Results for 'Sao Paulo'

996 found
Order:
  1.  42
    Resting-State Functional Magnetic Resonance Imaging for Language Preoperative Planning.Paulo Branco, Daniela Seixas, Sabine Deprez, Silvia Kovacs, Ronald Peeters, São L. Castro & Stefan Sunaert - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10.
  2. Free Software and non-exclusive individual rights.Sao Paulo - 2008 - Archiv für Rechts- Und Sozialphilosophie 94 (2):237-252.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Uma interpretação do papel da escuridão no sublime de Burke.Yves São Paulo - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):48.
    John Locke interpreta que a luz causa mais dores do que a escuridão. A partir desta leitura, Edmund Burke realiza uma crítica ao seu antecessor para mostrar o papel da escuridão e da obscuridade no desenvolvimento das ideias de sublime. O sublime de Burke compreende a uma transformação da dor em deleite, quando a dor desaparece. Desta forma, a escuridão, sendo fonte de horror e dor, seria também uma das fontes para extrair ideias sublimes a partir da evocação de algo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Hegel: a ordem do tempo. São Paulo: Hucitec.Paulo Eduardo Arantes - forthcoming - Polis.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 20031.Paulo Tiago Cardoso Campos - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    Onfray, Michel. Tratado de ateologia: Física da metafísica. Tradução de mônica stahel. São Paulo, Martins Fontes, 2007.Paulo Jonas de Lima Piva - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):249.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  32
    O dialeto dos fragmentos. Friedrich Schlegel. Trad. Márcio Suzuki. São Paulo, Iluminuras, 1997.Luís Nascimento & Pedro Paulo Pimenta - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4:107-110.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoiévski (Versão de 1929) [Problems of Dostoevsky’s Creative Arts (1929 Edition)]. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1a edição. São Paulo: Editora 34, 2022, 381p. [REVIEW]Paulo Rogério Stella - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):161-170.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoiévski (Versão de 1929) [Problems of Dosto evsk y’s Crea tive Arts (1929 Edition)]. Traduçã o, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Volkóva Américo [Translation, notes and glossary by Sheila Grillo and Ekaterina Vólkova Américo]. Ensaio introdutório de Sheila Grillo [Introductory Essay by Sheila Grillo]. 1a edição [1st edition]. São Paulo: Editora 34, 2022, 381p. [REVIEW]Paulo Rogério Stella - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):161-170.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Verdade e Evidência da Existência de Deus Em São Boaventura.Paulo Martines - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):23-38.
    O tema da existência de Deus é apresentado por São Boaventura a partir de três vias que conduzem o pensamento humano à certeza natural, enquanto adesão firme à verdade que a inteligência conhece, seja segundo as razões eternas, seja por meio de provas demonstrativas. Essas três vias consideram respectivamente, o autoconhecimento da alma; o reconhecimento do mundo exterior, na relação entre as criaturas e o criador; e o plano da evidência imediata e suficiente por si para engendrar a verdade indubitável. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte.Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins & Sérgio Paulo Jorge Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (2):16-34.
    O povo Terena é uma etnia indígena com vasto material de pesquisa e com um número de membros Terena que são pesquisadores e que produz um número considerado de material científico. Atualmente os Terena são uma população de cerca de 28 mil indivíduos no estado do Mato Grosso do Sul e que se distribuem por várias terras indígenas em todo o estado, além de outras em São Paulo e Mato Grosso, bem como em diversas cidades. Sua produção cultural e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em pesquisadores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    A constituição hermenêutica filosófica das ciências humanas em Hans-Georg Gadamer.Paulo Thiago Alves Sousa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):224-243.
    O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra Verdade e Método, as principais perspectivas que dão fundamentação para a tese gadameriana de uma hermenêutica filosófica inerentes as ciências humanas. A hipótese principal é que Gadamer desenvolve uma reflexão não-metodológica para as ciências humanas guiada pela relação inextricável entre hermenêutica crítica e a linguagem, entendida como o modo de ser dialógico da interpretação. Para desenvolver tal hipótese, três momentos são relevantes: primeiro momento apresenta o caminho não-metodológico de Gadamer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Context as a Space of Creation and Cocreation: A Glimpse at Works of Bakhtin and the Circle.Paulo Rogério Stella & Beth Brait - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):58-88.
