Results for 'o que é a psicologia'

994 found
Order:
  1.  13
    La actualidad de Leibniz: alcances y perspectivas sobre su obra filosófica y científica.Roberto Casales García, Velasco Guzmán, Luis Antonio, Paniel Reyes Cárdenas & Laura E. Herrera Castillo (eds.) - 2020 - Granada: Editorial Comares, S.L..
    A pesar de que los filósofos modernos se caracterizan por ser versados en muchas disciplinas y ciencias, pocos son los intelectuales que, como Leibniz, logran formular una comprensión del mundo en la que cada una de estas disciplinas se articula con las demás. Esto hace que la propuesta filosófica y científica del hannoveriano, a diferencia de otras propuestas filosóficas de la modernidad, sea lo suficientemente compleja y robusta como para responder muchas problemáticas contemporáneas. Dada la amplia diversidad de temáticas que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Normatividad en ética como ‘grúa’: construyendo a partir de la metaética evolutiva ruseana.E. Joaquín Suárez-Ruíz & Guillermo Lariguet - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):93-108.
    La perspectiva evolutiva de Michael Ruse sobre la moral se caracteriza por combinar dos aspectos aparentemente contradictorios: por un lado, un escepticismo metaético y, por otro lado, una defensa de la ética normativa. Siguiendo la distinción de Daniel Dennett entre explicaciones con ‘ganchos celestiales’, que apelan a entidades sobrenaturales, y con ‘grúas’, que se adecúan a la teoría de la evolución por selección natural, la propuesta de Ruse busca llevar la comprensión de la ética y de la metaética en clave (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O que é justiça: uma abordagem dialética.Roberto A. R. de Aguiar - 1982 - São Paulo: Editora Alfa-Omega.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Olhares diversos... encontros possíveis.Geida Maria Cavalcanti de Sousa & Elzenita Falcão de Abreu (eds.) - 2013 - Curitiba, Brasil: Editora CRV.
    Com um enfoque multidisciplinar, esta obra reúne, em doze capítulos, pesquisas e discussões teóricas de profissionais, desenvolvidas durante o curso Minter/Dinter em Psicologia, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em convênio com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no período entre 2008 e 2012. As pesquisas aconteceram, na sua maioria, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com estudos também nas regiões de Recife (PE) e Cuité (PB). A Psicologia perpassa todos os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    “Se somos afligidos, é para vossa consolação e salvação” (2Cor 1,6a): os catálogos de perístases e o conceito de resiliência em Paulo na Segunda Carta aos Coríntios. [REVIEW]Luís Henrique Eloy E. Silva - forthcoming - Horizonte:1167.
    Este artigo tem como escopo revisitar os catálogos paulinos de perístases na segunda carta do apóstolo aos coríntios. Ali se encontra uma nova perspectiva, a partir do diálogo interdisciplinar entre bíblia, psicologia e espiritualidade, útil para a compreensão da resiliência sob a ótica cristã, como se deduz do ministério do apostolo das nações. O conceito resiliência, usado primeiramente na física e, posteriormente, na psicologia, psicanálise, e sociologia, hoje se encontra em várias abordagens hermenêuticas das realidades individuais e de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    O que é a ontologia?A. Macintyre & K. Campbell - 2009 - Critica.
  8.  14
    Amor pela honra, emulação, e a psicologia dos vícios diabólicos.Houston Smit & Mark Timmons - 2015 - Dissertatio 41 (S2):119-151.
    Nos últimos anos, muito foi escrito a respeito das virtudes e das virtudes particulares expostas na ética de Kant, concentrando-se em particular no Tugendlehre, parte II da Metafísica da Moral. Menos atenção foi dada ao que Kant tem a dizer sobre os vícios e sobre os vícios particulares. A própria discussão de Kant a respeito dos vícios escolhidos no Tugendlehre é bastante breve, pontuada por observações a respeito das fontes psicológicas de traços de caráter viciosos. Em contraste, o que encontramos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Pesquisa Científica e a Psicologia.Michel Foucault & Marcio Miotto - Tradutor - 2010 - Espaço Michel Foucault.
    As múltiplas psicologias que pretendem descrever o homem dão a impressão de ser tentativas desordenadas. Elas pretendem se construir a partir das estruturas biológicas e reduzem seu objeto de estudo ao corpo ou o deduzem das funções orgânicas; a pesquisa psicológica não é mais que um ramo da fisiologia (ou de um domínio dela): a reflexologia. Ou então elas são reflexivas, introspectivas, fenomenológicas e o homem é puro espírito. Elas estudam as diversidades humanas e descrevem a evolução da criança, as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    Claude Bernard e a psicologia experimental.Luiz Dutra - 2003 - Manuscrito 26 (1):71-111.
    Este artigo procura avaliar a contribuição de Claude Bernard para o desenvolvimento da psicologia experimental. Em oposição aos filósofos mentalistas tradicionais, Bernard concebeu a psicologia como um capítulo especial da fisiologia, que trata das funções do cérebro. A doutrina de Bernard sobre a natureza da psicologia é aqui considerada em relação com a obra de I. P. Pavlov, que exerceu grande influência no campo da psicologia experimental, e com o tipo de psicologia empírica desenvolvida por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. O problema do Homem e a dispersão da Psicologia.Marcio Miotto - 2007 - AdVerbum 2 (2):128-136.
    Esse artigo busca oferecer um panorama de problemas relativos à existência da psicologia, a partir das questões de sua unidade, especificidade e objetividade. Para isso, analisam-se breves menções a figuras clássicas de sua história (como Wundt, Comte, Watson e Vygotsky), mostrando ambigüidades constitutivas do próprio “nascimento” da psicologia como disciplina “una” e “científica”. Ao perguntar sobre as razões da dispersão da psicologia, seu estatuto ambíguo e seu objeto “complexo”, abrimos no final o problema de que, mais do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O que a arte sabe : mundos em comum e inespecifidade na arte contemporânea.Florencia Garramuño - 2016 - In Maria Bernardete Ramos Flores, Maria de Fátima Fontes Piazza & Patricia Peterle (eds.), Arte e pensamento: operações historiográficas. São Paulo, SP, Brasil: Rafael Copetti Editor.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Grani dukhovnogo: mezhvuzovskiĭ sbornik nauchnykh trudov.E. A. Plekhanov, O. A. Semënova & F. V. T︠S︡ann (eds.) - 1993 - Vladimir: Vladimirskiĭ gos. pedagog. in-t.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    O pluralismo e a nova ordem mundial: Para uma ressignificação do político a partir de Mouffe.Rita de Cassia Ferreira Lins E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):220.
    O presente trabalho examina uma perspectiva hermenêutica do político presente no pensamento de Chantal Mouffe, cujo empreendimento se dá com o seu postulado em torno do que denomina por democracia radical e plural e da resultante desse postulado dentro de uma ordem cosmopolita da política e o reflexo do empreendimento dos direitos nesse sentido. A chave de leitura que orienta esta perspectiva advém da concepção do político realizada pela autora, em que o antagonismo é nuclear na formação da identidade plural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Reseña de "Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam" de Peres, J.Ana Catarina Araújo Elias - 2010 - Revista Aletheia 31:212-214.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Aram Naharaim: A Contribution to the History of Upper Mesopotamia in the Second Millenium B. C.E. A. Speiser & Roger T. O'Callaghan - 1950 - Journal of the American Oriental Society 70 (4):307.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Curriculum Management and Graduate Programmes’ Viability: The Mediation of Institutional Effectiveness Using PLS-SEM Approach.Valentine Joseph Owan, Emmanuel E. Emanghe, Chiaka P. Denwigwe, Eno Etudor-Eyo, Abosede A. Usoro, Victor O. Ebuara, Charles Effiong, Joseph O. Ogar & Bassey A. Bassey - 2022 - Journal of Curriculum and Teaching 11 (5):114-127.
    This study used a partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM) to estimate curriculum management's direct and indirect effects on university graduate programmes' viability. The study also examined the role of institutional effectiveness in mediating the nexus between the predictor and response variables. This is a correlational study with a factorial research design. The study's participants comprised 149 higher education administrators (23 Faculty Deans and 126 HODs) from two public universities in Nigeria. A structured questionnaire designed by the researchers was (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  18. Method of informational risk range evaluation in decision making.Zinchenko A. O., Korolyuk N. O., Korshets E. A. & Nevhad S. S. - 2020 - Artificial Intelligence Scientific Journal 25 (3):38-44.
    Looks into evaluation of information provision probability from different sources, based on use of linguistic variables. Formation of functions appurtenant for its unclear variables provides for adoption of decisions by the decision maker, in conditions of nonprobabilistic equivocation. The development of market relations in Ukraine increases the independence and responsibility of enterprises in justifying and making management decisions that ensure their effective, competitive activities. As a result of the analysis, it is determined that the condition of economic facilities can be (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Notas Sobre a Crítica de Ernesto Laclau a Antonio Negri e a Psicologia Das Multidões de Gustave le Bon.Antônio José Pereira Filho - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Tomando como ponto de partida a noção de “psicologia das multidões”, desenvolvida inicialmente por Gustave Le Bon (1841-1931), este trabalho procura refletir, num sentido amplo, sobre a dinâmica entre a política e as relações intersubjetivas, afetivas e imaginárias da vida coletiva. Além disso, buscamos estabelecer o confronto entre dois filósofos pós-marxistas contemporâneos, Antonio Negri e Ernesto Laclau, os quais, afastando-se da perspectiva de Le Bon, fazem leituras distintas das noções de povo, massa e multidão, propondo, cada qual a seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Teoria da educação: contributos ibéricos.João Boavida & Ángel García del Dujo (eds.) - 2007 - Coimbra: Impr. da Universidade de Coimbra.
