Results for 'Uma Teoria da Justiça Para Um'

1000+ found
Order:
  1. Uma Teoria da Justiça Para Um Mundo Globalizado A Theory of Justice for a Globalized World.Uma Teoria da Justiça Para Um - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  37
    Uma Teoria da Justiça Para Um Mundo Globalizado.Luiz Paulo Rouanet - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
    This article presents an extension of the theory of justice as equity, as presented by John Rawls in his book A Theory of Justice (1971). For the international level he did the same again in Law of Peoples (1999). In the first book, Rawls discusses the so-called theoretical ideal, analyzing ju..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    A relação crítica de Rawls com a filosofia política - A fundamentação histórica e não-metafísica de uma teoria da justiça.Sônia T. Felipe - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (1):105-124.
    Este artigo reconstitui o pensamento de Rawls ao toque da história.Ao invés de buscar na história do pensamento ético-político um modelo para a construção de uma teoria da justiça, Rawls prefere fundamentar sua concepção no ideal de justiça apregoado pela tradição democrática constitucional adotada pelos herdeiros das revoluções americana e francesa.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  54
    Complementaridade entre uma ética das virtudes e dos princípios na teoria da justiça de Aristóteles.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):35-55.
    O objetivo deste artigo é analisar a teoria da justiça de Aristóteles elaborada na Ethica Nicomachea, Livro V, a partir de um certo deslocamento em relação à teoria das virtudes, que faz uso da escolha deliberada do agente, para utilizar-se de critérios mais objetivos baseados na igualdade, em que se encontram aspectos universalistas e procedimentais na constituição dos princípios de justiça na esfera pública, visando identificar uma complementaridade entre uma ética das virtudes e uma ética (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Axel Honneth E a Sua Teoria Plural da Justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32882.
    Axel Honneth desenvolve o conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, de forma a constituir-se no núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais em um sentido amplo. Pretende-se aproximar a concepção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  58
    Teoria da justiça de John Jawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):169-190.
    O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da teoria da justiça como eqüidade de John Rawls em A Theory of Justice e no Political Liberalism, destacando seu modelo de complementaridade entre o deontológico e o procedimental com o teleológico e substancial, buscando responder algumas das críticas levantadas por autores comunitaristas à teoria rawlsiana de justiça e procurando apontar para suas semelhanças. Parto das críticas dos comunitaristas à teoria da justiça como eqüidade; (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7. Menos Informação É Melhor Do Que Mais: Um Puzzle Sobre a Teoria da Titularidade de Nozick.Aluizio Couto - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):289-302.
    Minha intenção neste artigo é mostrar uma tensão na teoria da titularidade nozickiana. A tensão é entre a aplicação do princípio de retificação em condições epistêmicas ideais e as duas primeiras cláusulas da teoria. Para tanto, mostro que a aplicação do princípio nas condições acima descritas acarreta um resultado teoricamente estranho: ele é mais bem aplicado sob relativa ignorância do que em condições ideais, o que provavelmente indica que a teoria de Nozick é exageradamente rígida. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    A A Justiça E o Problema da Obediência a Uma Lei Injusta – Uma Análise Comparativa Das Teorias de Rawls E Dworkin.Andrei Ferreira de Araújo Lima & Thadeu Weber - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38017.
    A possibilidade de se tolerar um desobediente civil é parte integrante, para muitos autores, do próprio conceito de Estado Democrático de Direito. Porém, a fundamentação e os limites da referida desobediência é matéria controversa, mormente quanto à possibilidade de infringir uma lei com fulcro na objeção de consciência. A discussão central, portanto, permeia a incorporação ou não da objeção de consciência como um fundamento válido para a desobediência civil. Percebe-se, a partir deste debate, que questões morais e legais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Themis frente aos vícios: o problema da inveja na teoria da justiça de John Rawls.Jardel de Carvalho Costa & Layane de Paula Veloso - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):p - 40.
    É reconhecido que a obra "Uma Teoria da Justiça" de John Rawls é um grande clássico da filosofia social e política contemporânea. Insatisfeito com a concepção utilitarista de justiça em fornecer uma análise satisfatória dos direitos e das liberdades dos cidadãos vistos como pessoas livres e iguais, Rawls procurou estabelecer quais os princípios de justiça que pessoas livres e racionais escolheriam se colocadas em uma situação de igualdade, a fim de definirem os termos fundamentais de sua (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel.Thadeu Weber & Kassius Kirsten - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):121-135.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de Reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da Liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de Reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se fundam (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Que é uma naçao justa, um mundo justo, uma empresa justa?Philippe Van Parijs - 2009 - Revista Portuguesa de Filosofia 65 (1-4):129-149.
    A teoria da Justiça Social sofreu uma revolução ao longo dos três últimos decénios do século xx: discussões intensas levaram à formação de um rico conjunto de concepções acerca das exigências de Justiça ao nível da Nação. O presente artigo, porém, interroga-se sobretudo sobre a questão de saber até que ponto a resposta correcta, ou, pelo menos, a mais plausível, à questão acerca do que seja uma Nação Justa pode ser directamente transposta para o nível de (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Que Têmis Possa Performar: Por Uma Teoria Expansiva Do “Humano” No Direito.Camilla De Magalhães Gomes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32766.
    Guiado pelas teorias da decolonialidade e da performatividade, este artigo pretende discutir as possibilidades de uma teoria do humano no Direito que seja expansiva, rompendo com as leituras cis-heteronormativas e brancas das teorias dominantes sobre Direito e Justiça. Para isso, realiza duas tarefas: primeiro, toma as teorias sobre sexo, gênero e raça como linguagens atribuídas a corpos para usar o corpo como categoria jurídica de análise e, com esse corpo, aprendendo com as travestilidades, compreender o humano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Uma Revisão da Crítica de Morton White Referente À Teoria da Valoração E Normatividade de Clarence Irving Lewis.Victoria Paz Sánchez García - 2018 - Cognitio: Revista de Filosofia 18 (2):259.
    Este artigo apresenta um exame da crítica proposta por Morton White em seu artigo “Valor e obrigação em Dewey e Lewis”, em particular, a aquela voltada para o conceito de normatividade e valoração de C.I. Lewis. A crítica afirma que Lewis, ao oferecer um caráter normativo dos juízos éticos, malogra ao articular consistentemente a sua concepção ética com a sua teoria do conhecimento. Isso leva White a concluir que o pragmatista não possui uma solução para o problema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Uma Crítica À Teoria da Complexidade Proposta Por Edgar Morin.Érico Andrade - 2007 - Dissertatio 26:167-187.
    O escopo de nosso artigo restringe-se à proposição de uma crítica à teoria da complexidade quanto ao seu pressuposto ontológico: realidade complexa e à inalação decorrente de tal pressuposto; a necessidade de uma ciência da complexidade. Essa crítica visa apontar, por um lado, as insuficiências da referida teoria, marcada por um forte apelo metafísico, quando essa pretende estabelecer um conhecimento a priori e inédito apoiado supostamente num dado empírico ou mais precisamente na complexidade do real. Por outro, nossa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  3
    Quanto a Falta de Uma Fundamentação Última - Observações Sobre Uma Premissa Implícita da Justiça Comunicativa E da Ética Do Discurso.Jean-Christophe Merle - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):517.