    ABSTRACT This article aims to discuss the meaning of context in the works of Bakhtin and the Circle. The research corpus consists of works signed by Vološinov, Bakhtin and Medvedev published in Brazil. We set an image related to a space of creation and cocreation where discursive, ideological, cultural or artistic modes of communication exist. Results show four types of contexts: the context of the utterance in the speech communication mode of which borders are locutor and interlocutor; the unique and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo.Paulo Rogério Stella & Beth Brait - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):58-88.
    RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva, sígnica, cultural ou artística. Os resultados demonstram quatro tipos de contextos: o contexto do enunciado na comunicação discursiva cujas fronteiras são locutor e interlocutor; o contexto único (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    Todos os caminhos levam a Cedamusa: o antimodernismo pós-moderno de Padre∕Dom Rifan na constituição do neotradicionalismo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.Paulo Victor Zaquieu-Higino - forthcoming - Horizonte:875.
    Atualmente, observa-se o crescimento do número de adeptos às vertentes conservadoras de movimentos políticos e religiosos no cenário brasileiro e mundial. No catolicismo, destacam-se os chamados tradicionalistas, representantes da ala ultraconservadora da Igreja. Os “tradicionalistas de Campos”, em específico, encontram-se divididos entre as ideias apologéticas do Concílio de Trento, as exigências da sociedade moderna e a reforma proposta pelo Vaticano II, necessitando desenvolver adaptação do seu modo de comunicar seu ideal antimodernista, sem romper sua identidade idealizada. Nesse contexto, é produzida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Narrativas de estudantes de comunidades tradicionais no ensino superior.Paulo Alberto Sobral de Moraes - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1996-2019.
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca conhecer saberes e práticas de estudantes indígenas e quilombolas em uma universidade brasileira por meio da análise de narrativas na perspectiva fenomenológica-hermenêutica. Dois aspectos centrais foram identificados em seus relatos: diferenças entre modelos vivenciados na educação básica e no ensino superior; preconceitos sofridos por serem quilombolas ou indígenas. As histórias dos/as estudantes remetem a situações vividas individualmente durante o processo de formação e/ou a situações que dizem respeito a um grupo, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  83
    A correspondência entre Espinosa e Burgh.Paulo Vieira Neto - 2000 - Discurso 31:463-496.
    O artigo procura analisar a correspondência entre Espinosa e A. Burgh, um recém-convertido ao catolicismo. Além de alguns aspectos teóricos da correspondência, são tratados os argumentos que Burgh apresenta em favor da autoridade dos artigos de fé e da Igreja, e da necessidade de conversão religiosa de Espinosa, contrapostos aos argumentos racionais baseados no que Espinosa chama de "minha filosofia” ( mea philosophia ).
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba).Paulo de Tássio Borges Silva - 2022 - Odeere 7 (3):07-24.
    O presente texto faz parte de reflexões com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, na proposição de diálogos sobre Currículo, Cultura, Diferença, Educação Escolar Indígena e Revitalização Linguística. Os diálogos aqui apresentados fazem parte de extratos da tese de doutorado em educação, intitulada Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em pesquisas realizadas no Programa de Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas do Museu Nacional da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena.Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo & José Carlos Batista Magalhães - 2022 - Odeere 7 (3):122-139.
    A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo criado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  86
    Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel.Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo de Oliveira Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri & Paulo Roberto Konzen - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):251-258.
    Dados da tradução brasileira de HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et alli. Apresentações de Denis Lerrer Rosenfield e de Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Prolegômenos.Paulo de Tarso Menegon - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):54-70.
    Nossa pesquisa, em três momentos, tem o objetivo de acompanhar a virada noética da lógica a partir do parágrafo 67 dos Prolegômenos quando Husserl buscará fundamentar a estrutura subjetiva e a lógica pura enquanto condição de possibilidade de conhecimento e, assim separar os domínios lógicos dos domínios psicológicos do conhecimento. Num segundo momento, tentaremos elucidar como essas demarcações são possíveis a partir da lógica em vista da passagem à possibilidade subjetiva em geral do conhecimento a qual o filósofo nomeou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    O Sumo Bem e a relação moralidade e felicidade na Crítica da Razão Pura de Kant.Paulo César Nodari - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):125-153.
