4 found
Order:
  1.  5
    Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):242-249.
    Ao apresentar a estratégia dos agentes racionais na situação do estado de natureza em Hobbes como de não coordenação, tem-se como resultado uma situação em que a melhor escolha individual alcança o pior resultado em termos coletivos. Hampton pretende mostrar que a melhor estratégia para resolver essa aporia consiste em eliminar, na argumentação de Hobbes, o uso de conceitos jurídicos, como o de obrigação ou contrato. Desse modo, é possível resgatar a coerência argumentativa hobbesiana a partir simplesmente da ideia de (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    Thomas Hobbes e a controvérsia acerca da interpretação da lei: uma questão jurídica contemporânea vista à luz do Commonwealth hobbesiano.Wladimir Barreto Lisboa - 2009 - Doispontos 6 (3).
    O objetivo desse artigo é mostrar de que modo um problema no domínio da teoria contemporânea do direito suscita questões que podem encontrar esclarecimentos na filosofia de Thomas Hobbes. Para tanto, será primeiramente analisada uma decisão da Suprema Corte norte-americana que retoma um debate constitucional aberto há já quase vinte anos e que versa sobre os direitos civis1. Nesse contexto, a noção de República em Hobbes será apresentada enquanto fornecendo uma teoria sobre a interpretação jurídica que permite apanhar o bom (...)
    Direct download (6 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Algumas Observações Acerca Do Discurso Mental E Do Discurso Verbal Em Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Este artigo procura destacar algumas características do discurso racional em Thomas Hobbes. São analisadas as noções de prudência e ciência. O conhecimento racional repousará na possibilidade de construir, no discurso, um sinal – vox humana – que se sobreponha às marcas – notae – criadas pelos homens para excitar em nosso espírito um pensamento anterior. A seguir, são expostas as noções de proposição, nomes positivos e nomes negativos. Tais noções exibirão o determinismo hobbesiano, elemento determinante não apenas de sua (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Algumas Observações Acerca Do Di.Wladimir Barreto Lisboa - 2006 - Doispontos 3 (1).
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark