Results for 'Ressurreição'

16 found
Order:
  1.  49
    O conceito de ressurreição em Hans Urs Von balthasar: Cristologia-trinitária.Vanderson de Souza Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):121-132.
    Nosso trabalho intenta perquirir, ainda que laconicamente, a categoria teológica da ressurreição no contexto da reflexão de Hans Urs von Balthasar. Para tanto, não se apresentará de forma a esgotar a cristologia balthasariana, mas apenas, buscar-se-á adentrar-se em sua obra: Mysterium Paschale, perquirindo, como o referido autor compreende as implicações da ressusrreição na cristologia, não olvidando que Balthasar realiza nesta obra uma reflexão cristológico-trinitária.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    A ressurreição da teologia natural na filosofia analítica do século XX.Vitor Grando - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):18-30.
    This present research seeks to introduce to some of the recent developments in analytical philosophy of religion. Thus, the revival of philosophical theism in scholarly debates in the analytic philosophy ocurring since the 60' will be looked at. As a byproduct of this revival, natural theology makes a comeback with its traditional arguments for the existence of God. We discuss this in light of the controversy on same subject involving theologians Karl Barth and Emil Brunner.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Morte e ressurreição da Teologia.Raimon Panikkar - 2005 - Horizonte 4 (7):15-29.
    Esta aula inaugural, proferida por Raimon Panikkar no Institut Superior de Ciènces Religioses de Vic, em 2002, analisa o problema da irrelevância a que está condenada a teologia nos dias atuais, a marginalização do teólogo e das faculdades de teologia. O texto procura investigar as causas desta lamentável situação e se pergunta pela possibilidade de mudança deste quadro. Organizada a reflexão nestes três pontos, o escrito diagnostica um desvio da rota evangélica como uma das possíveis causas da perda de relevância (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Figurações da ressurreição em O pai da menina morta, de Tiago Ferro.Camila Concato & Thiago Cavalcante Jeronimo - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e61945p.
    ABSTRACT This article proposes a reading of the novel O pai da menina morta [Dead Girl’s Father], by Tiago Ferro, linked to the theme of Christian resurrection materialized in the Gospel according to John. The biblical episodes about the resurrection of Lazarus and Jesus Christ are placed in dialogue with the narrative of the Brazilian author, as well as the symbolisms regarding the pelican and the celebration of Christian Easter, figures belonging to the structure of the work under examination. The (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    VERMES, Geza. Ressurreição: história e mito. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Record, 2013. 191p. ISBN: 978-85-01-08333-3. [REVIEW]Willibaldo Ruppenthal Neto - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):347-351.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Letra e ressurreição: O corpo escrito de “Ana Lívia Plurabella”, de James Joyce.Samudio Jonas Miguel Pires - 2017 - Horizonte 15 (48):1525.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    A restante vida escrita: uma leitura da ressurreição em Maria Gabriela Llansol.Jonas Miguel Pires Samudio - forthcoming - Horizonte:206210-206210.
    O presente trabalho parte do pressuposto de que determinadas experiências de escrita se propõem não apenas como estéticas, mas como modos de compromisso que, por meio da forma, talvez reconhecida como artística, perseguem a abertura e a inauguração, no mundo e na realidade, de novas possibilidades de vida, ainda que, como realização, sejam inéditas. Para tal, ele se desenvolve em três movimentos: no primeiro, partimos da consideração de que, no texto de Maria Gabriela Llansol, há uma aposta na união entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Fé na Resurreição: Uma contribuição de Andrés Torres Queiruga para o diálogo inter-religioso. 2011. XXX folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Miracy Monteiro Melo Reis - 2012 - Horizonte 10 (27):1086-1087.
  9.  19
    Uma tradução de Romanos 1 com comentários temáticos.Aislan Fernandes Pereira - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):16-36.
    Este trabalho apresenta uma tradução, do grego, do capítulo primeiro da carta de Paulo, aos romanos, a partir do texto crítico de Westcott e Hort, de 1885, com uma significativa divergência, em relação às versões, em inglês, King James e NIV1, em português, ACRF2, ARIB3, Católica, NVI4 e Bíblia de Estudo de Genebra, e, em alemão, Luther. As razões dessa tradução estão comentadas em diversos temas, agrupados em quatro partes: Romanos 1:1-7, Romanos 1:8-14, Romanos 1:15-23 e Romanos 1:24-32. Esse comentário (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  16
    Catequese: preparar para a Festa da Eucaristia.Benedita Izabel Rosa - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):167-175.