    Esse artigo tem como propósito mostrar que a moralidade e a felicidade são dois elementos do Sumo Bem. Buscar-se-á, então, em primeiro lugar, elucidar a tese de que o Sumo Bem é o objeto da razão prática pura; em seguida, explicitar-se-á a importância da distinção entre saber e acreditar, salientando, portando, que esta distinção é muito importante para a compreensão dos postulados da razão prática pura, ou seja, para a compreensão dos limites da razão em seu âmbito, especulativo e prático. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    O ato moral segundo Tomás de Aquino.Paulo Martines - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):249-264.
    Resumo: Ao considerar as ações que são propriamente humanas, as quais pertencem ao homem enquanto homem, Tomás de Aquino destaca aquelas ações que procedem da vontade deliberada e que visam a um determinado fim, uma orientação que será caracterizada como algo inscrito no próprio ser da criatura e acompanhada de certo conhecimento. Este artigo almeja estudar a constituição do ato moral para Tomás, fazendo ressaltar não apenas a centralidade da vontade na constituição desse ato, mas também certos assuntos pertinentes à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Rumor, Lei e Elegia: considerações sobre Propércio 2.7.Paulo Martins - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 15:43-58.
    Este artigo observa relações entre a ficção das personae poeticae e realidade histórica em Propércio 2.7. Além de seu valor poético, esta elegia de Propércio nos indica precisamente a fronteira entre realidade e ficção em que a elegia romana está situada. De um lado, observamos o aspecto ficcional de suas personae, de outro lado, podemos vislumbrar aspectos referenciais da sociedade romana do período. Entretanto, as personae podem estar impregnadas de características reais, já que não podemos negar a existência histórica de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):51-70.
    No presente artigo procuramos recuperar a reflexão de Karl Marx e Friedrich Engels acerca do movimento dos trabalhadores estado-unidense do seu tempo, sobretudo no que ao papel dos socialistas dirá respeito. É nosso entendimento que esta reflexão contribui, apesar de pouco explorada, para a compreensão da conceção de ambos – a conceção materialista da história –, não porque tenha contribuído para a sua elaboração mais acabada, mas por via do exercício que os autores fizeram desta quando analisaram o que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    DESCARTES: os quatro preceitos do Discurso do Método.Paulo R. R. Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):365-369.
    SÍNTESE - Descartes ao compor o seu Discurso do Método nos apresenta os quatro preceitos do método que é o modo de bem conduzir a razão. Estes quatro preceitos, a evidência, a divisão, a condução em ordem dos pensamentos do simples ao complexo e por fim fazer as enumerações completas e revisões, são capazes, como instrumento, de levar seu espirita à conquista da verdade. Pois são regras fáceis que tomam impossível tomar o falso por verdadeiro. E são exatamente quatro porque (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  31
    Thomas Kuhn’s Philosophy of Language.Paulo Pirozelli - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):345-372.
    Thomas Kuhn is mostly known for his contributions to the philosophy of science. However, it was chiefly to investigations in philosophy of language that he dedicated the last part of his career. The aim of this paper is to present a systematic view of Kuhn’s main ideas on this subject. I start by describing his theory of concept, in particular what he says about kind terms. Such terms, acquired in blocks that form contrast sets or “taxonomies,” are learned through ostensible (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  14
    As gravuras impressas na Academia dos Humildes e Ignorantes.Paulo A. Fonseca - 2005 - Cultura:127-150.
    As gravuras impressas no periódico setecentista Academia dos Humildes e Ignorantes são, neste estudo, fonte para procurar saber quem eram os seus impressores, quantas edições se podem localizar desta obra e qual era o acolhimento por parte do público. As gravuras, sendo um elemento informativo que passa normalmente despercebido, permitem conhecer melhor o próprio periódico onde são publicadas e, assim, perceber o modo como se afirma esse género novo que era o das publicações periódicas de conteúdo cultural e informativo e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    A dialogação: a práxis do diálogo inter-religioso no paradigma ecológico.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2003 - Horizonte 2 (3):55-72.
