Results for 'Sociologia. Ensino de sociologia. Sociologia escolar pública'

1000+ found
Order:
  1. Tecendo redes E construindo conhecimentos: Caminhos para O ensino de sociologia na educação básica.Rogerio Mendes de Lima & Fátima Ivone de Oliveira Ferreira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):165-182.
    Este artigo discute o papel da Sociologia na escola básica brasileira, que a despeito do arcabouço científico construído em sua trajetória, ainda consolida o seu espaço enquanto disciplina escolar. Nos últimos anos, com a obrigatoriedade da presença da Sociologia nos currículos escolares, novos desafios vêm sendo enfrentados pela disciplina. Um deles é fazer da Sociologia uma ferramenta para que os estudantes e a comunidade escolar possam ter um papel ativo no debate e na construção da (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Estabelecendo os Marcos da história da sociologia como disciplinas escolar. Entrevista com Celso de souza Machado.Anita Handfas & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):223-237.
    Celso de Souza Machado publicou, em 1987, um artigo intitulado “O ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar”, escrito quando ainda era aluno do curso de graduação em Ciências Sociais da USP. Esse artigo se tornou referência na área e talvez seja a primeira iniciativa de trabalho científico de que se tem conhecimento sobre o ensino de sociologia no Brasil. Nesta entrevista, o autor relembra o processo de elaboração dessa pesquisa que ganhou projeção por (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O ensino de sociologia em debate: Entrevista com amaury cézar Moraes.Amurabi Oliveira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):239-252.
    O Ensino de Sociologia tem se tornado um tema cada vez mais discutido amplamente no campo das Ciências Sociais e da Educação, especialmente a partir de 2008, quando a disciplina é reintroduzida no currículo escolar em nível nacional. A trajetória de Amaury Cesar de Moraes está diretamente ligada ao debate em nível nacional, uma vez que esteve envolvido nas lutas pela reintrodução da disciplina, tendo sido um dos elaboradores das Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia, publicadas em (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  36
    A matemática escolar: vozes de estudantes concluintes do Ensino Médio.Giongo Ieda Maria, Schvingel Claudia & de Oliveira Eluise Santin - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):362-379.
    Este trabalho tem o intuito de problematizar um conjunto de enunciações, acerca da matemática escolar, de um grupo de dezesseis estudantes concluintes do Ensino Médio noturno, em uma escola pública localizada no Vale do Taquari, ao sul do Brasil. Qualitativa, a investigação fez uso de entrevistas efetivadas por meio da técnica de grupo focal, tendo como aportes teóricos algumas ferramentas foucaultianas, também discutidas por seus comentadores. O material de pesquisa foi gerado em cinco sessões, com duração média (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O ensino de sociologia junto aos acadêmicos de enfermagem da universidade estadual do sudoeste da bahia: Entrelaçando conhecimento E formação profissional.Silvano da Conceição & Irma Tereza Ribeiro Mimongi - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):93-108.
    O trabalho problematiza os impactos do ensino de Sociologia junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ou seja, analisa as implicações do conhecimento sociológico para esses futuros profissionais. O enfermeiro lida com o contexto social continuamente, seja nas relações multiprofissionais, nas relações com os pacientes ou na compreensão do espaço onde está inserido. Nesse sentido, o conhecimento do campo social, cultural, político e econômico é fundamental para que o mesmo compreenda a (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Práxis pedagógica, ensino de sociologia E desenvolvimento humano: Um estudo sobre os jovens rurais em abelardo Luz (sc).Jaqueline Russczyk - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):210-219.