    A teoria da justiça política de Hóffe, fundamentada na justiça comutativa, sustenta que a fundamentação de normas de sociedade, na comunidade discursiva, pela Ética do Discurso de Apel e Habermas, é apenas uma fundamentação derivada, posto que a comunidade discursiva — necessariamente pressupõe direitos humanos A Ética do Discurso afirma, por sua vez, que direitos humanos podem: ser legitimados somente através de discursos. Este artigo sustenta que a pressuposição normativa para ambas - a comunidade discursiva e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  57
    PEREIRA, Gustavo. Las voces de la igualdad. Bases para una teoría crítica de la justicia. Montevideo: Ed. Proteus, 2010. 288 p. [REVIEW]Sérgio Augusto Jardim Volkmer - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    No livro “As vozes da igualdade” (“Las voces de la igualdad. Bases para una teoría crítica de la justicia”. Ed. Proteus, 2010. 288 páginas – Ainda sem tradução para o português), o Prof. Dr. Gustavo Pereira, da Universidad de la Republica, Uruguai, procura analisar estas questões investigando as principais teorias de justiça contemporâneas que pretendem respondê-las e apresenta sua proposta de um caminho para a fundamentação de uma teoria crítica de justiça renovada, mais abrangente, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização.Andrew Feenberg - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):263-281.
    ResumoEste artigo defende que a teoria da concretização de Gilbert Simondon é útil tanto para os estudos sobre ciência e tecnologia quanto para a teoria política. Por "concretização", Simondon compreende o processo de multiplicação de funções propiciadas pelas estruturas de um dispositivo. Ele oferece o exemplo do motor com resfriamento a ar, que combina resfriamento e contenção em uma única estrutura, a caixa do motor. A concretização contrasta com projetos "abstratos", que acrescentam estruturas para cada (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18. Rawls, John , Uma Teoria Da Justiça. Trad. De Carlos Pinto Correia. Fundamentos 1 449 Pp. [REVIEW]António Martins - 1994 - Revista Filosófica de Coimbra 3 (6):421-423.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. UMA TEORIA DO CONFLITO: MAQUIAVEL E MARX.José Luiz Ames - 2008 - Educere Et Educare 3 (6):55-66.
    This article intends to establish a contact between two proscribed thinkers: Machiavelli and Marx. Although apart in time and in political vision, they offer the possibility of a reflection which is able to provide mutual fecundation. We want to show that Machiavelli’s pessimism and Marx’s optimism both derive from the diverse understanding of what provokes the fundamental division of society into two fundamental antagonistic groups. Whereas one treats it as a division of opposite desires, to the other it is determined (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
    Este texto tem como objetivo apresentar a principal motivação filosófica para se defender uma teoria causal da memória, que é explicar como pode um evento que se deu no passado estar relacionado a uma experiência mnêmica que se dá no presente. Para tanto, iniciaremos apresentando a noção de memória de maneira informal e geral, para depois apresentar elementos mais detalhados. Finalizamos apresentando uma teoria causal da memória que se beneficia da noção de veritação (truthmaking).
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Considerações sobre a teoria do cérebro triuno e sua relev'ncia para uma filosofia da mente e das emoções.Gabriel José Corrêa Mograbi - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):222-241.
    Este artigo estabelece algumas relações fundamentais entre evolução, a teoria do cérebro triuno e a relevância que esta pode ter para a fundamentação empírica de uma filosofia da mente e das emoções. Inicialmente, será especialmente considerada a posição do filósofo Ronald de Sousa no seu já clássico artigo “The Mind’s Bermuda Triangle: Philosophy of Emotions and Empirical Science”, parte do Oxford Handbook of Philosophy of Emotions. A segunda seção discute a validade da teoria do “cérebro triuno” como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Winnicott e Heidegger: indicações para um estudo sobre a teoria do amadurecimento pessoal e a acontecência humana.Eder Soares Santos - 2007 - Human Nature 9 (1):29-49.
    O objetivo deste artigo é indicar uma possível articulação entre a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott e a teoria da acontecência de Heidegger. Utiliza-se a noção de paradigma de Kuhn para, no quadro do desenvolvimento histórico da psicanálise, distinguir a psicanálise de Winnicott da psicanálise tradicional . Essa escolha pretende mostrar, por um lado, que a ontologia presente na teoria de Winnicott aproxima-se de um modo de pensar a natureza humana muito afim às concepções pós-metafísicas (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    David Hume E o “Número de Dunbar”: Uma Abordagem Evolucionista Sobre Os Fundamentos da Moralidade.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    O objetivo deste artigo é caracterizar o conceito de justiça como uma convenção social indispensável para a emergência de obrigações morais no contexto de grupos que ultrapassam o “numero de Dunbar”. O artigo retoma, por um lado, a teoria da justiça proposta por David Hume na terceira seção de Uma Investigação sobre os Princípios da Moral, e, por outro lado, a hipótese de Robin Dunbar acerca do número máximo de indivíduos com os quais uma pessoa pode (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    A coherence theory of truth/Uma teoria coerentista da verdade.Newton da Costa, Otávio Bueno & Steven French - 2007 - Manuscrito 30 (2):539-568.
    In this paper, we provide a new formulation of a coherence theory of truth using the resources of the partial structures approach − in particular the notions of partial structure and quasi-truth. After developing this new formulation, we apply the resulting theory to the philosophy of mathematics, and argue that it can be used to develop a new account of nominalism in mathematics. This application illustrates the strength and usefulness of the proposed formulation of a coherence theory of truth.Neste artigo, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  84
    Teoria Do Valor: Bases Para Um Método.Duarte Gonçalves - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):71-104.
    O estudo do valor é indissociável da análise dos conceitos de bom e Bem, pelo que qualquer base metodológica que lhe sirva de alicerce tem de partir do exame destes. Assumindo os riscos do sem-sentido, recusamos uma redução relativista do bom predicativo a bom atributivo e de bom a bom para, bom do ponto de vista de, bom relativo a, e avançamos para a discussão de algumas tentativas de identificação do bom, nomeadamente com o prazer, o desejo e (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  1
    A Historicização da Herança Geracional Segundo a Teoria Freudiana: Um Imperativo Para Os Estudos Psicanalíticos Feministas.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Procuramos expor o pluralismo de leituras da obra freudiana mediante a exploração da hipótese de historicização da formação psíquica dos sujeitos, especialmente relativa ao complexo de Édipo e Supereu. Partindo da perspectiva de estudos feministas, verificamos no corpus teórico freudiano se há a possibilidade de que o avanço sócio-histórico seja um fator de modificação de concepções que, na leitura freudiana clássica, seriam lidas como imutáveis, fixas e rígidas cultural e historicamente. Madelon Sprengnether, Nancy Chodorow e Judith Butler serão retomadas (...) criticar a leitura clássica e generalizante do complexo de Édipo enquanto “estrutural”, essencializado e substancializado. Sugerimos que, sendo uma lei hegemônica, a vivência edípica não pode ser completamente ultrapassada, mas pode ser performativamente atuada de formas desviantes de sua estrutura classicamente pensada por Freud. Nesse âmbito, a transmissão geracional é nosso enfoque primordial. Ela é debatida ao menos em três momentos complementares: na análise da filogênese, da herança arcaica e do Édipo social exposta em Totem e tabu, na herança narcísica de expectativas e ideais compreendida em Introdução ao narcisismo e na teoria da perpetuação de valores e tradições morais via identificações geracionais superegoicas que consta nas Novas Conferências sobre Psicanálise. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Justiça econômica para todos: Doutrina social da igreja E a economia americana.Ms Pe Edson Donizete Toneti - 2008 - Revista de Teologia 3.
    O presente artigo resgata alguns aspectos da carta pastoral Justiça Econômica para todos, que certamente revelam preocupações ainda hoje vigentes na sociedade americana. A carta pastoral tentou aplicar os grandes princípios da Doutrina Social da Igreja à estrutura da economia Americana. Os Bispos escreveram para oferecer perspectivas morais sobre a economia e para avaliar o impacto da economia sobre a vida do pobre. Os Bispos começaram sua carta com uma descrição da economia de hoje e desenvolveram (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Os paradoxos da identidade e seu papel como limitadores de uma teoria funcional da linguagem.Araceli Velloso - 2009 - Princípios 16 (26):05-34.
