Results for 'Rodrigo Rom��o de Carvalho'

1000+ found
Order:
  1.  1
    Causalidade Natural E Espontaneidade Em Aristóteles.Rodrigo Romão De Carvalho - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):204-216.
    Em Aristóteles, o processo de constituição dos seres naturais envolve um conjunto de causas, delimitadas de acordo com a teoria da matéria e forma. A matéria é causa enquanto suporte composicional pelo qual os seres são gerados; e a forma é causa enquanto fator responsável pelas características essenciais do ente natural, bem como por originar uma série de movimentos coordenados, que irá resultar na composição substancial. Neste artigo, pretento, em um primeiro momento, argumenar no sentido de que entre os dois (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Comentário ao artigo “O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles” de Rodrigo Romão De Carvalho.Elena Pagni - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):295-300.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    O Caráter Essencial Dos Corpos Homogêneos Em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Journal of Ancient Philosophy 14 (2):147-171.
    The present paper aims at examining the characteristics that determine the essential nature of the homogeneous bodies in Aristotle, from an analysis of Meteorology IV.12, which would at the same time establish a certain relationship with other treatises of natural philosophy and also in particular with books VII and VIII of Metaphysics. With this investigation, I will delineate a certain line of argument that goes against a reading perspective considered as traditional, with certain interpretive variants, according to which Aristotle would (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A historicização da física e uma nova dimensão da história: o tempo na visão de Ilya Prigogine e de Reinhart Koselleck - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1080. [REVIEW]Rodrigo França Carvalho - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Heart Rate Variability Analysis by Chaotic Global Techniques in Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.Rubens Wajnsztejn, Tatiana Dias De Carvalho, David M. Garner, Luiz Carlos Marques Vanderlei, Moacir Fernandes Godoy, Rodrigo Daminello Raimundo, Celso Ferreira, Vitor E. Valenti & Luiz Carlos De Abreu - 2016 - Complexity 21 (6):412-419.
  6. Joaquim de Carvalho E espinosa. O acordo de intenções no Campo político-religioso.Francisco V. Jordão - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):309-319.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  62
    O papel do contexto na percepção de emoções.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Perspectiva Filosófica 46 (2):116-142.
    From all aspects of non-verbal behavior, the face is undoubtedly one of the richest and most important sources of information about the internal states of others. But facial expressions are rarely perceived in isolation. On the contrary, they are embedded in rich, dynamic social contexts that include body gestures and postures, situational knowledge, and so on. On the basis of these observations, we can naturally wonder if the overall context in which the face is embedded can change how emotions are (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Diário de um filósofo no Brasil. [REVIEW]José de Carvalho - 2012 - Educação E Filosofia 26 (51).
    O Diário de Júlio Cabrera foi desenvolvido em três partes. Na primeira ele examina a filosofia brasileira: em que ela consiste, quais são seus autores, contribuições, perfil e valor. Na segunda parte expõe as linhas gerais de uma reflexão própria sobre: Lógica e Linguagem, Ética e relação entre Filosofia e Cinema e, finalmente, na última volta à reflexão sobre o sentido de uma filosofia brasileira. Ele conclui o livro com uma entrevista concedida a um interlocutor imaginário na qual se defende (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Viver segundo o Espírito: sobre o tema do Homem Superior.Mário Santiago de Carvalho - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):19-51.
    Sob o tema da filosofia do Espírito em Mestre Eckhart, o presente artigo revitaliza alguns escritos anteriores do autor sobre aquele filósofo, agora atendendo sobretudo ao Sermão do Homem Nobre e no contexto epocal de um intelectualismo ético enquanto pretexto de discussão de conflitos epistémicos. Alguns textos inseríveis nessa corrente são apresentados e confrontados, de seguida, com a expressão tomista com que dialogaram, mas da qual se distinguiram. Sob a dominante matricial da "vida segundo o espírito", de Pseudo-Dionísio a Eckhart, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  1
    O Sincretismo Religioso No Romance Grego de Aventuras Os Efésios.Elisa Costa Brandão de Carvalho - 2019 - Principia 39:27.