    A temática do estudo é o ensino de sociologia no ensino médio direcionado aos jovens do campo. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: A práxis pedagógica do ensino de sociologia está embasada no modo de vida dos jovens rurais e dos jovens rurais assentados, contribuindo para o desenvolvimento humano (capacitações)? Para responder a esta questão foram pesquisadas três escolas no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, uma escola em área urbana e duas escolas no assentamento (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A sociologia contemporânea como perspectiva para O ensino Das ciências sociais no ensino médio.Fernanda Feijó - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):149-164.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi propor um modo de trabalhar a sociologia no ensino médio através de uma de suas vertentes contemporâneas: a de Zygmunt Bauman. Tal perspectiva foi escolhida devido à complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade, que impacta fortemente as sociedades contemporâneas. A maneira como Bauman revisa a contemporaneidade pode ser um caminho profícuo para que os estudantes compreendam melhor os seus próprios dilemas na medida em que (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã.Douglas Cabral Dantas - 2004 - Horizonte 2 (4):112-124.
    O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Ensino de sociologia E as contribuições de Leontiev E Galperin para elaboração de material didático­pedagógico.Maria Valéria Barbosa & Matheus Bortoleto Rodrigues - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):35-49.
    O presente trabalho é resultado da pesquisa­ação realizado pelo grupo PIBID­ Sociologia de Marília. A pesquisa encontra­se em andamento e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades didático­pedagógicas para o ensino de Sociologia com estudantes do Ensino Médio, bem como de materias didático de apoio, baseados na teoria Histórico­Cultural, com especial ênfase em Leontiev (a partir da Teoria da Atividade). Com a perspectiva de melhor compreender os trabalhos realizados, seguem­se as análises com a utilização das contribuições (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  7
    Ensino de História E História Pública: Conhecimento Histórico E Seu Papel Social.Ronaldo Cardoso Alves - 2018 - Dialogos 22 (3):20.
    o presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre a aprendizagem histórica e sua função pública na sociedade. Partindo da premissa de que há um embate entre diferentes culturas históricas existentes na sociedade brasileira contemporânea, o texto discute a importância que a ciência histórica e seu repertório cognitivo têm para a formação do pensamento histórico, seja no âmbito acadêmico, seja no contexto da educação básica, pois fornece instrumentos de conhecimento importantes para que professores e estudantes possam refletir, autonomamente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    As Conferências Públicas no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino de Condorcet.Eduardo Antonio Jordão - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 87.
    O texto situa em seu contexto as Conferências Públicas e apresenta o seu papel no projeto de Instrução Pública e Organização do Ensino, proposto por Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet , que deu origem ao decreto sobre Instrução Pública aprovado na Assembléia Nacional da França Revolucionária em 1792. Ao final, caberá uma breve comparação entre os objetivos das Conferências Públicas dispostos por Condorcet com o recente programa Escola da Família, do governo do Estado de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus.Julia Poletto & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):15-37.
    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/ RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto presente na (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A fiscalização do executivo estadual à Luz do orçamento público E seus reflexos na conjuntura política E pedagógica da rede pública de ensino básico do Rio grande do norte.João Victor Gomes Bezerra Alencar - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    A FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO ESTADUAL À LUZ DO ORÇAMENTO PÚBLICO E SEUS REFLEXOS NA CONJUNTURA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO DO RIO GRANDE DO NORTE.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A escolha do livro didático de sociologia em Porto alegre.Luiza Helena Pereira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):133-145.
    Dando continuidade à Pesquisa sobre a Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul, examinou­se o processo de escolha do livro didático de sociologia nas escolas públicas de Porto Alegre, pois a disciplina só veio a ser contemplada pelo Ministério de Educação e Cultura ­ MEC, no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD a partir de 2011. Essa escolha gerou uma interessante investigação do ponto de vista sociológico, pois possibilita pensar a vigilância epistemológica sobre nossos (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    Ensino de História: Questão Estatal Ou Pública?Margarida Maria Dias de Oliveira - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. EDITORIAL: Dossiê sobre o Ensino de Sociologia no Brasil.Silvano da Conceição & Danilo Cesar Souza Pinto Cezar Souza Pinto - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):7-10.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    O manual escolar em educação histórica: perspetivas de alunos e professores portugueses do ensino secundário.Isabel Afonso - 2015 - Dialogos 19 (1):261-274.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Escola complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias.Roseli Maria Bergozza & Terciane Ângela Luchese - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):121-140.
