Results for 'Shirley O. A. Lima'

1000+ found
Order:
  1.  16
    A Population-Based Study of Inter-Generational Attitudes Towards Consanguineous Marriages in North-Eastern Brazil.Shirley O. A. Lima, Allysson A. Farias, Victor A. Albino, Yanna K. Marques-Alves, Ricardo Olinda, Tais A. Santos-Silva, Leandro U. Alves, Mayana Zatz & Silvana Santos - 2019 - Journal of Biosocial Science 51 (5):683-697.
    The aim of this cross-sectional study was to investigate beliefs, attitudes and reproductive behaviours in relation to consanguinity in a population living in the backlands of north-eastern Brazil. Data were collected by face-to-face interview from 147 high school students aged 13–20 years and from 532 elderly individuals aged 60 years and over from Brejo dos Santos in the state of Paraíba in 2017. The frequency of consanguineous marriage was found to have increased over the generations, being 15.9% in the parents (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  45
    Oscilações entre o Reducionismo e o Fisicalismo Não-Redutivo no Naturalismo Biológico de John Searle.T. A. Prata & M. M. De Lima Filho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    O reconhecimento E o consenso éticos como caminho para a formação de Uma comunidade ética em Henrique cláudio de Lima vaz.Caroline Ferreira Fernandes - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):20-33.
    Este artigo tem como objetivo fundamental analisar a categoria de reconhecimento e a possível formação de uma comunidade ética. Para isso, analisaremos os principais textos que lidam com o tema do autor contemporâneo Henrique Cláudio de Lima Vaz. O artigo será dividido dialeticamente em três partes. A primeira parte evidenciará o problema da formação de uma comunidade ética como a questão central do nosso tempo. A segunda parte abordará as categorias de intersubjetividade e de reconhecimento como dimensões antropológicas do (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação.João José Rodrigues Lima de Almeida - 2006 - Natureza Humana 8 (1):87-132.
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  56
    Flexibility in Embodied Language Processing: Context Effects in Lexical Access.Wessel O. Dam, Inti A. Brazil, Harold Bekkering & Shirley‐Ann Rueschemeyer - 2014 - Topics in Cognitive Science 6 (3):407-424.
    According to embodied theories of language (ETLs), word meaning relies on sensorimotor brain areas, generally dedicated to acting and perceiving in the real world. More specifically, words denoting actions are postulated to make use of neural motor areas, while words denoting visual properties draw on the resources of visual brain areas. Therefore, there is a direct correspondence between word meaning and the experience a listener has had with a word's referent on the brain level. Behavioral and neuroimaging studies have provided (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6. O Desenvolvimento Exaustivo da Ciência E da Técnica Enquanto Motivação Para O Esvaziamento Ético Contemporâneo: Uma Análise À Luz de Jürgen Habermas E Hans Jonas/the Development of Science and Technique as Reason for the Contemporary Ethical Emptying.Francisco Vale Lima - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):91-101.
    Trata de uma leitura do papel da tecnociência no que tange ao esvaziamento ético com o qual nos deparamos. Para tanto, vale-se das abordagens feitas por Jürgen Habermas e Hans Jonas. Neste sentido, opera com alguns conceitos fundamentais de ambos os teóricos, no que se refere ao tema posto. Do primeiro filósofo refletir-se-á acerca do esvaziamento dos significados do mundo da vida face ao caráter instrumentalizador que a razão assumiu após o iluminismo. Do segundo, analisar-se-á o vácuo ético operante diante (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    A A Justiça E o Problema da Obediência a Uma Lei Injusta – Uma Análise Comparativa Das Teorias de Rawls E Dworkin.Andrei Ferreira de Araújo Lima & Thadeu Weber - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38017.
    A possibilidade de se tolerar um desobediente civil é parte integrante, para muitos autores, do próprio conceito de Estado Democrático de Direito. Porém, a fundamentação e os limites da referida desobediência é matéria controversa, mormente quanto à possibilidade de infringir uma lei com fulcro na objeção de consciência. A discussão central, portanto, permeia a incorporação ou não da objeção de consciência como um fundamento válido para a desobediência civil. Percebe-se, a partir deste debate, que questões morais e legais poderão entrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    A relev'ncia das emoções nos processos decisórios e o mito da racionalidade pura a partir da neurociência de António Damásio.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2014 - Intuitio 7 (2):236-247.
