6 found
Order:
  1.  33
    Machiavelli Versus Rousseau: The Social Divisions and Their Role in a Well-Ordered Republic.Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):121-138.
    RESUMO:As relações de conflito entre os grupos sociais constituem um tópico relevante para a filosofia política, e as maneiras distintas como elas são interpretadas dependem de uma visão mais ampla sobre as condições apropriadas a um Estado bem-ordenado. Maquiavel, por exemplo, ao refletir sobre o caso da Roma Antiga, procurou refutar aqueles que condenavam os tumultos entre os nobres e a plebe da cidade, como se eles tivessem provocado apenas males à república. Para o autor, tais tumultos estavam entre as (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    O Pensamento Político de Rousseau À Luz Do Debate Liberal-Comunitário.Renato Moscateli - 2019 - Doispontos 16 (1).
    No debate entre liberais e comunitaristas, colocam-se perspectivas distintas sobre temas políticos cruciais, à medida que se busca definir a relação mais apropriada entre o indivíduo e a coletividade, ora salientando-se o valor da autonomia pessoal, ora enfatizando-se a importância da inserção identitária dos sujeitos no contexto social. Embora os escritos de Rousseau precedam a discussão entre essas correntes de pensamento, eles abrangeram temas sobre os quais as duas se debruçam. O autor toma o indivíduo como base para a construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Como os acidentes da natureza se transformam em eventos catastróficos para O ser humano?Renato Moscateli - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:78-88.
    O objetivo deste trabalho é duplo: primeiramente, tecer alguns comentários sobre o uso feito pelo filósofo da ocorrência de fenômenos da natureza como fatores explicativos para mudanças profundas ocorridas no comportamento humano, um recurso argumentativo presente nas duas narrativas hipotéticas; em seguida, abordar as razões que Rousseau fornece para que esses acontecimentos deixem de ser simples fatos naturais e se tornem verdadeiras catástrofes para o ser humano, as quais podem ser encontradas, por exemplo, na Carta a Voltaire sobre a Providência.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Apresentação Do Dossiê Rousseau.Helena Esser dos Reis, Marisa Alves Vento & Renato Moscateli - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):9-14.
  5.  15
    Quem faz as leis na república rousseauniana?Renato Moscateli - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):106-128.
    The purpose of this article is to analyze the citizenship proposed by Rousseau in light of certain delimitations placed by the philosopher to the exercise of this right, which configure a kind of political participation that would be appropriate to the regime described in the Social Contract. So, I intend to show that popular sovereignty has, for the Genevan writer, a key role in defending the legislation, and that it is up to the Lawgiver and to the magistrates guide citizens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A liberdade como conceito metafí­sico e jurí­dico em Rousseau.Renato Moscateli - 2008 - Princípios 15 (24):59-79.
    O objetivo do artigo é analisar o conceito de liberdade presente na obra de Rousseau e fornecer argumentos para questionar a imagem do homem natural como um ser livre, de modo a sustentar a tese de que a liberdade somente se torna possível com a saída do estado de natureza descrito no Discurso sobre as origens da desigualdade . Assim, o autor pretende mostrar que o surgimento da consciência e da racionalidade é indispensável para que o homem consiga desenvolver suas (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark