Results for 'Sonho'

97 found
Order:
  1.  37
    Sonhos nos textos bíblicos e na literatura talmúdica.Edgard Leite - 2007 - Horizonte 6 (11):21-34.
    Resumo Este estudo desenvolve uma análise do desenvolvimento do papel dos sonhos e das visões na literatura bíblica. Busca apontar as diferentes abordagens do tema segundo os diversos redatores bíblicos e seus os momentos históricos específicos. Pondo em relevo, principalmente, o papel da literatura profética e das ações do Estado como introdutores de uma relativização do caráter dos sonhos como elementos justificadores teológicos. Discutimos, a seguir, a recepção desse material pelos rabinos, autores do Talmude. Apontamos que a discussão rabínica sobre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Cinema: sonho e lucidez.Fernando Coni Campos - 2003 - [Rio de Janeiro, Brazil]: Azougue Editorial.
    Fernando Coni Campos é considerado um dos maiores roteiristas da nossa cinematografia, autor de filmes importantes como 'A Viagem Ao Fim do Mundo', 'Ladrões de Cinema' e 'O Mágico e o Delegado'. 'Cinema - Sonho e Lucidez' é uma reunião da reflexão sobre cinema do cineasta, morto em 1988, acrescida de alguns contos que mostram todo o seu domínio em contar histórias.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O sonho americano: imigração e formação de identidade cultural nos Estados Unidos.Mimi Yang - 2020 - Dialogos 24 (1):178-226.
    Este artigo confronta a identidade americana monoculturalista e postula uma identidade multicultural e multirracial, moldada pela história da imigração. Além disso, ele disseca o sonho americano sob a lente de imigrantes WASPs e não-WASPs, particularmente em meados do século XIX. Ao correlacionar a dualidade cultural e a dupla consciência por meio de WASPs, imigrantes, nativistas e culturalistas afro-americanos, o artigo afirma uma identidade cultural americana maleável e em evolução, constantemente moldada por ondas sucessivas de imigrantes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Metafísica, sonhos e ficção. Kant e os espectros.Walter Menon - 2023 - Discurso 53 (2):60-83.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e seances (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Sonho, ruína e história: a onirocrítica da sociedade capitalista nos escritos tardios de Walter Benjamin.Fabiano Veliq & Paula Magalhães - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):75-85.
    Nesse artigo, estudamos os escritos tardios de Walter Benjamin, compreendidos entre 1935-1940. Nossa hipótese é que os conceitos de sonho, ruína e história se articulam de maneira intrincada no pensamento da maturidade do autor. A estrutura do texto conta com duas partes argumentativas. A primeira, à luz dos livros N das Passagens e do Exposé (1939), visa examinar detalhadamente como Benjamin opera com uma concepção renovada de sonho a partir de sua inserção nos objetos materiais eles mesmos. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  34
    O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia.Hilton Japiassu - 2006 - Rio de Janeiro, RJ: Imago.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Sonhos tir'nicos e uma poção mágica para as opressões na cabeça de Cármides no diálogo (homônimo) de Platão.Bianca Vilhena Campinho Pereira - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):134-148.
    Sabendo que Cármides sofria com dores na cabeça pela manhã, Sócrates se oferece para curar a enfermidade do jovem e, em busca do fármaco para o tratamento, conta que, enquanto esteve em Potideia, recebera o ensinamento de certas práticas mágicas de um discípulo de Zalmoxis. Possíveis causas para as opressões na cabeça de Cármides já foram aventadas, como, por exemplo, a ressaca da embriaguez e a própria intemperança, objeto de análise do diálogo. O nosso propósito neste artigo é, além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Os sonhos acordados E a obra de arte: Freud no percurso de Ernst Bloch.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):825-844.
    RESUMO O objetivo desde artigo é demonstrar como Ernst Bloch se apropria das reflexões de Freud sobre os sonhos acordados para sua filosofia. A partir de uma fenomenologia dos sonhos acordados, Bloch constrói sua hermenêutica da obra de arte de caráter utópico. Isso é possível desde a desvinculação ontológica entre sonhos noturnos e sonhos acordados. Dessa operação, pode-se concluir que os sonhos acordados na filosofia de Bloch é uma chave hermenêutica que inquire o sentido das obras de arte desde um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Do sonho à realidade: o nascimento de um filho com deficiência.Fernanda Girardi, Dóris Cristina Gedrat & Gehysa Guimarães Alves - 2023 - Aletheia 56 (2):62-90.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    O sonho da interpretação na arqueologia de Foucault.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):339-360.
    This article seeks to present the foundations in Foucault’s thought that led him to elaborate the concept of archeology and, in addition, try to recognize its limits. To achieve this, we present his main theoretical dialogues at the beginning of his investigations and the reasons that made necessary to reframe that concept later. Among the conclusions of this study, we suggest that the allegorical conception of language, that was sustained over the period, is formally similar to the structure of metaphysical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Sonhos de analista; Psychoanalyst´ s dreams.Roberto B. Graña - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:83-88.
  12. O Sonho de Sócrates.Mario A. L. Guerreiro - 2000 - Princípios 7 (8):68-82.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Do “sonho literário” ao “sonho político” da peste: Foucault, leitor (crítico) de Camus.Ernani Chaves - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e21.
    A partir da oposição entre “sonho literário” e “sonho político”, pretendemos analisar a crítica que Foucault faz à “literatura da peste”, na qual se inclui o conhecido livro de Albert Camus. Ao final, procuramos sinalizar para o fato de que, tomando o caso do Brasil, é pertinente dizer, com Foucault, que as relações entre medicina e política constituem o pano de fundo das formas de normalização instituídas durante a pandemia do covid 19, mas que também, apesar das críticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Sonho, sublimação e transfiguração.William Mattioli - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    Neste artigo, pretendo desenvolver algumas ideias em torno da relação entre as noções de sonho, sublimação e transfiguração no pensamento do jovem Nietzsche, mais especificamente, no âmbito da metafísica de artista elaborada por ele no Nascimento da tragédia. As reflexões que se seguem desdobram-se à luz do que considero ser a “teoria” do inconsciente presente neste momento de sua obra. Mesmo que o termo “sublimação” não ocorra nos textos do período, acredito que seu sentido esteja presente em diversas formulações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Todos os sonhos do mundo e outros ensaios.Desidério Murcho - 2016 - Lisboa: Edições 70.
    Será que uma vida humana, por mais realizada que seja, é destituída de sentido a menos que exista uma vida depois da morte? Ou haverá sentido - o único tipo real e humano de sentido - numa vida dedicada à procura cuidadosa do que tem genuinamente valor? Serão os valores relativos de acordo com as culturas em que estamos inseridos ou conforme as opiniões pessoais? O que queremos compreender em filosofia quando discutimos as relações entre a arte e a moralidade? (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Um sonho cor-de-rosa.Bruno Marques - 2016 - Cultura:289-333.
    O objetivo deste artigo é compreender o fenómeno da propaganda indirecta no cinema enquanto dispositivo ideológico de controlo da vida privada, identificando a forma como foram tratados os papéis do feminino e do masculino no que à intriga amorosa conducente ao casamento diz respeito.Para o efeito, foram analisados, à luz do contexto sociocultural e político das duas primeiras décadas do Estado Novo em Portugal, sete filmes de ‘comédia à portuguesa’ marcantes do chamado ‘período de ouro’ do cinema português.A análise comparada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  32
    O argumento cartesiano do sonho.Eneias Forlin - 2001 - Discurso 32:235-248.