    O texto tem como propósito apresentar considerações acerca de pesquisa em construção sobre a Escola Complementar Duque de Caxias.Essas informações se referem especialmente à cultura escolar instituída e instituinte, na primeira instituição pública para formação de professores primários, instalada em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Entre as principais fontes consultadas estão documentos produzidos pela própria instituição, relatórios oficiais enviados à Diretoria Geral da Instrução Pública, relatórios de presidentes do estado e acervo do Arquivo Histórico Municipal (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  84
    A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina (PI).Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 91.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências.Marcelo Pinheiro Cigales - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):273-279.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A construção E implantação dos cursos de licenciatura em sociologia na universidade federal de santa Maria.Ceres Karam Brum, Fátima Perurena & Rúbia Machado - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):51-73.
    Neste texto objetivamos historiar o processo de construção e implantação dos cursos de Licenciatura de Sociologia na Universidade Federal de Santa Maria, refletindo sobre a significação da elaboração de um programa de sociologia para o ensino médio efetuado por docentes do Departamento de Ciências Sociais. O programa foi solicitado pela COPERVES (Comissão Permanente de Vestibular) e será utilizado na UFSM como base para as provas do vestibular a partir de 2013. A elaboração deste programa tem como uma (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Laboratórios de pesquisa E prática pedagógica: A experiência do curso de licenciaturas em ciências sociais.José Marciano Monteiro, Paulo Cesar Oliveira Diniz Cezar Oliveira Diniz & Valdonilson Barbosa dos Santos - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):74-91.
    A presente proposta tem por objetivo refletir sobre a experiência didático­ pedagógica dos Laboratórios de Pesquisa e Prática de Ensino em Ciências Sociais – LAPPCS, componente curricular necessário à formação de professores de sociologia para o ensino médio, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG. Os LAPPCS podem ser caracterizados como espaços de análise crítico­reflexivo das escolas de Ensino Médio, predominantemente, em suas dimensões organizacional, pedagógica e cultural, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional..Francisco Ramos Neves - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):161-180.
    O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes, desenvolvida no âmbito da (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Reflexões sobre o conceito de constelação de gêneros e suas implicações para o ensino de línguas.Normélio Zanotto & J. C. Araújo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):56-73.
    No presente artigo, defendemos que uma constelação é formada por gêneros que se diferenciam em seus propósitos comunicativos específicos, mas que podem ser agrupados por razões diversas, como para a realização de uma tarefa para a qual seja necessária uma cadeia de gêneros. (SWALES, 2004). Com base na perspectiva teórica acima, objetivamos discutir as implicações pedagógicas do conceito de constelação de gêneros, tomando como referência o ensino da língua materna. Acreditamos que a compreensão do citado fenômeno, por parte dos (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade (The identity of Religious Education in the context of secularism) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2010v8n19p101. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Edile Fracaro Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (19):101-113.
    A discussão sobre o Ensino Religioso na escola pública das diferentes unidades da Federação é uma polêmica constante ao longo da história da República brasileira. A imposição legal do Ensino Religioso no âmbito escolar pode remeter à ideia de um Estado não laico e acarretar mais preocupações e discussões do que propriamente promover uma formação integral que favoreça os estudantes. No Estado laico, as religiões são livres contanto que respeitem a neutralidade confessional da esfera pública (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  27
    Ilan Gur-Ze’ev e o professor improvisador: a import'ncia da educação continuada de educadores na escola pública // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.3. [REVIEW]Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes & Lucas Rech dos Santos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):436-457.
    Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul // Nationalization of education and school process among polish immigrants in Rio Grande do Sul.Adriano Malikoski & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):164-181.
    Resumo : o presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até 1938. Até 1938 houveram 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue, em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. Considerando que o objeto (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relev'ncia no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia. [REVIEW]Marcelo Barreira - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019015.
