Results for 'Rodrigo Rom��o de Carvalho'

1000+ found
Order:
  1. O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):281-294.
    Resumo Neste artigo, procura-se analisar os fatores envolvidos na determinação da natureza substancial do organismo vivo, em Aristóteles. Tais fatores seriam, por um lado, a forte unidade e coesão interna composicional e, por outro, o elevado caráter de independência quanto às propriedades essenciais ou formais, relativamente às propriedades dos componentes materiais, por meio dos quais o organismo vivo vem a ser formado, ou com referência aos outros tipos de particularidades de seres. Com esta análise, pretende-se mostrar, ao mesmo tempo, que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. A necessidade no processo constitutivo das composições naturais em Aristóteles.Rodrigo Romão De Carvalho - 2019 - Griot 19 (1):115-126.
    Com este artigo, pretendo examinar a maneira pela qual ocorreria a necessidade natural, em seus diversos aspectos, nos distintos processos gerativos composicionais em Aristóteles. Em um caso, a necessidade natural se daria de um modo "sem mais", ou de um modo absoluto, por meio da qual se geram os agregados. Em outro, a necessidade natural se realizaria a partir de um princípio anterior regulativo ou determinante, que Aristóteles denomina de necessidade ex hupoteseos, com relação aos processos envolvidos na constituição dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Causalidade natural e espontaneidade em Aristóteles.Rodrigo Romão De Carvalho - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):204-216.
    Em Aristóteles, o processo de constituição dos seres naturais envolve um conjunto de causas, delimitadas de acordo com a teoria da matéria e forma. A matéria é causa enquanto suporte composicional pelo qual os seres são gerados; e a forma é causa enquanto fator responsável pelas características essenciais do ente natural, bem como por originar uma série de movimentos coordenados, que irá resultar na composição substancial. Neste artigo, pretento, em um primeiro momento, argumenar no sentido de que entre os dois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Comentário ao artigo “O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles” de Rodrigo Romão De Carvalho.Elena Pagni - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):295-300.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O Caráter Essencial dos Corpos Homogêneos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Journal of Ancient Philosophy 14 (2):147-171.
    The present paper aims at examining the characteristics that determine the essential nature of the homogeneous bodies in Aristotle, from an analysis of Meteorology IV.12, which would at the same time establish a certain relationship with other treatises of natural philosophy and also in particular with books VII and VIII of Metaphysics. With this investigation, I will delineate a certain line of argument that goes against a reading perspective considered as traditional, with certain interpretive variants, according to which Aristotle would (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    A historicização da física e uma nova dimensão da história: o tempo na visão de Ilya Prigogine e de Reinhart Koselleck - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1080. [REVIEW]Rodrigo França Carvalho - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    Heart rate variability analysis by chaotic global techniques in children with attention deficit hyperactivity disorder.Rubens Wajnsztejn, Tatiana Dias De Carvalho, David M. Garner, Luiz Carlos Marques Vanderlei, Moacir Fernandes Godoy, Rodrigo Daminello Raimundo, Celso Ferreira, Vitor E. Valenti & Luiz Carlos De Abreu - 2016 - Complexity 21 (6):412-419.
  9. Uma autobiografia da razão: a matriz filosófica da historiografia da cultura de Joaquim de Carvalho.Paulo Archer de Carvalho - 2015 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Joaquim de Carvalho E espinosa. O acordo de intenções no Campo político-religioso.Francisco V. Jordão - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):309-319.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Causalidade Natural e Espontaneidade em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Griot 20 (1):204-216.
  12. O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    De todos os aspectos do comportamento não-verbal, a face é sem dúvida uma das mais ricas e importantes fontes de informação sobre o estado inter- no do outro. Mas expressões faciais são raramente percebidas de forma isolada. Ao contrário, são tipicamente inseridas em contextos sociais ricos e dinâmicos, que incluem gestos e posturas corporais, conhecimento situacional, etc. Com base nessas observações, podemos nos perguntar se o contexto no qual uma expressão é percebida pode influenciar a percepção de emoções nesta expressão. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Rádios de resistência: no ar, o verbal e o não-verbal na contra-hegemonia.João Baptista de Abreu & Marcus Aurélio de Carvalho - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este trabalho apresenta exemplos de emissoras de rádio nas Américas que desempenharam um papel fundamental no processo de resistência ao poder estabelecido em seus territórios, com destaque para relatos de experiências nas quais os elementos não-verbais se mostraram expressivos para os roteiros de programas radiofônicos. Um dos objetivos é traçar um painel histórico das rádios que se opuseram ao poder constituído no século XX.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  43
    O uso da reprodução digital no registro e catalogação de figuras de arte rupestre em situações de impacto e alto risco.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar & Jorge Eremites de Oliveira - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. “O tempo como critério de verificação da possibilidade do discurso filosófico” A lógica do tempo e de outras palavras fundamentais.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):187-192.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Duas perspectivas buddhistas sobre a temporalidade e o renascimento.Felipe Nogueira de Carvalho - 2020 - Reflexus 14 (1):177-200.
    A doutrina do renascimento transmite a ideia de uma perspectiva temporal mais extensa, que abarca múltiplas vidas. Mas a medida em que o buddhismo chega à modernidade, outras interpretações começam a aparecer. Um exemplo é a interpretação psicológica de Ajahn Buddhadāsa, segundo a qual o termo “renascimento" se refere ao surgimento sucessivo da ideia do “eu" a cada instante de consciência. Esta interpretação diminui consideravelmente a extensão da perspectiva temporal ligada ao renascimento. Contra esta interpretação, Thānissaro Bhikkhu argumentou que uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  40
    Continuidades e transformações nas manifestações rupestres da tradição planalto em Mato Grosso do Sul, Brasil. O caso das pinturas rupestres do município de Rio Negro.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar, Keny Marques Lima & Laio Guimarães Freitas - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. É preciso defender a amizade.Alexandre Filordi de Carvalho & Silvio Gallo - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1763-1797.
    Este artigo homenageia a atualidade do curso A hermenêutica do sujeito, proferido por Foucault no Collège de France em 1982. Sabe-se que o tema central do curso é o cuidado de si como tekhné tou biou, examinado pelo filósofo nos momentos socrático-platônico, helenístico e cristão. Porém, tomaremos a questão da amizade, que atravessa as técnicas de si antigas analisadas por Foucault, para problematizar nosso presente. Após discutir a recepção que fazemos do curso quarenta anos depois, discutimos o atual momento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    O que parece saber o que não está presente: tema de estudo breve na primeira parte das investigações filosóficas de Wittgenstein.António de Carvalho Pais - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (45):193-206.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Heterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contempor'neas?Alexandre Filordi de Carvalho & César Donizetti Pereira Leite - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):385-404.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Curso de teoria geral do direito: (o constructivismo lógico-semântico).Aurora Tomazini de Carvalho - 2014 - São Paulo: Editora Noeses.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Entre o conhecer e o deixar ser - uma abertura para a epistemologia do amor.Felipe Nogueira de Carvalho & Érico Andrade - 2022 - Em Construção 1 (12):137-156.
    Neste artigo propomos uma reconceitualização do amor como um modo de engajamento intersubjetivo normativamente guiado pela busca constante do equilíbrio entre a sub- e a sobredeterminação de seu objeto, que se efetiva em relações deconfiança marcadas pelo cuidado com o(a) outro(a). Esta reconceitualização permite que o amor participe da epistemologia como uma virtude intelectual responsabilista, que nos torna membros mais confiáveis de nossas comunidades epistêmicas e nos aproxima de descrições verdadeiras sobre o mundo, ao deixar que diversos pontos de vista (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência?Alexandre Filordi de Carvalho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A fábula “o gavião E o rouxinol” como instrumento didático-pedagógico no poema os trabalhos E os Dias de hesíodo.Elisa Costa Elisa Costa Brandão de Carvalho - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):115-123.
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a fábula “O gavião e o rouxinol”, presente na obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias, destacando a intenção didática e pedagógica presente na fábula, a preocupação com a conduta ética e moral dos indivíduos que faziam parte daquela sociedade arcaica e campesina, da qual o próprio Hesíodo pertencia e, principalmente, justificar a importância da fábula como propósito exortativo e educacional de Hesíodo ao chamar a atenção de seu irmão mais novo Perses, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O avanço da neurociência, a quebra da dogmática do livre-arbítrio E suas implicações na seara penal.Renann de Carvalho Holanda Leite & Thiago Luiz Vasconcelos Bezerra - 2013 - Revista Fides 4 (2):234-247.
