Results for 'funções parciais'

139 found
Order:
  1. Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
    É bem conhecida a divergência entre as posições de Gottlob Frege e Bertrand Russell com relação ao tratamento semântico dado a sentenças contendo termos singulares indefinidos, ou seja, termos singulares sem referência ou com referência ambígua, tais como ‘Papai Noel’ ou ‘o atual rei da França’ ou ‘1/0 ’ ou ‘√4’ ou ‘o autor de Principia Mathematica’. Para Frege, as sentenças da linguagem natural que contêm termos indefinidos não formam declarações e portanto não são nem verdadeiras nem falsas. Já para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Acerca da sensitividade tátil na teoria freudiana.Carlota Ibertis - 2019 - Discurso 49 (1):79-90.
    Como é sabido, o empirismo freudiano dá especial relevância para as sensações visuais e auditivas. Por outro lado, não fica claro, por falta de explicitação, se Freud valoriza as sensações táteis da mesma forma que essas, embora elas estejam presentes em vários momentos-chave da vida psíquica. Com base nisso, o presente artigo explora o significado das sensações táteis na teoria freudiana, examinando suas funções na figuração onírica, nas pulsões parciais da infância e na instauração do eu. A análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  37
    Funções cognitivas e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em meninas vítimas de abuso sexual.Jeane Lessinger Borges & Débora Dalbosco DellAglio - 2009 - Revista Aletheia 29:88-102.
  4.  15
    As funções do intérprete educacional: entre práticas sociais e políticas educacionais.Neiva de Aquino Albres & Carlos Henrique Rodrigues - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):15-41.
    RESUMO Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre os papéis assumidos pelos intérpretes educacionais de Libras-Português na atual educação de surdos em escolas inclusivas baseadas na perspectiva bilíngue. Para tanto, consideramos a contribuição do pensamento bakhtiniano às Ciências Humanas, no tocante ao discurso e à atividade interpretativa, e analisamos trechos de um documento publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que visa à definição das atribuições desses profissionais. Constatamos uma refração na forma de designar os intérpretes educacionais e, também, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    As funções do Juízo final como imagem religiosa.Tamara Quírico - 2010 - História 29 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    Funções regulativas em Kant e Nietzsche.Márcio José Silveira Lima - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):367-382.
    A presença de Kant e possível influência na filosofia de Nietzsche é motivo de muita controvérsia. Se em seus primeiros escritos Nietzsche é claramente influenciado por Kant, os textos do período maduro não deixam perceber com clareza o teor do diálogo que neles se estabelece, uma vez que Nietzsche assume uma postura radical contra Kant. Essa postura esconde justamente que, em meio aos rompimentos diante do idealismo transcendental, Nietzsche permanece devedor de Kant. Um aspecto dessa dívida é a noção de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  26
    * Referência e Denotação: Duas Funções Sem'nticas Irredutíveis.Adriana Silva Graça - 2002 - Disputatio (12):3-21.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. As funções da propriedade E o plano diretor como instrumento de composição dos interesses privados E públicos.Ana Marília Dutra Ferreira da Silva - 2013 - Revista Fides 4 (1):84-97.
    AS FUNÇÕES DA PROPRIEDADE E O PLANO DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE COMPOSIÇÃO DOS INTERESSES PRIVADOS E PÚBLICOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Consequências Metafísicas e Físicas da Teoria Qu'ntica: a revisão do princípio da unidade das leis naturais e as teorias físicas parciais.Hippolyto Ribeiro - 2022 - Aufklärung 9 (3):143-160.
    Investigo as consequências metafísicas da teoria e do fenômeno quântico. Delineando alguns dos principais aspectos do debate filosófico contemporâneo acerca da interpretação da teoria quântica. Analisando três importantes obras recentes: Quantum Ontology: A Guide for the Metaphysics of Quantum Mechanics (2016) de Lewis; Philosophy of Physics (2019) de Maudlin; e The Conceptual Foundations of Quantum Mechanics (2019) de Barrett. Reivindicando, a partir de The Grand Design de Hawking e Mlodinow (2010), que uma interpretação realista da teoria quântica, e de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Religião, espiritualidade e saúde: funções, convivências e implicações.Lisete Mónico - 2021 - Horizonte:951.
    As religiões sempre foram, em parte, religiões de cura. Ao longo da história, têm sido perspetivadas como aliadas na procura de sentido para a vida e suas vicissitudes, com destaque para as situações de doença. Desde o trabalho inaugura de William James, que referia o papel preventivo da religião em certas doenças, associado à ação da ciência, diversos estudos têm explorado a relação entre religiosidade/espiritualidade e saúde e bem-estar. Mas que papel e funções a religião desempenha hoje em dia, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  54
    Filosofia da Educação: Pressupostos, funções, método, estatuto.José Ribeiro Dias - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):3 - 28.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 : as funções mediadoras em foco.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:496-510.
    Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A escrita dos guaranis nas reduções: usos e funções das formas textuais indígenas. Século XVIII.Eduardo Neumann - 2007 - Topoi. Revista de História 8 (15):48-79.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A interferência do poder executivo nos orçamentos do poder judiciário E do ministério público: Separação dos poderes E impactos no exercício de suas funções institucionais.Júlio César Souza dos Santos - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A INTERFERÊNCIA DO PODER EXECUTIVO NOS ORÇAMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO: SEPARAÇÃO DOS PODERES E IMPACTOS NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES INSTITUCIONAIS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares.Antonio Dário Lopes Júnior, Ruth Maria de Paula Gonçalves & Osterne Nonato Maia Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):925-957.
    O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Algo mais que heroínas: as diferentes funções e memórias femininas da guerra da tríplice aliança.Barbara Potthast - 2006 - Diálogos (Maringa) 10 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17. The functions of languagem and the understanding of mental disorders // As funções da linguagem e o entendimento das desordens mentais.Antonino Bucca - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):13-26.
    Indeed, linguistic schizophrenic characteristics seem very different from those related to paranoiac language. Numerous studies on schizophrenic language documents describe an expressive and cognitive universe that is away from the sense and meaning of paranoiac madness. Language, then, becomes the mirror of psychotic experience and interpretation of objective, subjective and intersubjective reality. In this paper, considering characteristics of schizophrenic glossolalia (schizophrenic language use) and considering paranoiac need to rhetorical language (inherently argumentative and persuasive), we'll try to bring out some differences (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A Ideografia do Tractatus Logico-Philosophicus e Funções Recursivas Primitivas.Felipe Oliveira Araújo Lopes - 2016 - Manuscrito 39 (2):59-88.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  35
    Congresso da Soter – 20 anos Teologia e sociedade: relevância e funções.Iracema Loureiro Ferreira & Luzia Maria Werneck - 2005 - Horizonte 3 (6):123-129.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O Trabalho Escolar Nos Cursos De Engenharia: Suas Funções Como Instrumento Formativo.José da Silva - 1987 - Educação E Filosofia 2:105-107.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Sociologia na escola: A abordagem de temáticas clássicas Das ciências sociais nos livros didáticos.Julia Polessa Maçaira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):111-131.
    Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes da UFRJ e faz uma análise comparativa de três livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio no que diz respeito a alguns temas ditos “clássicos” das Ciências Sociais, a saber: Trabalho, Desigualdades Sociais, Movimentos Sociais e Violência/Criminalidade. Para tal, foram mobilizados conceitos do campo da sociologia da educação, que auxiliam na compreensão das estratégias pedagógicas adotadas nos livros. Foram analisados os livros didáticos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Forma, Matéria e Definição na Metafísica de Aristóteles.Marco Zingano - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
    Este texto examina as funções de forma e matéria na definição das substâncias sensíveis com vistas à constituição de uma doutrina geral da substância que possa incluir certas substâncias de outra natureza. Em especial, mostra-se que a investigação sobre a substância deve partir do exame das substâncias sensíveis, aceitas por todos, mas não pode ficar restrita às suas condições de existência; em algum sentido, a transcendência das substâncias não sensíveis deve ser preparada pelo estatuto especial de que goza a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  23.  3
    Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Saulo Krieger - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):193-214.
    Resumo: O presente artigo pretende trazer à luz a convergência entre dois modos divergentes de superação do paradigma por excelência da filosofia moderna, qual seja, o da interioridade do sujeito, como pedra de toque epistemológica. Mais precisamente, pretende-se evidenciar o rito de passagem de um filosofar moderno para o contemporâneo, segundo a vertente que se convencionou chamar de “filosofia continental”, a aqui ser visitada com Nietzsche - equacionada a uma hermenêutica -, e a “filosofia analítica” ou “anglo-saxônica”, a aqui ser (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  18
    Governamentalidade algorítmica E as subjetivações rarefeitas.Edson Teles - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):429-448.
    RESUMO O artigo tem como objetivo problematizar a racionalidade de governo gerida pelos algoritmos. Argumentar-se-á que a governamentalidade, tal como definida por Michel Foucault, a saber, uma lógica de cálculos e estatísticas utilizada para conduzir a ação dos indivíduos, mesclada às funções das máquinas autônomas, configura um novo regime de produção de subjetividades. Estruturando as relações entre o humano e a máquina em velocidade instantânea e acessando o máximo de informações sobre os interesses e necessidades dos indivíduos, a governamentalidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  89
    De Roma a Sodoma: Uma análise estruturalista de Orphéus, Eurydíkē e Lot.Gustavo Ruiz da Silva & Eberval Gadelha Figueiredo Jr - 2023 - Ponto e Vírgula 32 (2022):1-12.
    Este breve ensaio busca, por meio da análise estruturalista e distanciada indicada por Lévi-Strauss, aproximar o conjunto de funções literárias das relações presentes entre os personagens principais do mito de Orphéus e Eurydíkē, fundadores dos mistérios órficos da Antiguidade Clássica, e de Lot e sua esposa, apresentados no Livro de Gênesis. Os pontos correlacionados são: o ponto de partida da jornada de ambos os casais, a figura mítico-mágica que anuncia a saída, o olhar para trás da figura feminina e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    O caráter fundacional dos princípios na Figura A da 'Ars generalis ultima' de Raimundo Lúlio.Guilherme Wyllie - 2024 - Revista Española de Filosofía Medieval 30 (2):41-58.
    Lúlio descreve a realidade como uma estrutura reticuladamente estratificada. Para tanto, ele se vale da noção metafísica de fundação e a ela confere duas funções absolutamente básicas. Em primeiro lugar, cabe à fundação assegurar a distinção entre os princípios enumerados na figura A da Ars generalis ultima, seus correlativos e Deus, que, apesar de serem necessariamente coextensionais, não se confundem hiperintensionamente por não compartilharem a mesma fundação. Paralelamente, compete à fundação assegurar que os constituintes da realidade possam se arranjar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Construção e re-construção da identidade nas histórias de vida de adotados.Margarida Rangel Henriques, André Guirland Vieira & Dóris Cristina Gedrat - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O objetivo deste estudo é identificar como a adoção aparece nas histórias de vida de indivíduos adotados e como eles normalizam suas experiências relacionadas à adoção. Focaliza-se a re-historiação do “eu” na narrativa e considera-se que o seu final é determinado por quem constrói a narrativa, não por eventos relatados cronologicamente. Os dados provêm das narrativas de dois indivíduos adotados, transcritas segundo convenções utilizadas na Análise da Conversa Etnometodológica, nas quais se destaca a presença dos eventos relacionados à adoção na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  47
    Saúde mental e relações étnicas: formação do psicólogo para o SUS e o SUAS, colonização e currículo.Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:145.
    O artigo aborda a saúde mental da população negra a partir da intersecção entre psicologia social, psicologia clinica psicanalítica e relações étnicas e raciais. A partir de literaturas clássicas sobre o tema, analise do currículo formativo e levantamento dos relatórios finais de estagio em psicologia de duas universidades do nordeste brasileiro apresentamos as analises parciais. Os resultados revelam que ainda há muito a fazer para que a ciência psicológica reconheça formalmente em seu currículo as demandas do sofrimento psíquico da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A determin'ncia do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas Prouni: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis // The indeterminacy of the cultural capital and background in the Prouni scholarship students.Julio C. G. Bertolin & Cristina Fioreze - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):288-308.