    O artigo procura responder a um dos grandes desafios teológicos da atualidade: o diálogo inter-religioso. Trabalha a dimensão da práxis do diálogo, especialmente, no pensamento de Leonardo Boff, identificado a partir de 1992 em um novo paradigma - o paradigma ecológico. A dialogação (como práxis dialogal) é pensada num grande encontro teoantropocósmico, articulando Deus, Ser humano e Natureza. Três momentos compõem essa práxis dialógica: dialogação mística ou espiritual; dialogação fraterna; e a ética da vida. Não são três momentos separados. Articulam-se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Globalização e as teologias da Libertação e do Pluralismo Religioso.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2006 - Horizonte 5 (9):54-79.
    A “globalização” é um fenômeno desafiante. É um conceito que apresenta diversas significações e utilizações. Há certa imprecisão conceitual sobre a “globalização”, especialmente no campo teológico, encontrando-se outras categorias que também são utilizadas com a intenção de representá-la: “mundialização” e “internacionalização”. A complexidade dessas realidades faz surgir ainda conceitos como "globalidade” e “globalismo”. Como compreender esses fenômenos, suas dimensões e todas essas terminologias? E como alguns teólogos têm se apropriado dessa realidade? Este artigo discute e define esses diversos conceitos, amparando-se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  30
    Crítica da linguagem e misticismo no Tractatus.Paulo Roberto Margutti Pinto - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):497 - 518.
    Com base numa contextualização do Tractatus, opresente texto oferece uma conjetura a respeito dafilosofia subjacente a esta obra. Isto permite articular a crítica da linguagem com o misticismo, numa interpretação de conjunto do pensamento do jovem Wittgenstein. Procura-se mostrar que o Tractatus pode ser entendido coma uma obra de iniciação a um misticismo silencioso, envolvendo não só uma escada lógica, mas também uma escada ética. No final, os resultados desta interpretação são utilizados numa análise que revela a peculiaridade e a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais ocupam uma posição (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    A teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A teoria republicana da justiça representa a compreensão que os indivíduos, para não serem dominados na vida social e pública, necessitam da estrutura organizacional do Estado democrático de direito para realizarem os seus projetos de vida. A questão da justiça está centrada na implementação social do ideal de liberdade como não-dominação. Ela se refere às relações sociais fundadas sob o princípio da igualdade de tratamento e oportunidades. A teoria política de Philip Pettit propõe a aplicação do teste do globo ocular (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. OVÍDIO (2011) Amores e Arte de Amar. Tradução de Carlos Ascendo André, prefácio e apêndice de Peter Green. São Paulo, Penguin/Cia das Letras, 560 p. [REVIEW]Pedro Paulo A. Funari - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:159-160.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    Pedagogía de la contradicción: Paulo Freire: nuevos planteamientos en educación de adultos: estudio actualizado y entrevista con Paulo Freire.Antonio Monclús & Paulo Freire - 1988 - Barcelona: Anthropos Editorial del Hombre. Edited by Paulo Freire & Ettore Gelpi.
    Algunos temas que contiene: Pedagogía de la contradicción. El significado didáctico y latinoamericano de Freire Interpretación temática La educación de adultos como un análisis educativo Teórico Practico Metodología educativa y liberación Reflexión educativa y cambio social La educación del adulto y la transformación cultural de los pueblos Educación popular: los últimos escritos, "los libros hablados" Entrevista Paulo Freire - Antonio Monclus (Sao Paulo, 16-18 de Abril de 1987) Educación de adultos - Educación popular: Aproximaciones teóricas Análisis político de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Cálculo e medida na transição de o nascimento da tragédia para Humano, demasiado humano: as paixões como questão.Paulo Cesar Jakimiu Sabino - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):174-189.
