da série The Handmaid’s Tale, em português, O Conto da Aia (2017). A série se passa em uma sociedade distópica, regida à base da teonomia totalitária e fundamentalista cristã. As mulheres dessa sociedade perderam suas vozes, são desumanizadas, devido ao seu gênero, e tornadas objetos férteis nas mãos de seus comendadores; a narrativa e o desenvolvimento das personagens fazem alusão ao empoderamento feminino e suas lutas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A relevância da bioética na construção do novo paradigma da filiação na ordem jurídica nacional.Renata Raupp Gomes - 2004 - In Eduardo de Oliveira Leite & Adriana Cristine Arent (eds.), Grandes Temas da Atualidade: Bioética E Biodireito. Editora Forense.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    A noção de autor na obra de M. Bakhtin e a partir dela.Renata Coelho Marchezan - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):186-204.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Disciplina na educação prática de Kant.Renata Andrade - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 179.
    A educação, segundo Kant, divide-se em física e prática. A educação física tem em vista os cuidados com o infante, a educação prática diz respeito à formação do sujeito . A formação ou educação prática, por sua vez, se divide, essencialmente, em dois momentos, disciplina e instrução. Pretendemos aqui investigar o papel da Disciplina no projeto filosófico da Educação Prática de Kant. Verificamos o constrangimento ao falar da questão da disciplina no âmbito pedagógico , desse modo, pretendemos elucidar o pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Causalidade na Filosofia da Medicina e da Epidemiologia.Renata Arruda - 2021 - Principia: An International Journal of Epistemology 25 (3):375-399.
    A análise epistemológica das práticas das ciências da saúde vem se tornando mais presente no debate filosófico nas últimas décadas, e se torna premente diante do contexto dramático da pandemia em que atualmente vivemos. Para contribuir com a essa análise, o presente artigo apresenta uma introdução às temáticas da filosofia da medicina e da filosofia da epidemiologia, especialmente o exame do papel da causalidade, conceito fundamental para a compreensão da relação entre saúde e doença. A noção de causa INUS, formulada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O lugar da obra de arte na filosofia do sublime do século XVIII.Renata Covali Cairolli Achlei - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):257-273.
    A relação entre o sublime e a arte, a princípio, soa natural e certa, mas ao longo do século XVIII algumas teorias afastaram essa categoria da produção artística. Foram décadas notadamente frutíferas nas questões sobre o sublime, período em que não só o sublime recebe seu título de categoria estética como destacadamente participa das questões epistemológicas da recém cunhada disciplina Estética. Nesse cenário, alguns pensadores se voltam exclusivamente para o sublime natural. Esse artigo procurará mostrar o caminho percorrido por esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Modele i rzeczywistość. Argument Hilarego Putnama na rzecz odrzucenia realizmu metafizycznego.Renata Wieczorek - 2001 - Filozofia Nauki 3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Processo de subjetivação feminina e política do terror.Renata Queiroz Maranhão - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 5.
    O presente artigo procura avaliar a política de terror como estratégia de controle social a partir da constituição de uma natureza feminina e de propostas para sua remodelagem. Para tanto, foram analisadas mensagens eletrônicas (hoaxes) que circulam na internet. Tais mensagens acabam por propor a segregação social de grupos minoritários. A temática base de tal remodelagem é garantida pela difusão do terror, que serve a estratégias de controle social.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Origem do reflexo estético, mundanidade e considerações preliminares sobre a obra de arte na “Estética” (1963) de Georg Lukács.Renata Altenfelder Garcia Gallo - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):106-125.
    A partir da descrição das noções de reflexo artístico e de mundanidade na estética de maturidade de Georg Lukács, este estudo pretende apresentar algumas questões preliminares acerca do que vem a ser a obra de arte, suas particularidades e seus pressupostos na “Estética” (1963), com o intuito de ressaltar, por fim, o caráter absolutamente humanista dessa obra lukacsiana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Determinações Sociais da Saúde e Os Desafios Na Propagação e Combate Ao Covid-19.Renata Lima Oliveira, Ana Carolina Miano, Leodinilde Pinto Caetano, Mercedes Queiroz Zuliani & Daniela Queiroz Zuliani - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (16):56-70.
    In late 2019, an infectious disease with a high rate of human-to-human transmission was identified in Wuhan, China, which was called Covid-19. In a short time, this disease affected several regions of the world and became a pandemic, with huge impacts on people's lives and the environment. This article aims to investigate the existing relationships between health and the environment, at the moment of confronting Covid-19 in Brazil, focusing on the socioenvironmental issues of sanitation and agglomeration and its consequences/limits for (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas.Renata Peres Barbosa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019036.
    Na obra Educação e Emancipação, ao propor um novo imperativo categórico, “que Auschwitz não se repita”, Theodor W. Adorno incita a reflexão sobre a cumplicidade entre Auschwitz e os processos históricos que o tornaram possível, e revela as contradições contidas nas promessas da modernidade. Adorno apresenta a vinculação do esclarecimento com o princípio de dominação, expondo o quanto está entrelaçado com progresso e regressão, o que resulta na constituição patológica da sociedade e dos indivíduos que acolhem as condições para que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    A escravidão e seus locais de memória – O Rio de Janeiro e suas “maravilhas”.Renata Figueiredo Moraes - 2017 - Odeere 1 (2).
    O Rio de Janeiro colonial e escravista é um contraste à ideia de cidade maravilhosa. Apesar do esforço atual de inserir o quesito “maravilha” na região portuária, foi por ela que milhares de africanos destinados a escravização chegaram. O texto reflete sobre o Cais do Valongo e o cemitério dos pretos novos, tratando-os como locais de memória do tráfico e dos descendentes de africanos escravizados. Os diferentes usos públicos e políticos feitos desses locais também serão tratados uma vez que tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Apontamentos acerca do Idealismo Transcendental no contexto da Crítica da razão pura de Kant.Renata Cristina L. Andrade - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):52.
    Este trabalho pretende oferecer uma exposição e caracterização de certas marcas do Idealismo Transcendental presente na primeira Crítica de Kant. Para a realização dos presentes propósitos teremos como apoio algumas passagens do Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura, determinados pontos da Estética Transcendental, bem como tomaremos enquanto base de nossas reflexões a sexta seção da antinomia da razão pura, presente na Crítica da razão pura, denominada de “O idealismo transcendental como chave para a solução da dialética cosmológica”. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Educação infantil e literatura: um direito a sonhar, ampliar e construir repertório // Kindergarten and literature: right to dream, build and broaden repertoire.Renata Junqueira de Souza & Martins - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):221-239.
    A discussão que nos incita a elaborar este artigo centra-se na questão do direto das crianças pequenas à literatura. A partir de várias mudanças sociais, a educação é um direito; em meio a isso, também os livros literários estão presentes em políticas públicas de leitura. Desde 2008, crianças de educação infantil podem usufruir de livros infantis. Desfrutar desse direito é importante, pois a leitura crítica do texto literário propicia a ampliação e/ou transformação dos conceitos já construídos, uma vez que o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    A Política de controle de tabaco no Brasil.Renata Cristina Arthou Pereira & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:438-448.
    Neste trabalho propomos um método de análise dos discursos elaborados por representantes de instituições governamentais e não governamentais que apoiam avanços na legislação e regulação sanitária brasileira em consonância com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (CQCT/OMS), assim como os argumentos contrários, que muitas vezes representam os interesses da indústria do tabaco. Utilizando o referencial habermasiano propomos abordar os diferentes discursos representados por diversos atores para analisar os tipos de argumentação intersubjetiva que expressam discursos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Sztuka żydowska w świetle krytyki artystycznej dwudziestolecia międzywojennego.Renata Piątkowska - 2020 - Acta Universitatis Lodziensis. Folia Philosophica. Ethica-Aesthetica-Practica 36:73-93.
    Artykuł analizuje pojęcie sztuki żydowskiej w zapisach krytyki dwudziestolecia międzywojennego w Polsce. Rozważania o sztuce żydowskiej, dyskusje o znaczeniu sztuk pięknych dla społeczności żydowskiej w diasporze oraz roli, jaka przypadła im w budowaniu nowego narodowego uniwersum wizualnego Żydów europejskich rozpoczęły się w przededniu I wojny światowej. W niepodległej Polsce kontynuowano dyskusje o kierunkach rozwoju narodowej kultury, zarówno w kontekście niezależnego, autonomicznego życia żydowskiego, jak i relacji między kulturą polską, kulturą dominująca a peryferyjną w kontekście państwa kulturą żydowską. Na przykładzie otwartego (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    A imagem do príncipe ideal:as virtudes do imperador romano na concepção pliniana.Renata Lopes Biazotto Venturini & Alex Aparecido da Costa - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    As palavras e as idéias: o poder na Antigüidade.Renata Venturini - 2005 - Diálogos (Maringa) 9 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Compreensão E linguagem: O caminho para a reabilitação da tradição no pensamento de Hans-Georg Gadamer.Renata Ramos - 2014 - Synesis 6 (1):205-225.
    Gadamer pretende realizar uma defesa da tradição, reabilitando-a no cenário filosófico como elemento fundamental do conhecimento em geral. Para tanto, o filósofo procura refutar a tese de que os sentidos herdados constituem uma determinação acrítica de nossas compreensões. Como mostraremos, a resposta gadameriana a tal problema deve ser extraída da sua análise da linguagem, que podemos encontrar, de maneira especial, na terceira parte de Verdade e Método . Assim, esta análise condicionaria a verdadeira reabilitação da tradição, uma vez que o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21. Die Techniken des szenischen Spiels im Unterricht Deutsch als Fremdsprache.Renata Cieślak - 2009 - Acta Universitatis Lodziensis. Folia Germanica 5:273-283.
    Pod pojęciem technik interpretacji scenicznej rozumie się działania, które łącząc recepcję tekstu literackiego z pedagogiką dramy, przyczyniają się do intensywnej analizy i interpretacji tekstów. Twórcą i głównym przedstawicielem tego nurtu dydaktyki literatury jest w Niemczech profesor nauk o estetyce i komunikacji Ingo Scheller. Swoją koncepcję pracy z tekstami literackimi Scheller zbudował na gruncie estetyki recepcji - teorii, która nadawała szczególną rolę czytelnikowi w konstytuowaniu znaczenia dzieła literackiego. Ogromny wpływ na powstanie interpretacji scenicznej wywarły także rozwijające się w latach osiemdziesiątych koncepcje (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    A perspectiva de Darwin sobre as expressões emocionais dos bebês: contribuições para o desenvolvimento de práticas educativa.Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):291-314.
    Resumo: Discuto a abordagem de Darwin sobre meios e finalidades de expressões emocionais, com destaque para o choro e sorriso dos bebês; e apresento algumas contribuições, que se depreendem desse conteúdo, para a reflexão das práticas educativas direcionadas à estas crianças que se encontram na primeira etapa da vida. Para tanto, utilizo de descrições e análises apresentadas por Darwin em “A expressão das emoções nos homens e animais”, publicado em 1872 (2009); apresento perspectivas de estudiosos contemporâneos, que tratam das expressões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Kompetencije školskih ravnatelja.Renata Burai, Ivan Burić & Rona Bušljeta Kardum - 2023 - Metodicki Ogledi 29 (2):179-201.
    U Republici Hrvatskoj biti ravnatelj/ica odgojno-obrazovne ustanove nije više samo funkcija nego i zanimanje. Obveze i prava ravnatelja/ica odgojno-obrazovnih ustanova proizlaze iz zakonske regulative, dok su kompetencije ravnatelja od 2020. određene standardom zanimanja i standardom kvalifikacije. Ovim se radom na temelju Standarda zanimanja i Standarda kvalifikacije ravnatelja/ica odgojno-obrazovnih ustanova kojima su određene kompetencije ravnatelja/ica odgojno-obrazovnih ustanova želio utvrditi stupanj ravnateljskih kompetencija stečenih formalnim nastavničkim obrazovanjem. Formalno nastavničko obrazovanje podrazumijeva stjecanje kompetencija za rad u odgojno-obrazovnim ustanovama. Te se kompetencije u Republici (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Der Artz als Expressionist. "Die Ermordung einer Butterblume" von Alfred Döblin.Renata Cieślak - 2004 - Acta Universitatis Lodziensis. Folia Germanica 4.
    Początki twórczości literackiej Alfreda Döblina, znanego przede wszystkim z monumentalnych modernistycznych oraz historycznych powieści, przypadają na okres studiów. Spośród powstałych w tym czasie opowiadań Die Ermordung einer Butterblume wyróżnia się oryginalnością formy i sposobem narracji. O szczególnym charakterze tego utworu zdecydowało połączenie w integralną całość talentu pisarskiego z doświadczeniem lekarza. Uwzględnienie wiedzy z zakresu psychiatrii w kreacji postaci Michaela Fischera umożliwiło Dóblinowi stworzenie dzieła, które jako pierwsze w historii literatury niemieckiej nazwano ekspresjonistycznym. Zawarta w tym tomie analiza opowiadania Die Ermordung (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Mało jest naprawdę ludzi, wobec których bez przesady i zafałszowań użyć można określenia: życie swoje poświęcił nauce. Słowa te są absolutnie prawdziwe w odniesieniu do tego oddania, z jakim realizowała swe zamierzenia naukowe MR Mayenowa. Wyrażało się to nie tylko wkładem pracy, która nie ustawała nawet po Jej przejściu na emeryturę i od której nie zwalniał ani.Maria Renata Mayenowa - forthcoming - Studia Semiotyczne.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Ajdukiewicza eksternalistyczna odpowiedź na sceptycyzm.Renata Ziemińska - 2013 - Przeglad Filozoficzny - Nowa Seria 88 (4):399-411.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  39
    Spór relatywizmu z absolutyzmem na temat poję cia prawdy.Renata Ziemińska - 2009 - Roczniki Filozoficzne 57 (1):299-314.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    "Retórica - poética - hermenêutica" de Paul Ricoeur.Flavia Renata Quintanilha - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):380-392.
    Trata-se de uma tradução direta do texto em francês do filósofo Paul Ricoeur para o português, que está no livro De la métaphysique à la rhétorique, essais à la mémoire de Chaïm Perelman avec un inédit sur la logique em 1986, e corresponde a uma conferência realizada por Paul Ricoeur em 1970 no Instituto de Estudos Avançados na Bélgica. O tema da presente conferência esclarece conceitos importantes utilizados por Paul Ricoeur, fortalecendo seu pressuposto antropológico que considera como a atividade fundamental (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Da leitura escolarizada à leitura literária: a tragetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave : Keywords : Teaching of reading. Teaching of literature. Practice of reading. Teacher training. We bring in the text part of our thinking about the literary reading and basal reading to build a reader, through the analysis of the data collected in research aimed at children of primary school. It is the understanding of the processes of receipt of literary texts from beginners readers at west of Sao Paulo. The discussion on the theme refers to the place where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação de leitores literários. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Da leitura escolarizada à leitura literária: a trajetória na formação do leitor.Renata Junqueira de Souza & Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):103-131.
    Buscamos neste texto refletir sobre a leitura literária e a leitura escolarizada do leitor em formação, mediante a análise de parte dos dados coletados em investigação realizada com crianças do Ensino Fundamental. Tratase da compreensão dos processos de recepção de textos literários por parte de leitores-aprendizes do oeste paulista. A discussão sobre a temática remete ao lugar da leitura literária e como ela vem sendo acolhida na escola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia de Oliveira Alencar Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    This article arises from the dialogue between three researchers who have dedicated an expressive part of their academic careers to look at the practice of reading, especially literary as a possibility for more critical personal and social participation. However, in a country where books are still expensive and most people do not have the purchasing power to buy them, it is undeniable that the discontinuity of public reading policies comes in the process contrary to the formation of literary readers. Furthermore, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    O problema do método da hermenêutica filosófica e possíveis reverberações para as ciências naturais.Renata Ramos da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-12.
