Results for 'Teoria dos Conceitos. Aquisição de conceitos. Cognitivismo. Concepção semântica'

1000+ found
Order:
  1.  36
    Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial.John Sarnecki - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):138-162.
    Teorias dos conceitos e da aquisição de conceitos são mutua-mente vinculados. O modo como encaramos a aquisição de conceitos depende tanto do que tomamos por conceitos e das habilidades que em-pregamos para adquiri-los. Eu argumento que a abordagem cognitivista da aquisição de novos conceitos proposta por Ned Block não é compatível com a sua concepção semântica de papel conceitual. Se os conceitos são definidos pelos seus papéis conceituais, então a aquisição de novos conceitos mudará (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  36
    Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial.John Sarnecki - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):138-162.
    Theories of concepts and concept acquisition are mutually constraining. How we envisage concept acquisition depends both on what we take concepts to be and what skills we can employ to acquire them. I argue that Ned Block’s cognitivist approach to concept acquisition is not compatible with his vision of conceptual role semantics. If concepts are defined by their conceptual roles, then the acquisition of new concepts will change the conceptual roles of concepts employed in any form of hypothesis formation and (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    Justiça como Equidade e a Família Contempor'nea: Uma Análise a cerca das Contribuições da Teoria de John Rawls para o Reconhecimento da Pluralidade Familiar.Beatriz Ferreira de Almeida & Maria Dos Remédios Fontes Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):266.
    O artigo propõe uma análise acerca do reconhecimento de formas atípicas de família, a partir de contribuições extraídas da teoria da justiça como equidade de John Rawls. Apresenta a concepção de Rawls acerca da família, desenvolvida após as contribuições de Susan Okin. Expõe a evolução do conceito de família nas sociedades ocidentais até chegar à noção contemporânea de entidade familiar. Reflete acerca das contribuições que podem ser extraídas para o campo jurídico-dogmático. Conclui pela interpretação ampla do textoconstitucional e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Compatibilizando Teoria da Ação e Racionalidade Prática a Partir do Conceito de “Intenção”.Mateus de Lima Rui - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):177-200.
    O objetivo desse artigo será apresentar parte do debate atual sobre o papel da intenção na teoria da ação e na racionalidade prática. Para isso, iniciarei com a perspectiva do autor responsável pela retomada da filosofia da ação na contemporaneidade, Donald Davidson. Após oferecer uma breve exposição da concepção davidsoniana da intenção e da ação, e sobre os modelos teóricos “crença-desejo” e “crença-desejo-intenção” na filosofia da ação, pretendo desenvolver algumas considerações sobre o aspecto normativo da racionalidade prática (no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Filosofia, verdade e política em Alain Badiou.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):1-13.
    O artigo objetiva investigar as ideias fundamentais de Badiou acerca dos conceitos de filosofia, verdade e política. Apresenta como Badiou esboça os quatro componentes da filosofia e seus obstáculos na contemporaneidade; sua concepção de verdade enquanto produção genérica que cria subjetividade; o seu conceito de acontecimento enquanto ruptura com o estado da situação; e sua tese de uma política sem partidos. Para isso, toma como base precípua as conferências brasileiras Para uma nova teoria do sujeito.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  25
    A metafísica freudiana: um estudo para a demarcação metodológica da filosofia freudiana a partir de Kant.Eberth Eleutério dos Santos - 2015 - Studia Kantiana 18:148-181.
    Da exposição oferecida por Kant em seu tratado Investigação sobre a evidência dos princípios da teologia natural e da moral, aproveitamos as observações acerca da forma metodológica adequada às investigações em filosofia, distinguindo-a daquela que é própria da construção do conhecimento matemático. Essas observações servirão de base para uma tentativa de aproximação entre a forma metodológica oferecida pela metafísica, entendida como ontologia, e a metapsicologia freudiana que poderá, então, ser concebida como uma ontologia funcionando no interior de sua psicologia. Nosso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    Neoliberalismo como máquina de guerra (ou sobre a crise da Biopolítica): Lazzarato contra Foucault.Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro & Bruna Martins Coelho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):228-243.
