Results for 'Vicente de Paula Almeida Júnior'

1000+ found
Order:
  1. Reformas E Políticas Educacionais: Algumas Considerações Sobre as Diretrizes, Ações E Medidas Adotadas Pelo Governo Do Estado de São Paulo Durante Os Anos 90.Catarina André Hand & Vicente de Paula Almeida Júnior - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A avaliação em Filosofia.José Benedito de Almeida Júnior - 2005 - Princípios 12 (17):145-156.
    Este trabalho pretende abordar a relaçáo entre ensino e avaliaçáo em filosofia, pois é preciso que deixemos de tratar as questões relativas a essa relaçáo no nível do senso comum.Tomando-se como referência a célebre frase de Kant, mas náo sua conclusáo e sim o texto que se encontra entre parênteses “a náo ser historicamente” entendemos que é possível, além de filosofar, ensinar história da filosofia, na educaçáo básica e no ensino superior. Por outro lado, é preciso aproveitar, criticamente, a produçáo (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Editorial 5 ESTUDOS.João dos Reis Silva Júnior, Jorge Lufs Cammarano González, Celso Carvalho, Erivanio da Silva Carvalho, Wilson Sandano, Maria de Lourdes Pinto de Almeida & Vera Lúcia de Carvalho Machado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:3.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Perfil religioso da população indígena no Brasil: considerações a partir do censo demográfico de 2010.Claudio Santiago Dias Junior & Ana Paula Verona - 2014 - Horizonte 12 (36):1140-1159.
    Using data from the 2010 Brazilian census, this paper aims to describe the religious profile of the indigenous population in Brazil. We analyzed information from more than 800,000 individuals. Our results show that indigenous population is mostly Christian that are separated into Catholics and Evangelicals. Moreover, we found a reduced number of people who declared themselves belonging to indigenous traditional religions. Finally, we present the religious profile of the indigenous population according to region, place of residence, age, and schooling.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Antônio Ferreira de Almeida junior no âmbito Das discussões sobre democratizaçãoção.Ana Hiroko Aoke - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):13-23.
    Presente texto tem por objetivo o estudo sobre a atuação de Almeida Júnior diante da expansão das escolas e do ensino secundário que ocorreu na década de 1950 em São Paulo, durante o governo estadual de Jânio Quadros. Pretende analisar as origens das críticas formuladas por Almeida Júnior entre 1957-1958, em relação à qualidade de ensino e em defesa da escola elementar, considerando também a conjuntura política marcada pelo populismo. O recorte temporal escolhido, isto é, entre (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Os sentidos da Eleuthería na República de Platão.Anastácio Borges de Araújo Júnior - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    O sentido do termo eleuthería, similarmente a muitos outros conceitos na obra de Platão, não é unívoco. Mesmo se nos restringirmos ao diálogo República, encontraremos nele uma ampla gama de concepções que vão desde a acepção popular de ‘dizer e fazer o que se quer’, até a significação, mais propriamente filosófica do termo; vale dizer também daquela que envolve uma dimensão psicológica e moral, na qual o homem deve buscar agir de acordo consigo mesmo. Esta atividade ética, que Platão (2006) (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Premissas fundamentais do sistema ético de Max Scheler.Possidônio Ferreira Barbosa Júnior & Antonio Rômullo Pereira Ribeiro de Sousa - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):62-71.
    O artigo constitui-se de uma apresentação sucinta dos elementos principais do sistema ético de Max Scheler. Utilizando-se do método fenomenológico, Scheler afirma que a ética deve basear-se na experiência, pois o valor não é algo que se atribui, mas que é experimentado. O fenomenólogo alemão defende que o homem está rodeado por um cosmos de valores que não necessita ser produzido, apenas reconhecido através do perceber sentimental, possibilitando, inclusive, uma organização hierárquica dos valores. No entanto, este perceber se encontra afetado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Cristianismo numa sociedade plural: A propósito do livro de Boaventura de Sousa Santos Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos.Francisco de Aquino Júnior - 2015 - Horizonte 13 (40):2268-2291.
