Results for 'Teologia das crianças'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Música como intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática da literatura.Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante & Ana Emília Vita Carvalho - 2023 - Aletheia 56 (2):146-161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  36
    O acompanhamento familiar antes e depois da morte da criança: uma proposta de intervenção para o psicólogo hospitalar.Simone Da Bolze & Luciana Castoldi - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:79-91.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    O ensino de filosofia para/com crianças.Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas & Vanessa Do Rêgo Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):719-755.
    O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  39
    Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro (or Black) Liberation Theology: balance and perspectives).Marcos Rodrigues da Silva - 2013 - Horizonte 11 (32):1769-1776.
    KOINONIA/ASETT MINGA/MUTIRÃO DE REVISTAS DE TEOLOGIA LATINO-AMERICANAS Teologia Afro (ou Negra) da Libertação : balanço e perspectivas (Afro - or Black - Liberation Theology: balance and perspectives).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A Construção Das Noções De Espaço E Tempo Nas Crianças Da Educação Infantil.João Alberto da Silva & Júnior Saccon Frezza - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):45-53.
    O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    João de santo Tomás, redenção E escatologia.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Sergio de Souza Salles - 2016 - Synesis 8 (1):65-79.
    Que há de novo no pensamento de João como comentador de Santo Tomás de Aquino? Reconhecidamente, sua teoria do signum. Em João de Santo Tomás, a teologia da salvação, calcada em sua teoria filosófica do sinal, mostra um aprofundamento considerável de tal modo que toda a redenção humana pode ser relida pela ótica do sinal. Assim, a encarnação do Verbo, sua atividade taumatúrgica, os sacramentos, e, finalmente, a vida futura são tratados a partir do Verbo-Sinal, ao mesmo tempo como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Religião politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial.Alberto da Silva Moreira - 2014 - Horizonte 12 (33).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Educação das inf'ncias e crianças no Brasil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo faz uma reflexão crítica dos impactos da pandemia para as crianças da Educação Infantil no Brasil. Delineia algumas concepções de criança e infância nos discursos normativos, apontando possibilidades que valorizem a experiência infantil.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha & Marcus Vinicius de Souza Nunes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):274-283.
    Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade, de pensamentos passionais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    A reconstrução da fé no enfrentamento do luto: teologia e psicologia em diálogo.Ana Paula Reis da Costa - 2016 - Horizonte 14 (41):200-201.
    This research aims at a dialogue between Theology and Psychology in order to understand the Catholic faith and their possible mobilization within the psychic processo of assimilation and elaboration of mourning, using the clinical history of two Catholic bereaved patients followed up in psychoterapy in their first years of bereavement as a concrete object of analysis in a longitudinal study. The Project is part of a historical and philosophical literature on death and then supplies from the contribuitions of Jurgen Moltmann (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Jesus cristo na teologia pluralista da libertação latino-americana Uma aproximação sistemática.Ronaldo Gomes Da Silva - 2012 - Miscellanea Francescana 112 (1-2):125-153.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    O fenômeno da exposição de crianças em dois extremos: freguesias de Porto Alegre e da Cidade do Natal, séculos XVIII e XIX.Jonathan Fachini da Silva & Thiago Do Nascimento Torres De Paula - 2019 - Dialogos 23 (2):256.
    A exposição ou enjeitamento de crianças foi fenômeno importado do velho mundo e amplamente aceito e praticado em território ibero-americano. A historiografia avançou sobre o tema nos últimos anos, entretanto, algumas lacunas ainda permanecem para desafio dos historiadores interessados no assunto. Uma dessas questões é detectar as singularidades regionais desse fenômeno tão recorrente ao território luso-brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é comparar o perfil da exposição de crianças e a assistência aos enjeitados em dois extremos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children's participation in Middle School.Paulo Jorge Freitas da Silva E. Costa, Natália Fernandes & Maria Beatriz Oliveira Pereira - forthcoming - Conjectura: Filosofia E Educação.
    Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    The Action of Centripetal and Centrifugal Forces in Religious Discourse about People with Disabilities: Reflections Based on Bakhtin and the Circle.Dennis Souza da Costa & Ivana Siqueira Teixeira - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63573p.
    RESUMO Este artigo analisa a atuação das forças centrípetas e centrífugas em enunciados da esfera religiosa que evidenciam cosmovisões do segmento cristão evangélico acerca da deficiência. Para tanto, selecionamos um vídeo disponível na plataforma YouTube contendo enunciados dos apresentadores Tito Rocha e Leandro Quadros relativos à temática da deficiência, bem como a resposta de uma internauta acerca do posicionamento desses sujeitos. A reflexão teórico-metodológica fundamenta-se na orientação dialógica da linguagem, sobretudo nas considerações acerca das relações dialógicas, vozes e forças centrípetas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Caracterização do processamento auditivo das crianças com distúrbio de leitura e escrita de 8 a 12 anos em tratamento no Centro Clínico de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. [REVIEW]Karen Maria de Paula & Sheilla da Silva Lima - 2011 - Discurso 3:8.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  40
    Lacunas da educação infantil.Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 101.
    O presente trabalho é um recorte de pesquisa do mestrado de Educação, da Universidade do Estado da Bahia a partir das demandas cotidianas de famílias que não possuem poder de escolha como apregoado pelo discurso neoliberal, que acirrou a desregulamentação do Estado e a transferência de responsabilidade das políticas sociais para a sociedade civil. Constituiu-se como objetivo principal do estudo compreender a relação entre a efetivação das políticas públicas para a Educação Infantil e as instituições educativas, sem fins lucrativos, na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na Educação Infantil: algumas contribuições da Psicologia Escolar.Adinete Sousa da Costa Mezzalira & Raquel Souza Lobo Guzzo - 2011 - Revista Aletheia 35:22-35.
    Essa pesquisa investigou os fatores que estariam interferindo no acompanhamento e na promoção do desenvolvimento das crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, bem como avaliou a opinião das educadoras acerca de uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. A pesquisa ad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    A mitologia como transmissão oral da educação infantil dos yanomami para sua integração social.João Paulino Da Silva Neto & Pamela Alves Gil - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21083.
    Como o adulto não indígena percebe a criança yanomami? O que nos propomos neste artigo é trazer elementos ao debate sobre a temática da criança indígena, desde uma análise comparativa das representações das crianças yanomami por meio de fotografias realizadas pelos religiosos na Missão Catrimani em 1993, onde indicava seu ambiente tradicional de educação familiar e suas diversas interações. Esse registro iconográfico, por meio de uma amostra de fotografias das crianças yanomami, comparadas ao registro autobiográfico de Davi Kopenawa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Crianças E música: Educação musical E estudos da inf'ncia em diálogo.Sandra Mara da Cunha - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-20.
    Children and music are the theme of this article conceived as a sort of rehearsal, with the aim of thinking a musical education of childhood. Its theoretical foundations emerge from conversations between music education and childhood studies, and formed the basis for the lecture workshop held at the II Congress of Childhood Studies, in September 2019, at the University of the State of Rio de Janeiro. The text addresses methodological openings present in creative approaches to curricula based on network formats (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Bater ou não bater nas crianças? Análise a partir dos Provérbios bíblicos.Valmor da Silva - 2020 - Horizonte 18 (55):301.
    O artigo propõe uma análise crítica sobre o significado da recomendação do uso da vara na educação das crianças, em cinco ditos do livro bíblico de Provérbios. O objetivo é analisar, com auxílio da exegese, os provérbios em seu contexto literário, histórico e cultural; e interpretá-los hermeneuticamente para a realidade atual, com a proibição de bater em crianças. Com os pressupostos do método da exegese histórico-crítica, faz-se a análise do primeiro dito, que afirma textualmente: “Quem poupa a vara (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Centro de educação, filosofia E teologia.Código da Disciplina & Semestre Letivo - 2012 - História 30:2º.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    Religiosidade E meio ambiente: Das críticas dos ambientalistas à construção de Uma ecoteologia.Elias Gomes da Silva - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):132-140.
    The essay provides an overview of what will be the call ecotheology. The main idea, grounded in this post show that the criticisms made by some environmentalists of the twentieth century theology in the exercise of its functions, has established a reading of canonical texts, heavily influenced, in a hermeneutic stance of ecological character. The relevance in relevance in addressing an issue with that, is something of great importance, especially in that it is precisely in Latin America where you have (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Experiências de “Escola[s]” que educam a inf'ncia em comunidade quilombola na Amazônia Paraense.Ellen Rodrigues da Silva Miranda & Doriedson do Socorro Rodrigues - 2020 - Odeere 5 (9):82-108.
    O texto apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado sobre educação quilombola e busca responder como a “escola” presentes na comunidade quilombola Tambaí-Açu, Mocajuba/PA, educam as crianças entre as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital. Trata-se de investigação qualitativa, como base no materialismo histórico-dialético, com dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, analisadas em articulação com revisão de literatura científica. Ao se fazer análise de conteúdo, compreendeu-se que, embora haja diversas formas de saberes nos chãos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  61
    O tema da liberdade em agostinho na obra O livre-arbítrio.Elias Gomes da Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 25-32.
    O tema da liberdade é de capital importância não só para filosofia, mas, sobretudo, também para tradição cristã. Como doutrina bíblica o conceito de liberdade tem sido estudado e pesquisado por diversos pais da igreja ao longo dos séculos, dentre os quais se destaca os trabalhos realizados por Agostinho. Nesse sentido, o respectivo artigo procura analisar e compreender a maneira como esse autor descrever a temática, preferencialmente a partir de sua célebre obra o Livre-Arbítrio.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Doutrina E interpretação da fé.Anderson Bizarria da Costa - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):84-93.
    Search to develop with this paper the Doctrine and Interpretation of the Faith, based on documents of the Church, especially the Second Vatican Council and the approach of authors about the same documents with intention to provide to the reader a challenge to the deepening of the thematic to speak briefly about Revelation, Scripture, Tradition, Interpretation of the faith and the Mastership. However, the theme will be developed starting with a reflection about the Revelation which has like consequence or suppose (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Comunhão: breve estudo da utilização do termo koinonia na cultura helênica e sua incorporação no 'mbito cristão do Novo Testamento e Patrístico.Rodrigo Antônio da Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):321-328.
    The term communion, coming from the Latin translation of the Greek word koinonia is used as the basis for many concepts in Christianity and, more specifically, in the Catholic tradition. This article aims, althoug very briefly, conduct the study of the term, since its Hellenistic origin and its incorporation, with different nuances, in the Christian tradition. Therefore, in addition to resort to the etymology of the word, briefly covers its use in various environments of ancient Greek culture to raise possible (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Jesus, o Bom Pastor, enquanto fundamento e modelo da ação pastoral em vista da formação do Reino de Deus.Susana Aparecida da Silva - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):242-261.
    This paper develops a study on pastoral theology perspective about the Jesus pasturing. Having on sight the Good Shepherd as model of pastoral agent and based in Magisterium recent documents concerning the priest ministery, the text aims the Good Shepherd in theological and practical perspective of the evangelizing action of the Church in view of the Kingdom of God formation.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Algumas questões pastorais a partir Das novas diretrizes da cnbb: Sair do Lugar estreito.Me João da Silva Mendonça Filho - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 81.
    O autor nos apresenta um quadro de reflexões pastorais a partir das Diretrizes da Ação Evangeli-zadora da Igreja do Brasil. Trata-se de uma auto-avaliação propositiva, pois resgata o valor de inserir nossa ação na complexa realidade juvenil, na atitude missionária e na vivência comunitária de uma Igreja que está sempre em formação desde a saída das estreitezas que a vida nos impõe. É preciso marchar sem medo da grandiosidade dos desafios, sem perder o foco no anúncio da Palavra que salva (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Uma história de possessões demoníacas em loudun. Uma análise da obra de Michel de certeau sobre um fato político-religioso.Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):184-195.
    The phenomenon of belief in demonic possessions always appears in times of crisis. The intention of this communication is to report the vision of Michel de Certeau, among others, on a fact of possession that occurred in Loudun and shows that religious motives, for some time in history, have been and are still being used for political manipulation. With great documentary and literary analysis, allied to intense research on the city's folklore and imagery, Certeau shows a perspective on the history (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Intervenção em psicologia positiva com mães na pediatria: relato de experiência.Doralúcia Gil da Silva, Amanda de Almeida Schiavon, Janine Pestana Carvalho, Henry Barbosa Antunes & Claudia Hofheinz Giacomoni - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Mães exercem papel importante no processo de hospitalização das crianças. As intervenções em psicologia positiva podem contribuir com o fortalecimento dos recursos positivos delas, o que por sua vez auxilia na recuperação da saúde das crianças. Este estudo teve por objetivo apresentar o relato da aplicação e avaliação de uma intervenção em psicologia positiva para mães de crianças hospitalizadas, visando demonstrar evidências de utilidade clínica da intervenção. A intervenção buscou diminuir sintomas de estresse, ansiedade e depressão, aumentar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Os “Despropósitos” da Inf'ncia Na Poesia de Manoel de Barros.Rodrigo da Costa Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Este ensaio apresenta representações metafóricas da infância na poética de Manoel de Barros (1916-2014) além de falar das relações da obra com a ilustração, do caráter autorreflexivo da poesia, da estética do fragmentário e das encenações do sujeito lírico. Como corpus de análise para essa leitura serão utilizados os livros Exercícios de ser criança (1999), Memórias Inventadas (2008) e Menino do mato (2010), além de outros textos do conjunto da obra do poeta pantaneiro.Palavras-chave: Poesia. Memória. Iinfância. Manoel de Barros.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Eco E narciso.Amós Coelho da Silva - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):65-72.
    Na Grécia, Eco, um ponto de encontro para múltiplos mitos etiológicos, porque esclarecem, por exemplo, a origem do eco, é a ninfa dos bosques e das fontes. Uma possível significação de ninfa é o seu vir a ser que é o próprio existir da natureza, já que morre e renasce, constantemente. De modo geral, as ninfas povoam os campos, os bosques e as águas. Ovídio (43 a. C a 18 d. C.), nas Metamorfoses, nos dá uma versão do mito de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Deficiência intelectual: análise da produção científica com base no modelo biomédico e modelo social da deficiência.Andreia Silva da Mata - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):350-378.
    O presente estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica-documental a partir de artigos disponíveis na base de dados do Scielo. Para a seleção desses artigos foram utilizadas sete palavras-chave que permitiram identificar as pesquisas sobre as pessoas com deficiência intelectual. A partir desta seleção realizou-se uma análise qualitativa dos resumos e dos objetivos destes artigos separando-os com base na fundamentação teórica do modelo conceitual sobre a deficiência intelectual utilizados nesta pesquisa, a saber: o modelo biomédico e o modelo social (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    As verdades da razão e as verdades da fé em Tomás de Aquino.José Da Cruz Lopes Marques - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):216.
    O presente artigo pretende analisar a tentativa de harmonização entre fé e razão, entre teologia e filosofia empreendida por Tomás de Aquino na introdução da Summa contra gentiles. Para tanto, será trabalhada a distinção tomista entre as verdades da fé e as verdades da razão, mostrando como, ao mesmo tempo em que a fé suplementa o conhecimento de Deus ao descortinar as verdades suprarracionais, a razão, por sua, introduz as verdades que também são cridas pela fé.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    A presença da Morte e da Vida em 'Morte e vida Severina': Algumas considerações teológicas.Sonia Maria Dornellas Morelli & Ivanil Pereira da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):119-133.
    Após conhecer um pouco a Tanatologia e a Escatologia, surgiu a ideia de analisar a obra “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e os diferentes aspectos da morte e da vida. Estudiosos que escreveram sobre a situação humana e a contingência da morte foram consultados para um embasamento teórico consistente. O Catecismo da Igreja Católica e a Bíblia Sagrada foram usados também. Após introdução, o artigo apresenta a análise do poema detalhando os diferentes meandros em que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  43
    Ciberespaço: Um apelo à teologia.Ideylson da Silva Vieira dos Anjos - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 29.
    O impacto do ciberespaço com as novas formas de produção, circulação e consumo de informação tem sido tão grande a ponto de reconfigurar a vida e o pensamento como tais? Educação, cultura, toda construção dos espaços antropológicos e até a maneira de se comunicar com o sagrado se vêem afetadas por essa interrogação que nasce do confronto do humano com a internet. O artigo vem examinar criticamente a resposta de Pierre Levy; um dos primeiros intelectuais a responder a essa complexa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Candiotto, Cesar. Foucault E a crítica da verdade. 2a ed. belo horizonte: Autêntica, 2010. 174 P. isbn: 9788575264973.Francisco Antonio da Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):109-110.
    Cesar Candiotto, é licenciado em Filosofia pela PUCPR, bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestre em Educação pela PUCPR e doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Além da obra analisada, o autor tem outras obras publicadas, como Mente, cognição, linguagem e Ética: abordagens e perspectivas, e capítulos de livros sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. É professor do curso de Filosofia e do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  37
    Dissertações e Teses v.2 n.4.Alexandre da Costa, Amauri Carlos Ferreira, Davidson Sepini Gonçalves, Aurino José Góis & Paulo Antônio Couto Faria - 2004 - Horizonte 2 (4):159-164.
