Results for 'educação'

1000+ found
Order:
  1. Refletindo sobre a diversidade de gênero no Campo da educação.Maria Helena Santana Cruz - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):13-32.
    Este artigo aborda a complexa questão da diversidade no campo da Educação, considerando que tal abordagem não prescinde do tema da desigualdade de gênero em suas diversas manifestações. A metodologia utilizada apoia-se em análises de fontes bibliográficas, documentais e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões teórico-metodológicas. Partiu-se do pressuposto fundamental de que as relações sociais de gênero são construídas no âmbito da vida em sociedade. A questão própria da educação relaciona-se com a produção das identidades (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Educação, costumes e leis como bases para a promoção das virtudes cívicas no Protágoras e na República.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-112.
    No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das virtudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3. A construção da educação como cuidado de si em Kierkegaard.Carlos Alberto Medino da Rocha - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):79-84.
    O presente trabalho procura refletir sobre o processo de construção da educação como uma “educação da interioridade” que parte de uma concepção do cuidado de si, a partir do viés do pensamento filosófico do dinamarquês Sören Kierkegaard. Num primeiro momento, aponto paro o seu conceito de existencialismo, que versa a construção de um indivíduo singular, voltado para sua existência individual; e, num segundo momento, apresento, ainda, que de forma breve, a relação entre o mestre e o discípulo marcada (...)
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  55
    Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão.José Luiz Ames - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):137-152.
    Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  93
    LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre.Laecio Almeida Gomes & Thaline Luize Ribeiro Fontenele - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):77-81.
    Resenha do livro de Maria Judith Sucupira da Costa Lins "Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre".
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  69
    Acompanhamento e promoção do desenvolvimento na Educação Infantil: algumas contribuições da Psicologia Escolar.Adinete Sousa da Costa Mezzalira & Raquel Souza Lobo Guzzo - 2011 - Revista Aletheia 35:22-35.
    Essa pesquisa investigou os fatores que estariam interferindo no acompanhamento e na promoção do desenvolvimento das crianças em uma instituição pública de Educação Infantil, bem como avaliou a opinião das educadoras acerca de uma proposta de acompanhamento do desenvolvimento infantil. A pesquisa ad..
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Pibid interdisciplinar-educação ambiental em interação com a com-Vida: Oficina sobre O consumismo E reciclagem de resíduos sólidos.Michele dos Santos, Alba Leal, Laiz Souza, Rosemary Brito dos Reis Azevedo, Thais Mendes dos Santos & Silvana do Nascimento Silva - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):79-94.
    A escola é um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de trabalhos e ações que envolvem a gestão de resíduos sólidos, tema cada vez mais discutido em trabalhos e eventos científicos. Com o objetivo de sensibilizar educandos para o problema, um grupo de bolsistas do Pibid Interdisciplinar – Educação ambiental realizou um experimento em que ações socioambientais foram propostas e desenvolvidas junto com educandos de uma escola parceira. As experiências vivenciadas no cotidiano escolar dos dois grupos tiveram como técnicas de (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    Fracasso escolar: do que se trata? Psicologia e educação, debates "possíveis".Ana Lucia Coelho Heckert & Maria Elizabeth Barros de Barros - 2007 - Aletheia 25:109-122.
    O artigo visa a analisar como a Psicologia tem encarado os desafios colocados pelo desempenho escolar. Discute os princípios e as ferramentas q ue têm orientado as práticas psicológicas no campo do fracasso escolar. Faz um debate acerca da interface Psicologia e Educação, partindo dos princípios da ..
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.M.-J. Alvarez & A. Marques-Pinto - 2012 - Revista Aletheia 38:8-24.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes ..
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    O tratamento espiritual no espiritismo: o caso das trabalhadoras em educação de Goiânia/GO.Genivalda Araújo Cravo dos Santos - 2007 - Horizonte 5 (10):106-131.
    Resumo Este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no mestrado em Ciências da Religião da UCG/GO (2004). O objeto desta pesquisa foi o de compreender os motivos que levaram as trabalhadoras em educação portadoras da síndrome de burnout e de depressão que atuam na educação pública no município de Goiânia a buscarem tratamento espiritual no espiritismo. Que papel a religião desempenha na busca da saúde? Por que as trabalhadoras em educação buscam o espiritismo (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Educação religiosa da primeira infância na perspectiva de João Amós Comenius (Early childhood religious cristhian education in the perspective of Comenius) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1106. [REVIEW]Edson Pereira Lopes - 2013 - Horizonte 11 (31):1106-1128.
    No estudo de Philippe Ariès observou-se que a partir do século XVII, houve uma crescente ênfase na instituição escolar que propunha a substituição da família, por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que de depreciada, começava a receber destaque e se tornava figura central na família. A criança de filho passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno. Nesse contexto, Comenius, Pai da Pedagogia Moderna, um apologista da instituição escolar, ao propor sua organização escolar, inicia (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Religiosidade e Educação: Rap mineiro em perspectiva de libertação.George Harrison Sena Santos - 2014 - Horizonte 12 (36):1417-1418.
    Dissertação: SANTOS, George Harrison Sena. Religiosidade e Educação: Rap mineiro em perspectiva de libertação. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    O horizonte da juventude na educação e pastoral populares: história, diálogo e configuração de Medellín a Puebla (1968-1979). 2012. [REVIEW]Luiz Carlos Itaborahy - 2013 - Horizonte 11 (29):414-416.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ITABORAHY, Luiz Carlos. O horizonte da juventude na educação e pastoral populares : história, diálogo e configuração de Medellín a Puebla (1968-1979). 2012. 207 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O estudo etnográfico como propulsor de ações socioambientais do pibid interdisciplinar - educação ambiental: O plantio de árvores E a semana de meio ambiente na escola do Campo.Tais Batista Santos, Cleiton Geovanne F. Silva, Igor Evangelista, Neila Carla Barreto Peixoto & Silvana do Nascimento Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):67-81.
    O estudo etnográfico permite aos professores uma ampla percepção dos aspectos socioeducacionais que perpassam o contexto escolar, permitindo que se desenvolvam, a partir deste estudo, ações pedagógicas para problematizar conhecimentos socioambientais do contexto local e global. No Pibid Interdisciplinar: Educação Ambiental, o estudo etnográfico foi realizado em uma escola do campo, no interior de Jequié-BA, situada numa zona de mata atlântica. O objetivo desse artigo é apresentar a etnografia como propulsora da realização das ações socioambientais de replantio de árvores (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O trabalho do professor de educação infantil.Júlia de Souza Delibero Angelo - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):59-64.
    Neste artigo, abordarei, por meio da Teoria Crítica, o processo de construção do trabalho do professor de Educação Infantil no Brasil, fazendo um breve histórico da educação infantil, que tem seu início marcado pelo assistencialismo. Também será abordada a enorme feminilização dessa categoria profissional, que permanece muito forte, por meio do mito da “mãe cuidadora”. Por todo esse histórico, a desvalorização do professor de Educação Infantil é maior do que de professores de outros segmentos. A recente profissionalização (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Trabalho E educação na perspectiva ontológica: Algumas reflexões acerca da (re)produção ampliada do capital E a crise da escola.Tânia Regina Braga Torreão Sá, Marcelo Torreão Sá & Viviane Meira Lima - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):11-21.
    A questão que se coloca nesse texto é refletir sobre as contribuições que Marx formula para pensar a respeito da educação, a escola e a luta trabalhadora. Nosso intuito é, pois, a partir do “beber da fonte” da filosofia de práxis, pensar em que medida, o projeto de emancipação social, tal como propôs Marx, se realiza numa escola em crise, aonde muita coisa, aliás, muda na aparência para manter a essência íntegra. Nossas reflexões se voltam para compreender também, como (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de Merleau-Ponty.Aimberê Quintiliano - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):357-381.
    O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    As contribuições dos sofistas para O fenômeno da educação numa perspectiva contemporânea.David Velanes de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):53-64.
    Os sofistas trouxeram grandes contribuições para a educação, tal como, os próprios fundamentos da pedagogia moderna. A sofística constituiu um fenômeno com um alto significado na história da educação, pois foi com os sofistas que a paidéia ganhou um sentido e um significado mais profundo, isto é, a educação passou a ser tratada de forma mais consciente e racional. Dessa maneira, este artigo busca uma interpretação positiva do movimento sofístico, diferente daquela deixada pela tradição socrático-platônica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Teatro, educação E comunidade.Anita Cione Tavares Ferreira da Silva - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):21-33.
    RESUMO O artigo reflete sobre a pesquisa em andamento da autora, na linha de processos educacionais em artes cênicas, investigada pela via do Teatro em Comunidades, eixo específico abraçado pelo campo da Pedagogia do Teatro e fundamentado pela obra dos mestres contemporâneos Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire. O ponto de tensão desta discussão é o questionamento acerca da possibilidade de investigar a prática do Teatro em Comunidades como capaz de contribuir para construção de uma sistematização de procedimentos pedagógicos (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Teoria crítica E educação: Educação para a emancipação.Vital Ataíde Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):13-28.
    Esse artigo traz uma discussão sobre a educação emancipatória a partir dos textos tardios de Adorno e Horkheimer . Eles revelam um significativo olhar sobre realidade e uma valiosa contribuição para o tema da emancipação vinculado à teoria crítica da sociedade, além de uma importante reflexão sobre a educação crítica e emancipatória. Nessa perspectiva, são enfocados textos da última fase de Adorno e Horkheimer que mantêm uma vinculação com o projeto emancipatório da teoria crítica, sobressaindo os temas da (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco.Daniela Regina Souza Brito & Alfrancio Ferreira Dias - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135.
    O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    O vocabulário com O qual Nietzsche debate a possibilidade da educação.Vagner Silva - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):279-314.
    Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Saberes experienciais como ponto de partida para formação de professores da educação de jovens E adultos.Adenilson Souza Cunha Júnior - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):47-56.
    As políticas oficiais de educação tem colocado a temática formação de professores no centro dos debates como condição para a melhoria da qualidade do ensino. Investimentos em programas fomentados pelos órgãos oficiais do Estado evidenciam a preocupação em melhorar o nível de formação docente, que se espera, consequentemente, em desdobramentos positivos para a educação. Mesmo com este avanço, a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos continua ocupando um lugar reservado, secundário no contexto (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Considerações Críticas Acerca da Educação Cívica Na Filosofia Política de Rousseau.Joel Thiago Klein - 2015 - Dissertatio 41:249-291.
    Este artigo apresenta e analisa as principais teses que constituem a concepção de educação cívica de Rousseau. Além disso, faz-se considerações críticas acerca da proposta político-pedagógica de Rousseau, apontando tanto para elementos equivocados e potencialmente problemáticos, quanto indicando aspectos relevantes para se pensar questões relativas a política e a educação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Boa educação e busca pelos princípios no Livro I da Ética Nicomaquéia (EN) de Aristóteles.Priscilla Spinelli - 2012 - Dissertatio 36:277-297.
    Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman. [REVIEW]Altair Alberto Favero, Junior Bufon Centenaro & Ana Lúcia Kapczynski - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetivo de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que em meados do século (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura. [REVIEW]Odaleia Alves da Costa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Analisa-se o livro didático Fundamentos de Educação de Amaral Fontoura, livro destinado para alunas das Escolas Normais brasileiras, especialmente as fluminenses, pela Gráfica Editôra Aurora do Rio de Janeiro. Realizar-se-á a investigação levando em consideração a produção deste livro didático, buscando compreender a produção do autor, que publicou 13 diferentes títulos ou mais para a “Biblioteca Didática Brasileira”. Na obra Fundamentos de Educação, 342 páginas, 4 edições, analisar-se-á textos e paratextos. Quanto ao texto, analisar-se-á o índice, composto por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas.Alex Sander da Silva - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):123-138.
    800x600 Proponho neste trabalho fazer algumas anotações sobre as questões relacionadas à subjetividade, a alteridade e a educação contemporânea, sobretudo, considerar que os desajustes de uma persistente razão instrumental, que interferem no âmbito educacional. A necessidade de uma reflexão crítica para tais temas tornou-se a marca central de nosso tempo. Desse modo, cabem-nos algumas questões importantes: Como situar a educação no horizonte dos nossos problemas contemporâneos? Como pensá-la nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de barbárie (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019003. [REVIEW]Adriana Richit & Leandro Hupalo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019003.
    O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Ilan Gur-Ze’ev e o professor improvisador: a import'ncia da educação continuada de educadores na escola pública // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.3. [REVIEW]Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes & Lucas Rech dos Santos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):436-457.
    Neste artigo aponta-se para uma importante contribuição que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio introduz no campo da educação, quer dizer, a possibilidade de constituição do professor-improvisador, tão defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Como resultado desta pesquisa empírica com análise qualitativa de dados mostra-se que, sem o apoio de tais ações, a oportunidade de os indivíduos expandirem suas capacidades críticas é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelação desse professor improvisador, crítico e encorajador da crítica. Ainda: (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    Tomás de Aquino e Paulo Freire: pioneiros da inteligência, mestres geniais da educação nas viradas da história.Felipe Gustsack - 2019 - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião 16 (51):1454.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  47
    Esclarecimento, educação e autonomia em Kant.Paulo César Nodari & Fernando Saugo - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):133-167.
    Este trabalho tem como objetivo abordar os conceitos esclarecimento, educação e autonomia na concepção do filósofo Immanuel Kant. Para tanto, no primeiro momento, faz-se a leitura do Opúsculo Kantiano de 1783, Resposta à pergunta: que é esclarecimento?, com o propósito de analisar o conceito esclarecimento, a fim de compreender de que modo, em Kant, se dá a passagem do homem de seu estado de menoridade à maioridade. Num segundo momento, a partir da leitura da obra publicada em 1803, Sobre (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.