    Para a hermenêutica filosófica a compreensão seria um fenômeno universal, que, portanto, não se restringiria a regras de procedimento e a nenhum método. Contudo, aquela enfrenta um problema ao, por um lado, pretender ser um modo não metódico de compreensão e, por outro, ao mesmo tempo, defender certas “regras” para uma efetiva compreensão. Isto posto, este artigo tem por objetivo elucidar essa ambiguidade e apontar para algumas possíveis consequências dessa. Para tanto, mostramos, suscintamente, o argumento em defesa da universalidade da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  9
    Avaliação da eficiência de ilhas flutuantes com plantas para a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos.Vinícius Krebs, Renata Farias Oliveira & Nádia Teresinha Schröder - 2021 - Aletheia 54 (1).
    A utilização da água sempre foi vital para a sobrevivência humana, mas com suas ações surgiram os impactos aos ecossistemas comprometendo a qualidade. O ecossistema aquático tem sido prejudicado por isso, principalmente, pelo descarte inadequado de efluentes não tratados. Este trabalho visou avaliar a eficiência de ilhas flutuantes com plantas, a fim de observar a melhoria da qualidade hídrica de ecossistemas aquáticos. Para isso foi analisado o comportamento das macrófitas nas ilhas flutuantes, por meio de experimento controlado. A ilha se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    O herói no tribunal da eternidade: a teoria jurídica do romance do Círculo de Bakhtin.Craig Brandist & Renata Coelho Marchezan - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):280-308.
    A obra do Círculo de Bakhtin possui fundamentações jurídicas que derivam da filosofia neokantiana. A obra de Hermann Cohen, Max Scheler e Georg Simmel são de especial importância. Um estudo dessa tradição intelectual leva ao exame de alguns dos trabalhos de Voloshinov, Bakhtin, Pumpianskii e Kagan, e ao destaque da centralidade da pessoa jurídica e das estruturas do julgamento na, agora famosa e influente, teoria bakhtiniana do romance. Tal teoria também possui implicações para teoria social mais ampla, conforme trabalhos recentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    O herói no tribunal da eternidade: a teoria jurídica do romance do Círculo de Bakhtin.Craig Brandist & Renata Coelho Marchezan - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):280-308.
    A obra do Círculo de Bakhtin possui fundamentações jurídicas que derivam da filosofia neokantiana. A obra de Hermann Cohen, Max Scheler e Georg Simmel são de especial importância. Um estudo dessa tradição intelectual leva ao exame de alguns dos trabalhos de Voloshinov, Bakhtin, Pumpianskii e Kagan, e ao destaque da centralidade da pessoa jurídica e das estruturas do julgamento na, agora famosa e influente, teoria bakhtiniana do romance. Tal teoria também possui implicações para teoria social mais ampla, conforme trabalhos recentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Ações de Educação Alimentar e Nutricional Na Prevenção da Obesidade e Na Recuperação da Saúde de Escolares: Uma Revisão Integrativa.Renan Braga Gonçalves, Luiza Cristina Godim Domingues Dias & Renata Maria Galvão de Campos Cintra - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):146-154.
    The management of obesity in childhood may be more difficult than in adulthood, since the child is subject to the influence of the lifestyle of his relatives. Those with incorrect eating habits tend to become obese in adolescence and adulthood. Therefore, the prevention of obesity and other health problems should occur from the fetal period and soon after birth, continuing for the rest of life. Therefore, it is important that adequate pedagogical proposals become effective in schools to minimize the barrier (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. [REVIEW]Renata Cristiane Romanini de Oliveira & José Geraldo Pedrosa - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):755-760.
    CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. 270 p. Apresentado originalmente em 1999 para o Projeto Replanfor, da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional, do Ministério do Trabalho, e incorporado como parte dos trabalhos sobre o tema que o autor vem desenvolvendo desde 1972, quando da defesa de sua dissertação de mestrado, o livro é uma relevante contribuição para os estudos sobre a história da educação profissional no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Bem-estar psicológico de estudantes universitários da graduação: fatores de risco, fatores de proteção e estratégias de cuidado em saúde mental.Rafael Anunciação Oliveira & Renata Meira Véras - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O Bem-Estar Psicológico (BEP) de estudantes universitários da gradução tem sido objeto de crescente interesse na pesquisa científica por ser reconhecido como uma dimensão multifacetada e central da saúde mental. Nesse sentido, este trabalho propôs-se a apresentar os fatores de risco e os fatores de proteção que influenciam nos índices do BEP, de modo a evidenciar as estratégias eficazes de cuidado em saúde mental para o referido segmento populacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  36
    Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes.Fátima Régis, Raquel Timponi, Alessandra Maia, Daniela Almeida, José Messias Santos, Juliana Fernandes, Mariana Aguiar & Renata Silva - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):30-44.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  59
    Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica.Kátia Ovídia José de Souza & Renata Fabiana Pegoraro - 2009 - Revista Aletheia 29:73-87.