    This article discusses the issue of Christianity in a pluralistic society on the basis of the book "If God Were a Human Rights Activist", by Boaventura de Sousa Santos. In this book the author confronts the challenges that the "movements that demand the presence of religion in the public sphere" place for human rights in the context of ”ecology of conceptions of human dignity." This article begins by presenting the problem of Christianity in a pluralistic society and indicating two fundamental (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Análise de Campos Permanentes Pelo Acoplamento Iterativo Mef-Mec.Henrique de Oliveira Caiafa Duarte & Delfim Soares Júnior - forthcoming - Principia.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da educação de jovens E adultos.Adenilson Souza Cunha Júnior - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):47-56.
    As políticas oficiais de educação tem colocado a temática formação de professores no centro dos debates como condição para a melhoria da qualidade do ensino. Investimentos em programas fomentados pelos órgãos oficiais do Estado evidenciam a preocupação em melhorar o nível de formação docente, que se espera, consequentemente, em desdobramentos positivos para a educação. Mesmo com este avanço, a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos continua ocupando um lugar reservado, secundário no contexto das políticas educacionais. (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Pedagogia do outro: um instrumento de Jesus para despertar o seu discipulado.Adiel Fernandes Braga Junior - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):05-15.
    A presente pesquisa oferece ao leitor um estudo exegético-teológico do evangelho segundo Lucas 10:25-37, perícope na qual se narra um diálogo de Jesus com um intérprete da lei. O que se percebe é que há muitos estudos que consideram demasiadamente a parábola e ignoram o diálogo teológico presente no texto. Esta pesquisa pretende aprofundar o recurso narrativo de perguntas e respostas, utilizado por Lucas, para indicá-lo como um instrumento pedagógico de Jesus a fim de despertar seu discipulado. A perícope é (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  28
    O interesse teórico E o interesse prático da idéia kantiana de história como progresso.João Tescaro Junior - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:35-52.
    O objetivo deste trabalho é compreender os interesses teórico e prático da ideia kantiana de história como progresso. Nesse passo, pretende-se examinar como o interesse teórico da razão relaciona-se com a filosofia da história de Kant e em que medida ele diferencia-se do interesse teórico referente ao conhecimento objetivo, ao assumir a forma de ideias heurístico-regulativas. Contra aqueles que não admitem o interesse teórico na filosofia da história de Kant, pretende-se defender não somente a sua ocorrência, mas também a sua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    A relação da comunicação integrada com O crescimento da igreja universal do Reino de deus.Me Julio Cezar Lazzari Junior - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 85.
    A Igreja Universal é um fenômeno de crescimento. Mesmo tendo apenas 34 anos, ela está entre as maiores denominações evangélicas do Brasil. Sua rápida ascensão chama a atenção de estudiosos de variadas áreas acadêmicas, que tentam achar razões para tamanha façanha. A nossa proposta é ver o papel da comunicação integrada no sucesso da Igreja Universal e como a linguagem uniforme faz toda a diferença em persuadir o seu público-alvo, fazendo da igreja uma organização do nível das multinacionais mais bem-sucedidas (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Unidades de conhecimento na teoria da ciência.Osvaldo Pessoa Junior - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço e seu grau (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Estado, Democracia e Sujeito de direito: para uma crítica da política contempor'nea.Oswaldo Giacoia Junior - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):49-61.
    No presente artigo, indico a relevância da contribuição de Nietzsche para a reflexão e o debate sobre problemas fundamentais de filosofia política e do direito contemporâneas, tais como soberania, cidadania, direitos humanos, justiça, estado e democracia. Nesse contexto, o artigo pretende mostrar que uma aproximação entre Nietzsche e Agamben esclarece o projeto de superação da forma direito, ao interpretar a desigualdade política a partir da noção de bando, ao invés de recorrer ao paradigma do contrato social.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Exemplo Ou Contraexemplo? O Caso de Uma Estátua Nas Enéadas de Plotino.José Baracat Júnior - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:73-83.
    Este artigo é uma reflexão acerca de um exemplo dado por Plotino – a estátua do Zeus Olímpio de Fídias, em V. 8 [31] 1. 38-40 – para ilustrar uma tékhne que não é mímesis da natureza. Meu objetivo é verificar se o Zeus de Fídias de fato exemplifica tal tékhne, averiguando a consistência desse exemplo e sua coerência com as considerações plotinianas sobre a beleza e as artes. Embora sugira algumas interpretações para o exemplo, este trabalho é inconclusivo, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Porque O Poder Precisa da Glória: Uma Sinopse da Genealogia Teológica da Economia E Do Governo de Giorgio Agamben.Joel Decothé Junior - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Com esta investigação genealógica do poder político no Ocidente, Giorgio Agamben formula em seu projeto Homo sacer, um programa de pesquisas centrado na questão da genealogia da governamentalidade. Assim, aportamos num estágio decisivo de suas escavações genealógicas, sobre as razões pelas quais o poder foi assumindo na vida ocidental o formato de uma οικονομία, ou seja, o exame do poder que foi operado pela via do agir administrativo das coisas e das vidas. Neste texto, temos a intencionalidade de traçarmos uma (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Los intelectuales liberal-conservadores argentinos y la última dictadura: El caso de Ricardo Zinn.Martín Vicente - 2011 - Aletheia: Anuario de Filosofía 2 (3):5 - 15.
    Los intelectuales del liberal-conservadurismo argentino fueron protagonistas centrales de diversos fenómenos propios de los años extendidos entre el golpe de Estado de 1955 y el final de la última dictadura, el "Proceso de Reorganización Nacional" (PRN), en 1983. Fue precisamente en torno del último gobierno de facto que estos actores articularon profusas líneas de acción en diversos planos políticos, sociales, culturales y económicos que profundizaron ejes ya presentes en su ideario y accionar desde los años de la "Revolución Libertadora". En (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Políticas de reconhecimento na concepção de Nancy Fraser: Questões de justiça ou boa Vida?Nélio Lustosa Santos Júnior - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):1-11.
    O reconhecimento é uma das principais categorias da Teoria Crítica contemporânea. Nos movimentos sociais atuais, a centralidade da redistribuição material, nos moldes do socialismo, foi trocada pela luta por reconhecimento. Com tal mudança de foco, a cultura e a economia política foram colocadas em polos dissociados. Nancy Fraser, diante desse cenário, propõe conciliar as políticas de reconhecimento e redistribuição em uma ampla teoria de justiça. No entanto, a articulação de ambas se torna complexa diante de suas vinculações no âmbito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Personas en el mundo: la perspectiva de la primera persona y el naturalismo.Agustin Vicente & Adrian Sampedro Leon - 2014 - Análisis: Revista de Investigación Filosófica 1:161-180.
    In this paper we examine different answers to the question of what we are, focusing in particular on eliminative and reductivist proposals about persons or selves. We conclude that, as of today, dualism seems more reasonable than naturalism, if by naturalism we understand the thesis that psychological entities can be reduced or eliminated.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Uma análise da biopolítica a partir Das teorias de Agamben E Esposito.Edivaldo Borges dos Santos Júnior - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):103-117.
    O presente artigo visa apresentar duas teorias biopolíticas, a saber, as de Giorgio Agamben e Roberto Esposito. O primeiro criou um tetraedro conceitual dotado de uma semântica própria que permite caracterizar a biopolítica, enquanto o segundo identificou um paradigma no qual a sociedade contemporânea se insere e qualifica a biopolítica. Longe de uma resposta unívoca ao que seja o fenômeno da biopolítica, esses dois autores italianos fornecem chaves conceituais imprescindíveis para compreender a realidade política em que estamos inseridos, que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  45
    Um estudo dos sentidos do Ser e do Éthos em Parmênides a partir da Filosofia de Martin Heidegger.Pedro Proscurcin Junior - 2015 - Sapere Aude - Revista de Filosofia 6 (12):570-581.
    The article aims to study the fragments 2 and 7 of Parmenides through Martin Heidegger’s philosophy. The study focuses on the comprehension of the Being’s investigative paths and on "the concealed sense" of the term éthos in the poem. Finally, the text is going to compare the sense of éthos established in Parmenides with the one testified by Heraclitus. The last one shows itself much more originary, as can be understood from Heidegger’s texts.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Angústia de consciência: maldade e redenção, estética e ética na filosofia de Arthur Schopenhauer.Oswaldo Giacoia Junior - 2019 - Sofia 7 (2):161-180.
    A partir de uma aproximação com a filosofia de Kitaro Nishida, este artigo reflete sobre a relação entre ética e estética no sistema de pensamento de Arthur Schopenhauer, por meio do tratamento de uma difícil questão apresentada em sua filosofia prática: a transição da maldade extrema – a Schadenfreude – para a autonegação da vontade de viver. Trata-se de um problema que implica a distinção entre vivência estética, ética, religião e ascese, e suscita a possibilidade de uma figura radical da (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Derecho de una vida libre de violencia: una aproximación a la violencia de género.Susana Vicente - 2009 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 59 (960):21-26.
    La Violencia Contra las Mujeres es la violación de los Derechos Humanos más generalizada, consentida e impune de todos los tiempos, manifestándose en todas las sociedades y culturas, sin distinción de edad, etnia, clase social o educación de quienes la ejercen o de quienes la padecen. Según estudios realizados en Suecia, Alemania y Finlandia, el 30-35% de las mujeres con edades comprendidas entre los 16 y 67 años ha sido víctima de violencia física o sexual. Si se incluye la violencia (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  21
    A ontologia de Lukács e a sexualidade em perspectiva emancipatória.Aurélio Bona Junior - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 18.
    O presente estudo parte da compreensão de que a sexualidade é uma dimensão de grande importância na constituição educacional da personalidade e na emancipação humana, e visa levantar possibilidades de compreendê-la a partir do pensamento ontológico de György Lukács. Para tal, apresenta e articula os conceitos de ontologia, ser social e trabalho, discute o lugar da subjetividade no ser social, e propõe uma reflexão sobre a sexualidade como dimensão que, mesmo originária de uma pré-disposição biológica, se reveste de sentido social (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio. [REVIEW]Osvaldo Barreto Oliveira Júnior & Dinéa Maria Sobral Muniz - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):45-62.
    Educar na diferença pressupõe respeitar as diversas vozes dos sujeitos da escola, a fim de que, sociocognitivamente, estudantes e professores construam saberes, partilhando experiências, socializando conhecimentos e refletindo sobre seus modos de ver/conceber as coisas do mundo. Por essa razão, o professor de língua portuguesa precisa estar atento aos modos de compreensão que seus alunos revelam quando produzem dizeres nas atividades realizadas em sala de aula. Para isso, é preciso assumir que os sentidos são sempre negociados, e que os sujeitos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Algumas formas de ação do Espírito Santo na vida da Igreja segundo 1Cor 12 e 14.Maurino Marques Nascimento Junior - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):112-121.
    Does the Holy Spirit acts in Church? If so, what are His ways of action? How does the Spirit works in the believer and the community and for what purposes? Apostle Paul's guidelines recorded in his first letter to Corinthians community show that the Spirit works in church and in a certain variety of ways. Detailing these forms of action of the Spirit based on the text of the First Letter to the Corinthians, in twelve and fourteen chapters, is the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Religião E Literatura Na Poética Mística de Adélia Prado (Religion and Literature in the Mystic Poetry of Adelia Prado)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 V10n25p120. [REVIEW]Josias Costa Júnior - 2012 - Horizonte 10 (25):120-135.
    Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre religião e literatura a partir poética mística de Adélia Prado. Apresentarei brevemente alguns métodos que exploraram e ainda exploram essa aproximação. Também mostrarei a estreita relação entre mística e poesia e como ela se apresenta na obra de Adélia Prado. Essa estreita relação permite-nos nomear a obra de Adélia Prado de poética mística e é a partir dessa noção que será feita uma leitura teológica na poética da mineira de Divinópolis, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Perspectiva Evolucionária na Teoria Social Crítica De Habermas.Clodomiro José Bannwart Júnior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):67-86.
    Busca-se acompanhar o desenvolvimento da teoria evolucionária no pensamento de Habermas, a partir da afirmação colhida no prólogo de Problemas de Legitimação do CapitalismoTardio, de 1973: "O caráter programático evidencia que uma teoria da evolução social hoje se encontra apenas esboçada, mas que, no entanto, deveria constituir a base da teoria da sociedade". A atenção édirecionada à forma como Habermas reorienta o sentido evolucionário do desdobramento históricoà luz do conceito de mundo da vida, como esfera de realização da ação comunicativa. (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    Heidegger Leitor de Nietzsche: a Metafísica da Vontade de Potência como Consumação da Metafísica Ocidental.Wanderley J. Ferreira Junior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    Aspectos básicos da leitura heideggeriana de Nietzsche. As possibilidades e as possíveis distorções operadas por tal interpretação em alguns conceitos fundamentais do pensamento nietzschiano. Num primeiro momento, explicitam-se as duas atitudes de Heidegger diante da história da filosofia e de seus principais pensadores, em momentos diferentes de seu pensamento. Em seguida,analisa-se, com um certo distanciamento crítico, em que sentido, conforme Heidegger, ocorre aconsumação da metafísica do sujeito pensante [Descartes] na metafísica da vontade de potência e na ideia de além do (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Uma incursão pela tríade currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais. [REVIEW]Meirecele Calíope Leitinho & Januário Rosendo Máximo Júnior - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):604-627.
    O presente artigo apresenta o estado da questão sobre a tríade Filosofia da Ciência, Currículo e Formação de Professores, sendo parte de uma pesquisa em andamento realizada no Programa de pós-graduação-Mestrado em Educação que tem como objetivo compreender a importância da Filosofia da Ciência no currículo dos cursos de licenciatura na área de Ciências Naturais. A construção do estado da questão possibilita o mapeamento das pesquisas referentes ao nosso objeto de estudo, bem como desvela o conhecimento sobre como se encontra (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Crítica à jurisdição constitucional E o seu papel na democracia procedimental na visão de Jurgen Habermas.José Jurandir Pereira Junior - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    CRÍTICA À JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E O SEU PAPEL NA DEMOCRACIA PROCEDIMENTAL NA VISÃO DE JURGEN HABERMAS.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Movimentos de resistência ao poder pastoral na Idade Média.Maurino Marques Nascimento Junior - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):260-266.
    The called Middle Ages was a time marked by the outbreak of resistance movements which had as main and common characteristic the opposition to the stance adopted by the Roman Catholic Church during this period of history. The target of this research is to identify the main features of the clergy in this period, as well as identify what were these resistance movements and their theological basis. The method adopted here is to search for bibliographical material, establishing as the main (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Uma proposta do tempo de pré-catecumenato para a catequese de inspiração catecumenal.João Melo E. Silva Junior - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):188-196.
    The author wants to focus on the possible relation between kerygmatic preaching and the Liturgical Year with a view to the Initiation to Christian Life. Based on Church documents, the author underlies initially what Kerygma is and then its relation with the first time of Initiation to Christian Life proposed in catechumenate style, the pre-catechumenate, issuing guidelines as to the interlocutors, length and content of this initial time. He shows that the Liturgical Year is a possible route to the first (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A (in)compatibilidade entre O tribunal do júri brasileiro E o sistema interamericano de proteção dos direitos hUmanos: Uma análise à Luz da presunção de inocência.Moadenildo Freire Domingos Junior - 2014 - Revista Fides 5 (1):102-117.
    A (IN)COMPATIBILIDADE ENTRE O TRIBUNAL DO JÚRI BRASILEIRO E O SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    “A visão aérea e a do nadador”: reflexões sobre católicos e pentecostais no censo de 2010 (“The aerial vision and the vision of the swimmer”: reflections on Catholics and Pentecostals in 2010 Census) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1154. [REVIEW]Paulo Gracino Junior - 2012 - Horizonte 10 (28):1154-1183.
    Este texto procura compreender algumas variáveis numéricas expostas pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes à evolução de grupos pentecostais e católicos no território brasileiro. Dando continuidade a reflexões de trabalhos anteriores, concentraremos nossas atenções primordialmente na assimetria quanto à dispersão desses dois grupos religiosos pelo território nacional, enfatizando as conformações sócio-culturais locais imbricadas no binômio crescimento pentecostal / resistência católica. Mais especificamente, analisaremos, de um lado, os fatores que levam uma região a ser uma (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Deixando de Carregar Água em Peneiras: As Contribuições de Teatro do Oprimido em Mato Grosso do Sul.Jehu Vieira Serrado Júnior - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. El pluralismo moral de David Hume.Agustin Arrieta & Agustin Vicente - 2013 - Critica 45 (134):17-42.
    In this paper, we argue for an objectivist pluralist interpretation of Hume’s moral philosophy. We begin by approaching the pluralist/relativist distinction in aesthetics. Then we move to ethics, and present some reasons which justify considering Hume a normative pluralist, and, in particular, an objectivist pluralist. Our argument will make use of Hume’s idea that there are foru sources of value, and of his notion of artificial lives/moralities.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40. El problema mente-cuerpo: metafísica de la mente.Agustin Vicente - 2015 - In Josep Lluis Prades (ed.), Metafísica. Tecnos.
  41.  29
    O político, O sensual/sexual eo religioso nos videoclipes de madonna: Uma análise Das marcas textuais não-verbais.José Antonio Pereira Júnior - forthcoming - Human Nature.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  67
    O domínio da técnica sobre o sentir no filme Equilibrium (Equilibrium, de Kurt Wimmer, 2002): um estudo a partir da conferência 'A questão da técnica'de Heidegger.João Batista Farias Júnior - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):p - 123.
    Direct download (10 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    “En esta época de pasiones exacerbadas”: los intelectuales católicos argentinos y el problema del orden político en torno a la Segunda Guerra Mundial. Los casos de Criterio y Orden Cristiano - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.981. [REVIEW]Martín Alejandro Vicente & Francisco Teodoro - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    Fronteiras sem'nticas: o dialogismo das linguagens rituais pentecostais e umbandistas – uma análise das expressões gestuais.Valdevino de Albuquerque Júnior - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 17 (52):514-518.
    O espaço ritual constitui-se num locus sagrado de festa. No palco religioso, o sentimento de reconhecer-se cheio do Esp í rito Santo ou incorporado pelas Entidades reescreve, no pr ó prio corpo do sujeito, a autenticidade de sua tradiçã o mitol ó gica. Simultaneamente, a experi ê ncia religiosa reatualiza o poder dessa tradiçã o. E s ã o v á rias as formas em que a narrativa m í tica emerge, vindo à tona e tornando-se tang ível à percep (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Gilda de Mello e Souza.Bento Prado Júnior - 1996 - Discurso 26:15-18.
    No categories
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Aproximaçoes aos antecedentes onto-fenomenológicos da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas.Márcio Luis Costa & Wercy Rodrigues Costa Junior - 2010 - A Parte Rei 69:11.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    L'institution Et la Place des Familles En Protection de L'Enfance.Cindy Vicente, Anne-Clémence Schom & Philippe Robert - 2014 - Dialogue: Families & Couples 206 (4):35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    O caráter definicional sui generis dos predicados tarskianos de verdade.Luciano Vicente - 2016 - Abstracta 9 (1).
    The denitional feature of Tarski's theory of truth will be the subject of this paper. In fact, addition, multiplication and divisibility were well-known mathematical concepts before the accurate Peano formalization. Analogously, the Tarski's metatheory could be an accurate formalization of ‘ x is a formula’, ‘x is the reference/sense of y’ and ‘x is a true sentence’, all them introduced by definition. However, ‘x is a true sentence’, because of the paradoxes, cannot be an accurate formalization of truth predicate of (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Google est-il « libertarien » de gauche?Michaël Vicente - 2009 - Multitudes 36 (1):71.
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000