    Estudos sobre eficácia escolar, bem como o conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, evidenciam que o contexto socioeconômico e cultural – ou o background – exerce papel fundamental nas notas e resultados obtidos pelos estudantes em exames. Ou seja, segundo esta teoria, alunos com menor background tenderiam a apresentar desempenho inferior em comparação com alunos oriundos de um contexto socioeconômico e cultural mais privilegiado. Nesse sentido, considerando que os bolsistas do Programa Universidade para Todos devem possuir desvantagem de background (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  49
    A coherence theory of truth/Uma teoria coerentista da verdade.Newton da Costa, Otávio Bueno & Steven French - 2007 - Manuscrito 30 (2):539-568.
    In this paper, we provide a new formulation of a coherence theory of truth using the resources of the partial structures approach − in particular the notions of partial structure and quasi-truth. After developing this new formulation, we apply the resulting theory to the philosophy of mathematics, and argue that it can be used to develop a new account of nominalism in mathematics. This application illustrates the strength and usefulness of the proposed formulation of a coherence theory of truth.Neste artigo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  30
    Educação, hegemonia e formação de dirigentes.Roberta Ravaglio Gagno, Anita Helena Schelesener & Andréa Garcia Furtado - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 237.
    O objetivo deste artigo é compreender a ação da escola na qual se faz necessária a formação de lideranças que pressupõe a luta pela democratização da educação. Estas lideranças irão desempenhar funções diversificadas na sociedade, como afirma Gramsci, intelectuais, contribuindo para transformar uma concepção de mundo, de forma a assegurar a hegemonia social e o domínio estatal da classe que representam. The aim if this paper is to understand the action of the school that is required in leadership training (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    L'unité de L'Action.Paul Gilbert - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (3):385 - 400.
    L'Action de Blondel, malgré son centenaire, n'est pas encore un texte très connu. Sa rigueur philosophique a souftert de nombreuses incompréhensions, dûes à des lectures partiales. L'intelligence philosophique tente cependant. aujoud'hui comme hier, de méditer sur le sens de l'existence et sur ce qui uniile nos vies sans les étouffer sous des formes uniformisantes. Cet article montre comment Blondel entreprend une telle méditation, en assumant la structure essentielle du "symbole". /// L'Action de Blondel, apesar do seu centenário, ainda não é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Teoria, crítica e criação literária: o escritor e seus múltiplos.Evelina Hoisel - 2019 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Escritores múltiplos: fronteiras entre a crítica, a teoria e a produção. Evelina Hoisel, renomada professora titular da Teoria da Literatura, apresenta neste livro questões essenciais que permeiam o universo da teoria, da crítica e da criação literária, principalmente a noção do escritor e seus múltiplos, desdobrados nas funções de crítico, intelectual e professor. Autores como Silviano Santiago, Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Affonso Romano de Sant’Anna, Judith Grossmann e Evando Nascimento, entre outros, são abordados sob o prisma de questões (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    McDowell e a virtude Rodrigo.Rodrigo Jungmann - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (5).
    Neste trabalho, pretendemos avaliar criticamente algumas das teses de John McDowellsobre a natureza da virtude, tal como expostas em seu artigo “Virtue and Reason” e, ao fazê-lo,expor algumas de suas limitações. Mais especificamente, tratarei o que vejo como problemas emsua apresentação da virtude como uma forma de conhecimento, e sua proposta – corporificada natese da unidade das virtudes – de que as virtudes comumente reconhecidas deveriam ser vistascomo manifestações parciais da virtude enquanto tal. Também enfocarei a assertiva de McDowellde (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Entre o digno e o precário: enquadramento biopolítico de mulheres em fotografias jornalísticas sobre o Programa Bolsa-Família.Ângela Cristina Salgueiro Marques & Luís Mauro Sá Martino - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):33-60.