    Este artigo examina o argumento do sonho que aparece na Meditação primeira , procurando mostrar que ele não põe em causa a objetividade intrínseca ao mundo de nossa experiência, mas apenas a sua correspondência com uma realidade exterior. Isto significa que a utilização que Descartes faz de um tal argumento não deveria sugerir aquela imagem negativa que se costuma fazer do ceticismo.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19. O sonho e a existência.Ludwig Binswanger - 2002 - Natureza Humana 4 (2):417-449.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20.  15
    Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference.Sandra Mara Corazza & Marina dos Reis - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020032.
    Tão aberto como um sonho, este artigo de teor ensaístico aborda alguns estudos em filosofia e psicologia que tratam sobre a interpretação e a função social do sonho, aproximando escrita e educação. Essa educação sensível torna-se crítica e artística ao lidar com evocações de imagens e sensações do inconsciente individual e do coletivo. Pelo diapasão da Filosofia da Diferença, traçamos proposições a pensar pelo ritmo do sonho, sentir suas ressonâncias sociais e para a elaboração da escrita em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Sonhos de um Visionário e suas contribuições para a ética de Kant.Bruno Cunha - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 10:83-106.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O Sonho E A Existência.Ludwig Binswanger - 2002 - Human Nature 4 (2):417-449.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  34
    O Sonho.Henri Bergson - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):93-109.
    O Instituto Psicológico me convidou para tratar de um assunto tão complexo, o qual suscita tantos problemas, alguns psicológicos, outros fisiológicos e mesmo metafísicos, assunto que requereria tão longos desenvolvimentos – e temos tão pouco tempo – que peço a permissão para suprimir todo preâmbulo, afastar o acessório e me colocar logo no coração da questão.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido.Tatiane Alves Baptista, Fabiane Sabino de Paula, Gabriel Ferreira Gonzalez Villar & Larissa Gonçalves Gomes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que tiveram a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Cinema e o Sonho Implicado: Uma leitura Deleuziana.Susana Viegas - 2022 - Rebeca, Revista Brasileira de Estudos de Cinema E Audiovisual 11 (21):203-219.
    Os estudos deleuzianos sobre o cinema destacam a importância dos dois regimes semióticos (imagem-movimento e imagem-tempo) para a compreensão da nossa relação estética e epistemológica com as imagens em movimento. Pelo contrário, este artigo procura destacar os momentos de crise entre os dois regimes assinalando o carácter genérico de incerteza e ambiguidade da natureza das imagens mentais: enfraquecido o esquema sensório-motor que domina na montagem cinematográfica, as personagens, incapazes de agir, podem imaginar, desejar, sonhar, alucinar, e lembrar. Surgem novos tipos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    A Experiência do Sonho e a Exterioridade de Descartes a Berkeley.Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):22.
    Gostaria, aqui, de comparar dois modos de argumentar acerca do sonho: o de Descartes nas MeditaçõesMetafísicas, o de Berkeley nos Três Diálogos. Os dois filósofos se defrontam com um elemento fundamentalna nossa experiência de homens em vigília, a exterioridade ou outness: tanto a percepção sensívelquanto o conhecimento físico nos dão a conhecer corpos exteriores uns aos outros e exteriores a nóspróprios. Ambos os filósofos, para pôr à prova essa exterioridade e interrogar sua natureza, sua origem eos limites de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Educação, o sonho possível.Paulo Freire - 1982 - In Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.), O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo. Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Filosofia E imaginação no sonho, de Kepler, E nos diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de fontenelle.Rodrigo Brandão - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:99-123.
    O presente artigo pretende analisar os usos da imaginação em duas narrativas astronômicas do século xvii: o Sonho, de Kepler, e os Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de Fontenelle. Com isso, pretende-se mostrar, por um lado, como ambos concebem a imaginação positivamente e dentro de um quadro de crítica à superstição, guardadas as diferenças de cosmologia; de outro, procura-se apresentar o uso singular que cada um faz da imaginação: Kepler e sua exigência de uma nova concepção da observação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Cinema e o Sonho Implicado: Uma leitura Deleuziana.Susana Viegas - 2022 - Rebeca, Revista Brasileira de Estudos de Cinema E Audiovisual 11 (21):203-219.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Cinema e o Sonho Implicado: Uma leitura Deleuziana.Susana Viegas - 2022 - Rebeca, Revista Brasileira de Estudos de Cinema E Audiovisual 11 (21):203-219.