    A presença da religiosidade é uma das características mais marcantes do romance grego de aventuras Os Efésios, de Xenofonte de Éfeso. Com efeito, o sincretismo, próprio da cultura de então, perpassa toda a narrativa. Determinadas divindades, - Eros, Ártemis, Apolo, Hera, Ísis, Ápis, Hélio, o Nilo-, desempenham um papel ativo na trama do romance. Assim sendo, o presente trabalho tem o propósito de apresentar essas divindades, suas principais características e como se inter-relacionam dentro do romance Os Efésios.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. “O tempo como critério de verificação da possibilidade do discurso filosófico” A lógica do tempo e de outras palavras fundamentais.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):187-192.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  43
    O uso da reprodução digital no registro e catalogação de figuras de arte rupestre em situações de impacto e alto risco.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar & Jorge Eremites de Oliveira - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Heterogênese Criativa: O Que Podem as Imagens Nas Didáticas Contempor'neas?Alexandre Filordi de Carvalho & César Donizetti Pereira Leite - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):385-404.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    O Que Parece Saber o Que Não Está Presente: Tema de Estudo Breve Na Primeira Parte Das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.António de Carvalho Pais - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (45):193-206.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência?Alexandre Filordi de Carvalho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    A Emersão Do Homo Friabilis: Subjetivação Em Tempo de Cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  99
    Duas perspectivas buddhistas sobre a temporalidade e o renascimento.Felipe Nogueira de Carvalho - 2020 - Reflexus 14 (1):177-200.
    A doutrina do renascimento transmite a ideia de uma perspectiva temporal mais extensa, que abarca múltiplas vidas. Mas a medida em que o buddhismo chega à modernidade, outras interpretações começam a aparecer. Um exemplo é a interpretação psicológica de Ajahn Buddhadāsa, segundo a qual o termo “renascimento" se refere ao surgimento sucessivo da ideia do “eu" a cada instante de consciência. Esta interpretação diminui consideravelmente a extensão da perspectiva temporal ligada ao renascimento. Contra esta interpretação, Thānissaro Bhikkhu argumentou que uma (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A fábula “o gavião E o rouxinol” como instrumento didático-pedagógico no poema os trabalhos E os Dias de hesíodo.Elisa Costa Elisa Costa Brandão de Carvalho - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):115-123.
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a fábula “O gavião e o rouxinol”, presente na obra de Hesíodo Os Trabalhos e os Dias, destacando a intenção didática e pedagógica presente na fábula, a preocupação com a conduta ética e moral dos indivíduos que faziam parte daquela sociedade arcaica e campesina, da qual o próprio Hesíodo pertencia e, principalmente, justificar a importância da fábula como propósito exortativo e educacional de Hesíodo ao chamar a atenção de seu irmão mais novo Perses, (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Filosofia da mente e psicoterapias. [REVIEW]José de Carvalho - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49).
    O livro de Mônica Aiub discute o fenômeno da causação mental. Por causação ela entende “a relação singular entre uma causa e um efeito, ou a produção de um efeito por uma causa” . Este conceito ela aplica à relação mente-cérebro. A questão tornou-se importante devido à sua prática clínica, onde ela aprendeu que as mudanças nas ideias provocam alterações orgânicas. O problema que deseja investigar é como um pensamento pode interagir com o corpo. O livro foi inicialmente concebido como (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. Fundamentos Orientadores Para As Políticas Públicas Da Educação Física No Regime Militar.Washington de Carvalho & Humberto de Oliveira Guido - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50).