    O paradoxo da análise e a antinomia da relaçáo de nomeaçáo sáo dois argumentos que servem para explicitar um aspecto paradoxal das interpretações filosóficas da identidade. Meu objetivo nesse artigo será o de investigar esses paradoxos e seus papeis como limitadores de uma teoria semântica. Usarei como guia dessa investigaçáo a hipótese de que as dificuldades nas quais todas as teorias semânticas investigadas incorrem náo se devem a tese da relaçáo de nomeaçáo, como diria Carnap, mas ao caráter (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    A teoria de Rawls foi e é criticada às vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crítica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  26
    Argumentação, Teoria da Argumentação na Língua e descrição sem'ntico-argumentativa do discurso.Tânia de Azevedo & Ivanete Mileski - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):169-184.
    Este artículo está basado en la Teoría de la Argumentación en la Lengua, originalmente creada por Oswald Ducrot y Jean-Claude Anscombre, y reformulada por Oswald Ducrot y Marion Carel. A partir de la TAL, Azevedo creó un modelo para la descripción semántica del discurso, con base en el cual se analiza un discurso publicado por la revista Nova Escola. En primer lugar, consideramos la argumentación, después, sigue una breve explicación del bloque semántico, de la cadena argumentativa y la polifonía, (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  51
    Além da Dicotomia Fato/Valor: Justificação e Legitimação.Denis Coitinho Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):165-186.
    Meu principal objetivo, neste artigo, é analisar o problema da justificação moral para JohnRawls, caracterizando a teoria da justiça como equidade como um sistema coerentista de justificaçãoque conta com uma epistemologia coerentista holística, uma teoria do contrato social que introduzuma ontologia social e uma estratégia pragmatista de justificação na teoria contratualista. No escopodeste trabalho, examinarei o pressuposto pragmatista de justificação na teoria do contrato social, o qual faz uso do argumento da estabilidade social e (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Darwinismo neural: Uma extensão metafórica da teoria da seleção natural.Ana Maria Rocha de Almeida & Charbel Niño El-Hani - 2006 - Episteme 11 (24):335-356.
    O Darwinismo Neural explica o funcionamento do sistema nervosocentral com base em um processo de seleção populacional de gruposneuronais. Três características são compartilhadas entre DN e a teoria daseleção natural: repertórios variados de elementos, cuja fonte de variaçãonão está causalmente relacionada a eventos subseqüentes; interaçãocom o ambiente, permitindo a seleção de variantes favorecidas; e reprodução diferencial e herança de características das variantes.Interpretado como uma forma de epistemologia evolucionista, DN podeser incluído no programa da epistemologia evolucionista de mecanismos, como entendido (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Rawls E Um Intuicionismo Mitigado: Intérprete Do Liberalismo de Mill.Everton Miguel Puhl Maciel - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):15.
    Nosso objetivo neste trabalho é, em primeiro lugar, apresentar o modelo de liberalismo proposto por John Stuart Mill como relevante para o construtivismo da teoria política de John Rawls. Para tal, vamos mostrar que o contratualista americano em alguma medida subscreve o liberalismo do utilitarista inglês. Vamos aproximar ambos os autores no tocante ao método intuicionista e verificar se ainda há alguma vantagem no consequencialismo de Mill. Para Rawls, um procedimento intuicionista é ligado a um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Rawls: Limites da Constituição Internacional da Justiça.Sônia T. Felipe - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (4):615.
    Este artigo revisa as criticas apontadaspor Pablo da Silveira à teoria da justiça de JohnRawls. proposta para ordenar uma sociedade dospovos. Os problemas da estabilidade, do consensojustaposto e da razão pública. tratados por Rawlsde forma insatisfatória em sua obra mais recente,The LaW of Peoples. são aqui revisitados. nointuito de verificar a pertinência daquelas críticase as implicações para a teoria da justiça de Rawls,da substituição dos conceitos de cidadão pelo depovo e consenso justaposto por consensoconstitucional, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A teoria da vontade de poder enquanto princípio da existência.Eder David de Freitas Melo - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):143-159.
