Results for 'justificação epistémica'

737 found
Order:
  1. A noção deontológica de justificação epistêmica.Felipe de Matos Muller - 2007 - Princípios 14 (22):21-41.
    Neste ensaio apresentamos uma introduçáo à noçáo deontológica de justificaçáo epistêmica. Mostramos que a noçáo deontológica de justificaçáo epistêmica surge de um paralelo traçado entre ética e epistemologia mediante a utilizaçáo de um vocabulário deontológico para a avaliaçáo de um status epistêmico de nossas crenças. Indicamos que a noçáo deontológica de justificaçáo encontra sua origem em uma tradiçáo que tem John Locke como um de seus representantes mais ilustres. Depois disso, exploramos a relaçáo entre justificaçáo e normatividade, mostrando que os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  14
    Como ser fundacionalista neoclássico quanto à justificação epistêmica.Kátia Martins Etcheverry - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):581.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  54
    A incomensurabilidade entre as filosofias ea inexistência de revoluções em filosofia.Alberto Oliva - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):199-237.
    Este artigo se ocupa de questões metafilosóficas. Nele, discutiremos as razões que fazem com que a filosofia, diferentemente da ciência, problematize a si mesma como empreendimento cognitivo. Em particular, procuraremos identificar como e por que a filosofia acaba se constituindo em problema para si mesma. À exceção das ciências sociais onde há estudos críticos do tipo sociologia da sociologia, a ciência em geral não põe em discussão a si mesma. Raros são os casos em que a ciência chega ao extremo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Infinitism’s Take on Justification, Knowledge, Certainty and Skepticism.Peter D. Klein - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):153-172.
    O propósito deste artigo é mostrar como podem ser desenvolvidas explicações robustas de justificação e de certeza no interior do infinitismo. Primeiro, eu explico como a concepção infinitista de justificação epistêmica difere das concepções fundacionista e coerentista. Em segundo lugar, explico como o infinitista pode oferecer uma solução ao problema do regresso epistêmico. Em terceiro lugar, explico como o infinitismo, per se, é compatível com as teorias daqueles que sustentam 1) que o conhecimento requer certeza e que uma (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  5.  12
    Filosofia da filosofia: podem as teses filosóficas ser ‘crenças verdadeiras justificadas’?Alberto Oliva - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):106-142.
    Starting from the epistemic requirements stated by the standard view of knowledge, according to which knowledge is ‘justified true belief’, this article aims to identify the reasons why substantive philosophical theories have failed to satisfy them. Accepted this view of knowledge, philosophy will hardly be able to assign cognitive status to its theories. This article also intends to show that philosophy has its cognitive credibility put in check when it constructs abstruse rhetorical exercises that speciously seek to legitimize themselves as (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Tracking Theories of Knowledge.Fred Adams - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):1-35.
    As teorias epistemológicas do rastreamento sustentam que o conhecimento é uma relação real entre o agente cognitivo e seu ambiente. Os estados cognitivos de um agente epistêmico fazem o rastreamento da verdade das proposições que são objeto de conhecimento ao embasarem a crença em indicadores confiáveis da verdade (evidência, razões, ou métodos de formação de crença). A novidade nessa abordagem é que se dá pouca ênfase no tipo de justificação epistêmica voltada ao fornecimento de procedimentos de decisão doxástica ou (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  7.  13
    Infinitism and Inferential Externalism.Tito Flores - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (3):566-578.
    The purpose of this essay is to show that the version of epistemological infinitism defended by Peter Klein is externalistic in character. I present the most important questions infinitism is supposed to resolve and also present the fundamental difference regarding internalism and externalism in epistemology. I conclude with an indication of what would be the best way to understand infinitism and how to evade the problems that emerge from Klein’s externalist infinitism.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Some Virtues of Evidentialism.Richard Feldman & Earl Conee - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):95-108.
    O evidencialismo é, primordialmente, uma tese sobre a justificação epistêmica e, secundariamente, uma tese sobre o conhecimento. Sustenta que a justificação epistêmica é superveniente da evidência. As versões do evidencialismo diferem quanto ao que conta como evidência, quanto ao que seja possuir algo como evidência e quanto ao que um dado corpo de evidência apóia. A tese secundária é a de que o apoio evidencial é necessário ao conhecimento. O evidencialismo ajuda a formular as questões epistemológicas de uma (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  9. Um estudo sobre o coerentismo de Davidson.Vasco Moço Mano - manuscript
    O objetivo deste trabalho é investigar o coerentismo, enquanto resposta filosófica às questões da verdade e da justificação epistémica, com particular ênfase na teoria proposta por Donald Davidson. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Filosofia do Conhecimento II, parte do curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  57
    Deontologismo epistêmico:uma abordagem subjetivista.Felipe M. Müller - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):219-233.
    Das coisas que podem ser ditas sobre a noção de justificação epistêmica, a melhor delas é que ela é uma condição necessária para a obtenção de conhecimento. Entretanto, há quem pense que, mesmo que o Deontologismo Epistêmico seja sustentável, o cumprimento de deveres epistêmicos não seria uma condição necessária para o conhecimento. Alguém poderia violar seus deveres epistêmicos e ter conhecimento. O meu propósito, neste ensaio, é investigar se o cumprimento de deveres epistêmicos é ou não uma condição necessária (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  32
    Evidencialismo.Tommaso Piazza - 2017 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Evidentialism is an internalist view (or family of views) about epistemic justification saying that a subject s’s epistemic justification entirely depends on the evidence at her disposal. In order to distil a complete theory of epistemic justification from this general principle it is necessary to answer three main questions. What kind of entities constitute a subject’s evidence? What does it take for a piece of evidence E to support a proposition P? What does it take for a subject s to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    O Voluntarismo de Van Fraassen.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Princípios 30 (63).
    Em The Empirical Stance, van Fraassen propõe o voluntarismo de posturas epistêmicas: é racional tudo o que é racionalmente permitido, e apenas a incoerência é racionalmente proibida. O voluntarismo de posturas é uma concepção permissiva de racionalidade, que permite a um agente escolher qual postura epistêmica adotar, onde uma postura epistêmica é entendida como um feixe de atitudes avaliativas (e.g. admirar, priorizar) acerca de como formar conhecimento. A vantagem proclamada pelo voluntarismo é a sua capacidade para explicar a racionalidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  43
    EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO: críticas à refutação do reducionismo local quanto ao desempenho justificacional do testemunho.Ronaldo Miguel Da Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):17-32.
    A epistemologia do testemunho tem reacendido forte interesse entre a classe dos atuais epistemólogos. Tem sido redescoberta a sua indispensabilidade epistêmica e reassumida a posição de que o testemunho é uma fonte de crenças penetrante e natural, no qual muitas das crenças nele fundamentadas constituem conhecimento e estão justificadas. Reducionistas e antirreducionistas se alternam, repetidamente, para explicar o papel epistêmico do testemunho na justificação da crença testemunhal, gerando um acirrado debate na epistemologia contemporânea. Advogada do Reducionismo local, Elizabeth Fricker (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  38
    Intencionalidade e Ceticismo.Roberto Horácio de Sá Pereira - 1996 - Discurso 27 (1):139-180.
    O objetivo do artigo presente é uma reflexão acerca a possibilidade de atribução de intencionalidade à luz das chamadas hipóteses céticas, enquanto hipóteses no sentido em que nossas crenças e percepções poderiam ter uma origem causal totalmente distinta daquela que lhe atribuímos. Contra a posição cética, pretendo defender a seguinte tese naturalista: a nossa inserção causal e epistêmica no mundo enquanto pessoas em meio a coisas materiais desempenha um papel essencial na atribuição e identificação de estados intencionais. Para isso, abordarei (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Valores, Verdade e Investigação: uma alternativa pragmatista ao não cognitivismo de Russell.Ivan Ferreira da Cunha - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):245-268.
    Resumo Este artigo apresenta um referencial pragmatista para compreender o estatuto epistêmico da valoração que é produzida na reflexão acerca das consequências sociais de propostas científicas e tecnológicas. O problema é posto, seguindo-se as considerações de Bertrand Russell sobre o impacto da ciência na sociedade. Russell argumenta que a valoração de arranjos sociais fica fora dos limites do conhecimento, porque valorações não podem ser verdadeiras ou falsas, em sentido correspondencial. Isso leva o pensamento social a um impasse, pois não se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  55
    A Case Against Closure.Doris Olin - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):235-247.
    Este artigo examina a objeção ao fechamento [dedutivo] que surge no contexto de certos paradoxos epistêmicos, paradoxos cuja conclusão é que a crença justificada pode ser inconsistente. É universalmente aceito que, se essa conclusão é correta, o fechamento deve ser rejeitado, para que se evite a crença justificada em enunciados contraditórios (P, ~P). Mas, mesmo que os argumentos desses paradoxos – o paradoxo da falibilidade (do prefácio) e o paradoxo da loteria – sejam mal-sucedidos, eles, ainda assim, sugerem a existência (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  17.  11
    O problema da penetrabilidade cognitiva da percepção: Um Caso de vício intelectual?José Renato Salatiel - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):769-787.
    RESUMO A percepção, o modo pelo qual sentimos o mundo, é comumente distinta da cognição, o modo pelo qual o pensamos. Entretanto, a percepção parece exercer um papel importante na justificação de crenças empíricas, ainda que haja divergência a respeito de como isso ocorre. A hipótese da penetrabilidade cognitiva da percepção problematiza ambas essas afirmações. Segundo essa teoria, estados cognitivos anteriores podem afetar a etiologia do conteúdo sensório da experiência, gerando, como efeito, uma espécie de insensibilidade aos estímulos externos. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  15
    O fundacionalismo epistêmico de nicolau de autrécourt.Jeferson da Costa Valadares - 2015 - Synesis 7 (1):78-97.
    A questão do fundacionalismo epistêmico em Nicolau de Autrécourt pode ser colocada nos seguintes termos: há, de fato, um fundamento último do conhecimento? Qual é o critério de justificação que regula o nosso conhecimento? Contrariamente a Jean Buridan, um de seus críticos, Nicolau de Autrécourt está convencido de que todo conhecimento possui um único fundamento, o qual repousa no primeiro princípio como mecanismo de redução e justificação do conhecimento. O principal motivador para a constituição de uma epistemologia fundacionalista, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Memory compatibilism: Preserving and generating positive epistemic status.Tiegue Vieira Rodrigues - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (143):457-481.
    ABSTRACT The contemporary epistemological debate regarding the epistemic role of memory is dominated by the dispute between two different views: memory preservationism and memory generativism. While the former holds that memory only preserves the epistemic status already acquired through another source, the latter advocates that there are situations where memory can function as a generative epistemic source. Both views are problematic and have to deal with important objections. In this paper, I suggest a novel argument for granting memory the status (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    LACKEY, Jennifer. The Epistemology of Groups. Oxford: Oxford University Press, 2021. 224 p.Luiz Paulo Da Cas Cichoski - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:213-217.
    A obra The Epistemology of Groups de Jennifer Lackey apresenta uma posição singular, não tão comumente defendida, no campo da Epistemologia Coletiva. Característico da posição da autora em outros temas (onde o aspecto crítico, a argumentação negativa, é sempre muito saliente), a posição defendida se estrutura a partir de um meio-termo entre as posições consolidadas na literatura. O campo da Epistemologia Coletiva é dividido por abordagens individualistas e coletivistas. Individualistas argumentam que uma análise restrita às propriedades dos indivíduos que compõem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Anulabilidade e o Paradoxo do Dogmatismo.J. R. Fett - 2016 - Intuitio 9 (2):133-149.
    O objetivo deste ensaio é examinar a recente crítica de Maria Lasonen-Aarnio à solução anulabilista do paradoxo do dogmatismo. Tal paradoxo consiste no argumento de que certos princípios epistêmicos autorizam qualquer sujeito cognoscente a desconsiderar contraevidências para o que ele sabe. Porém, esta atitude dogmática é comumente julgada como injustificada e o sujeito que a toma é comumente julgado como irracional. A solução anulabilista do paradoxo do dogmatismo foi posta em circulação por Gilbert Harman e sugere que o problema é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  10
    Subdeterminação, Realismo e Objetividade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2021 - Cognitio 22 (1):e55778.
    O argumento da subdeterminação constitui um dos principais argumentos contra o realismo científico. Analiso diversas versões do argumento, e defendo que ele se torna mais plausível quando entendido como um argumento indireto contra o realismo. Tal proposta requer distinguir entre três maneiras principais de formular o argumento da subdeterminação. Na formulação tradicional, o argumento baseia-se na formulação de teorias rivais que sejam empiricamente adequadas à evidência disponível. Na formulação kuhniana, o argumento baseia-se na inexistência de um algoritmo neutro de normas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Justificación epistémica y cognición extendida.Carlos Garzón-Rodríguez & Santiago Arango-Munoz - 2023 - In Cartografías del pensamiento filosófico. Medellín, Colombia.: Editorial Universidad de Antioquia. pp. 211-233.
    Los distintos intentos por aclarar el concepto de justificación epistémica han dado lugar a los más intrincados debates en la epistemología analítica contemporánea. Da cuenta de ello la controversia entre el internismo y el externismo de la justificación, y las discusiones que han surgido allí entre el fiabilismo y la epistemología de la virtud. Estas disputas han tomado un nuevo aire tras el surgimiento de la tesis de la mente extendida propuesta por Clark y Chalmers (1998), que sugiere la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Heroicidad epistémica y conciencia feminista. Una reflexión a partir de los casos de Christine de Pizan y sor Juana Inés de la Cruz.Elena Nájera - 2023 - Isegoría 69:e15.
    El presente trabajo lleva a cabo una reflexión sobre el proceso de incorporación de la conciencia feminista en el imaginario occidental a partir de los casos de Christine de Pizan y sor Juana Inés de la Cruz, que permiten ejemplificar el concepto de heroicidad epistémica propuesto por José Medina. Para ello se expondrán las posiciones críticas de ambas autoras y se valorará el efecto que tuvieron en sus respectivos contextos, así como el rastro que dejaron en momentos posteriores. Este (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    Normas epistémicas implicitas en practicas - una extensión de la propuesta de R. Brandom (Epistemic norms implicit in practices - An extension of R. Brandom's proposal).Patricia King Dávalos - 2005 - Theoria 20 (1):87-106.
    Tradicionalmente, las discusiones acerca del análisis correcto del concepto de justificación epistémica se han centrado en la justificación de creencias. Este artículo sugiere que hay una correlación filosóficamente interesante entre las nociones de ‘justificación epistémica’ y de ‘práctica’. Se argumenta que, con base en tres conocidos argumentos wittgensteinianos (el del regreso infinito de reglas, cl de la subdeterminación de las reglas por las regularidades observadas y contra el lenguaje privado), es posible mostrar la relevancia de las prácticas para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Normas epistémicas implicitas en practicas - una extensión de la propuesta de R. Brandom (Epistemic norms implicit in practices - An extension of R. Brandom’s proposal).Patricia King Dávalos - 2005 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 20 (1):87-106.
    Tradicionalmente, las discusiones acerca del análisis correcto del concepto de justificación epistémica se han centrado en la justificación de creencias. Este artículo sugiere que hay una correlación filosóficamente interesante entre las nociones de ‘justificación epistémica’ y de ‘práctica’. Se argumenta que, con base en tres conocidos argumentos wittgensteinianos (el del regreso infinito de reglas, cl de la subdeterminación de las reglas por las regularidades observadas y contra el lenguaje privado), es posible mostrar la relevancia de las prácticas para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Dependencia epistémica, antiindividualismo Y autoridad en el derec.Rachel Herdy - 2014 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 40:119-146.
    El artículo propone una concepción no individualista de la justifi cación epistémica de las decisiones judiciales. Sugiere que la epistemología jurídica debe reconsiderar su teoría de la justifi cación epistémica con el fi n de dar cuenta de la posibilidad de que juzgadores racionales carezcan de autonomía intelectual. Sostiene que la dependencia epistémica es una de las propiedades que distinguen el razonamiento jurídico sobre los hechos, y que los juzgadores tienen buenas razones para aceptar una proposición sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Justificação e aplicação das normas.Robert Alexy - 1993 - Ratio Juris 6 (2):157-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    A Justificação Ética da Tese da Separação entre o Direito e a Moral em John Austin.Galvão Rabelo - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O jurista britânico John Austin está inserido no limiar do desenvolvimento da tradição juspositivista. Sua obra, que data da primeira metade do século XIX, foi especialmente importante para a fixação dos elementos básicos dessa vertente do pensamento jurídico. Entre suas contribuições para a doutrina juspositivista está a sua formulação da tese da separação entre o direito e a moral. No âmbito ético, por seu turno, John Austin foi um fervoroso utilitarista e defendeu a utilização do princípio da utilidade como o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  21
    Racionalidade epistêmica e o Paradoxo de Moore.Cláudio de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2).
    G. E. Moore identificou uma forma surpreendente de irracionalidade epistêmica. Wittgenstein a chamou “o Paradoxo de Moore”. Nenhum deles sabia, exatamente, do que estava falando. Mas, a vasta literatura sobre o problema se encarregou de mostrar sua importância. O que, no entanto, ainda não se havia notado, com suficiente clareza, é que o paradoxo está fortemente conectado a alguns dos debates mais fundamentais da agenda epistemológica contemporânea. Este artigo propõe uma resolução epistemológica ao problema e busca mostrar que o paradoxo (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  45
    Justificação, confiabilismo e virtude intelectual.Alexandre Meyer Luz - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):191-218.
    Este ensaio se ocupará de uma noção que debuta muito recentemente no cenário do debate epistemológico contemporâneo, a saber, a noção de virtude intelectual. Vamos discutir, aqui, uma das abordagens da noção de virtude, aquela moldada na forja confiabilista. Receberão destaque especial os trabalhos de Alvin Goldman e Ernest Sosa, nesta ordem. Veremos que ‘virtude intelectual’ será entendida, grosso modo, como uma evolução da noção de ‘processo confiável de formação de crenças’, evolução motivada por três críticas à teoria confiabilista. Pretendemos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  4
    Injusticia epistémica, emociones y resistencias: el caso de radio comunitaria vilardevoz.Laura Goscia & Rafaela Arias - 2024 - Otrosiglo Revista de Filosofía 7 (2):10-30.
    La injusticia epistémica significa desacreditar a alguien en su capacidad de sujeto de conocimiento. En las instituciones psiquiátricas se filtran los sesgos y prejuicios, las injusticias e inequidades del conjunto de la sociedad. Las personas diagnosticadas con problemas de « salud mental» suelen ser estereotipadas negativamente y desacreditadas cognoscitivamente. En este artículo analizamos este tema a través del documental uruguayo Locura al aire (2018), basado en una experiencia radial que surgió en una institución psiquiátrica de Montevideo liderada por un (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  51
    Direito à justificação – dever de justificação: reflexões sobre um modus de fundamentação dos direitos humanos.Heiner F. Klemme - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):187-197.
    Neste texto, discute-se a concepção desenvolvida por Rainer Forst do “direito à justificação”, um princípio filosófico básico dos direitos humanos presente na tradição da ideia kantiana de “razão pura prática”. Forst procura demonstrar que o reconhecimento do outro, como um ser finito e com necessidades, fundamenta diante de mim um direito a razões justificadoras. A dignidade do outro me obriga a agir perante ele apenas conforme tais razões, as quais ele pode compreender e aprovar. No texto, demonstram-se também alguns (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Moralidade, justificação E coerência.Denis Coitinho - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):557-582.
    RESUMO Neste artigo pretendemos mostrar as vantagens do modelo epistemológico coerentista quando aplicado ao universo moral. O ponto de partida será apontar que a justificação da crença moral é dada pela coerência com um sistema coerente de crenças que é consistente e que isso pretende resolver o problema da dicotomia entre fato e valor. Posteriormente, apresentam-se as características centrais do coerentismo holístico e investiga-se o método do equilíbrio reflexivo. O próximo passo será fazer referência a três conhecidas objeções ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  52
    Justificação, coerência e circularidade.Júlio César Burdzinski - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):65-93.
    This paper has the following structure: in the first section, I report on the historical and philosophical roots of the problems of knowledge and justification; in the second, I lay out the distinction between truth and epistemic justification; the third section is devoted to the problem of circularity, a problem often attributed to coherentism; in the fourth section, I introduce an unorthodox notion of justification, systemic justification; in the fifth, I present and criticize another unorthodox notion of justification, non-linear inferential (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  5
    Justificação e fundamentação racional da ética em Henrique Cláudio de Lima Vaz.Débora Mariz - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):57-64.
    O presente artigo visa demonstrar a possibilidade de uma justificação e fundamentação racionais da ética, bem assim o seu sentido, segundo o pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz. Para tanto, será realizado um exame da fenomenologia do ethos, como objeto da ciência Ética; em seguida, será abordada a questão do sentido de uma justificação e fundamentação racionais da ética, na realidade contemporânea e, finalmente, será apresentada a proposta de Lima Vaz, a partir de dois caminhos convergentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Opresión Epistémica en la Manosfera: Un Análisis Estructural de los Problemas de la Ignorancia Activa.Xiana Huete - 2022 - Dilemata 38:163-175.
    Different forms of oppression are exercised in the manosphere, some explicit and intentional and others implicit and structural. In this paper I assess, from a structural approach, the role that active ignorance plays in maintaining epistemic oppression on these websites, and to what extent this constitutes an obstacle to critical thinking. My argument is that the polarization motivated by the dynamics of the Internet promotes active ignorance, and consequently the resilience of unjust forms of organization is reinforced. Due to this, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    Justificação, Probabilidade e Independência.André Neiva & Tatiane Marks - 2019 - Principia: An International Journal of Epistemology 23 (2):207-230.
    Epistemic justification has been widely accepted as both a gradational and relational notion. Given those properties, a natural thought is to take degrees of epistemic justification to be probabilities. In this paper, we present a simple Bayesian framework for justification. In the first part, after putting the model in an evidentialist form, we distinguish different senses of “being evidence for” and “confirming”. Next, we argue that this conception should accommodate the two relevant kinds of qualitative confirmation or evidential support. In (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  64
    Racionalidade epistêmica e o Paradoxo de Moore.Cláudio de Almeida - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (2):48-73.
    G. E. Moore identified a peculiar form of epistemic irrationality. Wittgenstein called it “Moore’s Paradox”. Neither of them knew exactly what he was talking about. And yet, the vast literature on the problem leaves no room for doubt: the paradox is deep; its resolution, elusive. But, up until now, we haven’t been in a position to appreciate its importance for contemporary epistemology. This paper puts forward an epistemological solution to the paradox. It also seeks to show that the paradox yields (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. Normas epistémicas implicitas en practicas: Una extensión de la propuesta de R. Brandom (epistemic norms implicit in practices: An extension of R. Brandom's proposal).Patricia King Dávalos - 2005 - Theoria 20 (1):87-106.