    O presente artigo discute as noções de cálculo e medida na obra de Nietzsche, mais especificamente na transição do seu período inicial para o período intermediário. Com isso, nossa intenção é explicitar como tais noções que soam tão pouco dionisíacas – e consequentemente, nietzschianas – podem fazer parte do conjunto da obra de Nietzsche e, mais ainda, serem essenciais para a compreensão de seu pensamento. Para que esse objetivo fosse alcançado, foram necessários os desdobramentos de conceitos como paixões e criação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Hume e a epistemologia.João Paulo Monteiro - 2009 - [Lisbon, Portugal]: Impr. Nacional-Casa da Moeda.
    O caráter polêmico e a relevância da obra de David Hume são indisputáveis. Neste livro, discute-se a visão do filósofo sobre a teoria do conhecimento e da ciência, além de tópicos mais particulares, mas nem por isso menos cruciais, como sua crítica ao finalismo, sua relevância para a leitura de Freud e a tese humeana, retomada por Quine, da continuidade entre conhecimento comum e teórico.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  39.  19
    Examining the relationship of C. S. Peirce’s semiotic and D. Winnicott’s transitional phenomena and playing.Paulo Duarte Guimarães Filho - 2017 - Cognitio 18 (1):69.
    Inicialmente, considera-se como as possibilidades de relações entre a psicanálise e a filosofia de Peirce têm sido objeto de trabalhos de filósofos e psicanalistas. São destacadas as noções de Winnicott sobre os objetos e fenômenos transicionais e o brincar, como uma área de particular interesse para o estudo dessas relações, dadas suas ligações com a filosofia de Peirce. É, então, indicado como Winnicott faz referência às relações da simbolização com os objetos e fenômenos transicionais e indica como um “full understanding” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    CONSELHO PROFISSIONAL DE ARQUIVOLOGIA : percepção dos arquivistas sobre a sua criação.Natanael Vitor Sobral & Paulo Roberto Meireles da Silva Lessa - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):157-177.
    Buscou analisar as percepções dos profissionais arquivistas sobre a elaboração de um Conselho Profissional de Arquivologia em âmbito nacional. Sobre os procedimentos metodológicos, distinguem-se as seguintes etapas: 1) Levantamento de literaturas bibliográficas; 2) Pesquisa documental sobre os Conselhos de Classe; 3) Desenvolvimento e aplicação de um questionário com o propósito de conhecer as percepções dos Arquivistas acerca do assunto. Após os envios eletrônicos, obtiveram-se 43 questionários respondidos; 4) Análise das informações obtidas no questionário. Enquanto principais resultados, percebeu-se, que: 95,3% dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Aspectos Éticos e Bioéticos Em Cuidados Paliativos.Alberto Paulo Neto & José Eduardo de Siqueira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):579.
    Resumo: Os cuidados paliativos representam a escolha compartilhada, entre o profissional de saúde e o paciente, com a finalidade de preservar a dignidade do paciente quando a terapia medicamentosa e as intervenções cirúrgicas não são benéficas ao tratamento de saúde. Essa perspectiva de acompanhamento médico resgata o cuidado ético de atenção e valorização da biografia da pessoa. O aspecto ético, a partir da ética do cuidado e da ética deontológica, reflete na relação entre os profissionais de saúde e o paciente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  26
    Mal-estar na modernidade: ensaios.Sérgio Paulo Rouanet - 1993 - São Paulo, SP: Companhia Das Letras.
    Em As razões do Iluminismo, Sergio Paulo Rouanet refletiu sobre as tendências irracionalistas no Brasil e no mundo, e tentou opor a essas tendências um Iluminismo reformulado. Neste novo livro, dá um conteúdo conceitual mais preciso à idéia iluminista, a partir do funcionamento, em três configurações históricas - a Ilustração, o liberalismo e o socialismo -, dos momentos constitutivos do Iluminismo, que para Rouanet são a universalidade, a individualização e a autonomia.O autor explora sob vários ângulos esse tema, em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  43.  19
    Desacordo quanto aos critérios justos de igualdade e o papel da teoria política em um Estado Democrático de Direito: um contraste entre as posições de Dworkin, Sen e Rawls. [REVIEW]Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):333-347.