    O objetivo deste ensaio é passar em revista a crítica que vem sendo elaborada por Lazzarato à concepção “positiva” de poder de Foucault, cuja síntese está no conceito de biopolítica. Isto, tomando como marco balizador o modelo neoliberal de governamentalidade, caro a ambos os autores. O pensamento de Lazzarato acolhe apenas parcialmente a noção foucaultiana – segundo ele demasiadamente ampla e pouco atenta às factualidades históricas (atinentes à financeirização, às relações coloniais centro-periferia, às “guerras totais”, às crises e revoluções (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    O Enfraquecimento Do Estado Democrático e a Questão da Predação Estatal.Bartolomeu dos Santos Costa - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):53-66.
    O objetivo deste artigo é fazer uma discussão apontando para o enfraquecimento de Estados Democráticos como resultado de uma _Predação Estatal_. Predação estatal é utilizada aqui para designar um sucateamento e desordens no Estado como resultados de má administração, corrupção, entre outros fatores. Para tal, fez-se uma discussão/síntese inicial sobre a concepção de Estado/sociedade em John Rawls, buscando relacionar sua ideia de estado ideal com a concepção de Estado Democrático de Direito de autores como Rubens Casara, que, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    A concepção de sistema em Kant e Fichte.Luís Eduardo Ramos de Souza - 2015 - Studia Kantiana 18:112-133.
    Este trabalho tem por objetivo geral apresentar a concepção de sistema elaborada por Kant e Fichte, e por objetivo particular refletir sobre as suas respectivas propriedades, a saber, a completude, a unicidade e a correção. As problemáticas levantadas em torno destes objetivos dirigem-se a duas questões: 1) Os sistemas filosóficos de Kant e Fichte são abertos ou fechados? 2) Em que sentido eles concebem as propriedades do sistema? Quanto à primeira questão, o trabalho sustenta a hipótese de que ambos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  46
    Origins of the Imperial and Secular Power according Ockham’s Political Thought.José Antonio de C. de Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    In this article, based on the most important William of Ockham’s O. Min. writings, we analyze his ideias concerning the origins of the imperial and secular power. Founded in the Paul’s doctrine omnis potestas a Deo, but enlarged, per homines, and also on the ideas of his Franciscan brothers which lived before, which articulated the concepts of proprietas and domininum, in order to explain the human origins of the both, on the one hand, Ockham refuses not only the hierocratic theory, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Walter Benjamin e Giorgio Agamben: uma análise das implicações políticas da linguagem.Claudecir dos Santos - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):105-118.
    O presente artigo tem a pretensão de analisar os desdobramentos da dimensão política da linguagem em Walter Benjamin e Giorgio Agamben, e observar como a verdade e seus efeitos de poder se manifestam a partir das relações da linguagem com os dispositivos que a tornam possível de ser vivenciada. Além disso, traz presente a concepção própria de Benjamin acerca da linguagem, estabelecendo uma relação entre a filosofia da linguagem benjaminiana com alguns conceitos da teoria do filósofo italiano Giorgio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. As origens do poder imperial e secular nos escritos de Guilherme de Ockham.José Antônio de C. R. De Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    Neste artigo, fundamentado nos principais escritos de Guilherme de Ockham, O. Min. (c. 1285�1347), analisamos sua concepção a respeito das origens dos poderes imperial e secular. Ancorado no versículo paulino omnis potestas a Deo, mas ampliado, sed per homines e, igualmente, nas ideias dos confrades que o antecederam, os quais relacionaram entre si os conceitos proprietas e dominium, com vista a explicar as origens humanas dos mesmos, de um lado, ele rebate tanto a teoria hierocrata quanto a de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  65
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A consciência como uma percepção do mental e o estatuto dos fenômenos mentais inconscientes na perspectiva de David Armstrong.Tárik de Athayde Prata - 2019 - Sofia 8 (1):199-220.
    O artigo examina a teoria de David Armstrong sobre a consciência e sua concepção do inconsciente. Após uma discussão do caráter anti-cartesiano dessa teoria, são discutidas as noções de consciência mínima e consciência perceptiva, bem como o conceito de consciência introspectiva, que é o mais importante para Armstrong. A conclusão é que, apesar do valor explicativo dos seus conceitos de consciência, Armstrong defende uma perspectiva insatisfatória a respeito do inconsciente, pois essa perspectiva não dá conta da real (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A Fundamental Ambiguity In The Cartesian Theory Of Ideas: Descartes And Leibniz On Intellectual Apprehension/ Uma Ambiguidade Fundamental Na Teoria Cartesiana Das Idéias: Descartes E Leibniz Sobre A Apreensão Intelectual.Graciela De Pierris - 2007 - Manuscrito 30 (2):383-422.
    Traditionally the modern theory of ideas has been discussed primarily in reference to its alleged introduction of a veil of mental items between the mind and the world, which leads, through the empiricists, to radical skepticism about the existence of an external world. Here I propose to emphasize an entirely different aspect of the Cartesian theory of ideas which, in my view, is more fundamental in opening the empiricist path that leads to Hume’s radical skepticism. I argue that what I (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  42
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):137-165.
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não é (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Insturatio, revolutio: docta spes.Maria das Graças de Souza do Nascimento - 2000 - Discurso 31 (31):365-382.
    A Antiguidade não conhecia o conceito de revolução política como irrupção do absolutamente novo. A concepção histórica que foi progressivamente forjada na modernidade considera o curso dos acontecimentos como um processo sem princípio e predeterminados. E no interior desta concepção que pode nascer a idéia de revolução como irrupção do novo na história. O artigo organiza-se em torno das expressões argumenta spes, de F. Bacon, les raisons de notre espérance, de Condorcet, e docta spes, de E. Bloch.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  18
    A Filosofia da Matemática em Wittgenstein.Vitorino de Sousa Alves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):161 - 188.
    O autor analisa a crítica que fez Wittgenstein aos fundamentos de Matemática na dupla fase do seu pensamento lógico e filosófico. Começa por situá-lo em relação às 3 Escolas que discutiam sobre a fundamentação lógica da matemática: o logicismo, o intuicionismo e o formalismo. Na 1.a fase do Tractatus, vê-se que Wittgenstein é logicista. Mas é original porque não deriva a aritmética do cálculo de classes, como fazia Russell, mas do cálculo proposicional, que generaliza. Considera a matemática como um simples (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Distinção do conceito de poder na obra de Jürgen Habermas.Rafael Augusto Palazi & Pedro Pacheco Zan - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo apresenta a diferenciação do conceito de poder no pensamento de Jürgen Habermas em duas obras. Na primeira, a Teoria da ação comunicativa, o autor introduz uma concepção de poder reduzida à ação racional com respeito a fins, enquanto, na segunda, Facticidade e Validade, Habermas introduz um conceito de poder comunicativo, em oposição ao poder administrativo.A apresentação dessa diferenciação indica uma abertura da própria ideia de ação comunicativa para a política e para os princípios do Estado de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1).
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não é (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    O culto a Wagner.Sidnei De Oliveira - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):165.
    Quanto ao processo de tradução de um texto, neste caso traduzido do alemão para o português, é importante ressaltar o conhecimento do tema abordado, bem como a figura do autor e a teoria ou o pensamento desenvolvido para a sua época, uma vez que muitos vocábulos utilizados em uma determinada língua não possuem tradução real sobre o seu significado na língua portuguesa. Logo, o tradutor tem como artifícios a seu favor no trabalho de tradução, não apenas o conhecimento da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    Estado de Exceção e Relações Internacionais: O Refugiado e o Poder Soberano.Flávia De Ávila & Allan Wesley M. Dos Santos - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O estudo do estado de exceção, paradoxo central da política moderna, é objeto da análise de diferentes vertentes conceituais que envolvem o poder soberano e o seu exercício. Sua prática tem importantes consequências para as Relações Internacionais, como no caso de refugiados, que muitas vezes se encontram à margem do amparo legal estatal por sua singular situação, carentes do exercício da cidadania e liberdade para agirem como agentes políticos transformadores do meio social. Este artigo propõe um delineamento de teorias político-filosóficas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    Badiou, teoria dos conjuntos E modelos de justiça.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2015 - Synesis 7 (1):56-65.
    O presente trabalho visa analisar a possibilidade de se utilizar a ontologia matemática, conforme se pode observar na obra de Badiou, para conformar a estrutura lógica de teorias sociais. Trata-se de exemplificar como o conceito de multiplicidade sem unidade pode substituir a noção grega tradicional de que a unidade é anterior à multiplicidade. Para isso se apresentam as inovações matemáticas de Cantor, com a teoria dos conjuntos, e Paul Cohen, que apresenta as noções de “genérico” e “forçamento”, as quais (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  44
    Progresso Científico e Verdade em Popper.Elizabeth de Assis Dias - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):163-173.
    O presente trabalho pretende mostrar que, para solucionar a questão da possibilidade do progresso científico, Popper precisou introduzir a ideia de verdade no âmbito de sua teoria da ciência. Essa concepção de progresso, em termos da noção de verdade, só será delineada na obra Conjectura e refutações, pois a ideia de que o alvo da ciência é a verdade ainda não aparece teorizada em suas primeiras obras. Quando Popper escreveu sua A lógica da pesquisa científica, a ciência era (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    O Olhar Freireano Sobre a Prática Pedagógica: O Diálogo Como Princípio Ético Dos Docentes Na Escola X.Altair Alberto Fávero, Camila Chiodi Agostini & Thalia Leite de Faria - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023009.
    Ao pesquisar a realidade educacional contemporânea é preciso conceber que os desafios que atingem a práxis pedagógica em sala de aula se apresentam de forma multifacetada e complexa. Pensar a atuação docente se mostra cada vez mais desafiadora e prescinde de problematizações que auxiliem no enfrentamento das dificuldades. Assim, a presente pesquisa trata da temática acerca do diálogo como um princípio ético na prática pedagógica em sala de aula, com ênfase na concepção dos docentes da Escola X. Tratando-se de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    A questão da guerra: Entre Carl Schmitt e Hannah Arendt.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2022 - Princípios 29 (60):190-212.
    O artigo apresenta uma reflexão sobre a guerra a partir de Carl Schmitt e Hannah Arendt. Para tanto, realiza-se um recorte na obra de cada autor. De Carl Schmitt, discute-se o livro O conceito do político (2009) que contém ainda A teoria do Partisan. De Hannah Arendt, restringe-se a Sobre a violência (2001), A promessa da política (2020), e alguns ensaios contidos em Entre o passado e o futuro (2009). Neste sentido, Carl Schmitt permite discutir o papel da inimizade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    A Teoria dos Poderes de Hobbes no Leviatã: seu lugar no debate moderno e na filosofia política do autor.Mariana Kuhn de Oliveira - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O artigo argumenta que a teoria dos poderes políticos de Thomas Hobbes no Leviatã é inovadora, consistente e muito bem integrada no debate da época e em sua filosofia política. Essa teoria se revela na versão latina do Leviatã com a inserção pelo autor do binômio da potentia e da potestas, que traduz a palavra power, tornando explícita uma distinção que antes poderia ser compreendida apenas analiticamente. O uso dos dois conceitos por Hobbes é um tema pouco explorado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    O problema do caráter epistêmico de normas e valores no debate Putnam-Habermas: uma resposta da teoria da normatividade de Clarence Irving Lewis.Victoria Paz Sánchez García - 2018 - Cognitio 19 (1):148-159.