    The Deleuzian studies on cinema highlight the importance of two semiotic regimes (movement-image and time-image) for the understanding of our aesthetical and epistemological relationship with moving images. On the contrary, this article highlights the moments of crisis between the two regimes, pointing out the generic character of uncertainty and ambiguity in the nature of mental images: once the sensorimotor scheme that dominates the cinematographic montage has been weakened, the characters, unable to act, can imagine, desire, dream, hallucinate, and remember. New (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  70
    O despertar do sonho dogmático.Orlando Bruno Linhares - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):53-81.
    : Neste artigo argumento contra a interpretação muito difundida segundo a qual o ano de 1769 representou um marco na formação da filosofia transcendental e a Dissertação de 1770 corresponde ao primeiro texto crítico. O objetivo deste artigo é investigar a origem das antinomias nas Reflexões da década de 1770. Não se trata de esboçá-las, pois sobre elas Kant é reticente nesse período. Elas são objeto da atenção dele somente às vésperas da redação da Crítica da razão pura. Eu me (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:26-28.
    A espremer sonhos em palavras, o escritor angolano Ondjaki tem desenvolvido uma escrita potente que resulta em títulos para infância de forte carga literária. Dos seus títulos publicados no Brasil destacamos O leão e coelho Saltitão (2009), Ynari, a menina das cinco tranças (2010), O vôo do golfinho (2012) e Ombela, a origem das chuvas (2014a), narrativas curtas que pela sua interlocução com a ilustração podem ser manuseados e lidos pelos pequenos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Décio Gurfinkel, 2001: Do sonho ao trauma: psicossoma e adicções.Conceição A. Serralha de Araújo - 2006 - Natureza Humana 8 (1):213-228.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Descartes eo Sonho.Irene Borges Duarte - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):315-337.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  23
    Singularidade e sonho de permanência da sociedade escravista brasileira (Século XIX).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (35):987-1001.
    Within a sequence of studies on slavery in Brazil in 50 years, we have the original study on the political dimension of this slavery from original documentation (Annals and Archives) carried forward by Tamis Parron. In the nineteenth century occurred, according to the author, a politicization of slaveholding issues rather than the development of a policy of slavery. The smuggling of slaves and the defense of slavery are too significant to be set aside by historiography events. To Parron, external aspects (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Poética dos sonhos e das visoes em estado de vigília (I).Susana Hora Marques - 2008 - Humanitas 60:11-28.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Poética dos sonhos e das visoes em estado de vigília - II.Susana Marques Pereira - 2009 - Humanitas 61:5-18.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Poética dos sonhos ε Das visões em estado de vigília-I.Susana Marques Pereira - 2008 - Humanitas 60:11-28.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Viagem de sonho, a angústia do submundo e outros textos : a escrita como parte da construção de saberes no e pelo trabalho numa experiência de chão de fábrica.Maria do Carmo Canani - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    A Vida como Sonho. Reler o Livro do Desassossego à luz do “sonho lúcido” e do “yoga do sonho”.Paulo Borges - 2018 - Educação E Filosofia 32 (66).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    Por que os sonhos não envelhecem?Roberto D'arte - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:18-21.
    Em 2022 teremos uma celebração muito especial para a Música Popular Brasileira. O icônico disco “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges, completará 50 anos de lançado. O álbum apresentou ao mundo mais do que o resultado de uma parceria musical de rara beleza; ele foi uma espécie de marco zero de um movimento artístico e existencial nascido na bucólica Belo Horizonte da segunda metade da década de 1960, envolvendo amigos, música, cinema e literatura.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Sobre o argumento cartesiano do sonho e o ceticismo moderno.L. Eva - 2001 - Revista Latinoamericana de Filosofia 27 (2):199-226.