    Este texto, a partir da leitura do Diagnóstico de Educação Física/Desportos no Brasil, discute a inserção da Educação Física Esportiva nos ordenamentos governamentais por meio de práticas de governo assentadas em análises sistêmicas. Destaca-se que o enfoque priorizado por nossos tecnocratas é o cibernético. Soma-se a essa parte, o pano de fundo que incrementou os investimentos governamentais em comodidades sociais – inclusive a EFE – que viabilizassem uma melhora na qualidade de vida da população e, também, a utilização da Revista (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O avanço da neurociência, a quebra da dogmática do livre-arbítrio E suas implicações na seara penal.Renann de Carvalho Holanda Leite & Thiago Luiz Vasconcelos Bezerra - 2013 - Revista Fides 4 (2):234-247.
    O AVANÇO DA NEUROCIÊNCIA, A QUEBRA DA DOGMÁTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SEARA PENAL.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  39
    Continuidades e transformações nas manifestações rupestres da tradição planalto em Mato Grosso do Sul, Brasil. O caso das pinturas rupestres do município de Rio Negro.Rodrigo Luiz Simas de Aguiar, Keny Marques Lima & Laio Guimarães Freitas - 2012 - Dialogos 16 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Pesquisa Em Dia de Festa: Anotações de Mário de Andrade Sobre Manifestações Populares.Maurício De Carvalho Teixeira - 2019 - Dialogos 23 (2):91.
    Este artigo analisa o pensamento, a metodologia e a literatura de Mário de Andrade, estabelecendo relações com elementos, tais como, as observações de campo, os estudos culturais e o processo de escrita da pesquisa dele sobre manifestações populares, realizada entre as décadas de 1920 e 1940. São examinados alguns textos desse autor que evidenciam essas hipóteses, destacando o manuscrito como fonte documental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Hannah Arendt: O querer E a liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos Ayres - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    This paper aims of this to describe, from Hannah Arendt’s point of view the theoretical and historical route that provide the emergence of one at the three faculties of the spirit: the faculty of the will or want. Drawing initially on ancient Greece, the paper also deals with contributions of classic, mediavel and modern thinkers. In a retrospective approach Arendt examines the perception and installation process of the faculty of the will, by correlating it with the advent and consolidation of (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Análise Dos Conceitos de Inacabamento Freiriano E Crescimento Deweyano Para a Infância Em Processo Formativo.Leoni Maria Padilha Henning & Andressa Coelho Righi de Carvalho - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):297-318.
    Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A Themis frente aos vícios: o problema da inveja na teoria da justiça de John Rawls.Jardel de Carvalho Costa & Layane de Paula Veloso - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):p - 40.
    É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua associação. Contudo, diante de (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    O LUGAR DO HOMEM NO COSMOS OU O LUGAR DO COSMOS NO HOMEM?: O tema da perfeição do universo antes do paradigma do mundo aberto, segundo o comentário dos jesuítas conimbricenses.Mário Santiago de Carvalho - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (3):142-155.
    Leitura da 1ª questão do capítulo 1 do Comentário ao ‘De Coelo’ dos Jesuítas de Coimbra , “Se o Universo é ou não perfeito”. Pleiteiase por um interpretação que deixe falar o texto nos nossos dias, a saber, enquanto interrogação sobre o lugar que o cosmo ocupa no coração do Homem.Não se podendo pensar o Homem independentemente do “magnus mundus”,o cosmo tem no Homem a condição da sua legalidade.The article deals with question 1st of the Coimbra Jesuit Commentary on the (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  72
    A Jangada do Self: Usos Soteriológicos do Eu e do Não-Eu no Buddhismo Antigo.Felipe Nogueira de Carvalho - 2019 - Paralellus 10 (24):279-294.