    A educação sempre foi um fator determinante na vida dos homens e das sociedades, mas hoje ganhou enorme relevância sendo um dos grandes temas da atualidade pela sua importância tanto no presente como para o futuro. Para a educação confluem hoje inúmeros contributos científicos, tanto das ciências sociais e humanas como das ciências empíricas, sem que o fundo social, cultural, espiritual e moral que a educação é deixe de correr incessantemente como um rio profundo que, todavia, os ventos e as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha & Marcus Vinicius de Souza Nunes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):274-283.
    Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade, de pensamentos passionais, e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  46
    Capitalismo Y subjetividad laboral. El discurso Del malestar docente.Cristian A. Venegas Ahumada - 2013 - Aposta 59:5-53.
    El objetivo de la investigación es interpretar el discurso de psicólogos/as que ejercen docencia para la carrera de Psicología en una(s) Universidad(es) Estatal, Privada con Aporte y Privadas de la V Región, Chile, desde un enfoque de subjetividad laboral. Se realizan 6 entrevistas en profundidad a Psicólogos/as y análisis de discurso. El capitalismo académico produce un elevado número de docentes con flexibilidad laboral contractual o trabajo no decente, pues no existe: estabilidad laboral, derecho a sindicalización, vacaciones periódicas pagadas, ni protección (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia.Rogério Rodrigues - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa.Eliana Sousa Alencar Marques & Carvalho - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):77-93.
    O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensino que se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duas categorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica de base marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica. A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc de Espinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que tem como objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consiga realizar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  21
    O que é uma lei da natureza?A. J. Ayer - 2012 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    O QUE É COMUNICAR E PENSAR? aportes para uma Dialética da Alteridade.Sérgio A. Sardi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1111-1120.
    O texto, em sua estrutura argumentativa, objetiva estabelecer as condições pelas quais a linguagem deveria remeter a um contexto que ultrapassa as exigências de uma razão que identifica verdade e universalidade. As questões o que é comunicar? e o que é pensar? orientam uma perspectiva de abordagem do problema, conduzindo à considerações críticas acerca da insuficiência de uma concepção da racionalidade que se funda na exclusão da alteridade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  93
    O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?Roberto de Andrade Martins - 1999 - Caderno de Metodologia E Tã©Cnica de Pesquisa 9:5-20.
    The issue concerning the nature of science can be dealt in different ways. The question “What is science?” can receive empirical answers (what has been science, historically?), normative answers (what should be science?) and analytical ones (what could be science?). The two later approaches concern Philosophy. This paper criticises some philosophical attitudes towards science (relativism, dogmatism, scepticism, ecletism). It claims the existence of a well grounded acquired epistemological wisdom, encompassed by “impotence principles” that exhibit some limits of the human thought (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    “A Gente Consegue Falar Sobre Tudo, Mas Quando Chega Na Religião, É Pisar Em Ovos”: Formas de Superar o Preconceito e a Intoler'ncia Com as Religiões de Matriz Africana Nas Escolas.Benício Backes & José Licínio Backes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:123-135.
    O preconceito e a intolerância com as religiões de matriz africana foram construídos no contexto da colonização e atualizam-se cotidianamente por meio da colonialidade. O artigo objetiva analisar o que professores negros têm feito para superar essa realidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores negros, militantes da causa negra, que atuam em escolas públicas. A análise mostrou que esses professores desenvolvem várias estratégias com vistas à desconstrução do preconceito e da intolerância.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    O que é a matéria? O dualismo diferencial na filosofia de Bergson.Evaldo Silva Pereira Sampaio - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (2).
    O presente ensaio se insere no âmbito da Filosofia Moderna (séculos XVII-XX), com ênfase numa problemática compartilhada pela Metafísica da mente e pela Filosofia da Física. De um ponto de vista histórico-conceitual, trata-se de retomar a contribuição de Henri Bergson para a compreensão do significado filosófico da Física moderna. Para tanto, projeta-se aqui (i) reconstituir, por uma abordagem histórico-conceptual, a mudança operada no conceito de matéria quando da ruptura entre a Filosofia Natural Clássica e a Filosofia Natural Moderna; (ii) indicar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    O que é a metafísica ?Richard Taylor - 2005 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Entre o pragmatismo e a animal linguístico.Robert E. Innis - 2018 - Cognitio 19 (1):133-147.