    Neste artigo, propomos uma leitura do argumento cartesiano do sonho segundo a qual ele deveria ser analisado como um entimema, isto é, como um argumento retórico portador de premissas elípticas. Mais precisamente, o princípio da dúvida hiperbólica, embora formulado no início das Meditações , desempenharia um papel crucial na inferência contida nesse argumento, que o leitor comum que Descartes teria em mente tende a desconsiderar. Tentamos mostrar que este ponto poderia nos propiciar não apenas uma melhor compreensão do papel (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43. Sobre o Argumento Cartesiano do Sonho e o Ceticismo Moderno.Luiz Eva - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
    Neste artigo, propomos uma leitura do argumento cartesiano do sonho segundo a qual ele deveria ser analisado como um entimema, isto é, como um argumento retórico portador de premissas elípticas. Mais precisamente, o princípio da dúvida hiperbólica, embora formulado no início das Meditações, desempenharia um papel crucial na inferência contida nesse argumento, que o leitor comum que Descartes teria em mente tende a desconsiderar. Tentamos mostrar que este ponto poderia nos propiciar não apenas uma melhor compreensão do papel do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  7
    Autonomia do simbolismo inconsciente E expressividade nos sonhos segundo Merleau-ponty.Marcos José Müller - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):801-824.
    RESUMO Trata o presente artigo de um estudo sobre o modo como Merleau-Ponty busca extrair, da teoria freudiana dos sonhos, consequências ontológicas concernentes à vinculação expressiva entre as diferentes dimensões da experiência onírica, especificamente sobre o papel dos restos diurnos na descarga da libido, na realização do simbolismo ou, o que é a mesma coisa, na conversão do simbolismo em algo narrativo e sensível, especificamente afetivo. Conforme se mostrará, para Merleau-Ponty, seja no sonho sonhado seja no sonho relatado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  28
    Dúvidas, Certezas e Linguagem: o Argumento do Sonho.Arley R. Moreno - 1999 - Discurso 30:131-158.
    Este artigo aplica o estilo da terapêutica wittgensteiniana ao argumento do sonho sua versão cartesiana. Além disso. ele sugere algumas linhas de comparação entre o projeto husserliano de constituição e a terapêutica wittgensteiniana.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and as there is (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Que se exalte em cada mestre um sonho!Erasmo Pilotto - 1967 - Curitiba: [S.N].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Implicações Epistemológicas da Experiência Do Sonho Lúcido.Edmur Santana da Silva & Alfredo Pereira Jr - 2019 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 11 (15):77-95.
    Lucid dreaming is an experience that occurs to some people, when they become aware that they are dreaming, during the dream itself. In this situation, they can take voluntary steps to test the limits of the dream and compare it with the agency experience they have while awake. These procedures, combined with neuroscientific studies, allow us to discuss the reality of the dream, and the reality of the experience in general. Here we present some lines of discussion that arise from (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Duas traduções e um argumento - o 'sonho' do livre arbítrio segundo Espinosa.Lia Levy - 2012 - In Ética, política e esclarecimento público: ensaios em homenagem a Nelson Boeira. Porto Alegre: Editora Bestiário. pp. 257-278.
    Um argumento esquecido em um verdadeiro arsenal de guerra que Espinosa se dedicou a reunir contra o que considerava um dos maiores, senão o maior, empecilho para que os homens alcançassem a verdadeira felicidade, a saber, o falso conceito que possuem da liberdade humana quando a tomam por uma liberdade de arbítrio, contrária a toda e qualquer necessidade. Argumento forjado, certamente, com boa dose de ironia e ânimo polemista contra um objetor que se diz defensor do cartesianismo, e, portanto, em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Por uma interpretação concreta: simbolismo, decifração e contextualização nos sonhos.Suely Aires - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):301.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 97