    As questões de justiça não dizem respeito apenas à determinação dos critérios de igualdade que devem orientar as regras jurídicas, mas também afetam a própria legitimidade da escolha desses critérios. Em virtude das experiências trágicas vividas no século XX e da impossibilidade de estabelecer um mecanismo perfeito de escolha social, o debate recente sobre os critérios justos de igualdade deve ser contextualizado em uma discussão mais ampla que envolva também questões atinentes à legitimidade política e à estabilidade dos regimes democráticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Perspectives toward brain death diagnosis and management of the potential organ donor.João Paulo Victorino, Karina Dal Sasso Mendes, Úrsula Marcondes Westin, Jennifer Tatisa Jubileu Magro, Carlos Alexandre Curylofo Corsi & Carla Aparecida Arena Ventura - 2019 - Nursing Ethics 26 (6):1886-1896.
    Background: Organ donation and transplantation represent one of the most important scientific advances over the last decades. Due to the complexity of these procedures and related ethical–legal aspects, however, there are a lot of doubts and uncertainty about the brain death diagnosis and the maintenance of potential organ donor. Aim: To identify and discuss the different meanings and experiences of registered nurses and physicians from an adult intensive care unit in relation to the diagnosis of brain death and the maintenance (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    O filósofo, o sensível e o inteligível no Fédon.João Paulo Miranda - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):115-122.
    O escopo deste trabalho é abordar o percurso ético-cognitivo necessário para a efetivação do papel do filósofo presente no Fédon, um dos diálogos mais famosos de Platão, levando em consideração novas concepções decorrentes de um já conhecido embate hermenêutico proveniente do altíssimo quilate literário do texto referido. Na presente abordagem, o sensível não ocupa um local pejorativamente secundário e diminuto, constituído de cópias imperfeitas e fonte de enganos, passando, com isso, a exercer uma função de relevância fundamental na construção da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido como “consciência (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    LACKEY, Jennifer. The Epistemology of Groups. Oxford: Oxford University Press, 2021. 224 p.Luiz Paulo Da Cas Cichoski - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:213-217.
    A obra The Epistemology of Groups de Jennifer Lackey apresenta uma posição singular, não tão comumente defendida, no campo da Epistemologia Coletiva. Característico da posição da autora em outros temas (onde o aspecto crítico, a argumentação negativa, é sempre muito saliente), a posição defendida se estrutura a partir de um meio-termo entre as posições consolidadas na literatura. O campo da Epistemologia Coletiva é dividido por abordagens individualistas e coletivistas. Individualistas argumentam que uma análise restrita às propriedades dos indivíduos que compõem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  42
    Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. [REVIEW]Julio Paulo Tavares Zabatiero - 2010 - Horizonte 8 (16):12-32.
    Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a tecer críticas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Apresentação do Dossiê.Celeste Ciccarone, Paulo de Tássio Borges Da Silva & Witembergue Gomes Zaparoli - 2018 - Odeere 3 (5):1.
    Não há dúvidas de que o caminho da descolonização é a eclosão do múltiplo em suas emergências de autorias, saberes, estratégias de luta. Ao revelar as fissuras nos mecanismos cristalizados de dominação, da invenção do outro subalterno, são acionadas reapropriações heterogêneas dos legados coloniais. Os movimentos de resistência reterritorializam a memória em disputa, desvendam a relação intrínseca entre memória e território e proporcionam leituras não hegemônicas das histórias e imaginários coloniais; recompõem trajetórias e reconfiguram nas narrativas e ritualidades as relações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  63
    On the "abstract" character of deliberative democracy.Luiz Paulo Rouanet - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):177-194.
    O presente texto propõe-se discutir o suposto caráter abstrato da chamada democracia deliberativa, tomando como base a ética discursiva e a teoria da ação comunicativa. Se, por um lado, a democracia deliberativa não pretende ser mais que um modelo teórico para orientar as discussões em torno da democracia, por outro, alguns de seus enunciados podem e são efetivamente incorporados à prática política das sociedades democráticas contemporâneas. A questão aqui é saber o quanto de concreto e propositivo se pode encontrar especialmente (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 996