    O artigo objetiva demonstrar a relevância e a influência das emoções nos processos decisórios e, consequentemente, criticar a ideia de racionalidade pura difundida ao longo do pensamento filosófico ocidental. Para isso, tomará como base precípua a proposta neurocientífica de Damásio, especificamente, a partir do livro O erro de Descartes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    A sentença roubada: o Sêneca de Poe.Paulo Butti de Lima - 2011 - Discurso 41 (41):141-184.
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    O “Corpo” E a Crítica À Modernidade No Pensamento de Friedrich Nietzsche.Márcio José S. Lima - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):110-119.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem daquilo que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entende por “Corpo”. A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo particular de percepção, capaz de perceber vida em seu próprio processo de constituição. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    O Problema da Técnica E a Urgência Do Mistério.Lisandra C. De Araújo Lima Teixeira - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):127.
    O artigo propõe analisar o problema da técnica moderna trabalhada pelo filósofo alemão Martin Heidegger em sua crítica a modernidade e à metafísica, elencando a questão da verdade, não metafísica, para Heidegger: alétheia. A questão da técnica nos leva a problemática de sua própria essência ge-stell, interpelação, o mundo, o ser humano e a natureza são forçados a se mostrarem como reservas, estoques, de acordo com sua demanda meramente econômica, científica, comercial, o próprio ser em sua essência é esquecido. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    Flexibility in Embodied Language Processing: Context Effects in Lexical Access.Wessel O. van Dam, Inti A. Brazil, Harold Bekkering & Shirley-Ann Rueschemeyer - 2014 - Topics in Cognitive Science 6 (3):407-424.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  1
    A Import'ncia Do Pensamento de Nietzsche Em o Anti-Édipo Para a Formulação de Uma Economia Política Primitiva.Vladimir Moreira Lima Ribeiro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):83-97.
    Pretendo neste artigo discutir alguns usos singulares que os pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O Anti-Édipo, fazem da “segunda dissertação” da Genealogia da Moral de Friedrich Nietzsche no intuito de formular uma economia política das sociedades primitivas através do problema da dívida e da crueldade intimamente ligada. Gostaria também de minimamente apresentar como essas práticas foram essenciais para esconjurar a formação do Estado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Office O|=.Hearings Unit & Shirley A. Reardon - 2010 - Ethos: Social Education Victoria 18 (4):3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    A “Dormição da Mãe de Deus”, a Festa da Ortodoxia E a Representação Pós-Bizantina Através da Iconografia de Theophanis, o Cretense, E da Descrição de Dionísio de Furna.Fernanda Lemos de Lima - 2021 - Principia 41.
    O presente trabalho visa estudar como a representação da passagem de “A dormição da Mãe de Deus”, no contexto da ortodoxia grega por meio da comparação entre a iconografia realizada por Theophanis, o Cretense, no monastério de Stavronikita, em 1546; e do modo como o livro Interpretação da técnica de pintura bizantina, escrito entre 1730 e 1734, por Dionísio de Furna, descreve os elementos que deveriam aparecer na cena da “dormição dda Mãe de Deus”. Tal estudo comparativo visa observar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    O cemitério como espaço devocional: um estudo sobre a devoção a Irmã Benigna (The cemetery as devotional space: a study about the devotion to sister Benigna).Ilza Mara Lima - 2013 - Horizonte 11 (29):381-402.
    Este artigo pretende analisar os cemitérios como espaço de múltiplas devoções, dentre elas as devoções marginais: as diversas formas com as quais as pessoas cultuam seus mortos, através de seus túmulos. As devoções que são manifestadas perante esses túmulos dentro dos cemitérios demonstram esta prática de fé, que se denomina de devoção marginal. Pessoas comuns que após a morte, ganham a veneração de fieis que lhe pedem a interseção junto ao sagrado, são cultuadas como milagreiras. Após o pedido realizado, o (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A prevenção como meio de efetivar O direito fundamental à saúde.Bartolomeu Fagundes de Lima Filho & Sérgio Roberto de Lima Silva - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    A PREVENÇÃO COMO MEIO DE EFETIVAR O DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    O conceito de direito em Kant e Habermas: da fundamentação moral à legitimidade discursiva.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2015 - Peri 7 (1):293-313.