    COSTA, Alexandre da. Fundamentos da bioética: estudo sobre o pensamento de Hugo Tristram Engelhardt Jr. FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência e memória da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG, anos 80. GONÇALVES, Davidson Sepini. O Panóptico de Jeremy Bentham: por uma leitura utilitarista. GÓIS, Aurino José. Parque Municipal de Belo Horizonte: público, apropriações e significados. FARIA, Paulo Antônio Couto. Teologia no limiar da filosofia: a modernidade e o encontro fé e razão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Argumentação teológica: a existência de Deus. Entender a necessidade da existência de Deus para o sentido da vida e a racionalidade da fé.Alex da Silva Mendes - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):154-167.
    At first, it must be said that the existence of God is the great affirmation presupposed by the Bible. The Bible does not attempt to prove the existence of God, it simply takes this existence as a fact. The great Reformed theologian Louis Berkhof says: "For us the existence of God is the great presupposition of theology." In fact, no theologian could deny the existence of God, as this automatically would cause him to be without profession. But throughout history, philosophers (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  28
    Jesus: Aproximação histórica. Isbn 978-85-326-4017-8.Me Renato da Silva Machado - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 137.
    O livro, Jesus: aproximação histórica, do teólogo José Antonio Pagola veio enriquecer a teologia e, de forma especial, a cristologia. Trata-se de uma obra que pretende apresentar Jesus de forma que seja conhecido e amado. A obra é escrita por uma pessoa de fé, situada no seio da Igreja católica, obra de um cristão, presbítero, que tem o ardente desejo de comunicar a pessoa de Jesus.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Obras completas.Vicente Ferreira da Silva - 1964 - São Paulo,: Instituto Brasileiro de Filosofia.
    v. 1. Ensaios filosóficos. Exegese da ação. Dialética das consciências. Idéias para um nôvo conceito do homem. Teologia e antihumanismo. Filosofia da mitologia e da religião.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Deus existe?Elias Gomes da Silva - 2017 - Horizonte 15 (45):305-313.
    A propósito do Livro SWINBURNE, Richard. Deus Existe? Tradução de Agnaldo Cuoco Portugal. Brasília: Academia Monergista, 2015. 192p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    “Voltem todos para o sheol!” A retórica imprecatória do Salmo 9,12-21.Cássio Murilo Dias da Silva - 2015 - Horizonte 13 (39):1609-1629.
    This study analyzes how poetic procedures used in Psalm 9,12-21 emphasize imprecations in these verses. The issue of imprecations in the Psalms is always subject to be studied, discussed and digested. In addition to the general problem of imprecations – something omnipresent in the Psalter –, exegetes always must face the imprecations of each specific poem. This requires a careful examination of the devices that the psalmist uses. For this formal approach, the second part of Psalm 9 offers interesting and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    A religião nas Torres de Babel: Jacques Derrida.Elias Gomes da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):91-102.
    A pesquisa vem demonstrar como é possível, a partir do pensamento de Jaques Derrida, estabelecer uma filosofia da Religião. Embora a investigação seja feita de maneira análoga e indireta, justamente porque o fenômeno da religiosidade não foi o principal objeto de sua observação, é plausível, mesmo assim, que suas teorias tais como: desconstrução, differense e o logocentrismo sirvam, e muito, como instrumento filosófico para pensar a complexidade que compõe as fronteiras da religião. É sobre algumas dessas diversas fronteiras que fala (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Concílio de Trento: uma trama de crises e decretos nos passos de uma Ecclesia semper reformanda.Jamerson Marques da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):130-150.
    This article looks for scanning the History of the Council of Trent emphatically in what concerns to the antecedents that went through its path and culminate in it. Under the key of an “Ecclesia semper reformanda” we look for understanding the internal reformations in the Church of that age not as private diligences to the Council's motion, as if the Council was the great awakener of a monolithic Church to the needs of an intrareformation, but, despite this, aiming the history (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Entre o risco e a proteção: uma análise bioecológica do processo de resiliência em crianças vítimas de violência sexual.Manuela Almeida da Silva Santo & Débora Dalbosco Dell’Aglio - 2022 - Aletheia 55 (1):6-30.
    Este artigo investigou a interação dos fatores de risco e de proteção nos processos de resiliência de meninas vítimas de violência sexual, pela perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com estudo de casos múltiplos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas meninas de 11 a 12 anos, e seus respectivos responsáveis, que se encontravam em atendimento em um centro de referência a situações de violência sexual da rede de proteção de Porto Alegre/RS. Foi realizada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000