    A questão do relacionamento entre a normatividade e valoração e sua incorporação no discurso racional é um dos problemas mais relevantes na filosofia contemporânea e é claramente desdobrada em todas as suas complexidades no debate paradigmático mantido entre Hilary Putnam e Jürgen Habermas durante a primeira década do século XXI. A partir dessas posições que reivindicam a tradição do pragmatismo americano, os filósofos discutem a objetividade dos juízos de valor e normativos defendendo, com diferenças significativas, uma posição cognitivista. A presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Teoria Clássica dos Conceitos e o Conceito de Deus (The Classical Theory of Concepts and the Concept of God).Ricardo Sousa Silvestre - 2021 - Filosofia Unisinos 2 (22):1-13.
    Ao mesmo tempo que o malogro da assim chamada teoria clássica dos conceitos - de acordo com a qual definições são a maneira apropriada de caracterizar conceitos - é um consenso, a filosofia metafísica da religião parece ainda lidar com o conceito de Deus de forma predominantemente definicional. Podemos então nos perguntar: Seria esse malogro suficiente para inviabilizar uma caracterização definicional do conceito de Deus? Meu propósito central neste artigo é responder essa pergunta. Adoto uma ênfase representacional. Em outras (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    Uma abordagem do conceito de caos E do conceito de determinismo presentes na física E na teoria de cirne-Lima.Vanderlei de Oliveira Farias - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1129-1139.
    A filosofia como sistema, segundo Cime-Lima, só poderá ser justificada se caos e determinismo puderem ser justificados. Trata-se de uma unificação entre a "substância" de Spinoza e o "eu livre" de Kant. Para que isso possa ser justificado busca-se na Física um paradigma de discussão. Podemos encontrar na Física uma teoria que corrobore a ideia de uma justificação via sistema, como pretende CirneLima, isto é, onde haja uma unificação entre caos e determinismo?
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Filosofia política do pessimismo moderno: Estado e propriedade em Schopenhauer.Rafael José de Lemos - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84910.
    Pelo menos desde o século XIX, a relação entre o pessimismo e a política tem suscitado o debate entre diversos filósofos, cujas leituras têm apontado para compreensões bastante opostas. Por um lado, há a leitura tradicional, que aproxima Schopenhauer, o fundador do pessimismo moderno, de uma concepção política conservadora, como é o caso das críticas feitas por Lukács. Por outro lado, há uma apropriação crítica, por parte de uma assim chamada “esquerda schopenhaueriana”, de aspectos desse pessimismo, como fazem Mainländer, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    A ampliação do conceito de cidadania na redefinição de uma sociedade decente e civilizada.Wesley Felipe de Oliveira - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):247-265.
    O objetivo deste artigo é analisar a ampliação do conceito de cidadania em sua aplicação aos animais não-humanos e a relação com a ideia de sociedade decente e civilizada. Para isso, parte-se das discussões sobre os direitos dos animais na obra Zoopolis: a political theory of animal rights, de Sue Donaldson e Will Kymlicka. Ao contrário de teorias que enfatizam basicamente os aspectos negativos dos direitos animais, ou seja, o direito de não sofrer danos, não ser torturado etc., o presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    A teoria do significado de Jakob Von uexküll como um Caso de tradução radical.Arthur Araújo & Elaine Cristina Borges de Souza - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):671-686.
    RESUMO No segundo capítulo de "Word and Object", Quine procura mostrar o quanto da linguagem pode ser esclarecida em termos estimulantes, bem como a limitação da tradução a partir de diferentes esquemas conceituais. O autor apresenta a tese de indeterminação da tradução por meio de uma situação de tradução radical. O objetivo deste artigo é apresentar de que modo Quine desenvolve a tradução radical e destacar os conceitos de informações colaterais, significado estimulativo e esquema conceitual. Em seguida, procuraremos mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    "Um Quarto Mosqueteiro da Teoria Do Contrato Social: O Pensamento Político Do Barão de Holbach" de Charles Devellennes.Fábio Rodrigues de Ávila - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):157-181.