    This paper revisits the Kantian concept of law, observing principally its moral groundwork and then brings to the discussion the Habermas’ concept of law, culminating in some appreciations on the content and validity of the critique of Habermas to Kant, namely, the hypothesis of a dilution of Kantian law in the moral. For Habermas, the law is an autonomous sphere and should not be based on moral a priori, but must perforce draw support in the ethics of discourse and in (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  3
    A teologia imaginativa de C. S. Lewis: um estudo a partir de O sobrinho do mago e A última batalha.Evane Adegundes Soares Lima - forthcoming - Horizonte:1407.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O Direito de Guerra e a Legitimidade da Guerra Justa segundo Alberico Gentili.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Opinião Filosófica 3 (2).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Araújo de Oliveira, Manfredo A. (ed.).Manfredo A. Araújo de Oliveira, Cremaschi Sergio, Helder Buenos Aires de Carvalho, Zeljko Loparic, Pergentino S. Pivatto, Maria Cecilia Maringoni de Carvalho, Terence Kennedy, Sonia T. Felipe, F. Javier Herrero, Oswaldo Junior Giacoia & Oswaldo Cirne-Lima - 2000 - Petropolis: Editora Vozes.
    Escritos por onze renomados filósofos os ensaios pretendem, de forma acessível e didática, explicitar as principais tendências e perspectivas da reflexão ética contemporânea. Indicado a estudantes e docentes de filosofia ética, teologia, sociologia e interessados em geral. -/- Prefàcio 1.Tendencias neoaristotelicas na etica atual - Sergio Cremaschi 2. Alasdair MacIntyre e o retorno as tradicoes morais de pesquisa racional - Helder Buenos Aires de Carvalho 3. Etica da finitude - Zeljko Loparic 4. Por uma etica ilustrada e progressista: uma defesa (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    O pensamento de Gramsci, o ideário de inclusão social e educacional, e a formação do professor.Lana Ferreira de Lima - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 354.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O Experimento de Pensamento do Quarto Chinês: a Crítica de John s earle à Inteligência Artificial Forte.Maxwell Morais de Lima Filho - 2010 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 3.
    RESUMO : Será que um dia serão desenvolvidos computadores digitais capazes de pensar de modo similar ao nosso? Ou será que, independentemente da tecnologia, os computadores digitais estarão sempre limitados a manipularem dados sem compreendê-los? Neste trabalho, apresentarei duas concepções antagônicas de Filosofia da Mente: a Inteligência Artificial Forte, que responde afirmativamente à primeira questão, e a crítica de John Searle a esta corrente, que, por sua vez, responde de maneira afi rmativa à segunda questão. Para tanto, iniciarei o artigo (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    A concepção kantiana de republicanismo e suas implicações normativas para o Estado de direito.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Guairacá 27 (1).
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A importância do conhecimento da língua grega E o seu ensino nas instituições teológicas.Luciene de Lima de Lima Oliveira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):91-98.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito de qual é a importância de se conhecer a língua original em que foi escrito o Novo Testamento e o seu ensino nas instituições teológicas.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    O Cinema Colombiano E Seu Contexto Social: Considerações Sobre a Proposta Realista de Víctor Gaviria.Naira Reinaga de Lima - 2010 - Ratio Juris 5 (10):65-75.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    A figura do asceta em "O mundo como vontade e como representação".Ângela Lima Calou - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):109.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A segunda Guerra messênia E o herói tirteano.Luciene de Lima Oliveira - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):41-48.
    Tirteu, poeta espartano de meados do século VII a.C., compôs elegias, em sua maioria, parenéticas de tom guerreiro. Assim é que o presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Segunda Guerra Messênia e da caracterização do herói tirteano. Ressalte-se que este trabalho privilegiou, principalmente, os fragmentos 10 W, 11 W e 12 W como corpus.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  58
    A consciência E o eu no projeto naturalista de Dennett.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):50-59.
    Um dos grandes problemas que se estabeleceu nas discussões filosóficas, e não somente de ordem filosófica, mas também científica, é o problema da relação mente e corpo. O problema da relação “mente e corpo” teve seu momento de maior evidência no século 17 com o filósofo francês René Descartes o qual enfatizou que o homem é ser composto de duas substâncias distintas, uma material e outra imaterial. Tal pensamento tem se tornado o centro de discussões entre dualistas e monistas. Daniel (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    A Hermenêutica Filosófica de Gadamer E Sua Contribuição Para o Cenário Educacional.José Lucas Omena Gusmão, Lana Lisiêr de Lima Palmeira & Walter Matias Lima - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):379-405.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  69
    O Lugar Das Emoções E Dos Afetos Na Ética da Responsabilidade de Hans Jonas: Um Contraste Com a Perspectiva Emotivista/the Place of Emotions and Affections in Hans Jonas's Ethics of Responsibility: A Contrast with the Emotivism Perspective.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
  32. Reflexões sobre a modernidade e o holocausto a partir de Zygmunt Bauman.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2014 - Argumentos 11 (6).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Avaliação da Atividade Ácida E Alcalina E Acúmulo de Fosfato Inorgânico Em Amostras de Cunninghamella Elegans.L. O. Franco, L. D. Albuquerque, N. P. Stamford, M. A. B. Lima & G. M. C. Takaki - 2011 - Analytica (Rio) 54:70 - 78.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O crepúsculo dos héllenes: Um conceito em crise na alexandria do tardo império Romano.Fernanda Lemos de Lima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):85-92.
    O conceito de helenismo, no contexto romano, já foi sinônimo de elevação intelectual, como se pode verificar, por exemplo, em escritos de Cícero. Entretanto, ao voltar-se o foco de percepção do termo que marca a identidade grega na fase tardia do período Clássico, percebe-se como tal conceito sofre uma transformação no seu significado e, por conseguinte, em seu valor positivo. Essa transformação traduz não apenas a revalorização do conceito de héllenes ándres, mas, sobretudo, denuncia uma ligação entre o conceito em (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  56
    O projeto de uma memória freudiana: uma análise acerca da constituição dessa noção nos primórdios da psicanálise.Maria Celina Lima Peixoto & Débora Passos de Oliveira - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):257-275.
    O presente trabalho versa sobre a constituição da noção de memória na teoria freudiana. Para tanto, utilizamos, de modo primordial, as elaborações desenvolvidas no Projeto para uma psicologia científica. Objetivamos ressaltar que Freud subverte a problemática acerca do conceito de memória, concedendo a essa ideia um caráter criativo que se diferencia da simples representação de um objeto contido na realidade material. Em Freud, a memória excede o que se compreende comumente como evocação, ou seja, a lembrança não se restringe à (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O Paradigma Estético de Félix Guattari.Vladimir Moreira Lima Ribeiro - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):1-24.
    O objetivo deste texto é o de abordar a singularidade daquilo que o pensador Félix Guattari chamou de “paradigma estético”. Por vezes também chamado de paradigma ético-estético ou político-estético, este paradigma tem a pretensão de funcionar como uma proposição, mais que uma proposta, para suscitar nas mais diversas áreas, campos e práticas a problemática da criação ética e da recriação política, ambas, indissociáveis. Assim, cabe investigar o que se entende por “estética”, o que é a arte e quem é o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience.Sandrelena da Silva Monteiro & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):51-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esforço intelectual, esforço de atenção, esforço de recordação ou de atualização, esforço de contração ou de retenção, esforço criador, esforço de vontade, estes são alguns usos encontrados para a ideia de esforço ao longo da obra de Henri Bergson. Conhecer estes usos e suas implicações no âmbito da ação docente constitui o objetivo primeiro deste trabalho. As ações cotidianas exigem (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    O acerto de contas de Diderot com o ceticismo.Paulo Jonas de Lima Piva - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):79-95.
    : Este artigo é o segundo de uma tríade que trata do diálogo, mais precisamente do envolvimento, entre a filosofia de Denis Diderot e o ceticismo. O primeiro artigo, intitulado “O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos”, foi publicado na revista Dois Pontos, em sua edição dedicada ao tema do ceticismo (cf. PIVA, 2007), e limitou-se a uma análise minuciosa do problema da postura cética nos Pensamentos filosóficos, de 1746. O presente artigo, por seu turno, examina duas questões fundamentais, (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    O Conceito de Compreensão Em Bakhtin E o Círculo: Reflexões Para Pensar o Processo Educativo.Guilherme da Silva Lima - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):297-317.
    RESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência // Piltdown man and organized skepticism in science.Guilherme Brambatti Guzzo & Valderez Marina do Rosário Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020038.
    Em 1912, um conjunto de fragmentos de crânio, mandíbula e dentes foi apresentado na Inglaterra como pertencente a um ancestral do Homo sapiens. A nova espécie, batizada de Eoanthropus dawsoni – o “Homem de Piltdown” –, foi tratada como uma das descobertas mais extraordinárias da antropologia até então: finalmente, um hominídeo havia sido encontrado em solo inglês, e seu status era ainda maior por ser uma espécie da qual a nossa teria supostamente se originado. Quatro décadas depois, no entanto, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    O Fim da Filosofia Na Modernidade Com o Surgimento da Hermenêutica Heideggeriana/The End of Philosophy in Modernity with the Rise of Heideggerian Hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Roberto Carvalho da Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):113.
    Para Heidegger, a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  45
    O casamento de Jesus: enredo do Antigo Testamento na construção da narrativa de João 4 (The marriage of Jesus. Plot of the Old Testament in the construction of the narrative in John 4) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p130. [REVIEW]Anderson de Oliveira Lima - 2010 - Horizonte 8 (19):130-143.
    Neste artigo, nossa tarefa será estudar a estratégia literária usada na composição da narrativa do encontro de Jesus com a mulher samaritana, famosa passagem do quarto capítulo do evangelho de João. Defenderemos a hipótese de que o autor fez, para a construção desta narrativa sobre Jesus, uso de um enredo arquétipo, uma cena-padrão do Antigo Testamento que era usada todas as vezes que se pretendia contar uma história de casamento. Veremos os elementos que constituem tal enredo padrão e alguns exemplos (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    O conceito de tradição na hermenêutica filosófica de Gadamer.Luciano Lima Maquiné Santiago & Luis Uribe Miranda - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):43-61.
    Gadamer resgata o valor da tradição e explicita o desprezo feito pela Aufklärung a mesma. A questão da reabilitação da tradição enquanto fundamental para a compreensão é o que está em questão neste artigo. Um dos problemas a ser analisado é se há incompatibilidade entre razão e tradição, e se não há de que forma podemos buscar resgatar o valor da tradição como algo fundamental para a compreensão de como se dá o processo do entendimento humano. É, portanto, uma análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    O Nietzsche de Habermas: Uma Breve Consideração Acerca Do Quarto Capítulo de “O Discurso Filosófico da Modernidade”.Márcio José S. Lima - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):226-238.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar o pensamento de Friedrich Nietzsche como ponto de inflexão na entrada da pós-modernidade segundo a análise apresentada por Jürgen Habermas no quarto capítulo de sua obra “O discurso filosófico da modernidade”. De acordo com o texto, Habermas discute os aspectos estruturantes do pensamento moderno colocando a filosofia nietzschiana como uma espécie de ruptura entre o moderno e o pós-moderno, mostrando sua crítica à modernidade e suas relações com o romantismo alemão. Neste contexto, tentaremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos.Paulo Piva Lima Piva - 2007 - Doispontos 4 (2).
    Normal 0 21 Este artigo trata da presença, da interpretação e do diálogo com o ceticismo na primeira fase do pensamento de Denis Diderot, em particular nos seus Pensamentos Filosóficos , palco de uma crise metafísica e religiosa que antecedeu a formulação do seu materialismo ateu.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    O Colégio de Aplicação da Ufrgs e suas precursoras: memórias apagadas // The Ufrgs School of Application and its precursors: memories deleted.Doris Bittencourt Almeida & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):141-163.
    Neste estudo, busca-se historicizar os primeiros tempos do Colégio de Aplicação, importante espaço educativo em Porto Alegre/RS, Brasil, considerando seus entrelaçamentos às Faculdades de Filosofia e de Educação, valorizando o papel de Graciema Pachedo e Isolda Holmer Paes, professoras idealizadoras da instituição na década de 1950. A produção de memórias de instituições de ensino permite que se teçam interconexões entre as diferentes histórias vividas pelos sujeitos em termos políticos, sociais e educacionais, fomentando assim reflexões sobre as condições materiais nas quais (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A Randomized Controlled Trial of a Positive Family Holistic Health Intervention for Probationers in Hong Kong: A Mixed-Method Study.Agnes Y.-K. Lai, Shirley M.-M. Sit, Carol Thomas, George O.-C. Cheung, Alice Wan, Sophia S.-C. Chan & Tai-Hing Lam - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    Introduction: Probationers, offenders with less serious and non-violent offences, and under statutory supervision, have low levels of self-esteem and physical health, and high level of family conflict, and poorer quality of family relationships. This study examined the effectiveness of the existing probation service and the additional use of a positive family holistic health intervention to enhance physical, psychological, and family well-being in probationers and relationships with probation officers.Methods: Probationers under the care of the Hong Kong Social Welfare Department were randomized (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  57
    Oscilações entre o reducionismo e o fisicalismo não-redutivo no naturalismo biológico de John Searle.Tárik de Athayde Prata & Maxwell Morais de Lima Filho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):195-218.
    O artigo examina a concepção de Searle sobre a redução da consciência (em especial a sua teoria acerca de seus poderes causais), que se mostra obscura e incoerente. Porém, essa incoerência não é inevitável, pois o naturalismo biológico possui elementos que permitiriam a articulação de uma teoria mais clara a respeito das capacidades causais. O exame da teoria de Pereboom e Kornblith possibilita entender por que a afirmação de identidade das capacidades causais leva a um reducionismo. Essa teoria aponta um (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano.José Edmar Lima Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):59-84.
    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant, de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000