    O presente artigo objetiva refletir sobre a dimensão da preparação da Festa da Eucaristia através da Catequese. Sabendo-se - de acordo com o Catecismo da Igreja Católica e alguns documentos do Magistério da Igreja, tais como a Sacrosanctum Concilium e a Sacamentum Caritatis - que a Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”, pois esse sacramento “contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.” Com efeito, a Eucaristia é por excelência o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Probabilidade Da Resurreição De Jesus.Richard Swinburne - 2004 - Episteme 18.
    O artigo discute a forma de um argumento em favor da ressurreição de Jesus do modo como o Cristianismo acredita que esta ocorreu, o qual, se bem-sucedido, seria um forte indício histórico da existência de Deus. O artigo sustenta que Deus teve boas razões para se encarnar por certos propósitos e que, se assim ele o fez, ele viveria um certo tipo de vida como um ser humano, que seria culminada por um supermilagre como sua ressurreição. Se encontrarmos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  27
    A teologia da Cruz segundo Jürgen Moltmann E a teologia da prosperidade em debate.Fernando Cardoso Bertoldo - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):53-67.
    Nos dias atuais, o avanço da Teologia da Prosperidade não pode não ser observado tendo em vista o número crescente de igrejas neopentecostais que adotam o princípio de um Deus Cristão diretamente vinculado às questões de prosperidade, uma vez que ser bem sucedido financeiramente requer a aprovação de um deus acionável e subserviente. Assim, surgem questionamentos sobre as diferenças existentes entre a TP e a conhecida Teologia da gratuidade encontrada na Bíblia. Concordamos com Moltmann ao assumir que a ressurreição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Vida em Santidade: modos de ser santo em uma comunidade messiânico-milenarista do sertão baiano (Pau de Colher, 1934-1938) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p170. [REVIEW]Filipe Pinto Monteiro - 2010 - Horizonte 8 (18):170-195.
    A proposta do artigo é analisar o fenômeno peculiar da honraria santoral na comunidade messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte histórico-cultural e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o período medieval no ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo após os descobrimentos. O texto apresenta documentação inédita e estabelece uma discussão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Platonismo e Cristianismo no tratado De anima et resurrectione de Gregório de Nissa.Bento Silva Santos - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):153 - 164.
    No contexto da recepção e da transformação do "platonismo" na Filosofia Patrística oriental, o presente artigo examina de que modo Gregório de Nissa (ca. 335-ca. 394), em sua obra De anima et resurrectione, assume categorias filosóficas, especialmente as do Fédon de Platão, para fundamentar a sua crença na ressurreição dos mortos. Segundo o artigo, o Diálogo de Gregórío de Nissa pode ser considerado como uma transposição do Fédon de Platão para uma linguagem de cunho cristão. Mostra-se, com efeito, de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    A reconstrução da fé no enfrentamento do luto: teologia e psicologia em diálogo.Ana Paula Reis da Costa - 2016 - Horizonte 14 (41):200-201.
    This research aims at a dialogue between Theology and Psychology in order to understand the Catholic faith and their possible mobilization within the psychic processo of assimilation and elaboration of mourning, using the clinical history of two Catholic bereaved patients followed up in psychoterapy in their first years of bereavement as a concrete object of analysis in a longitudinal study. The Project is part of a historical and philosophical literature on death and then supplies from the contribuitions of Jurgen Moltmann (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Beliefs, practices and attitudes of portuguese undergraduate youth (Crenças, práticas e atitudes da juventude universitária portuguesa). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p432. [REVIEW]José Pereira Coutinho - 2012 - Horizonte 10 (26):432-455.
    This paper presents results of the author’s PhD research: Catholic beliefs and practices, attitudes toward marriage, life and sexuality. The empirical support is a survey made to a sample of 500 students from Lisbon public universities, using a non-random sampling in two phases, first a quota sampling and after a convenience one. There are some results that stand out. More than half of students of the sample call themselves Catholic and believe in the dogmatic representations about God, Jesus and Mary, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark