Results for 'idéias reguladoras'

1000+ found
Order:
  1.  33
    A pluralidade como idéia reguladora: a noção de justiça a partir da filosofia de Lyotard.Karla Chediak - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):213-224.
    De acordo com Lyotard, não poderíamos mais contar com o apoio de um sistema filosófico para fundamentar nosso conceito de justiça. A pluralidade é a grande marca da experiência do pensamento no nosso tempo e, por isso, deveríamos considerar o problema da justiça a partir dessa pluralidade e não contra ela. Isso não significa reduzir a questão da justiça ao jogo de opinião e das relações de dominação, mas significa concebê-la a partir de uma Idéia que é capaz de reconstituir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    O espaço discursivo moderno: ideia e crise.Vinicius Figueiredo - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Pretendo, nesse artigo, assinalar que a instauração do espaço discursivo moderno, tal como foi formulado por Kant, decorre do giro copernicano em filosofia. A supressão da ontologia coloca como questão a relação entre conhecimento e experiência. Em um primeiro momento, na Crítica da razão pura, essa questão é atendida pelo recurso à ideia teológica da metafísica especial, produtora da ilusão transcendental e reabilitada pela crítica como ideia reguladora. Num segundo momento, com o juízo reflexionante estético, esse recurso à metafísica dá (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Notas sobre a ideia de improvisação musical em Nietzsche.Fernando R. De Moraes Barros - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):129-144.
    Resumo: O propósito geral do presente texto consiste em introduzir o sentido e o alcance que noção de improvisação musical pode adquirir no filosofar nietzschiano, e, em especial, no assim chamado período de maturidade de seu itinerário intelectual. Tenciona-se indicar que tal ideia assume uma função reguladora em seu pensamento, possibilitando lançar uma intensiva luz sobre o seu legado e enfatizar, sobretudo, o caráter pluralista e dinâmico deste último.: The present text aims at introducing the meaning and the scope that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar.Tomaz Martins da Silva Filho - 2024 - Aufklärung 10 (3):151-160.
    Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    A Inclusão Do Outro À Luz da Justiça: Considerações Sobre a Ideia Habermasiana de Inclusão da Pessoa Humana Em Um Mundo Moral Universal.Flávio Beno Siebeneichler - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):6-20.
    O artigo aborda sucintamente alguns aspectos inerentes à compreensão habermasiana acerca de uma moral universal à luz da qual é possível pensar o princípio da inclusão do outro como justiça. O desenvolvimento deste tema abrange, inicialmente, um item introdutório sobre etapas no pensamento habermasiano, as quais culminam numa revisão realista do conceito de agir comunicativo. É apresentado, a seguir, um item sobre analogia entre os conceitos de “verdade” e “verdade moral”. Tal analogia permite pensar, de um lado, a inclusão em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  39
    Dialética e experiência.Franklin Leopoldo E. Silva - 2005 - Doispontos 2 (2).
    É bem conhecida a oposição estabelecida por Kant entre experiência possível e dialética, na medida em que esta última é caracterizada como a “lógica da ilusão”. Ao mesmo tempo, o modo de pensar metafísico, que ocorre dialeticamente, em sentido kantiano, é uma tendência inevitável da razão, expressa na exigência formal de completude das categorias. Como o pensar, enquanto exercício livre da razão, é em si mesmo mais amplo do que a atividade de conhecer, própria do entendimento, o pensar contém o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Resiliência.Ac Novas Idéias Em A. Araújo - 2007 - Hermes 11:85-95.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    A invenção do tempo.Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Eunice Maria Nazarethe Nonato & Edmarcius Carvalho Novaes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1863-1876.
    A obra em questão, Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo, de Byung-Chul Han, nascido na Coreia e radicado na Alemanha, onde é professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim, se trata de uma reflexão filosófica acerca das questões que envolvem o paradigma digital contemporâneo atrelado à problemática do tempo, e, mais propriamente, acerca do ato natural de fechar os olhos ante a coação permanente pelo visual, pela vigilância. O ensaio de Byung-Chul Han está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    Kant: O Federalismo visto da História.Viriato Soromenho-Marques - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):415 - 439.
    A teoria kantiana do federalismo foi objecto de várias tentativas recentes de revisão e actualização. No entanto, a perspectiva em que tal empreendimento foi levado a cabo, acusa uma deficiente concepção das articulações do federalismo, não apenas no interior da pensamento jurídico-político do mestre de Königsberg, mas na sua plena inserção no sistema crítico kantiano no seu conjunto. Neste artigo, o autor visa demonstrar que, longe de ser um obstáculo, ou uma espécie de resíduo metafísico, a filosofia kantiana da história (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Nachhaltigkeit als Ideologie?Bernhard Irrgang - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):763 - 784.
    O presente artigo parte da ideia de que o conceito conservativo-conservador de sustentabilidade (das florestas, por exemplo) deve ser combinado com a ideia inovadora do ponto de vista tecnológico-económico de desenvolvimento sustentável de modo a formar uma ideia reguladora de desenvolvimento sustentável de acordo com um modelo aberto. O artigo defende que o desenvolvimento tecnológico pode do ponto de vista cultural e institucional ser organizado de uma forma mais sustentável, muito embora a sustentabilidade não tenha ainda sido alcançada tanto do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  22
    A fundamentação metafísica Das leis em platão E suas implicações normativas para a política.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):43-52.
    O artigo objetiva investigar a fundamentação metafísica das leis em Platão e suas implicações normativas para a política, especialmente a partir do Livro I das Leis. A tese central é que a ideia de Bem constitui o fundamento e a instância reguladora das leis que têm pretensão normativa de universalidade e justiça para a vida pública.: The paper aims to investigate the metaphysical groundwork of the laws in Plato and its normative implications for the politics, especially from the books I (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Plurality as regulatory idea: the concept of justice according to Lyotard.Karla Chediak - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):213-224.
    According to Lyotard we can no more support our universal values in any philosophical system. Plurality is the greatest sign of our time and we should think of justice based on it and not against it. It doesn't mean reducing the justice question to opinion games or power relations, but it means conceive it based on an Idea, whose universality and finality are exactly the Idea of coexistence of difference and it would have a regulatory function over the diversity of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  53
    A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral.Rose Silvania Figueiredo do Vale - 2013 - Horizonte 11 (30):802-803.
    Dissertação de Mestrado. VALE, Rose Silvania Figueiredo do. A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral. 2012. 132 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Ideias transcendentais. Ilusão. Razão. Moral. Deus. Homem. Key works : Transcendental ideas, Illusion, Reason, Moral, God, Man.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    A Atuação Das Agências Reguladoras de Energia Para o Desenvolvimento Sustentável: Análise Comparada Entre Brasil e Portugal.Veríssimo Nascimento Ramos dos Santos & Mariane Silva de Castro - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):336.
    O presente trabalho tem como objetivo relacionar o novo papel do Estado com o paradigma da regulação, frente aos desafios da sustentabilidade. A regulação no setor da eletricidade surgiu com a finalidade de promover uma gestão de mercado mais produtiva, contudo, no novo paradigma da sustentabilidade esta não poderia olvidar os aspectos assegurados pelas normas ambientais já existentes. Por isso, busca-se a análise da atuação das Agências Reguladoras da Energia para a concretização do desenvolvimento sustentável, fazendo uma análise comparada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A Idéia de uma "Nova Ordem" ou o Remapeamento do Caos: Ensaio Sobre a Sistematização do "Mundo Vital".Antônio Basí­lio Novaes Thomaz de Menezes - 1995 - Princípios 2 (3):09-12.
    o presente ensaio traz uma breve reflexao sobre a perspectiva habermasiana de sistematlzacao do "mundo vital", examinada no quadro histórico da questao da "pós-modernidade". Esta trata da relacao, apontada por HABERMAS (03:t II), entre as esferas do "sistema" e do "mundo vital", aplicada em termos de uma teoria da sociedade que se coloca frente a ideia de uma "nova ordem mundial".
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. As ideias filosóficas de Eduardo Ferreira França (1809-1857).Paulo Roberto Margutti Pinto - 2023 - [Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil]: Fi.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. As ideias políticas e sociais de Teófilo Braga.Mário Soares - 1950 - Lisboa,: Centro Bibliográfico.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Ideias para uma filosofia da política (reflexões sobre a autoridade e sobre a liberdade).Sergio Augusto Vieira - 1949 - Porto,: Depositária: Livraria Latina.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Morte, Ideia e Indestrutibilidade Do Nosso Ser Em Schopenhauer.Camila Gomes Weber & José Fernandes Weber - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):89-109.
    O objetivo do artigo é explorar as conexões entre o problema da morte, o conceito de ideia e a tese da indestrutibilidade do nosso ser com a morte, em Schopenhauer. Como ponto de partida, é apresentada a crítica de Schopenhauer à compreensão empírica da morte como passagem ao não-ser. Passa-se, então às considerações do filósofo sobre a indestrutibilidade do nosso ser com a morte, por meio do destaque às suas considerações sobre o caráter de coisa, vinculado à sua intepretação das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    Subst'ncias Reguladoras de Crescimento em Rizoma de Cyperus rotundus L. II.M. Meguro - 1969 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 24:127.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Descartes: Ideia e Representação Um caso enigmático: As Ideias Materialmente Falsas.Raul Landim Filho - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (1):11-40.
    The central aspects of the cartesian notion of idea (representative mental operation, objective being, objective reali- ty, and object) seem to be called into question by the notion of materially false idea: a sensible, obscure and confused idea that represents “a non-thing as a thing.” Would these ideas be false representations, because they would not represent anything, or would they be misrepresentations? In order to answer this question, I analyze the canonical texts of metaphysical meditations on this theme and also (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Ideia, ser objetivo e realidade objetiva nas "Meditações" de Descartes.Raul Landim Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):669-690.
    O objetivo deste artigo é responder à questão: a teoria cartesiana das ideias é realista direta ou representacionalista? Para responder a essa questão, analiso as noções de ideia, ser objetivo, realidade objetiva e essência nas "Meditações" de Descartes. Eu procuro mostrar que do ponto de vista da apreensão das essências das coisas externas, Descartes é um realista direto. Mas como algumas provas da existência são inferenciais, eu mostro também que deste ponto de vista a teoria cartesiana é representacionalista. My aim (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A ideia de divindade e as paixões no Système de la nature de Holbach.Marcelo de Sant'Anna Alves Primo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019040.
    Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A ideia de uma sociedade de povos bem-ordenados segundo John Rawls.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Sofia 3 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Ideia de uma heurística transcendental: ensaios de meta-epistemologia kantiana.Leonel Ribeiro dos Santos - 2012 - Lisboa: Esfera do Caos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    As Ideias de Gaston Bachelard e de Ludwik Fleck.Sérgio Choiti Yamazaki - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:117-135.
    Este ensaio tem a intenção de trazer uma discussão sobre os pressupostos epistemológicos de Bachelard e Fleck, dois referenciais teóricos hoje muito utilizados em teses e pesquisas em Educação, Filosofia e Ensino. Estaremos argumentando que as duas referências têm interessantes convergências epistemológicas e que podem ser potencialmente úteis para pensar a educação científica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Ideias de jovens do ensino médio sobre história: um estudo na perspectiva da educação histórica.Geyso Dongley Germinari - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):188.
    Os estudos ancorados nos princípios da Educação Histórica têm centrado suas analises nas estratégias de aprendizagem histórica em contextos de escolarização, tendo como pressuposto que a intervenção na qualidade da Diálogos aprendizagem requer o conhecimento sistemático das ideias históricas dos estudantes e professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as ideias de jovens estudantes do Ensino Médio sobre a disciplina de História. A investigação faz parte do projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “O pensamento histórico (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    As Ideias Pedagógicas na obra de Frei Manuel do Cenáculo.Francisco António Lourenço Vaz - 2017 - Cultura:185-203.
    Neste trabalho procuramos compreender as ideias que nortearam a ação de Frei Manuel do Cenáculo, enquanto reformador de estudos para diferentes níveis e bispo empenhado na formação do clero e dos fiéis da sua diocese. Tomamos como ponto de partida os anteriores trabalhos sobre a atuação política e pastoral de Cenáculo, para sistematizar a ação em defesa do ensino e o seu pensamento pedagógico. Como textos fundamentais para esta análise, salientamos os Cuidados Literários (1791), os documentos relativos ao plano de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Será a ideia de Deus racional?Carlos João Correira - 2009 - In Carlos Joao Correia (ed.), A religião e o ateísmo contemporâneo. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Organismo e função reguladora: determinações do vivo em Georges Canguilhem.Vanessa Nicola Labrea & Norman Roland Madarasz - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):242-263.
    O artigo compreende o cerne da obra de Georges Canguilhem como um ponto de cruzamento entre problemáticas fundamentalmente médico biológicas e problemáticas sócio-políticas. A consideração histórica descontinuísta do desenvolvimento de conceitos científicos e a classificação da técnica enquanto prótese do organismo vivo, entre outras particularidades, situam o pensamento canguilhemeano na fronteira entre áreas do conhecimento demarcadas separadamente. O que integra e individualiza o seu trabalho filosófico é a ponderação do vital enquanto categoria de base para intelecção e reconstrução de problemas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A Ideia de Sublime.Victor Mota - manuscript
    A ideia de sublime é necessária à reflexão filosófica contemporânea?
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    A ideia de um "mínimo existencial" de J. Rawls.Thadeu Weber - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):197-210.
    O texto apresenta a ideia de um mínimo existencial como condição de possibilidade para a realização dos direitos e liberdades fundamentais incluídos no primeiro princípio de justiça de Rawls. Mostra, no entanto, a sua insuficiência para o exercício pleno da cidadania. Daí decorre a necessidade de ampliação da noção de "mínimo social" (mínimo existencial) para a ideia de "bens primários", considerando a concepção política de justiça. The text presents the idea of an existential minimum as a condition of possibility for (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  5
    As ideias.Agostinho De Hipona - 2010 - Discurso 40:377-380.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Idéias dos Sentidos Segundo Descates.Ethel Rocha - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (1).
    O objetivo desse artigo é examinar o conceito de falsidade material das idéias introduzido por Descartes na Terceira Meditação das Meditações Metafísicas. A hipótese a ser defendida é a de que o que determina a falsidade material das idéias é o fato destas envolverem uma contradição em seu conteúdo representativo. Isto é, no lugar da interpretação tradicional segundo a qual o que caracteriza as idéias materialmente falsas é o fato destas envolvem um erro categorial ao exibirem modos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Introdução geral à fenomenologia pura, Edmund Husserl.Dario Teixeira - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:147-156.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Metafísica E ideia: A originalidade da concepção tomista em confronto com Spinoza E Hegel.Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira & Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa - 2015 - Synesis 7 (2):1-17.
    As ideias estão em Deus e são compreendidas por seus limites em relação à sua essência ilimitada. A originalidade do ser de Tomás de Aquino pode ser testada se comparada com as múltiplas teorias a respeito da ideia que se desenvolveram ao longo dos séculos na investigação filosófica. Das ideias subsistentes de Platão à ideia como subsistência em Hegel, os percursos aristotélico e tomista revelam-se opções intelectuais moderadas no âmbito gnosiológico, em razão de suas conquistas metafísicas. Deixando de lado os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    A Ideia de Sociedade (Diálogo Entre Lima Vaz e Hegel).Maria Celeste de Sousa - forthcoming - Revista Dialectus.
    O artigo versa sobre “A Ideia de Sociedade - diálogo entre Lima Vaz e Hegel” e objetiva apresentar o pensamento social de Henrique Cláudio de Lima Vaz, sob a ótica da Filosofia do Direito de Hegel. Em uma abordagem lógico-dialética, ele desenvolve três argumentos constitutivos da Ideia de Sociedade: 1) A relação universal política; 2) A relação particular democrática; 3) A relação singular da comunidade ética e finaliza-se com a síntese expressiva dos atos que justificam a relação entre ética e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Normatividad en filosofía de la ciencia: el caso de la ciencia reguladora (Normativity in the philosophy of science: the case of regulatory science).Francisco Javier Rodríguez Alcázar - 2010 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 19 (2):173-190.
    Se discuten varias concepciones con respecto al carácter normativo de la filosofía de la ciencia. De entre éstas, se aboga por una forma de naturalismo comprometido con la necesidad de discutir los valores (epistémicos o no) de la ciencia. El ejemplo de la "ciencia reguladora" ilustra esa necesidad.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica.Michel Paty - 1997 - Discurso 28:7-60.
    A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual como social. Inversamente, (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40.  2
    O Fenômeno da Captura e a Independência Das Agências Reguladoras No Brasil.Vitor Gabriel Garnica & Marlene Kempfer - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):43.
    A pesquisa desenvolve o tema das agências reguladoras que são órgãos públicos submetidos a um regime jurídico especial. Este indica a independência de sua composição e de atuação como condição de legalidade e de legitimidade. Aponta-se o fenômeno da captura, que poderá ocorrer naqueles dois momentos, como sendo uma forma de corrupção a desestabilizar o modelo das agências implementado no Brasil a partir de 1997. O percurso dos estudos considera método qualitativo a partir da doutrina e da legislação em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  38
    As ideias do senso comum sobre a relação entre a justiça ea injustiça.Lila Maria Spadoni & Ana Raquel Rosas Torres - 2010 - Revista Aletheia 31:82-96.
    Este artigo tem como objetivo principal investigar as ideias do senso comum de jovens brasileiros e franceses acerca das relações entre justiça e injustiça. Para tanto, utilizou-se o conceito de tematas. As tematas são concebidas como fatores organizadores de conjuntos temáticos de diferentes repres..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    A ideia totalitária do “tudo é possível”.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):1-10.
    A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente os princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    O Poder de Regulamentação Das Agências Reguladoras e o Princípio da Legalidade: Limites e Possibilidades.Maxwel Gomes dos Santos, Hugo Oliveira Veloso & Carlos Victor Muzzi Filho - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):35.
    Este trabalho analisa a Administração Pública e o poder regulamentar das agências reguladoras no Brasil, a partir da Constituição de 1988. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e o método dedutivo. Constata-se que essas agências foram criadas, no Brasil, em um contexto de transformação do Estado, que buscava afastar-se da intervenção direta na ordem econômica e adotar um modelo gerencial, focado mais na fiscalização e regulação dos serviços públicos, do que em sua prestação direta. Os resultados indicam que os limites do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    A ideia de Deus na Logique de la Philosophie. Categoria, retomadas, compreensão.Francis Guibal - 2013 - Cultura:163-175.
    « Point tournant du devenir philosophique », la catégorie de Dieu joue un rôle char­nière dans la rigueur logique et la pertinence historique du discours weilien. Ce qui surgit avec elle, en effet, c’est la nouveauté anthropologique d’une liberté qui se montre « sous la forme du sentiment ». Les reprises théologiques ne parviennent pas à donner un langage qui soit en accord avec la tension inhérente à cette expérience, cependant que les philoso­phies modernes ne se l’approprient que sous un (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    A ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores: florescimento cognitivo, humano e da vida.Maurício de Carvalho Ramos - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):711-726.
  46.  25
    A ideia de Deus em Hegel.Markus Gabriel - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):525.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Ideia platônica e o mundo intuitivo em Schopenhauer, de Yasuo Kamata.Lucas Lazarini Valente - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  47
    Ideias: formas, rationes e species. A Quaestio de ideis de Tomás de Aquino.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Discurso 40 (40):95-122.
    Ideias: formas, rationes e species. A Quaestio de ideis de Tomás de Aquino.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Idéias de autoria.Edward Buscombe - forthcoming - Teoria.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  18
    A ideia de “eu” como crença natural/The idea of the “self” as natural belief.Rômulo Martins Pereira - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve aproximação acerca da investigação empreendida por David Hume sobre a ideia de “eu” ou de “pessoa” e de sua inerente identidade e simplicidade. Essa discussão é posta especificamente na seção “Da identidade pessoal”, no primeiro livro do seu Tratado da natureza humana. Entrementes, para acompanhá-la, é necessário considerar alguns dos pontos desenvolvidos nas seções iniciais, nas quais Hume se dedicou a mapear as principais características de sua teoria a respeito da atividade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000