Results for 'Teologia do Laicato. Leigo. Novas Comunidades Cristãs. Igreja'

517 found
Order:
  1.  8
    As contribuições Das novas comunidades cristãs para a teologia do laicato.Me Fernando Rodrigues Francisco - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 39.
    João Paulo II foi o papa que destacou a importância das Novas Comunidades Cristãs no seio da Igreja. Bento XVI deu continuidade à iniciativa de seu antecessor. Nós somos herdeiros de uma Teologia do Laicato bastante elaborada, porém pouco conhecida na prática. Desde o Concílio Vaticano II a Igreja tem promovido o protagonismo dos leigos. Nos dias atuais, nós vemos uma proliferação de Novas Comunidades cuja iniciativa, na maioria dos casos, parte dos fiéis (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    A contribuição do laicato para a santificação do mundo.Prof Dr José Ulisses Leva - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):08-14.
    O artigo procura entender o papel do leigo na Igreja e na Sociedade através dos Documentos: A Carta a Diogneto; Carta dos Cristãos Leigos por ocasião do Encerramento do 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo; o Manual do 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo e a Constituição Dogmática Lumen Gentium, Capítulo IV, do Concílio Ecumênico Vaticano II. Compreende-se, assim, o múnus recebido pelo leigo na Igreja, e, quando exercendo eficazmente as muitas atividades (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    Leigo como sujeito eclesial: da Teologia do Laicato à Teologia do Povo de Deus.Josimar Azevedo - 2007 - Horizonte 5 (10):182-187.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Secularização, teísmo e pluralismo religioso nas sociedades ocidentais contempor'neas.Lisete S. Mendes Mónico - 2015 - Horizonte 13 (40):2064-2095.
    Os fenómenos religiosos ocupam um lugar central na vida dos crentes, na dinâmica dos grupos, na coesão das comunidades locais e na ordenação global das sociedades nacionais e transnacionais. Incidindo sobre a dimensão ideológica da religiosidade, o presente artigo pretende contribuir para um entendimento mais alargado da secularização, seus contornos sociais e consequências individuais nas sociedades ocidentais contemporâneas. Nele se revisita a tese weberiana da Secularização e seus efeitos ao nível da significação religiosa, dos estatutos/papéis religiosos e da extensão (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Medellín e Teologia da Libertação: muito mais que uma relação histórica.Agenor Brighenti - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):544-575.
    Medellín e a Teologia da Libertação têm em comum um contexto social e eclesial marcado por profundas transformações, desafiando os cristãos a se somarem na busca de alternativas à situação de uma sociedade marcada pela injustiça institucionalizada e a exclusão. E tanto Medellín como a Teologia da Libertação foram duas respostas à altura, que dariam muito que falar, que pensar e que fazer. Medellín deu à Igreja na América Latina um rosto próprio, plasmado pelas comunidades eclesiais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    A importância da liturgia no cântico da missa: Análise histórica de documentos da igreja à Luz do vaticano II.Anderson Neves Cunha & Tiago Tadeu Contiero - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):55-66.
    The rite of the Mass has undergone changes that have transformed the way the faithful participated in the celebrations. On the occasion of the Second Vatican Council, there were changes which were intended to bring about a more active participation of the assembly in the liturgical act. The distance between the canticle and the liturgical rite calls for an investigation, for it is necessary that we know the reason for this happening even today. There is evidence that many chants sung (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    Algumas questões pastorais a partir Das novas diretrizes da cnbb: Sair do Lugar estreito.Me João da Silva Mendonça Filho - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 81.
    O autor nos apresenta um quadro de reflexões pastorais a partir das Diretrizes da Ação Evangeli-zadora da Igreja do Brasil. Trata-se de uma auto-avaliação propositiva, pois resgata o valor de inserir nossa ação na complexa realidade juvenil, na atitude missionária e na vivência comunitária de uma Igreja que está sempre em formação desde a saída das estreitezas que a vida nos impõe. É preciso marchar sem medo da grandiosidade dos desafios, sem perder o foco no anúncio da Palavra (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  33
    Teología de la Liberación 40 años después. Balance y perspectivas (Theology of Liberation 40 years later. Balance and perspectives) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1357. [REVIEW]Victor Codina - 2013 - Horizonte 11 (32):1357-1377.
    Escrever sobre a Teologia da Libertação (TdL), sua evolução e horizontes futuros, não é tarefa fácil. Primeiramente, porque ainda nos falta perspectiva histórica suficiente para observarmos com serenidade e com distanciamento o seu processo; em segundo lugar porque já existe uma vasta literatura sobe esse tema. Mais do que fazer um resumo abstrato desses 40 anos de existência da Teologia da Libertação, o artigo descreve seu desenvolvimento a partir de três eventos teológicos: O encontro Escorial 1972, o Encontro (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    Motivação eclesial luterana e inserção social entre comunidades quilombolas: a força da oralidade (Lutheran ecclesial motivation and social insertion among quilombolas communities: the power of orality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p593. [REVIEW]Tarcísio Vanderlinde - 2013 - Horizonte 11 (30):593-606.
    O artigo emerge de resultado da pesquisa sobre a inserção socioeconômica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) em territórios de remanescentes de quilombos no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. O Capa se caracteriza como uma entidade mediadora, que nasce de motivações eclesiais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970. Seu objetivo é disseminar sistemas agroecológicos entre populações de pequenos agricultores a fim de criar (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    A contribuição do laicato para a santificação do mundo.José Ulisses Leva - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):p - 08.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Breve biografia do líder leigo católico mexicano-americano césar chavez.Flávio José Rocha da Silva - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):125-126.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    TABORDA, Francisco. A Igreja e seus ministérios. Uma teologia do ministério ordenado.João Batista Libanio - 2012 - Horizonte 10 (25):304-311.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Os leigos em Medellín: memórias e novas perspectivas.Cesar Kuzma - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):632-647.
    O artigo que apresentamos tem a intenção de refletir sobre a vocação e missão dos leigos descritas no Documento de Medellín, dedica-se a um resgate das memórias que podemos colher, depois de 50 anos, mas, também, em atenção às novas perspectivas que o próprio documento nos traz, hoje. Medellín foi um marco importante para a história da Igreja da América Latina e voltar a esta conferência pode nos oferecer novas pistas e novos entendimentos para situações que vivemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Impactos do RICA na iniciação à vida cristã: percepções sobre as práticas de agentes de pastoral.Samuel Sampaio Castro - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):209-219.
    El Catecumenado fue un instrumento importante en la Iniciación Cristiana y Evangelizadora en el cristianismo primitivo. Él simboliza un marco de referencia en la construcción de un nuevo proceso catequético integral y contextual en las comunidades. La propuesta de Inspiración Catecumenal reaparece en el escenario eclesial como propulsora de la necesidad de renovar el modelo catequético de la Iglesia. El artículo analiza los impactos de la implementación del Catecumenado en las comunidades cristianas del siglo XXI y retrata los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Medellín: inspiração para uma metodologia do diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):677-697.
    A Conferência do Episcopado Latino-Americano de Medellín inaugurou um "novo tempo" para a Igreja Católica na América Latina. Realizada após o Concílio Vaticano II, recebe e atualiza as suas percepções e dá origem a "igreja dos pobres". Teve visão e prática proféticas ao compreender o pensar pastoral e teológico a partir "de baixo". O sofrimento dos oprimidos e seu grito por justiça foram escutados. Assumir o método ver-julgar-agir na estruturação do documento e no pensar a prática pastoral e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Prática pastoral e transformação social.Benedito Ferraro - 2007 - Horizonte 5 (10):19-31.
    Resumo A entrada dos cristãos e cristãs na luta política de libertação dos pobres e excluídos é a grande novidade da(s) Igreja(s) na América Latina e no Caribe. Com base em Medellín (1968), por meio de uma recepção criativa do Concílio Vaticano II, a vivência e a compreensão da fé cristã têm experimentado uma nova dinâmica. As comunidades eclesiais de base (CEBs) e a Teologia da Libertação favorecem um novo modo de se assumir o compromisso social visando (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Identidades Cristãs E Práxis Judaizante Na Ásia Menor Romana Do Século II D.C.: Um Exame Das Epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Espiritualidade e piedade popular: uma proposta eclesial e meio de santificação para os mais simples.Alexandre Augusto Siles - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):34-47.
    O objetivo deste artigo é propor, de modo simples e saudável, uma releitura transformadora na relação entre os ministérios ordenados e a missão leiga, sobretudo no tocante à espiritualidade laical como colaboração eclesial. Com efeito, desde o tempo de Jesus, o protagonismo leigo, como cooperador à evangelização sempre foi ressaltado e muito bem aproveitado pelo Mestre; dessa forma, nota-se o quanto a Igreja carece hoje dessa ajuda primordial. Não por menos, o Concilio Vaticano II, no decreto Apostolicam Actuositatem, diz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Algumas formas de ação do Espírito Santo na vida da Igreja segundo 1Cor 12 e 14.Maurino Marques Nascimento Junior - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):112-121.
    Does the Holy Spirit acts in Church? If so, what are His ways of action? How does the Spirit works in the believer and the community and for what purposes? Apostle Paul's guidelines recorded in his first letter to Corinthians community show that the Spirit works in church and in a certain variety of ways. Detailing these forms of action of the Spirit based on the text of the First Letter to the Corinthians, in twelve and fourteen chapters, is the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    Diálogo entre a tradição bíblica e a construção do discurso teológico ambiental cristão (Dialogue between bible's tradition and the environment christian theological discourse construction).Amelia Ferreira Martins Limeira & Maristela Oliveira de Andrade - 2012 - Horizonte 10 (26):603-618.
    A tradição bíblica tem inspirado leituras e interpretações ecológicas por parte de teólogos de vertentes cristãs diversas, dentre os quais podemos destacar: Carriker, Reimer, Schaeffer e Stott. O objetivo deste artigo é apresentar alguns textos das Escrituras Sagradas judaico-cristãs e o modo como estes têm sido interpretados por teólogos cristãos vinculados à vertente reformada à luz de uma leitura ecológica. Um corte epistemológico foi feito reconhecendo nestes teólogos posições ideológicas heterogêneas a fim de preservar a re(leitura) dos textos bíblicos escolhidos (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    O comunitarismo cristão e suas influências na política brasileira – uma revisão bibliográfica sobre o comunitarismo católico no Brasil.Robson Sávio Reis Souza - 2008 - Horizonte 6 (12):41-68.
    Resumo Apresentaremos neste artigo uma breve discussão acerca das influências do comunitarismo cristão na vida social e política brasileira. Trata-se de um ensaio exploratório. O objetivo é uma revisão bibliográfica sobre o tema. A partir daquilo que foi possível selecionar, tentamos elaborar algumas ideias, no sentido de apresentar, mesmo que sucintamente, tópicos que podem indicar a importância do comunitarismo cristão, tradição forte e influente não somente nas décadas de 1960 e 1970, mas que, sobretudo no atual contexto político, ainda desempenha (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    Igreja Nossa Senhora da Consolação por Maximilian Emil Hehl : ecletismo na arquitetura sacra paulistana com predomin'ncia do neorrom'nico.Marcos Eduardo Melo dos Santos & Susana Aparecida da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):151-159.
    This article presents the recent literature about the church Nossa Senhora da Consolação, considered through the prism of the study of sacred art. After a historical overview about the neighborhood and the ancient temple of Consolation, will be highlighted some most relevant artistic aspects of architecture and works of art gathered in the sacred building, designed by German engineer Maximilian Emil Hehl, whose inspiration reports to the formal and stylistic features of Romanesque architecture as well as the influences of eclecticism (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  27
    Pluralidade E unidade da igreja.Jason do Nascimento Costa - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 117.
    Eclesiologia mais do que tratar dos aspectos gerais da Igreja, tal como tradi-ção, doutrinas, compreensões teológicas, é falar do seu aspecto fundante, passageiro e eterno. Sobretudo partiremos de um olhar universal e plural dessa Igreja que é vista por Cristo, como um só rebanho, apesar de sua institucio-nalização e da multiplicidade de Igrejas Locais, e por razões de insistirmos em dividi-la, essa que é descrita e concebida nos textos neotestamentários e conciliares como a Igreja una, santa, católica (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Ética da comunicação: fomentando a cultura do encontro.Eduardo Araújo de Castro - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):5-17.
    Estamos inseridos numa sociedade marcadamente comunicativa. O progresso, as novas tecnologias, o avanço da ciência, a cultura e os costumes, são os grandes fomentadores desse “admirável mundo novo”, que ainda estamos aprendendo a conviver. E nesse aprendizado, algumas lacunas na própria comunicação têm deixado apreensivos pensadores modernos e a sociedade. Isso porque uma tese cada vez mais é difundida sem encontrar resposta: numa época na qual as pessoas possuem diversos mecanismos de comunicação, por que as pessoas se comunicam menos?Este (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    Igreja, Povo de Deus, sujeito da comunhão eclesial (Church, the People of God, subject of ecclesial communion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1047. [REVIEW]Cleto Caliman - 2011 - Horizonte 9 (24):1047-1071.
    Aos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o artigo pretende articular a chave eclesiológica de sua compreensão da Igreja como povo de Deus (cap II da Lumen Gentium), com o processo de sua recepção no pós-concílio. O Sínodo Extraordinário de 1985 - aos 20 anos do término do Concílio - privilegiou a categoria “comunhão” como chave da eclesiologia conciliar. O Sínodo de 1987 sobre a Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no Mundo expressou o (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    O divórcio como saneador: Igreja Católica e política em Belém-PA nas primeiras décadas do século XX.Ipojucan Dias Campos - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (49):299-325.
    Os debates, na cidade de Belém-PA, em torno do divórcio com possibilidade de segundo casamento, doutrina católica da indissolubilidade das alianças e família são os princípios diretores das reflexões que seguem. As fundamentações concentram-se no ponto de vista de que a lógica do matrimônio inquebrantável e domador da fornicação de homens e mulheres, não era a única visão, a respeito dele, no seio da capital paraoara. Alguns literatos e profissionais do direito compreendiam que ninguém poderia ser submetido eternamente a um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    O conceito de romanização do catolicismo brasileiro e a abordagem histórica da Teologia da Libertação (The concept of Romanization of Brazilian Catholicism and the historical approach of the Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1485. [REVIEW]Maurício de Aquino - 2013 - Horizonte 11 (32):1485-1505.
    A criação da Comisión para el Estudio de la Historia de la Iglesia en Latino América (CEHILA), no ano de 1973, na cidade de Quito, Equador, está umbilicalmente ligada ao nascimento da Teologia da Libertação em face da qual se apresenta, duplamente, como fundamento e expressão. Considerando essa premissa, este artigo apresenta, problematiza e demonstra as relações entre a Teologia da Libertação e a história renovada da Igreja produzida pelo grupo CEHILA desde a análise histórica de livros (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    As irmandades de negros: resistência e repressão (The black brotherhoods: resistance and repression) DOI 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p202. [REVIEW]Ana Lúcia Eduardo Farah Valente - 2011 - Horizonte 9 (21):202-219.
    A Igreja Católica legitimou prática e teoricamente o sistema colonial brasileiro e teve um caráter predominantemente leigo, por força da instituição do padroado. Pouco foi escrito sobre as irmandades de negros. As análises têm se restringido a observar que desempenharam um importante papel na manutenção das crenças religiosas africanas. Com a República, o processo de romanização empreendido pela Igreja teve por objetivo a desvalorização do catolicismo laico, com o desmantelamento das antigas irmandades e sua substituição por novas (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    Alberto Antoniazzi e a Igreja.João Batista Libanio - 2004 - Horizonte 3 (5):40-52.
    Pe. Alberto Antoniazzi revelou-se um teólogo preocupado fundamentalmente com a presença da Igreja no mundo de hoje e, de modo especial, na cidade. Desenvolveu uma eclesiologia centrada na missão da Igreja no sentido de Povo de Deus que abraça tanto o clero como os leigos. Além de uma prática de professor e formador do clero, contribuiu com reflexões sobre o ministério ordenado, compulsando as fontes neotestamentárias e a longa tradição histórica da Igreja. E deteve-se, outrossim, na relevância (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    A teologia como sapientia fidei Interfaces entre teologia e espiritualidade.(Theology as "sapientia fidei" Mutual influences between theology and spirituality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p510. [REVIEW]Paulo Sérgio Carrara & Solange Maria do Carmo - 2014 - Horizonte 12 (34):510-533.
    O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e razão; a experiência de fé, no entanto, é anterior à reflexão racional (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Entre a Igreja E a Escola: O Catolicismo E a Escola Do Campo No Marajó Em Conexão.Eliane Miranda Costa - 2020 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 18 (55):275.
    O texto aborda a relação da educação escolar e o catolicismo no espaço rural, especialmente, no rio Mapuá, no município de Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Tem-se por objetivo identificar a presença do catolicismo na escola do campo e a relação com a formação dos alunos ribeirinhos. Especificamente, a perspectiva é discutir a influência dos rituais religiosos e artefatos sagrados no processo educativo e na cultura escolar do campo. É uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada na incursão bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    A Igreja Católica e o Ensino Religioso no Brasil.Eraldo Leme Batista - 2020 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 18 (55):61-61.
    Neste artigo apresentamos o debate em torno da educação nos primórdios do século XX no Brasil, quando ocorreu um profícuo debate sobre o papel educacional na sociedade, tendo de um lado a Igreja Católica e a defesa do ensino religioso nas escolas públicas e, em outra posição, os educadores vinculados ao escolanovismo e à defesa da laicidade. Apontaremos as principais teses que nortearam essa contenda, enfatizando as divergências entre esses dois grupos. O objetivo deste trabalho, portanto, é apresentar brevemente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Um embate ideológico: Estado-igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    A igreja no período antigo. O catecumenato na evangelização.Marcos Venício de Oliveira Miranda - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p - 70.
    O objetivo deste artigo é compreender como a Igreja evangelizou no Período Antigo. Jesus Cristo reuniu um grupo de homens e os instruiu na Fé revelando a presença do Reino de Deus. O Cristianismo nasceu dentro do Judaísmo. Inicialmente contém características dos rituais judaicos que ao longo do tempo vão se adequando e se transformando em ritos mais aprofundados. O método eficaz da evangelização usado pelos Apóstolos era o mesmo ensinado pelo Mestre. O Catecumenato sempre exerceu papel preponderante na (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    A igreja latino-americana depois de aparecida.Prof Dr Côn. Antonio Manzatto - 2007 - Revista de Teologia 1:23-30.
    O texto procura refletir, de maneira prospectiva, sobre a contribuição que a Conferência de Aparecida poderá dar à igreja universal, e em especial para o continente latino-americano. Diagnostica linhas de continuidade com a prática atual da igreja e enumera esperanças das comunidades eclesiais com relação à V Conferência.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Elementos de teologia amazônica.Raimundo C. Gordiano - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):122-130.
    A Amazônia é detentora de inúmeras grandezas. Vastos territórios, variedades de espécies animais e vegetais, e complexidades culturais. A Igreja tem se envolvido e assumido a reflexão sobre a Amazônia propondo uma consciência abrangente entre a criação natural e cultural, portanto, que inclua a pessoa humana e suas expressões sócio culturais. Essa breve pesquisa é apresentada a partir do olhar sobre três diversidades presentes na região: naturais, culturais, eclesiais. Contempla dois aspectos das ações eclesiais locais e aponta três elementos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  54
    INTRODUÇÃO À TEOLOGIA DA MISSÃO: CONVOCAR E ENVIAR: SERVOS E TESTEMUNHAS DO REINO. SUESS, Paulo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 ISBN 978.85.326.3420-7. [REVIEW]Nora Ney Cangussu - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 91-94.
    Falar sobre missão provoca um “interesse” sobre o tema que se mantém sempre em evidência, independentemente da época em que se esteja vivendo. O livro em questão, Introdução à teologia da missão: convocar e enviar: servos e testemunhas do Reino, é uma bela obra de pesquisa, estudo e ensino de forma didática, apresentando uma visão panorâmica sobre o que vem a ser missão. Mostra caminhos de conversão e aponta valores que podem contribuir para o conhecimento da trilogia: Jesus Cristo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade.Alzirinha Rocha de Souza - 2017 - Horizonte 15 (45):239-255.
    É fato incontestável que a velocidade da história nos tem atropelado enquanto agilidade de Igreja. Não raro hoje, há um descompasso entre as demandas que o mundo nos faz e os processos de evangelização que com ele estabelecemos. Contudo, em diferentes épocas da Igreja, em especial da Igreja latino-americana, surgem novas iniciativas. É justamente o que queremos expor neste artigo: três ações concretas da prática de José Comblin, que entendia que, sem a compreensão da realidade e (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    A religião e os Direitos Humanos: Doutrina Social da Igreja e direitos emergentes na visão do Papa Francisco.Harethon Silveira Domingos - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):522-524.
    Dissertação de Mestrado de: DOMINGOS, Harethon Silveira. A Religião e os Direitos Humanos: Doutrina Social da Igreja e direitos emergentes na visão do Papa Francisco. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  72
    A relação da comunicação integrada com O crescimento da igreja universal do Reino de deus.Me Julio Cezar Lazzari Junior - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 85.
    A Igreja Universal é um fenômeno de crescimento. Mesmo tendo apenas 34 anos, ela está entre as maiores denominações evangélicas do Brasil. Sua rápida ascensão chama a atenção de estudiosos de variadas áreas acadêmicas, que tentam achar razões para tamanha façanha. A nossa proposta é ver o papel da comunicação integrada no sucesso da Igreja Universal e como a linguagem uniforme faz toda a diferença em persuadir o seu público-alvo, fazendo da igreja uma organização do nível das (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Considerações sobre a Igreja Católica Romana e a evolução de sua compreensão sobre os direitos humanos.Rodrigo Coppe Caldeira - 2017 - Horizonte 15 (47):770-796.
    O objetivo central do artigo é apresentar alguns aspectos históricos sobre as relações entre a Igreja Católica Romana e os denominados “direitos humanos”. A Igreja, uma das instituições que mais sentiu os impactos da ascensão e consolidação do Estado liberal moderno, visto que não só sua doutrina era combatida, mas também e principalmente seu poder temporal, posicionou-se inicialmente de forma bastante crítica em relação aos “novos direitos” que surgiam, contrapostos a uma visão de mundo marcada particularmente pela noção (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    A Teologia Ecofeminista E Sua Perspectiva Simbólico/Cultural (Ecofeminist Theology and its Symbolic/Cultural Perspective)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 V10n28p1395. [REVIEW]Jaci de Fátima Souza Candiotto - 2012 - Horizonte 10 (28):1395-1413.
    Resumo O artigo analisa a pertinência da mediação do ecofeminismo simbólico/cultural para a teologia feminista, especialmente no contexto da América Latina. Argumenta-se que o ecofeminismo teológico não pode ser compreendido de modo homogêneo. Pelo menos dois desdobramentos podem ser identificados na sua constituição: essencialista e construcionista. A conclusão é que ambos proporcionam contribuições significativas para a teologia feminista, porém correm o risco de se afastar do cristianismo e pulverizar as lutas emancipatórias das mulheres. Palavras-chave : Teologia ecofeminista; (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    Nossa senhora da conceição aparecida: Um sinal de Maria na perspectiva do mistério da igreja.Anderson Adevaldo dos Santos - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):19-30.
    The purpose of this communication, written on May 18th, 2018 at the National Shrine of Aparecida, during the XII Mariologycal Congress, is to present a "theological restoration" of the image of Our Lady of the Conception Aparecida, through an ecclesiological perspective, from a symbolic, biblical and pastoral re-reading, of the elements present in the found of its image and the meaning of the image itself, in order to, by its iconography, extract a significant message about the mystery of the Church (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    A missão da Igreja e os Leigos – Encaminhamentos de um Concílio ainda em construção.Mariane de Almeida Silva - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):246-259.
    Fifty years later it is still necessary to talk about some decisions of Second Vatican Ecumenical Council regarding the role of the layperson as the Church's mission participant and also its fundamental role concerning the dialogue between Church and the world, as discussed throughout the Council and singularly in the Pastoral Constitution Gaudium et Spes. It can be seen throughout history that the layman, somewhat, could see himself forgotten, taking part in the Church passively. This thought, however, is changing from (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    Teologia em revisão crítica (Theology in critical review) - DOI: 0.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1328.João Batista Libanio - 2013 - Horizonte 11 (32):1328-1356.
    Dois aspectos básicos orientam a reflexão sobre a Teologia da Libertação: o primeiro aborda o passado e discute seu surgimento e desenvolvimento; o segundo é direcionado ao futuro e aponta desafios. No processo de formação da Teologia da Libertação três questões são analisadas ​​: a libertação, a práxis e os pobres. Em cada uma, destaca-se o aspecto da própria Teologia da Libertação. A libertação surge dentro do contexto econômico e político e é compreendida nos campos da antropologia (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  73
    Teologia da oração eucarística II: Da anáfora de hipólito de Roma à oração eucarística II.Vanderson de Sousa Silva - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 35.
    Este trabalho monográfico busca pesquisar a teologia da Oração Eucarística II, em seus aspectos teológicos e históricos. Para tanto, buscou-se estudar a Anáfora Eucarística de Hipólito de Roma em sua obra – Traditio Apostolica, este é um texto patrístico do século III, onde se encontram alguns aspectos da Liturgia em Roma. Investigando o texto anafórico hipolitano constata-se que a Comissão responsável pela confecção das novas Preces Eucarísticas retoma o texto anafórico de Hipólito de Roma. Nosso artigo busca possibilitar (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 517