    RESUMO Este texto delineia, a partir de Foucault, Fassin, Rancière e Butler, a existência de um enquadramento biopolítico de cidadãs e mulheres empobrecidas no contexto da implementação de políticas sociais. A reflexão aqui desenvolvida apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq, no qual são analisadas 150 imagens relacionadas ao Programa Bolsa Família, reunidas entre os anos de 2003 a 2015, publicadas nos veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Veja e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história.Carla Beatriz Meinerz, Priscila de Souza Santos & Priscila Nunes Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):109-137.
    Objetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, desenvolvidas a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Escritas de Mulheres: uma investigação metodológica.Marloren Lopes Miranda - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):389-413.
    O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais da minha pesquisa acerca da pergunta sobre a natureza do texto filosófico. Parto do problema de o texto filosófico, recentemente, parecer estar restrito à produção acadêmica, obedecendo a uma certa padronização científica, e, com isso, de estar contemplando apenas de modo muito parcial problemas filosóficos em geral, se compreendermos esses como concernentes a uma diversidade e multiplicidade da vida humana, estando presentes em diversos contextos e a partir de diversos lugares de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Apresentação.Jayme Paviani - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):815.
    Os artigos contidos neste número de Veritas, como é de praxe, na edição que corresponde ao mês de dezembro de cada ano, versam sobre temas ligados direta e indiretamente à dialética. Os projetos integrados de Dialética: conhecimento e linguagem, ética e política, sob a coordenação do professor Dr. Carlos Roberto V. Cirne Lima, com a participação dos professores Dr. Manfredo Araújo de Oliveira, Dr. Tadeu Weber, Dr. Jayme Paviani, Me. Angelo Cenci, Doutorando Eduardo Luft, Doutorando Sérgio Augusto Sardi, Doutorando Custódio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    A presença de martinho de Braga no mosteiro de San millan de la cogolla.Leila Rodrigues Roedel & Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):515-534.
    No presente artigo, interessa-nos apontar algumas possibilidades acerca da presença, no século X, da obra Formula Vitae Honestae, escrita por Martinho de Braga, que viveu na Galiza no século VI, na biblioteca de San Millán de la Cogolla, mosteiro localizado em La Rioja. De acordo com nossas conclusões, ainda parciais, vinculamos tal presença à identificação dos dois momentos históricos, o da Galiza no século VI e por La Rioja no X, marcados pela reorganização eclesiástica e monárquica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução.Arthur Assis - 2010 - Goiânia, GO, Brasil: Ed. UFG.
    Trata-se de um trabalho de natureza didática cujo propósito é introduzir o leitor à teoria da história de Jörn Rüsen. O texto inicia-se com uma introdução que situa este autor no contexto do desenvolvimento histórico da disciplina “teoria da história. Está dividido em três capítulos, nos quais os cinco componentes da sua “matriz disciplinar da ciência histórica são apresentados e discutidos, a saber (1) as carências de orientação e funções orientativas; (2) perspectivas diretoras da interpretação histórica e métodos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  41
    Partial Structures and the Logic of Azande.Steven French - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (1):77-105.
    Em Science and Partial Truth (da Costa and French 2003) argumentamos que inconsistências no raciocínio científico podem ser acomodadas pela combinação de estruturas parciais e quase-verdade, junto com uma noção de ‘crença representacional’. Neste artigo, examino se isso pode ser estendido aos raciocínios e crenças de outras culturas, focando em particular nas crenças de feitiçaria dos Azande. Argumento que tais crenças são similares às crenças teóricas da ciência ocidental, mas que o modo mais apropriado de representar esta última — (...)
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  11
    Considerações sobre a Teoria da Informação Sem'ntica em An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap.Ralph Leal Heck - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):124-133.
    Esta apresentação identifica os principais conceitos envolvidos na teoria semântica da informação na obra An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap. Inicio indicando as influências e desdobramentos sobre a elaboração desta teoria, seguido dos principais conceitos que os autores usarão para tratar o conteúdo semânticodas sentenças. O ponto de partida são operações conjunto-teoréticas, inicialmente através das funções In e Cont. Mas a dificuldade com a adição os leva a especificar o conceito de informatividade semântica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  53
    Fundamentos epistemológicos da teoria modular da mente de Jerry A. Fodor.Kleber Bez Birolo Candiotto - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):119-135.
    Este artigo é uma apresentação dos fundamentos da teoria modular desenvolvida por Jerry A. Fodor e uma reflexão sobre seus principais desafios. A noção de modularidade da mente de Fodor, por um lado, procura superar as insuficiências metodológicas e epistemológicas do associacionismo e do localizacionismo a respeito das explicações da estrutura e do funcionamento mental; por outro lado, é uma oposição à postura culturalista de Vygotsky, para o qual as funções superiores da mente, como a cognição, são produtos artificiais, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  11
    Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica.Geyso Dongley Germinari - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):188.
    Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da Diálogos aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Contribuição para uma topologia epistemológica para a ética e a bioética.Ení­dio Ilário - 2005 - Princípios 12 (17):125-143.
    A reflexáo bioética, em tempos de globalizaçáo, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da Ética e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  32
    Pentecostalismo nos trens de São Paulo (Pentecostalism in São Paulo´s trains) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p466.Fernanda Lemos - 2011 - Horizonte 9 (22):466-492.
    Este artigo é uma tentativa de analisar sociologicamente o processo de institucionalização pelo qual vem passando a ‘Cruzada Evangelística Interdenominacional nos Trens das Boas Novas’ (CEI), na prática diária dos cultos pentecostais realizados nos vagões de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo (CPTM). Nossa hipótese é que o culto no trem vem passando por um processo de burocratização das funções religiosas diárias, o que pode ser observado desde sua origem, em seu desenvolvimento, na (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    A Formação Política Como Totalidade Nos Movimentos Sociais Populares: A Experiência Do Território Serrinha.Wandick Nogueira Maciel & Hildemar Luiz Rech - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):94-110.
    Na crise estrutural do capital, iniciada na década de 1970, foi inaugurado o chamado capitalismo neoliberal, no cerne do qual o tema da formação política parece ter assumido destacada importância. Em sua radicalidade emancipatória, a formação política encontra-se inextrincavelmente vinculada à luta dos movimentos sociais populares, atravessando, portanto, a totalidade das atividades desenvolvidas pelos sujeitos coletivos em movimento. O objetivo do artigo é tecer algumas considerações sobre o tema da formação política no interior dos movimentos sociais populares. Para tanto, lançaremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    The contractual trap.Maria Valderez de Colletes Negreiros - 1987 - Trans/Form/Ação 9:15-19.
    The present article develops a durkheimean interpretation of the division of social work as organic and contractual solidarity. This interpretation will be examined, on one hand, while it characterizes a kind of industrial society that exalts the solidarity of roles in the collective work but not in the modes of production; on the other hand, while it presupposes a State playing the role of catalyst of the corporations and does not let foresee a notion of contract.Neste artigo desenvolvemos a interpretação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    A vida como repetição da morte: Freud à luz de Deleuze e Foucault.Carolina Noto - 2021 - Discurso 51 (2):57-69.
    Diante das dificuldades do dualismo pulsional de Freud, o presente artigo levanta a hipótese de que seria possível compreender a diferença entre pulsão de vida e pulsão de morte em termos de empírico e transcendental. Essas categorias permitiriam pensar que o organismo, e em particular o aparelho psíquico, tem duas funções que poderiam ser, metodologicamente, diferenciadas: uma função transcendental de destruição e uma função empírica de construção.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    A percepção das mulheres sobre a maternidade na contemporaneidade.Selma Aparecida Geraldo Benzoni, Noemi Garcia Baptista, Rafael Tadeu Tomaz Musacci & Jenifer Mayne Pereira da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:232-243.
    Este artigo teve por objetivo identificar e compreender como as mulheres representam a maternidade. Para isso, foram realizadas, através de ligação telefônica, 15 entrevistas com mulheres entre 31 e 40 anos, que têm pelo menos um filho e inseridas no mercado de trabalho, utilizando para isto, um roteiro semiestruturado criado pelos pesquisadores. Através dos dados coletados, foi realizada uma análise qualitativa estruturada em duas categorias, a saber: o sentimento das participantes em relação à maternidade e a percepção da maternidade em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 139