    O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não-significação de Albert Camus, especialmente em O Mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase deste livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento da absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  43
    "No meio e misturado": o moreno como identificação de cor entre estudantes de uma escola pública.Alan Augusto Moraes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):67-77.
    A partir de 15 casos de discriminação racial vividos por alunos e alunas de uma escola pública do Bairro do Guamá, analiso como os distintos processos identitários com base na cor, referência de identificação étnico-racial, são construídos pelos estudantes como elementos marcadores de sua trajetória educacional. A forma de atuação da escola e a influência dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construção desses processos de identificação aparecem em um cenário escolar marcado pela diferenciação de acesso (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Vida de criança cigana: O brincar no seu processo de escolarização.Letícia Santos Azevedo & Marilete Calegari Cardoso - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):13-27.
    A vivência das crianças ciganas no mundo apresenta várias lacunas que vêm sendo estudadas por pesquisadores da área da sociologia, antropologia, psicologia e educação, com a intenção de compreender a forma como as escolas enfrentam o desafio de ensinar, com êxito, crianças de etnias diferentes. Discutir acerca da vida da criança cigana e o brincar no seu processo de escolarização frente aos olhos dos professores se constitui no nosso principal objetivo. A ênfase maior deste estudo está centrada na percepção (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo.Maria Cristiani Gonçalves Silva & César Nunes - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 244.
    O presente ensaio pretende analisar o Cooperativismo Educacional no estado de São Paulo, em suas formas institucionais, agora voltados para a organização escolar a partir de 1980. O cooperativismo educacional ocupou um lugar de destaque, com um discurso aparentemente renovador, pois tanto pretendia formar o indivíduo integralmente, afirmando superar a ética da competição pela ética da cooperação, de modo a superar a tradição administrativa hierárquica da escola pública e privada e, apresentar, inclusive, supondo desencadear disposições políticas emancipatórias para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Mais que um bonde, uma família: grupos de risco, EJA e identidades juvenis // More than a “bonde”, a family: risk groups, EJA and young people's identities.Nilda Stecanela & Barros - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):120-146.
    Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre grupos de risco, educação de jovens e adultos (EJA) e identidades juvenis. Objetiva produzir uma narrativa sobre a possível relação entre a inclusão precária, a violência e a pressão do cotidiano com a participação de jovens da EJA em grupos juvenis denominados bondes. O substrato empírico compõe-se de registros etnográficos do cotidiano juvenil em ambiente escolar e, de modo especial, considera as narrativas de quatro jovens matriculados na modalidade EJA de uma escola (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle // Echoes of basic school: discipline and control strategies.Ieda Giongo, Angélica Vier Munhoz & Fabiane Olegário - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):68-83.
    O presente trabalho expressa alguns resultados de uma investigação que tem por objetivo central compreender como a escola vem construindo suas relações de poder-saber e materialidades nestes novos tempos. Tendo como aportes teóricos aproximações com os estudos pós-estruturalistas, o material de pesquisa está composto por entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas com seis docentes atuantes na Educação Básica, quatro lotados na rede pública e dois na particular de ensino. A análise do material de pesquisa, tomando como base os (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  32
    Prevalência de Problemas de Comportamento Em Uma Amostra de Crianças Em Idade Escolar da Cidade de Porto Alegre.Juliane Callegaro Borsa & Maria Lucia Tiellet Nunes - 2011 - Revista Aletheia 34:32-46.
    Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento, medidos através do CBCL, em uma amostra de 366 crianças, estudantes de primeira a quarta série do ensino fundamental da cidade de Porto Alegre, RS. Os dados foram coletados a partir das informações obtidas por pais, mães ou demais c..
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Movimiento social, nuevas formas de hacer política y enclaves autoritarios. Los debates del Consejo Asesor para la Educación en el gobierno de Michelle Bachelet en Chile.Manuel Antonio Garretón, María Angélica Cruz, Félix Aguirre, Naim Bro, Elías Farías, Pierina Ferreti & Tamara Ramos - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    A partir de una investigación sobre los Consejos Asesores Presidenciales en el Gobierno de Michelle Bachelet, se desarrolla un marco teórico sobre movimientos sociales y las llamadas formas subpolíticas, que permite ver cómo el movimiento estudiantil secundario de 2006 desafió el enclave educacional y el tipo de respuesta que un gobierno que buscaba un sello ciudadano, dio a través de la formación de un Consejo Asesor con participación de diversos sectores. El análisis de los debates en el seno de ese (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Les temps de l’action publique entre accélération et hétérogénéité.Jacques Commaille & Simoulin - 2014 - Temporalités 19.
    La sociologie de l’action publique s’est régulièrement intéressée aux temporalités. L’action publique est perçue comme pesant très fortement sur les temporalités sociales tandis que celles-ci représentent une contrainte dont doit tenir compte toute action publique. Les analyses des chercheurs ont mis en évidence que la perception d’un temps linéaire et séquentiel ne rendait que très imparfaitement compte des processus en jeu, et que l’action publique correspondait davantage à des alternances irrégulières et peu prévisibles entre un temps long de la stabilité (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar // A critical to citizenship in the context of liberal youth and adult education in school education.Rubens Luiz Rodrigues & Solano - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):108-122.
    O presente artigo discute o conceito de cidadania e sua relação com as questões educacionais, sobretudo, as relacionadas ao campo da Educação de Jovens e Adultos. Constitui-se como resultado de pesquisa intitulada “Cidadania e EJA: concepções e desafios que marcam a escola pública brasileira” no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O texto destaca como o conceito de cidadania se desenvolveu historicamente, buscando seus fundamentos ideológicos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    La Aplicación de la Sociología Compleja del Conocimiento a la Historia del Pensamiento Económico.Ricardo Molero-Simarro - 2010 - Cinta de Moebio 37:29-43.
    El objetivo de este artículo es fundamentar la aplicación de la sociología compleja del conocimiento al estudio de la formación de las principales teorías y marcos conceptuales de la historia del pensamiento económico. Tomando como punto de partida el problema de la inconmensurabilidad de los paradigmas científicos, se expone la propuesta de construcción de sistemas metateóricos para el análisis de los presupuestos no-contrastables que se encuentran en el núcleo de las teorías científicas. Posteriormente, se analizan las implicaciones principales que el (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Alfabetização, letramento E prática docente: As vozes dos professores que se divergem.Maria Eurácia Barreto de Andrade - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):23-45.
    O artigo apresenta questões consideradas centrais na reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento e as intervenções da prática docente. Inicialmente apresentamos uma ampla abordagem conceitual sobre os referidos temas no contexto da sala de aula, evidenciando a necessidade de ampliar as experiências letradas sem negar a base alfabética, pois ambos são fundamentais para que o sujeito possa participar autonomamente dos diferentes eventos sociais. Em seguida apresentamos alguns dados da pesquisa de campo a qual objetivou investigar como se dá (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  61
    Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio.Daniel Durante Pereira Alves - 2012 - Filosofia No Ensino Médio: Desafios E Perspectivas.
    Este artigo propõe a adoção do método da análise de conceitos conforme apresentada por John Wilson, como metodologia pedagógica e principal conteúdo para a disciplina de filosofia no ensino médio.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    El sentimiento de vergüenza en la experiencia escolar de jóvenes indígenas.Carina V. Kaplan & Elisa Martina de los Ángeles Sulca - forthcoming - Voces de la Educación:64-73.
    El presente art í culo analiza el sentimiento de verg ü enza en la experiencia escolar de j óvenes indígenas de una escuela secundaria rural-albergue del Norte de Argentina. Los testimonios recuperados expresan el dolor social y la búsqueda de reparaci ón simbó lica de la subjetividad herida.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Epistemologia e Currículo: registro do II Workshop de Filosofia e Ensino da UFRGS.Gisele Dalva Secco, Ronai Pires da Rocha, Daniel Simão Nascimento, Nastassja Pugliese, Frank Thoma Sautter, Marta Vitória de Alencar & Renato Matoso Brandão - 2015 - Porto Alegre, RS, Brasil: Federal University of Rio Grande do Sul.
    O livro reúne textos apresentados no II Workshop de Filosofia e Ensino, realizado na UFRGS em 2015, com a temática "Epistemologia e Currículo" -/- .
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Antônio Ferreira de Almeida junior no âmbito Das discussões sobre democratizaçãoção.Ana Hiroko Aoke - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):13-23.
    Presente texto tem por objetivo o estudo sobre a atuação de Almeida Júnior diante da expansão das escolas e do ensino secundário que ocorreu na década de 1950 em São Paulo, durante o governo estadual de Jânio Quadros. Pretende analisar as origens das críticas formuladas por Almeida Júnior entre 1957-1958, em relação à qualidade de ensino e em defesa da escola elementar, considerando também a conjuntura política marcada pelo populismo. O recorte temporal escolhido, isto é, entre 1957 e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Esfera pública y medios de comunicación. La contribución de los media a la construcción de la ciudadanía democrática.Rodrigo Fidel Rodríguez Borges - 2011 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:79-93.
    Como expuso Walter Lippmann en su libro La opinión pública, en sociedades complejas como la nuestra los medios de comunicación de masas construyen un pseudoentorno, a través del cual nos hacen llegar las informaciones necesarias para nuestra vida cotidiana. Pero, los medios de comunicación hacen algo más que informarnos: eligen y organizan jerárquicamente nuestro menú cotidiano de informaciones relevantes. Conjuntamente con los agentes sociales, económicos y políticos prominentes, determinan la agenda de las preocupaciones ciudadanas, colocando en primer plano de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Democratização do ensino: As disputas em torno da educação nacional.Eduardo Norcia Scarfoni & Jonathan Xavier Borges - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):45-53.
    Esse artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre a privatização do ensino no Brasil desde os anos 60 até o período de redemocratização em 1988. Com os debates sobre a educaçãosendo travados em diversos momentos históricos, a diferença entre as frentes únicas formadas, seja do lado do ensino público como do privado serão demonstradas. A Campanha em defesa da escola pública no processo de tramitação da LDBEN aprovada em 1961, o golpe militar e sua reformas (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Contribuciones filosóficas de ockham a la formación Del concepto de razón pública.Miguel Ángel Ruiz García - 2009 - Escritos 17 (38):54-74.
    En este artículo el autor realiza una interpretación del libro Sobre el gobierno tiránico del papa del filósofo medieval Guillermo de Ockham. En la exposición se ofrecen argumentos para justificar varias tesis: la primera, desmontar el prejuicio de que la ilustración moderna abandonó o canceló los contenidos y el procedimiento hermenéutico del pensamiento medieval. La segunda consiste en postular que en el libro citado se encuentran las raíces filosóficas de algunos conceptos centrales del pensamiento político y moral del liberalismo moderno (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  34
    A Esfera Pública 50 Anos Depois: Esfera Pública e Meios de Comunicação em Jürgen Habermas em Homenagem aos 50 Anos de Mudança Estrutural da Esfera Pública[REVIEW]Jorge Adriano Lubenow - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):189-220.
    O texto trata da relação entre esfera pública e meios de comunicação de massa, no corpus bibliográfico de Jürgen Habermas, nestes 50 anos que nos separam de Strukturwandel der Öffentlichkeit (1962). O objetivo do texto é mostrar que, diferente de alguns estudos críticos, não se trata de uma lacuna investigativa – ausência, abandono ou não exploração do tema –, mas de uma abordagem secundária, implícita; que a abordagem secundária do tema está relacionada com a posição pessimista original de Habermas (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000