    A famosa filosofia materialista e ateísta de Holbach é menos conhecida por sua dimensão política. Ainda assim, o autor propôs uma teoria original do contrato social em suas obras da década de 1770. Este artigo detalha as principais características de seu pensamento político e de sua ideia de contrato social, destacando sua proposta de uma “Etocracia”, que se fundamenta na utilidade e na justiça. Essa Etocracia abre caminho para um republicanismo pluralista com traços originais na história das ideias. Holbach (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Argumentação, Teoria da Argumentação na Língua e descrição sem'ntico-argumentativa do discurso.Tânia de Azevedo & Ivanete Mileski - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):169-184.
    Este artículo está basado en la Teoría de la Argumentación en la Lengua, originalmente creada por Oswald Ducrot y Jean-Claude Anscombre, y reformulada por Oswald Ducrot y Marion Carel. A partir de la TAL, Azevedo creó un modelo para la descripción semántica del discurso, con base en el cual se analiza un discurso publicado por la revista Nova Escola. En primer lugar, consideramos la argumentación, después, sigue una breve explicación del bloque semántico, de la cadena argumentativa y la polifonía, seguido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A crítica de Alasdair Macintyre à concepção de linguagem Das tradições filosóficas analítica E continental.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):03-10.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Heidegger e Husserl: a apropriação da noção de intuição categorial pela analítica existencial.Ísis Nery do Carmo - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):118-126.
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a leitura heideggeriana da filosofia de Edmund Husserl a partir do tema da intuição categorial desenvolvida por este último e os seus desdobramentos na própria obra de Heidegger. Defendemos a hipótese de que ao retirar a consciência da sua abordagem tradicional, isto é, ao livrá-la do psicologismo, Husserl impulsiona Heidegger na inauguração da sua fenomenologia hermenêutica, pois a consciência deixa de ser tratada como um objeto natural e tem o seu caráter ideal destacado. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Contorno e limites do conceito do social em Axel Honneth.Luiz Philipe de Caux - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):28-48.
    Em particular em seus textos anteriores a Luta por reconhecimento, Axel Honneth se vale com frequência do adjetivo substantivado "o social", sem jamais explicitar diretamente o significado que lhe atribui. Todavia, este conceito, sempre pressuposto, tanto está na base de sua conhecida crítica do déficit sociológico da tradição crítica frankfurtiana quanto orienta clandestinamente todo o desenvolvimento de sua obra até o modelo maduro da reconstrução normativa. Trata-se, aqui, de um esforço de torná-lo explícito enquanto compromisso social-ontológico assumido pela teoria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  68
    O lugar dos princípios primeiros na filosofia moral de Alasdair MacIntyre.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):20-34.
    O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Nietzsche e a Teoria Do Conhecimento.Francisco de Paula Santana de Jesus - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):228.
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e investigar a crítica nietzschiana a Teoria do Conhecimento e em que consiste o conhecimento para o filósofo. Com isso, evidenciamos que o método genealógico desenvolvido por Nietzsche viabiliza não somente solapar as posturas dogmáticas em relação ao conhecimento, mas também lançar bases para uma outra concepção de conhecimento onde o caráter perspectivístico da efetividade seja posto em destaque, possibilitando um permanente trabalho de investigação das condições de possibilidade de constituição das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. Essa experiência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  7
    Uma Breve Análise Dos Dois Princípios da Teoria da Justiça de John Rawls e Suas Implicações Para a Questão Econômica.Antonio Ricardo Surita dos Santos - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):151.
    A Teoria da Justiça de John Rawls apresenta princípios de liberdade e de igualdade equitativa de oportunidade destinados à construção de uma sociedade substancialmente justa. Para Rawls, sendo um empreendimento cooperativo para o benefício de todos, a estrutura social básica deve garantir vantagens a todos, especialmente aos mais necessitados. Em harmonia com a concepção de que as desigualdades sociais e econômicas somente podem ser aceitas diante da existência de vantagens efetivas dos menos afortunados, a teoria rawlsiana evidencia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  78
    Exu diaspórico: um conceito decolonial forjado para compreender o princípio exúlico de comunicação e a pedagogia das encruzilhadas.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Revista Calundu 7 (2):4-24.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  60
    A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000