    O objetivo deste artigo é sugerir que os ensinamentos Buddhistas sobreanattā(não-eu) não devem ser entendidos como uma negação categórica do eu, mas fazem parte de uma estratégia soteriológica comumente empregada pelo Buddha, de utilizar algo como ferramenta para o seu próprio fim. Tomando o kamma(ação) como o elemento central que estrutura todos os ensinamentos, podemos pensar na identificação do eu como um tipo de ação. Algumas instâncias desta ação serão hábeis e condutoras à libertação, e outras inábeis e condutoras ao (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Urbanizaҫão nas ciudades Brasileiras: Qualidade de vida e aspectos da violência, o caso de marília.Edemir de Carvalho - 2009 - Ratio Juris 4 (9):79-95.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    Sobre o conceito de trabalho: uma leitura nos Grundrisse, de Marx.Marcos Dantas, Luana Bonone, Monique Figueira, Rodrigo Guedes & Tiago de Oliveira - 2020 - Princípios 1 (159):42-57.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Lançado O livro compreender Hans Jonas pela editora vozes.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9).
    OLIVEIRA, Jelson R. Compreender Hans Jonas. Petrópolis, Vozes, 2014.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O Diabo Eo Riso Na Cultura Popular.Luciana Gonçalves de Carvalho - 2004 - Enfoques 3 (1).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  27
    O Tema da Cultura Na Filosofia Brasileira.José Mauricio de Carvalho - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):87-108.
    This article examines the principal problems that affect Brazilian culturalism. An evaluation is made of this movement through an analysis made of the works presented in the Tobias Barreto Colloquy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  1
    Tradução: de Lukács à escola de Frankfurt.Bruna Della Torre de Carvalho Lima & Eduardo Altheman Camargo Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):379-410.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Clonagem humana e ética: o caso Clonaid-Raelianos.Maurício de Carvalho Ramos - 2003 - Scientiae Studia 1 (1):93-99.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Hannah Arendt: O querer ea liberdade.Carlos Antonio Mendes de Carvalho Buenos - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):215-246.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Popper e o problema da predição prática.Eros Moreira De Carvalho - 2011 - Analytica (Rio) 15 (2):123-146.
    The problem of rational prediction, launched by Wesley Salmon, is without doubt the Achilles heel of the critical method defended by Popper. In this paper, I assess the response given both by Popper and by the popperian Alan Musgrave to this problem. Both responses are inadequate and thus the conclusion of Salmon is reinforced: without appeal to induction, there is no way to make of the practical prediction a rational action. Furthermore, the critical method needs to be vindicated if one (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  16
    Morfologia Genética Em Schleiden E Grant: A Célula Vegetal E o Animal Elementar.Maurício De Carvalho Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):217.
    No presente estudo, discuto e sintetizo o conceito de célula vegetal de M. J. Schleiden e o conceito de animal elementar que elaboro a partir da ideia de “animal abstrato” sugerida por R. E. Grant. A elaboração e a interpretação que conduz a essa síntese é feita ampliando a ideia do desenvolvimento como um princípio regulador, proposta por E. Cassirer. Concebo tal ideia como expressão de uma racionalidade morfológica genética. O resultado geral obtido é que a célula vegetal e o (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Economia criativa: Conceito E relação com O direito.Victor M. Barros de Carvalho, Anderson S. S. Lanzillo & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    ECONOMIA CRIATIVA: CONCEITO E RELAÇÃO COM O DIREITO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Tomas De Aquino, O Ente E A Essência . Versão Do Latim E IntroduçãoDe Mário A. Santiago De Carvalho[REVIEW]António Martins - 1995 - Revista Filosófica de Coimbra 4 (8):461-461.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    George Andrei Iavorenciuc. Cunoaştere Şi Occidentalizare: O Istorie a Ştiinţei Rom'neşti de la Jumătatea Secolului XIX P'nă la Începutul Secolului XX. Cluj‐Napoca, Romania: Editura Mega, 2018, 494 Pp. ISBN: 9786065439511. [REVIEW]Ovidiu Babeş - 2020 - Centaurus 62 (1):218-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  55
    Objeções a interpretação de Cirne-Lima do conceito de contradição em Hegel.Jaaziel de Carvalho Costa - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):p - 53.
    O texto visa, a partir do último livro de Cirne-Lima, Depois de Hegel , produzir uma crítica à interpretação deste autor brasileiro quanto ao conceito de contradição na filosofia hegeliana. Para isso, tomamos como base de nossa argumentação o próprio texto de Hegel - Wissenschaft der Logik - no original.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Tradição acerca do mito de medeia.Elisa Costa B. De Carvalho - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):89-93.
    O presente trabalho será dividido em duas partes, a primeira tem por objetivo examinar toda a tradição anterior acerca de Medéia para melhor estudar e compreender a arte de Apolônio Ródio em sua obra épica Argonáuticas. A segunda parte examinará a figura de Medéia no canto III das Argonáuticas.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  99
    A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina (PI).Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 91.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  33
    Falibilismo E a falácia de contrafactuais epistêmicos segundo Stephen Hetherington.Sérgio Luís Barroso de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):53-61.
    Stephen Hetherington é um dos mais proeminentes epistemólogos a defender que é possível ter conhecimento segundo as condições de crença verdadeira e justificada, apesar dos contraexemplos elaborados por Edmund Gettier. Ele fundamentou sua perspectiva no pressuposto de falibilidade do conhecimento e naquilo que ele chamou de "falácia de contrafactuais epistêmicos", segundo a qual não se deve assumir impossibilidade do conhecimento factual apenas em virtude da sua impossibilidade contrafactual - o que é reiterado por Anthony Booth. As críticas apresentadas por Brent (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Precisa-Se de Um Novo Código Florestal: Projetos Nacionais E Os Debates Em Torno da Alteração da Legislação Florestal Brasileira Entre 1934 E 1965.Ely Bergo De Carvalho & Isabela Cristina Rosa - 2019 - Dialogos 23 (3):216-240.
    A legislação florestal brasileira pretérita é frequentemente interpretada de forma anacrônica. O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão da historicidade de tal legislação. De forma específica, serão analisadas, comparativamente, as propostas de alteração do primeiro Código Florestal Brasileiro até sua substituição em 1965. Apesar de modificações importantes, há uma permanência entre os textos analisados: as posturas conservacionistas, presentes em todos eles, só podem ser compreendidas quando atreladas à lógica produtivista e às políticas desenvolvimentistas evidenciadas no Brasil da época.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Ainda O Problema da Filosofia Portuguesa Recordando Joaquim de Carvalho, No Centenário Do Seu Nascimento.Amândio A. Coxito - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (2):299-308.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Homem E Natureza Em Henrique de Gano: Uma Mudança de Rumo Na Antropologia Augustinista.Mário S. De Carvalho - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):679.
    Depois de J. Gómez Caffarena, de C.Bérubé e de R. Macken, sobretudo, terem insistidonuma leitura augustinista da antropologiahenriquina, a nossa contribuição pretende antes retirar asconsequências da correcção do augustinismoque, por meio do avicenismo, Henrique de Gandlevou a cabo. Propomos uma leitura da natureza na sua especificidade metafísica, deanterioridade em relação ao universal e ao singular,tendo como efeito uma antropoteologia que éuma verdadeira mudança de rumo do augustinismocomo uma quota-parte para a Modernidade.Ilustraremos a nossa tese insistindo: nasituação histórica de Henrique, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Lançado livro sobre teste histórico-dialético das tradições morais na filosofia de MacIntyre pela Editora CRV.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10).
    O livro O TESTE HISTÓRICO-DIALÉTICO DAS TRADIÇÕES DE PESQUISA MORAL NA FILOSOFIA DE ALASDAIR MACINTYRE, de João Caetanho Linhares, foi lançado pela Editora CRV. O Prof. João Caetano é docente da Universidade Federal do Maranhão e doutorando em filosofia na UFSM.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000