    O AVANÇO DA NEUROCIÊNCIA, A QUEBRA DA DOGMÁTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEARA PENAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Pesquisa em dia de festa: anotações de Mário de Andrade sobre manifestações populares.Maurício De Carvalho Teixeira - 2019 - Dialogos 23 (2):91.
    Este artigo analisa o pensamento, a metodologia e a literatura de Mário de Andrade, estabelecendo relações com elementos, tais como, as observações de campo, os estudos culturais e o processo de escrita da pesquisa dele sobre manifestações populares, realizada entre as décadas de 1920 e 1940. São examinados alguns textos desse autor que evidenciam essas hipóteses, destacando o manuscrito como fonte documental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Análise dos conceitos de inacabamento freiriano E crescimento deweyano para a infância em processo formativo.Leoni Maria Padilha Henning & Andressa Coelho Righi de Carvalho - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):297-318.
    Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A Themis Frente Aos Vícios: O Problema da Inveja Na Teoria da Justiça de John Rawls.Jardel de Carvalho Costa & Layane de Paula Veloso - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):40-52.
    É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua associação. Contudo, diante de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O ensino pelo exemplo: Helder buenos aires de Carvalho.João Caetano Linhares - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):22-24.
    O filósofo escocês Alasdair MacIntyre diz que a história de uma instituição e, às vezes, de toda uma tradição é impossível de ser contada sem que se faça referência a certas pessoas que com os seus esforços individuais fizeram com que a tradição fosse adiante, melhorada e aprimorada. Assim podemos considerar o caso do curso de filosofia da Universidade Federal do Piauí, cuja história recente não pode ser contada sem que se faça referência ao professor doutor Helder Buenos Aires de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Hannah Arendt: O querer E a liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos Ayres - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    This paper aims of this to describe, from Hannah Arendt’s point of view the theoretical and historical route that provide the emergence of one at the three faculties of the spirit: the faculty of the will or want. Drawing initially on ancient Greece, the paper also deals with contributions of classic, mediavel and modern thinkers. In a retrospective approach Arendt examines the perception and installation process of the faculty of the will, by correlating it with the advent and consolidation of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Mário Ferreira dos Santos: guia para o estudo de sua obra.Olavo de Carvalho - 2020 - Campinas, SP: Vide Editorial.
  34.  19
    O LUGAR DO HOMEM NO COSMOS OU O LUGAR DO COSMOS NO HOMEM?: O tema da perfeição do universo antes do paradigma do mundo aberto, segundo o comentário dos jesuítas conimbricenses.Mário Santiago de Carvalho - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (3):142-155.
    Leitura da 1ª questão do capítulo 1 do Comentário ao ‘De Coelo’ dos Jesuítas de Coimbra , “Se o Universo é ou não perfeito”. Pleiteiase por um interpretação que deixe falar o texto nos nossos dias, a saber, enquanto interrogação sobre o lugar que o cosmo ocupa no coração do Homem.Não se podendo pensar o Homem independentemente do “magnus mundus”,o cosmo tem no Homem a condição da sua legalidade.The article deals with question 1st of the Coimbra Jesuit Commentary on the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Urbanizaҫão nas ciudades Brasileiras: Qualidade de vida e aspectos da violência, o caso de marília.Edemir de Carvalho - 2009 - Ratio Juris 4 (9):79-95.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Popper e o problema da predição prática.Eros Moreira De Carvalho - 2011 - Analytica (Rio) 15 (2):123-146.
    The problem of rational prediction, launched by Wesley Salmon, is without doubt the Achilles heel of the critical method defended by Popper. In this paper, I assess the response given both by Popper and by the popperian Alan Musgrave to this problem. Both responses are inadequate and thus the conclusion of Salmon is reinforced: without appeal to induction, there is no way to make of the practical prediction a rational action. Furthermore, the critical method needs to be vindicated if one (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  27
    O tema da cultura na filosofia brasileira.José Mauricio de Carvalho - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):87-108.
    This article examines the principal problems that affect Brazilian culturalism. An evaluation is made of this movement through an analysis made of the works presented in the Tobias Barreto Colloquy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    Tradução: de Lukács à escola de Frankfurt.Bruna Della Torre de Carvalho Lima & Eduardo Altheman Camargo Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):379-410.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Olhares feministas sobre o Direito e o TEDH: o caso Carvalho Pinto de Sousa Morais v. Portugal.Madalena Duarte - 2021 - Araucaria 23 (46).
    Feminist Jurisprudence have challenged the Law in a very relevant way, viewing it as a way of reproducing sexual and gender inequalities. In this paper, starting from the reflection on a specific case and the respective decisions of the portuguese courts and the European Court of Human Rights, I seek to analyse - in a space and time in which the national and international normative legal frameworks claim to be promoters of gender equality - the achievements that Law has effectively (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Lançado O livro compreender Hans Jonas pela editora vozes.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9).
    OLIVEIRA, Jelson R. Compreender Hans Jonas. Petrópolis, Vozes, 2014.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O diabo eo riso na cultura popular.Luciana Gonçalves de Carvalho - 2004 - Enfoques 3 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Viver segundo o Espírito: sobre o tema do Homem Superior.Mário Santiago de Carvalho - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):19-51.
    Sob o tema da filosofia do Espírito em Mestre Eckhart, o presente artigo revitaliza alguns escritos anteriores do autor sobre aquele filósofo, agora atendendo sobretudo ao Sermão do Homem Nobre e no contexto epocal de um intelectualismo ético enquanto pretexto de discussão de conflitos epistémicos. Alguns textos inseríveis nessa corrente são apresentados e confrontados, de seguida, com a expressão tomista com que dialogaram, mas da qual se distinguiram. Sob a dominante matricial da "vida segundo o espírito", de Pseudo-Dionísio a Eckhart, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. Tomas De Aquino, O Ente E A Essência . Versão Do Latim E IntroduçãoDe Mário A. Santiago De Carvalho[REVIEW]António Martins - 1995 - Revista Filosófica de Coimbra 4 (8):461-461.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Hannah Arendt: O querer ea liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Princípio pluralista e literatura: novas possibilidades de existência.Luis Fernando De Carvalho Sousa - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):93-108.
    A presente discussão pretende relacionar a temática da literatura de Lourenço Mutarelli, a filosofia de Deleuze e Guattari com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes nas obras de Mutarelli com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará as obras: O Natimorto; Nada me faltará e O cheiro do ralo visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Clonagem humana e ética: o caso Clonaid-Raelianos.Maurício de Carvalho Ramos - 2003 - Scientiae Studia 1 (1):93-99.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Ainda O problema da filosofia portuguesa recordando joaquim de Carvalho, no centenário do seu Nascimento.Amândio A. Coxito - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):299-308.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    Ensinar filosofia no Coimbra do século XVI: o caso dos 'Commentarii Collegii Conimbricensis S.I. '.Mário S. De Carvalho - 2015 - Noctua 2 (1-2):182-203.
    The first case of comprehensive Jesuit philosophical textbook, the Cursus Conimbricensis stands as a hallmark of the Jesuit way of teaching philosophy during the second half of the Sixteenth century. After having placed the Cursus conimbricensis in the European philosophical scenario, this paper aims to show how Manuel de Gois, as well as the other contributors, felt to be bound to Aristotle, the major authority according to the Ratio studiorum, in dealing with questions and issues.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Morfologia genética em Schleiden e Grant: a célula vegetal e o animal elementar.Maurício De Carvalho Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):217.
    No presente estudo, discuto e sintetizo o conceito de célula vegetal de M. J. Schleiden e o conceito de animal elementar que elaboro a partir da ideia de “animal abstrato” sugerida por R. E. Grant. A elaboração e a interpretação que conduz a essa síntese é feita ampliando a ideia do desenvolvimento como um princípio regulador, proposta por E. Cassirer. Concebo tal ideia como expressão de uma racionalidade morfológica genética. O resultado geral obtido é que a célula vegetal e o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  60
    A crise dos sentidos: Modernidade líquida E o esvaziamento da experiência sensorial.Denis Barros de Carvalho - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):04-11.
    Este artigo discute o esvaziamento da experiência sensorial como uma das características da Modernidade Líquida, conceito criado pelo Sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A crise dos sentidos ocorre pelo “silêncio olfativo”, pela hipertrofia da visão, também pelo atrofiamento da sensibilidade tátil. Somente uma reflexão sobre o embotamento da nossa experiência sensorial pode nos fazer compreender o tempo presente.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000