    O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute sobre o significado da (...) e da prática que a acompanha. Do mesmo modo, o conteúdo da ética da alteridade associado à Lição do Rosto veicula uma nova concepção de paz. Na tentativa de articular ética e educação à filosofia da alteridade, a paz se propugna como cuidado e responsabilidade pelo outro, bem como justiça e equidade em relação ao terceiro. No contexto da cultura contemporânea, marcada pelo advento da sociedade de indivíduos, a paz se constrói como solidariedade contra a exacerbação do individualismo. (shrink)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  19
    Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6. [REVIEW]Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto & Sinésio Ferraz Bueno - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):500-516.
    O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate.Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico & Lilian Martins - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):137-153.
    O objetivo desse texto é problematizar o trabalho com as datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a educação infantil como fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Formação permanente e em contexto de profissionais da Educação Infantil: contribuições de um projeto de extensão universitária. [REVIEW]Aline Sommerhalder & Andressa de Oliveira Martins - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):620-635.
    Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Por uma crítica contempor'nea da educação: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná. [REVIEW]Vilmar Alves Pereira & Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):97-113.
    O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa pela reapropriação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento.Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto & Lisete Rodrigues - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):111-129.
    Espinosa nunca explicitou uma teoria sobre educação. Contudo, a leitura da sua obra dá-nos pistas para pensar a educação. A via para o conhecimento, que implica a interação de aspectos cognitivos e afetivos, dá-se como encontro daquele que se conhece com o conhecido, resultando no verdadeiro conhecimento, o qual é indissociável da felicidade suprema e do aumento de potência. O ignorante e o sábio são duas figuras extremas do devir-ético enquanto possibilidade de transformação inerente à existência humana, permitindo-nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  45
    A qualidade da educação eo professor por um fi o: o cotidiano docente na ótica da psicologia social comunitária.Maria de Fatima Quintal de Freitas & Lygia Maria Portugal Oliveira - 2012 - Revista Aletheia 37:177-196.
    Sob a ótica da Psicologia Social Comunitária, propõe-se uma análise sobre armadilhas/dimensões psicossociais que afetam as relações interpessoais dos docentes, com subprodutos negativos à prática e rede escolar-comunitária. Realizou-se uma pesquisa exploratória, aplicando questionários semiestrutura..
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge.Rogério Rodrigues - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):89-106.
    O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    Tecnologias virtuais na educação incidindo no universo simbólico do professor // Digital technologies in education and the teacher's symbolic universe.Anna Rita Sartore & Edna Cristina do Prado - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):150-163.
    O presenta artigo se constitui em um estudo interpretativo a respeito dos efeitos da inserção maciça de tecnologias conectadas à rede mundial de computadores, em nossa cultura. Celebradas a ponto de se alastrarem como objeto de desejo por toda a parte, essas tecnologias, sobretudo as mídias móveis, têm se tornado ubíquas e não há um único segmento da sociedade que não tenha sido tocado por essa inserção. A educação formal em nosso país, por meio de políticas públicas como o (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  36
    No cenário da pós-modernidade: a reiterada exigência de qualidade e excelência na educação contemporânea // Post-modern setting: the repeated demand for quality in contemporary education.Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira & Luiz Fernando Gomes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):120-134.
    O texto discute a reiterada e repetida demanda pela qualidade e excelência exigida pela sociedade frente à educação contemporânea. Considerando alguns aspectos da modernidade/pós-modernidade em que vivem tanto os herdeiros de Prometeu, como os de Dionísio, caracterizados pelo hedonismo, e os de Hermes, que valorizam a comunicação, a criação e a mediação, postula-se que a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências ou modelos para atualizar-se. Seu impulso legitimador foi diluído quando o cânone moderno de padrões (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente.Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1).
    O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para a historicidade do sujeito, em especial daquele atuante na educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  31
    Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  38
    Educação e cultura da paz: à luz do esboço kantiano, À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], ainda é possível pensar uma cultura da paz?Paulo César Nodari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):11-30.
    O intento deste trabalho é refletir sobre a importância da educação para a superação da violência, criando condições para o desenvolvimento de uma cultura da não violência. Em primeiro lugar, defenderemos a ideia da relevância da educação para a paz, apresentando argumentos que sustentam a tese da cultura da paz. Para tanto, em segundo lugar, analisaremos o esboço kantiano À paz perpétua [Zum ewigen Frieden], sobretudo, no que se refere aos seis artigos preliminares e aos três artigos definitivos, (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000