Results for 'Sven O. E. Ebbesson'

1000+ found
Order:
  1.  18
    Evolution and Ontogeny of Neural Circuits.Sven O. E. Ebbesson - 1984 - Behavioral and Brain Sciences 7 (3):321-331.
  2.  10
    An Update of the Parcellation Theory.Sven O. E. Ebbesson - 1984 - Behavioral and Brain Sciences 7 (3):350-366.
  3.  15
    A memória episódica, o problema da cotemporalidade, e o senso comum.César Schirmer Dos Santos - forthcoming - In Gerson Albuquerque de Araújo Neto & Giovanni Rolla (eds.), Ciência e Conhecimento. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí. pp. 101-123.
    Os realistas diretos sobre a memória episódica alegam que um sujeito que lembra está em contato direto com um evento passado. No entanto, como seria possível estar em contato direto com um evento que deixou de existir? Este é o assim-chamado problema da cotemporalidade. A solução padrão para este problema, a qual foi proposta por Sven Bernecker, consiste em distinguir entre, por um lado, a ocorrência de um evento, e, por outro lado, a existência de um evento, de modo (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  32
    O caminho estreito e o caminho largo de Hieronymus Wierix do ano 1619: uma leitura panofskiana de uma gravura da reforma católica.Helmut Renders - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):750-779.
    O artigo apresenta e interpreta a gravura De smalle en de brede Weg de Hieronymus Wierix, criada no ano de 1619 na cidade de Antuérpia, já sob domínio espanhol. O objetivo é analisar uma expressão da cultura visual religiosa católica que influenciou as Américas e o Brasil colônia e que inspirou a cultura visual evangélica brasileira, no caso, mediante a xilogravura de Charlotte Reihlen no século 19. Como método aplicam-se os três passos de interpretação de arte religiosa renascentista propostos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Mitakuye Oyasin as a Foundation for the Well-Being of Animal Life: Reason, Nature, and Oppression in Horkheimer, MacIntyre, and Midgley/Mitakuye Oyasin Como Um Fundamento Para o Bem-Estar da Vida Animal: Razão, Natureza E Opressão Em Horkheimer.Jeffery L. Nicholas - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48.
    Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental na qual (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O Que É O Poder? As formas de exercício do poder na vida social e pragmática dos indivíduos.Emanuel Isaque Cordeiro da Silva - manuscript
    Como podemos observar na sociedade contemporânea, as relações de poder estão cada vez mais disseminadas por todos os lados, seja nas relações familiares, num grupo de amigos, numa instituição, numa empresa, em cargos públicos, etc, e essas relações podem-se caracterizar de forma simples (entre dois indivíduos) ou numa esfera mais complexa (empresa, cidade ou país). E cada uma dessas relações têm em comum o fato de servirem como meio de influência na consulta alheia. Na esfera social, são números demasiados de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  63
    E. O. Wilson, Stephen Pope, and Philip Hefner: A Conversation.Edward O. Wilson, Stephen J. Pope & Philip Hefner - 2001 - Zygon 36 (2):249-253.
  8.  20
    “Cultivo” e vivência (Erlebnis): premissas à construção da tarefa de 'tornar-se o que se é' em Nietzsche.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:203-227.
    The article aims to offer a few hypotheses on an analysis of the phenomenology of moral action in Nietzsche, especially in relation to Nietzsche’s formula “become who you are”, through two crucial concepts to the creation of man by the action: experience (Erlebnis) and ‘cultivation’. Man becomes what he is only in life and under the concrete conditions of his existence, without the remote suspicion of, as Nietzsche wrote, “what he is” and in this case, it is a process that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  56
    Understanding Religion: The Challenge of E. O. Wilson.Philip Heffner - 2001 - Zygon 36 (2):241-248.
  10.  12
    Understanding Religion: The Challenge of E. O. Wilson.Heffner Philip - 2001 - Zygon 36 (2):241-248.
  11. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    A ciência é metapsiquismo: Fernando do Ó e o discurso espírita na imprensa de Santa Maria, RS.Renan Santos Mattos - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1407-1426.
    Este texto trata de apresentar a posição intelectual de Fernando Do Ó, militar, advogado e espírita que atuou em Santa Maria nas décadas de 1930 a 1960, sobre espiritismo. Essas discussões foram sustentadas na análise do Pierre Bourdieu sobre as disputas percebidas do campo religioso. Destacamos suas posições a partir do que foi publicado no jornal Diário do Interior de 1930 a 1937, assim, propomos uma reflexão, da escrita na imprensa local no sentido de demarcar identidade espírita diante da pluralidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  33
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  39
    O velho e novo problema da indução.Eros Carvalho - manuscript
    Neste texto inrodutório, apresento brevemente o que normalmente se entende pelo velho problema da indução e, em seguida, apresento um pouco mais detidamente, acentuando as diferenças e semelhanças, o novo enigma da indução.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A “guerra contra o terror”: mídia e terrorismo na Indonésia, na Malásia e em Cingapura.Sonia Ambrosio de Nelson - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):60-72.
    Assim como em outras partes do mundo, a situação midiática na Ásia sofre a influência dos poderes políticos, econômicos e culturais, refletidos em uma variedade de sistemas de funcionamento da mídia. Este artigo é trecho de tese de doutorado defendida em 2007 e analisa os discursos jornalísticos em três jornais (da Indonésia, da Malásia e de Cingapura) referentes aos atentados de Bali em 2002; contra o hotel JW Marriott em Jacarta em 2003; contra a embaixada da Austrália em Jacarta em (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Cognição Por Meio de Descriç'o E a Evolução de Linguagem.John Bolender - 2015 - Dissertatio 42:231-260.
    É surpreendente que o ser humano possa formar representações mentais de objetos e propriedades que os seus órgãos dos sentidos não foram projetados pela seleção natural para registrar. Isto não é apenas referência deslocada, uma capacidade partilhada com algumas outras espécies. Afinal, referência deslocada pode ser referência para observáveis. Defendo a plausibilidade de desenvolver um programa de pesquisa para explorar como essa capacidade se refere o conhecimento por descrição em um sentido mais ou menos russelliano. Como tal, é um desdobramento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Poeta-adivinho em Teogonia e Trabalhos e dias: o futuro no discurso poético hesiódico.Christian Werner & Caroline Evangelista Lopes - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:25-34.
    Discute-se a interface entre discursos poéticos e proféticos e a área de atuação de seus respectivos especialistas, na Grécia arcaica, a partir de uma análise de certas passagens dos poemas Teogonia e Trabalhos e dias de Hesíodo. O enfoque é a afirmação, na Teogonia , que a consagração do poeta pelas Musas, ou seja, sua união com uma realidade sagrada, lhe permite celebrar o futuro. A afirmação é discutida através da interpretação de passagens em Trabalhos e dias.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  16
    Gadamer E Habermas: Contribuições hermenêutico-filosóficas para O debate sobre multiculturalismo na contemporaneidade.José Wilson Rodrigues de Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):1-24.
    O presente artigo tenciona promover um debate entre Gadamer e Habermas, respectivamente partindo das obras La herencia de Europa e A inclusão do outro: estudos de teoria política, no que tange ao problema do multiculturalismo nas sociedades democráticas contemporâneas, uma vez que a partir da globalização econômica e homogeneização cultural surgem graves riscos de autoalienação por parte de certas comunidades e o desrespeito para com as diferenças culturais das minorias inatas. Os pensadores aqui estudados têm como proposta uma racionalidade alternativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  79
    A esfera social E o homem de Massa.Halanne Fontenele Barros - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):27-34.
    Este trabalho tem como objetivo, investigar como se deu o surgimento do que Hannah Arendt denominou esfera do social, assim como a formação do homem de massa após a vitória do animal laborans na era moderna. Para tanto recorreremos Grécia antiga com o fito de conceituar o que esta autora denominou de público e privado, em seguida mostraremos como está configurado tais domínios na era moderna e suas influências na formação do que se denomina esfera do social na filosofia política (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  62
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; a (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  55
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã (The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary...) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p109. [REVIEW]Helmut Renders - 2013 - Horizonte 11 (29):109-132.
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary: hypothesis on its origin and its underpinned understanding of Christian life Neste artigo, investiga-se uma variação incomum dos atributos hagiográficos clássicos de São Benedito: o São Benedito do Rosário com coração. Procura-se explicar tanto a relativa raridade de figuras com esse atributo adicional como a sua existência. Para (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  24
    Notas sobre o método crítico de Gilda de Mello e Souza.Otília Beatriz Fiori Arantes - 2005 - Discurso 35:11-28.
    Aliando a própria experiência perceptiva à arqueologia visual dos mestres da escola de Warburg, à prática indiciária dos connaisseurs e, principalmente, do mais conhecido deles, o médico italiano do século XIX, Giovanni Morelli - junto com um pouco de psicanálise e a técnica dos romances policiais -, Gilda de Mello e Souxa desenvolveu um "método" crítico inteiramente livre e original, que rendeu enormes frutos. Entre outras tantas coisas, foi ela a primeira a compreender o "caipirismo imanente" ou, mais exatamente, "a (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  47
    A Violência Familiar Como Fator de Risco Para o Bullying Escolar: Contexto E Possibilidades de Intervenção.Lélio Moura Lourenço & Luciana Xavier Senra - 2012 - Revista Aletheia 37:42-56.
    A violência doméstica (VD) ou familiar afeta a população mundial prejudicando a saúde, liberdade e bem-estar de indivíduos, famílias e comunidades. O bullying, um tipo de violência escolar, envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos e psicológicos entre pares, visando prej..
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
    Uma palavra universal, existente desde a primeira forma de conscientização do homem, amor. Palavra que poeticamente, se disser que é tão antiga quanto se faz nova. A grande questão abordada sobre o amor, é se sua essência como expressão do que é, nas relações humanas e na relação com a vida, ainda possui o seu conceito original ou se perdeu ao longo dos anos? O amor de Deus não muda e perpassa a história., mesmo que no período presente, a palavra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Conselhos tutelares E suas atuações de acordo com O estatuto da criança E do adolescente.Línlya Sachs, Marcelo Souza Motta, Daiane Priscila Sampaio Bussola & Marcos Felipe de Oliveira - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):67-76.
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento teórico de conselhos tutelares sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atuações a partir disso. Para isso, realizamos entrevistas com dois conselhos por meio de um questionário. As respostas foram dadas por escrito e, com elas, pudemos notar convergências e divergências entre esses conselhos. Com a análise, percebemos que cada conselho possui um olhar no seu trabalho, porém ambos possuem consciência de que seu dever é o de proteger e (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar dos (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O Jesus Ariano. O imaginário e as concepções historiográficas do Jesus Histórico na Alemanha Nazista.André Leonardo Chevitarese & Daniel Brasil Justi - 2017 - Horizonte 15 (45):186-203.
    Este trabalho pretende discutir que os teólogos alemães, comprometidos com a ideologia nazista, inclusive através do juramento de lealdade que fizeram ao Führer, não optaram pelo “silêncio virtual” nem demonstraram “um interesse limitado” pelo Jesus histórico. Muito pelo contrário, eles não apenas potencializaram o “retrato” de Jesus como sendo um ariano, como também o popularizaram, por meio de seus escritos, de suas homilias e de suas experiências cotidianas. Deve-se ter atenção aqui: a consolidação desse novo retrato é anterior ao advento (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Hobbes: Uma análise da passagem do estado de natureza para O estado civil E político.Layara Araújo Cabral & Tamires Nogueira Santos - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):96-102.
    O presente artigo tem como objetivo discutir o sentido de estado de natureza e compreender a sua transformação em estado de civil e político. Nesse sentido, foram analisados e apresentados conceitos baseados nas obras de Thomas Hobbes, sobretudo em seu livro “O Leviatã”.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  26
    Dionísio e o crucificado: estudo sobre o divino a partir das perspectivas trágica e ascética segundo Nietzsche.Carla Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (30):804-805.
    Dissertação de Mestrado OLIVEIRA, Carla Bianca Costa de. Dioniso e o crucificado : estudo sobre o divino a partir das perspectivas trágica e ascética segundo Nietzsche. 2012. 142 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Filosofia trágica. Ascetismo. Dionisíaco. Deus. Nietzsche. Religião e contemporaneidade. Keywords : Philosophy tragic. Asceticism. Dionysiac. God. Nietzsche. Religion and contemporaneity.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Ética E Estética, Problemas de Fronteiras: O Diálogo Entre a Filosofia E a Literatura/Ethics and Aesthetics, Boundary Problems: Dialogue Between Philosophy and Literature.Luizir de Oliveira - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145.
    A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O (En)Canto E o Silêncio Das Sereias: Sobre O (Não)Lugar da Criança Na (Ciber)Cultura.Rita Ribes Pereira - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):319-343.
    Este texto, de caráter ensaístico, tem por objetivo colocar em debate as relações entre infância e cultura contemporânea, mais especificamente, sobre o lugar social que as crianças ocupam na cibercultura, lugar esse vem se mostrando um tanto paradoxal: por vezes se atribui às crianças uma quase inata expertise; por outras, as supomos frágeis e desprotegidas. Trata-se de um esforço de aproximação e de delimitação de um objeto de estudo em permanente devir cujas transformações psíquicas, sociais e culturais envolvidas afetam também (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da personagem Magdá (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Télos como arché e o fundamento temporal da açao em Aristóteles.Fernando Rey Puente - 2003 - Philosophica 26:227-236.