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C. G. Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do profissional para atuar em contexto hospitalar. A partir de uma pesquisa em campo qualitativa-descritiva, est..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Um olhar sobre o trabalho com textos a partir do pensar filosófico.Rejane Lúcia Garcia da Silva, Renata Teles Moreira, Simone Moreira de Oliveira & Simone Pereira da Costa - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    A proposição deste trabalho é relatar uma vivência de reflexão filosófica, em específico na perspectiva de um olhar sobre o trabalho com textos, em particular nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na escola campo Centro de Ensino Fundamental 06 de Sobradinho-DF.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    À Luz Do Conceito de Esfera Pública de Jünger Habermas: Uma Abordagem de Controle de Licitação Pelo Tribunal de Contas.Gabriela Oliveira Freitas, Marisa Karla Vieira Leite & Renata Apolinário de Castro Lima - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):59.
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a esfera pública de Jünger Habermas, como uma via de abertura para o debate em todas as dimensões. Objetiva-se apresentar neste trabalho, como o conceito de esfera pública habermasiana pode justificar a atuação do Tribunal de Contas como mecanismo de fiscalização, controle e de construção do mérito administrativo, com foco, nesta pesquisa, para a atuação administrativa nos procedimentos licitatórios. Defende-se que o Tribunal de Contas deve atuar no controle de processos licitatórios, a fim (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Storie, menti, mondi: approccio neuroermeneutico alla letteratura.Renata Gambino & Grazia Pulvirenti (eds.) - 2018 - Milano: Mimesis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  45.  16
    Choice.Renata Salecl - 2010 - London: Profile.
    Choice explores how late capitalism_s shrill exhortations to _be oneself_ can be a tyranny which only leads to ever-greater disquiet.Drawing on diverse examples ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  46.  89
    The Presentation of Self in the Age of Social Media: Distinguishing Performances and Exhibitions Online.Bernie Hogan - 2010 - Bulletin of Science, Technology and Society 30 (6):377-386.
    Presentation of self (via Goffman) is becoming increasingly popular as a means for explaining differences in meaning and activity of online participation. This article argues that self-presentation can be split into performances, which take place in synchronous “situations,” and artifacts, which take place in asynchronous “exhibitions.” Goffman’s dramaturgical approach (including the notions of front and back stage) focuses on situations. Social media, on the other hand, frequently employs exhibitions, such as lists of status updates and sets of photos, alongside situational (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  47.  5
    Shiva dancing at King Arthur's court: what yoga stories and Western myths tell us about ourselves.Bernie Clark - 2021 - Indianapolis: Blue River Press.
    What is the meaning of Shiva dancing on a dwarf named Avidya? Why does Vishnu sleep upon an endless snake? To what did the Buddha awaken? What do we mean by soul? The practice of Yoga has become quite common and popular in the West; however, the stories of Yoga are still strange to Western ears. What do these ancient symbols mean, what are they trying to teach us, and how should we incorporate the knowledge skillfully into our Western lifestyle? (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Etiche del sé: Foucault e i Greci.Stefano Berni - 2021 - Firenze: Le Cáriti editore.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Linee di fuga: Nietzsche, Foucault, Deleuze.Stefano Berni - 2010 - Firenze: Firenze University Press. Edited by Ubaldo Fadini.
  50. Appendix 2:"The Three Pure Precepts and Bodhidharma".Bernie Glassman - 2022 - In Nancy Mujo Baker (ed.), Opening to oneness: a practical and philosophical guide to the Zen precepts. Boulder, Colorado: Shambhala Publications.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000