    Tradicionalmente, las discusiones acerca del análisis correcto del concepto de justificación epistémica se han centrado en la justificación de creencias. Este artículo sugiere que hay una correlación filosóficamente interesante entre las nociones de ‘justificación epistémica’ y de ‘práctica’. Se argumenta que, con base en tres conocidos argumentos wittgensteinianos (el del regreso infinito de reglas, cl de la subdeterminación de las reglas por las regularidades observadas y contra el lenguaje privado), es posible mostrar la relevancia de las prácticas para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  19
    A justificação Por consenso sobreposto em John Rawls.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    The aim of this article is to raise some considerations about the role of category of the overlapping consensus in John Rawls’s theory of justice as fairness in Political Liberalism (Lecture IV), Justice as Fairness: A Restatement (§ 11) and Replay to Habermas (§ 2), with a view to identifying a pragmatical justification model in a public scope, understanding the principles of justice for the basic structure of society as a social minimum that aims at the guarantee of the stability (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43. Confianza epistémica y conflicto epistémico [Epistemic Trust and Epistemic Conflict].Linda Zagzebski - 2009 - Dianoia 54 (62):27-45.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    Paradojas Epistémicas en la Aproximación Informacional a la Física Térmica.Javier Anta - 2020 - Principia: An International Journal of Epistemology 24 (3):477-501.
    En este artículo pretendo evaluar las bases conceptuales y interpretativas de las ‘paradojas info-térmicas’ subyacentes a las aproximaciones informacionales a la física térmica, por las cuales nuestra información epistémica sobre un sistema molecular aumenta y disminuye simultáneamente cuando este se aproxima al equilibrio térmico. Defiendo que el contenido paradójico de nuestra tesis persiste incluso cuando se distinguen distintos tipos de información, debido a la conexión robusta entre la parte del incremento y la parte de la disminución informacional de la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Dependência epistêmica, testemunho e gettierização.J. R. Fett - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34636.
    O objetivo deste ensaio é examinar a proposta de Sandy Goldberg, segundo a qual há divisão de trabalho epistêmico em certos processos de aquisição de conhecimento – ao menos em se tratando de conhecimento testemunhal. Goldberg propõe mostrar a veracidade desta alegação salientando a nossa dependência epistêmica em relação a outros indivíduos, ou mesmo comunidades inteiras. Nós, então, vamos propor o tratamento de um famoso caso tipo-Gettier que, segundo Gilbert Harman, revelaria algumas dimensões sociais do conhecimento. Por fim, nós esperamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  35
    Sobre conhecimento e justificação de crenças morais.Marco Oliveira - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):141-162.
    Como em epistemologia, a discussão entre internalistas e externalistas sobre a justificação de crenças também pode ser aplicada em casos morais. Poderíamos imaginar, por exemplo, situações nas quais um agente adquire crenças morais por sorte ou acidentalmente; de um modo que não poderíamos afirmar que ele estaria autorizado em manter essas crenças. Uma posição tipicamente externalista seria afirmar que o status epistêmico das crenças morais de um agente não depende daquilo que está disponível a esse agente. Ao contestar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Normatividad epistémica y capacidad metarrepresentacional.Fernando Broncano - 2002 - Análisis Filosófico 22 (1):5-36.
    Some recent forms of reliabilism, and the epistemic virtues theory, postulate a compromise between reflectivity and informational reliability. In this paper we present a model of epistemic normativity that makes compatible the reflective instance with the physical process of information gathering.The hard core of this proposal is a concept of metarepresentation that allows to represent both the content and the process of belief formation. This new concept is provided by the Recanati´s Principle of Iconicity. We propose this principle as a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Justificação da Indução.Lia Maria Alcoforado de Melo - 1995 - Princípios 2 (2):76-83.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Justificação testemunhal: o caso dos boatos. In Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology: 2018.Felipe de Matos Müller (ed.) - 2018 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Parcialidad epistémica.Y. Cooperación Social - 2011 - Ludus Vitalis 19 (35):205-208.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 737