    Não apenas uma vez Nietzsche escreve que o mundo, junto com tudo que nele há, é tão somente vontade de poder. Por meio dessa teoria ele pensa os diversos níveis da existência, indo desde elementos ínfimos e simples até estruturas complexas, com elevado grau de refinamento. Tudo não passa, segundo esse filósofo, do desenrolar de forças em jogo agonístico por um algo a mais de poder. Neste artigo nós analisamos alguns aspectos da teoria da vontade de poder (...) mostrar como Nietzsche faz uso de um mesmo arranjo conceitual para qualificar toda a existência. Assim, tanto o microscópico quanto o macroscópico, tanto o orgânico quanto o inorgânico, são tomados como exemplos de entes que, não obstante suas diferenças, são todos vontades de poder. (shrink)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Michael Walzer E as Esferas da Justiça Fundamentais: Educação E Cidadania Na Constituição Das Sociedades Democráticas Justas.Ricardo Araujo - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (2).
    O objetivo deste artigo é mostrar, segundo a teoria da justiça de Michael Walzer, o papel fundamental que as esferas da educação e da cidadania, em sua recíproca sustentação, devem representar para a obtenção de uma sociedade democrática justa. Para isto, será feita uma apresentação daquela teoria com uma reconstrução dos seus conceitos básicos. Após, será mostrado porque a cidadania e o Estado precisariam ser fortalecidos muito acima do padrão habitual das democracias existentes para (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Um estudo do conhecimento não proposicional no contexto da teoria da cognição incorporada e situada.Mariana Broens & Maria Gonzales - 2006 - Manuscrito 29 (2):729-751.
    Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de fer-ramenta cognitiva no contexto da teoria da cognição incorporada e si-tuada . Para isso, partimos das noções de ferramenta e de tecnologia cognitivas propostas, respectivamente, por Dennett e Dascal , através das quais situam a linguagem no contexto evolu-cionário, ressaltando o seu caráter pragmático. Argumentamos que a concepção de ferramenta cognitiva, que para esses autores está inserida num contexto teórico que privilegia o conhecimento proposicional, pode ser ampliada de (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Imagem E Imaginação Na Ética: Por Uma Teoria Dinâmica da Imaginação Em Espinosa.Giorgio Gonçalves Ferreira - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:125-149.
    O artigo discute as noções de imagem e imaginação na Ética de Espinosa. A análise iniciará elencando passagens nas quais Espinosa se refere às imagens como afecções do corpo e às imaginações como afecções da mente. Em um segundo momento, o texto se encaminhará para EII P17 cor., a partir do qual será analisada a geração das imagens. Nesse momento, será posto em evidência o fato de que é o movimento — e não o vestígio — aquilo que constitui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O Problema Do Caráter Epistêmico de Normas E Valores No Debate Putnam-Habermas: Uma Resposta da Teoria da Normatividade de Clarence Irving Lewis.Victoria Paz Sánchez García - 2018 - Cognitio: Revista de Filosofia 19 (1):148-159.
    A questão do relacionamento entre a normatividade e valoração e sua incorporação no discurso racional é um dos problemas mais relevantes na filosofia contemporânea e é claramente desdobrada em todas as suas complexidades no debate paradigmático mantido entre Hilary Putnam e Jürgen Habermas durante a primeira década do século XXI. A partir dessas posições que reivindicam a tradição do pragmatismo americano, os filósofos discutem a objetividade dos juízos de valor e normativos defendendo, com diferenças significativas, uma posição cognitivista. A presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Uma Genealogia da Biopolítica: A Noção de Vida Em Canguilhem E Foucault.Maria Muhle - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    No primeiro volume de História da Sexualidade, Michel Foucault apresenta o que iria tornar-se um conceito polêmico em sua obra, bem como para seus intérpretes. Desde então, a noção de biopolítica tem polarizado as leituras da teoria de poder de Foucault e talvez haja desempenhado um papel bem mais importante do que ele jamais pretendeu. Para propor um estudo genealógico do termo “biopolítica”, é importante olhar mais de perto a noção de vida que pode haver inspirado a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  33
    Direitos, deveres não: o teor cognitivo da moral moderna.Delamar José Volpato Dutra - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):108-124.
    O conteúdo normativo da modernidade fundamenta a distinção entre moral e ética, bem como, no âmbito da teoria da justiça, a prioridade do justo sobre o bom. A normatividade assim concebida parte do pluralismo incomensurável de doutrinas e concepções de bem. O direito à liberdade que sustenta o edifício do consenso liberal não é uma base suficiente para dar conta de decisões aceitáveis por todos em questões de bioética. Por isso, duas alternativas são possíveis, aquela de um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Mind Da Gap: Uma Teoria da Sociedade, nos termos de um personalismo fenomenológico.Victor Mota - manuscript
    Some theorizing aspects about society, ethnographic fieldwork and philosophy methods.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania.Gisele Rizzon - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):223-227.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Para Além da Abstração da Posição Original: Uma Proposição a Partir de Nozick E Sandel.Lara Bonemer Rocha Floriani & Marcia Carla Pereira Ribeiro - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):91-114.
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma hipótese para superação das críticas feitas por Robert Nozick e Michael Sandel à teoria da justiça de John Rawls, no que concerne à necessidade de se considerar aspectos históricos e práticos, na formulação de princípios na posição original. Para tanto, é preciso analisar inicialmente as correntes filosóficas do liberalismo, do libertarianismo e do comunitarismo, a fim de fundar as bases necessárias ao desenvolvimento do estudo. Na sequência, será (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A justiça na teoria moral de santo anselmo.Marcos Rohling - 2016 - Synesis 8 (1):121-145.
    Pretende-se, nesse texto, argumentar sobre a centralidade da justiça na teoria moral de Santo Anselmo. Para tanto, adota-se a seguinte estrutura: em primeiro lugar, falar-se-á da teoria moral de Anselmo e da centralidade da sua teoria da justiça em seu interior; em segundo lugar, dar-se-á tratamento à questão da justiça nos escritos do Monologium e do Proslogium, nos quais fala-se da justiça como atributo de Deus; num terceiro momento, abordar-se-á a questão da (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  33
    Teoria crítica e psicanálise: um processo de aprendizado de Adorno, através de Habermas, até Honneth.Eleonora Piromalli - 2019 - In Desigualdade e Reconhecimento: atualidade da teoria crítica de Axel Honneth. Montes Claro: pp. 30-66.
    Neste texto tenho como objetivo mostrar que um processo de aprendizado pode ser identificado se situando nas três gerações da Escola de Frankfurt, a respeito dos componentes psicológicos de suas perspectivas e a maneira com que estes componentes influenciam a capacidade descritiva e normativa das teorias em geral nas quais eles estão incrustados. Através desta análise crítica de seus elementos psicanalíticos, a Dialética do esclarecimento surge como uma obra que, enquanto advogando para a libertação racional e instintiva da opressão, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Reconhecimento/redistribuição: por uma nova Teoria da Justiça.Carolina de Campos Melo - 2005 - In Antonio Cavalcanti Maia (ed.), Perspectivas Atuais da Filosofia Do Direito. Editora Lumen Juris.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Badiou, teoria dos conjuntos E modelos de justiça.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2015 - Synesis 7 (1):56-65.
    O presente trabalho visa analisar a possibilidade de se utilizar a ontologia matemática, conforme se pode observar na obra de Badiou, para conformar a estrutura lógica de teorias sociais. Trata-se de exemplificar como o conceito de multiplicidade sem unidade pode substituir a noção grega tradicional de que a unidade é anterior à multiplicidade. Para isso se apresentam as inovações matemáticas de Cantor, com a teoria dos conjuntos, e Paul Cohen, que apresenta as noções de “genérico” e “forçamento”, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000