    Este artigo compara e contrapõe a abordagem naturalista pragmatista para a peculiaridade da linguagem, exemplificada, principalmente, mas, não exclusivamente, por John Dewey, com a extensa abordagem de Charles Taylor em seu O animal linguístico. Taylor, inspirado pelas obras de Hamann, Herder, e Humboldt, conta com recursos filosóficos e conceituais diferentes para o delineamento do que ele denomina de ‘a forma’ da capacidade linguística humana. Porém, Dewey e Taylor chegam a posições que se sobrepõem sem se identificar: a linguagem é a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Strukturno-funkt︠s︡ionalʹnyĭ aspekt predlozhenii︠a︡ i teksta: mezhvuzovskiĭ sbornik nauchnykh trudov.I. P. Shishkina, E. A. Goncharova & N. O. Guchinskai︠a︡ (eds.) - 1987 - Leningrad: Leningradskiĭ gos. pedagog. in-t im. A.I. Gert︠s︡ena.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  34
    Training in clinical ethics: launching the clinical ethics immersion course at the Center for Ethics at the Washington Hospital Center.N. O. Mokwunye, E. G. DeRenzo, V. A. Brown & J. J. Lynch - 2012 - Journal of Clinical Ethics 23 (2):139-146.
    In May 2011, the clinical ethics group of the Center for Ethics at Washington Hospital Center launched a 40-hour, three and one-half day Clinical Ethics Immersion Course. Created to address gaps in training in the practice of clinical ethics, the course is for those who now practice clinical ethics and for those who teach bioethics but who do not, or who rarely, have the opportunity to be in a clinical setting. “Immersion” refers to a high-intensity clinical ethics experience in a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  35.  7
    O que é a ciência?John Sommerville - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal.Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker & Maria Aparecida Crepaldi - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas de grupo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    O Que é a Filosofia?John Shand - 2008 - Critica.
  38.  5
    O que é a arte?Margaret Battin - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    O que é a eliminação de uma alternativa relevante?Emerson Carlos Valcarenghi - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    O Que é a Filosofia?António Pedro Mesquita - 1996 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 4 (8):111-141.
    Dans un article précédent, nous avons essayé de réfuter la thèse selon laquelle la philosophie possède une nature essentiellement indéfinissable. En utilisant cette fois une voie positive, nous cherchons d’établir les conditions d’une définition de la philosophie qui contienne organiquement les éléments suivants: d’abord, la philosophie en tant qu’activité et en tant qu’ensemble de problèmes; deuxièmement, la philosophie et sa nature radicalement créatrice; en dernier lieu, l’identification de la philosophie avec un intérêt irréductiblement philosophique de la raison elle-même. Après la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O que é a filosofia? Sentido filosófico E virtualidades pedagógicas de Uma definição de filosofia.António Pedro Mesquita - 1996 - Philosophica 8:111-141.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O Que é a Filosofia?Nigel Warburton - 1998 - Critica.
  43. O que é a Escolha Pública.José Manuel Moreira & André Azevedo Alves - forthcoming - Principia. Cascais.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O que é a filosofia?T. Nagel - 1997 - Critica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O que é a metafísica?Earl Conee - 2008 - Critica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    O que é a Arte?Carlos João Correia - 2017 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 25 (50):139-149.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  62
    Fracasso escolar: do que se trata? Psicologia e educação, debates "possíveis".Ana Lucia Coelho Heckert & Maria Elizabeth Barros de Barros - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:109-122.
    O artigo visa a analisar como a Psicologia tem encarado os desafios colocados pelo desempenho escolar. Discute os princípios e as ferramentas q ue têm orientado as práticas psicológicas no campo do fracasso escolar. Faz um debate acerca da interface Psicologia e Educação, partindo dos princípios da ..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    O que é a Desconstrução?José Antonio Vasconcelos - 2003 - Revista de Filosofia Aurora 15 (17):73.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O que é a arte? A perspectiva analítica.Carmo D'orey - 2007 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A Consciência entre o Formalismo e a Psicologia, em Sartre.Marcio Miotto - 2008 - AdVerbum 3 (2):144-155.
    O presente artigo pretende problematizar, nos três primeiros livros filosóficos de Sartre, a noção de consciência, em torno de um duplo horizonte de interlocução: o legado “formalista” kantiano, e os diversos projetos de “ciência psicológica” existentes nos séculos XIX e XX. Para isso, recompõem-se esses dois horizontes a partir do panorama feito por Sartre desde o momento cartesiano, discutindo as diferentes filosofias da subjetividade e culminando na noção de “intencionalidade”, formulada por Husserl. A noção de consciência intencional serviria como referência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994