    O texto visa apresentar e explicar o papel desempenhado pelas noções de telos e arché na compreensão tanto do movimento dos animais quanto da ação humana realizada no âmbito ético-político. Além disso, pretende evidenciar a importância de estabelecer a distinção modal do tempo em passado, presente e futuro elaborada na Ética a Nicômacos, em oposiçãoà abordagem quantitativa do mesmo empreendida na Física, a fim de poder explicar o silogismo prático.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Revisitando a relação entre a sacralidade da Vida E o aborto.Dr Ivanaldo Santos - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):17-25.
    O objetivo desse artigo é realizar uma revisitação, ou seja, uma tentativa de construir um diálogo entre o princípio da sacralidade da vida e o aborto. São apresen-tados quatro motivos para realizar esse diálogo. O primeiro é o fato de constante-mente o cristianismo e especialmente a Igreja Católica ser acusada de ter criado o princípio da sacralidade da vida. O segundo é o fato de que fundações multibilionárias planejam impor o aborto ao mundo até o ano de 2025. O terceiro (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Confederação Católica do Trabalho: práticas discursivas e orientação católica para o trabalho em Belo Horizonte (1919-1930). [REVIEW]Deivison Gonçalves Amaral - 2007 - Horizonte 5 (10):56-74.
    Resumo O objetivo deste artigo será de analisar a atuação da Confederação Católica do Trabalho junto aos trabalhadores de Belo Horizonte, entre 1919 e 1930. Para tanto, são consideradas a prática discursiva católica, a luta por direitos e por melhores condições de vida e a mediação dos conflitos entre capital e trabalho. A entidade, orientada pela encíclica Rerum Novarum , foi a difusora do catolicismo junto aos trabalhadores de Belo Horizonte. A metodologia da análise do discurso é utilizada com o (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Human Agency Language, Duty, and Value : Philosophical Essays in Honor of J.O. Urmson ; Edited by Jonathan Dancy, J.M.E. Moravcsik, and C.C.W. Taylor. [REVIEW]J. O. Urmson, Jonathan Dancy, J. M. E. Moravcsik & C. C. W. Taylor - 1988
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  32
    Immanuel Kant - As Anotações às Observações Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime [seleção de notas].Bruno Cunha - 2016 - Kant E-Prints 11 (2):51-79.
    A publicação do volume XX dos escritos completos de Kant publicado pela Academia de Berlin, editado por Lehmann em 1942, representou uma contribuição fundamental para a interpretação do desenvolvimento da filosofia moral de Kant, uma vez que, pela primeira vez, os intérpretes tiveram acesso ao extrato completo das decisivas Anotações (Bemerkungen) kantianas em seu exemplar particular de Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime. De fato, pouca progressão havia sido observada no trabalho dos primeiros intérpretes do desenvolvimento, que, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Fronteiras sem'nticas: o dialogismo das linguagens rituais pentecostais e umbandistas – uma análise das expressões gestuais.Valdevino de Albuquerque Júnior - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):514-518.
    O espaço ritual constitui-se num locus sagrado de festa. No palco religioso, o sentimento de reconhecer-se cheio do Esp í rito Santo ou incorporado pelas Entidades reescreve, no pr ó prio corpo do sujeito, a autenticidade de sua tradiçã o mitol ó gica. Simultaneamente, a experi ê ncia religiosa reatualiza o poder dessa tradiçã o. E s ã o v á rias as formas em que a narrativa m í tica emerge, vindo à tona e tornando-se tang ível à percep (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  38
    Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec.Brasil Fernandes de Barros - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):525-526.
    Dissertação de mestrado de: BARROS, Brasil Fernandes de. Religião e Espiritismo: o conceito de religião da Doutrina Espírita segundo a concepção de Alan Kardec. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Leo Tolstoy’s tragic death and his impacts on Max Weber and György Lukács: On autonomy of arts and science/ O tema da morte trágica de Liev Tolstói e set impacto em Max Weber e György Lukács: Sobre a autonomia nas ciências e na arte.Luis F. Roselino - 2014 - Revista História E Cultura 3 (1):150-171.
    The tragic death in Tolstoy's writings has helped both Max Weber and György Lukács in characterizing the modern pathos as a tragic contemplation of the emptiness of life. Through Tolstoy's readings, Weber and Lukács found an interesting source of denying arts and modern sciences autonomy, considering, from the aesthetics sphere, the meaningless of this new immanent reality. Both has assumed Tolstoy main theme from the same perspective, contrasting ancient and modern worldviews. Max Weber presented this theme in his disenchantment of (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. É o Género uma Construção Social?Teresa Marques - 2014 - In A. P. Mesquita, C. Beckert, J. L. Pérez & Xavier M. L. L. O. (eds.), A Paixão da Razão. Homenagem a Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. pp. 561-578.
    É muitas vezes aceite que certas categorias, tipicamente as de género, raça, orientação sexual ou doença mental, são construções sociais e não divisões naturais no mundo. A distinção entre categorias naturais e categorias sociais, como pretende ser a distinção entre o sexo e o género, tem servido no âmbito da crítica e ciência social para advogar a abolição de certas normas sociais, e para a implementação de políticas mais equitativas. Contudo, há aspectos centrais do construtivismo que são pouco claros. O (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  20
    Da Árvore E Do Rizoma: Pensar Para Além Do Método o Encontro da Filosofia Com a Inf'ncia.Magda Costa Carvalho & Walter Omar Kohan - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    This work aims to consider philosophically the issue of the method in philosophical practices with children. It analyzes some influences received by the creators of Philosophy for Children, Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp, like the pragmatism of J. Dewey. It describes the meanings of three similar expressions in Lipman's work: methodical, methodological and method. It offers some criticisms of method: Hans-Georg Gadamer, but especially Henri Bergson and Gilles Deleuze. Finally, he questions the need of a method for doing philosophy (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    O clamor dos pobres: uma interpelação à consciência religiosa e à fé cristã.João Luiz Correia Júnior & Drance Elias da Silva - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:1503-1503.
    O clamor dos pobres, tema deste trabalho, interpela a consciência humanitária das pessoas e é um forte questionamento à consciência religiosa e à fé cristã. Apesar disso, a opção preferencial pelos pobres, consagrada no Documento final da Conferência Episcopal realizada em Puebla de Los Angeles, é causa, até hoje, de muitas controvérsias dentro e fora da Igreja. Tendo presente esse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar a ressonância do clamor dos pobres no contexto da Conferência de Puebla; demonstrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman. [REVIEW]Altair Alberto Favero, Junior Bufon Centenaro & Ana Lúcia Kapczynski - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século XX, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    As cartas de Tell El-Amarna e o tráfico de mulheres em Canaã.José Ademar Kaefer - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):114-131.
    As 382 cartas encontradas em Tell El-Amarna trazem não somente informações sobre a política administrativa do Egito durante a Era do Bronze Tardio, mas também sobre as transações internacionais que envolviam vidas humanas. O objetivo deste ensaio é mostrar, através das entrelinhas das cartas de El-Amarna, como funcionava o tráfico de mulheres de Canaã para o Egito nesse período. Temos duas situações: uma é o tráfico de mulheres entre o Egito e os grandes reinos, como Assíria, Babilônia e Mittani, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O humano entre natureza e seleção. Dilemas éticos no debate Sloterdijk-Habermas.Murilo Mariano Vilaça - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 15 (2):211-31.
    Resumo: Este artigo se propõe a refletir sobre a possibilidade de a biotecnologia promover uma nova forma de criação do humano e sobre como isso pode alterar a compreensão ética do que significa ser humano. Tendo como pano de fundo a contraposição entre duas idéias de humano – como sujeito ativo da seleção e como sujeito moral dotado de autonomia, autenticidade e autocompreensão ética da espécie –, o objetivo é analisar os argumentos apresentados por dois importantes filósofos contemporâneos acerca da (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    A exegese de Fílon de Alexandria e o peculiar caso de Noé como Deucalião.Cesar Motta Rios - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):93-113.
    Fílon de Alexandria é mencionado frequentemente como exemplo de exegeta que adotava o método da interpretação alegórica. Por vezes, entende-se, de modo pré-concebido, que sua hermenêutica é imaginativa, descuidada e pouco responsável. Neste artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica abrangente e estudo de fontes primárias em suas línguas originais, apresento o alexandrino como um exegeta inserido em seu tempo, dotado de recursos, que observava parâmetros. Além de uma apresentação inicial, abordo detidamente um caso específico: a identificação que Fílon faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  89
    A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares // Oral history and its contributions to the study of school cultures.Milena Aragão, Jordana Wruck Timm & Lúcio Kreutz - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):28-41.
    O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Kant e o sentimento moral.Keberson Bresolin - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):42-67.
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar o lugar próprio do sentimento moral [das moralische Gefühl] na filosofia prática de Kant. Sentimento moral e respeito pela lei são equivalentes, sendo, esse respeito, o único e autêntico motivo moral sem, contudo, referir-se a um objeto empírico. Assim, o respeito é o efeito da lei moral produzido em nossa sensibilidade moral, sem a qual o conceito de dever seria inviável. Uma ação por respeito à lei possui valor moral porque a lei torna-se (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000