Results for 'racionalidade da ciência'

991 found
Order:
  1.  14
    Introdução à problemática da fundamentação ético-política na era da ciência segundo a filosofia pragmático-transcendental de Karl-oito Apel.Regenaldo Rodrigues Da Costa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):401-415.
    A situação atual do ser humano é deuma crise global na qual as ameaças de guerranuclear, de desastre ecológico e de colapsoeconômico apontam para o extermínio da biosferahumana. A racionalidade técnico-cientifica tornoupossível esta situação de crise, entretanto, elaprópria torna impossível a fundamentação racionalde uma ética que nos leve, em face do perigocomum, a assumir coletivamente a responsabilidade.Apel, porém, contesta a racionalidadetécnico-científica e defende a fundamentaçãoracional, intersubjetiva, de uma necessária orientaçãoético-politica capaz de lidar com os grandesdesafios que põem em risco (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    A coerção emKant e Kelsen - um estudo preliminar.José Nicolau Heck - Sidney A. da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):95-118.
    A concepção Kantiana do direito e a teoria pura do direito de Kelsen se destacam pela racionalidade com que a respectiva posição normativa é concebida e articulada.A presente contribuição examina o peso teórico que a coercibilidade jurídica adquire em ambas as ciências do direito.O artigo objetiva estabelecer as fronteiras programáticas entre o formalismo jurídico dos dois filósofos do direito.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Kant, Kuhn e a racionalidade da ciência.Michael Friedman & Tradutor: Rogério Passos Severo - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):175-209.
    This paper considers the evolution of the problem of scientific rationality from Kant through Carnap to Kuhn. I argue for a relativized and historicized version of the original Kantian conception of scientific a priori principles and examine the way in which these principles change and develop across revolutionary paradigm shifts. The distinctively philosophical enterprise of reflecting upon and contextualizing such principles is then seen to play a key role in making possible rational intersubjective communication between otherwise incommensurable paradigms.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    A difícil relação entre realismo E racionalidade na filosofia de Karl Popper / the difficult relationship between realism and rationality in the philosophy of Karl Popper.Adan John Gomes da Silva - 2013 - Synesis 5 (2):1-11.
    O trabalho tem como objetivo mostrar a existência de uma tensão entre duas das principais ideias do filósofo da ciência Karl Popper, sob a luz das críticas feitas por W. H. Newton-Smith, para quem aquele filósofo não conseguiu conciliar suas ideias sobre o método científico com o ideal realista de que a ciência almeja uma descrição cada vez mais verdadeira do mundo, e que por isso ele não foi capaz de sustentar um modelo racional de ciência.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Kant, Kuhn e a racionalidade da ciência.Michael Friedman & Rogerio Severo - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):175-209.
    Este artigo considera a evolução do problema da racionalidade científica desde Kant, passando por Carnap, até Kuhn. Argumento em favor de uma versão relativizada e historicizada da concepção original kantiana dos princípios científicos a priori, e examino o modo pelo qual esses princípios mudam e se desenvolvem através de mudanças revolucionárias de paradigmas. O empreendimento distintivamente filosófico de refletir sobre e contextualizar tais princípios é então visto como desempenhando um papel chave ao tornar possível a comunicação intersubjetiva racional entre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  30
    O Estatuto Do Singular: Estratégias e Perspectivas.Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha & Gil da Costa Santos (eds.) - 2008 - Lisbon: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O tradicional problema do conhecimento do singular mantém-se hoje em dia: o impasse assinalado por Aristóteles prevalece na maioria das ciências actuais que lidam precisamente com casos particulares, contingentes, imprevisíveis, que escapam ao enquadramento nos modelos categoriais. Este Colóquio sobre O Estatuto do Singular constituiu um desafio para todos aqueles que em diversas áreas filosóficas e científicas se enfrentam com a necessidade de repensar modelos e estratégias aplicáveis ao caso prático, à decisão, à acção, à inovação, à invenção; noções como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Colégio estadual Pedro Carli ensino fundamental E médio.O. Progresso da Ciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    O “avesso” E o “direito” em busca da racionalidade da ciência.Anna Carolina K. P. Regner - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Tradicionalmente, “racionalidade” é o exercício da faculdade superior de conhecimento e ação, “razão”, e a propriedade dos produtos resultantes desse exercício, “razões”. Buscar o significado da “racionalidade” pressupõe perscrutá-la “em ação” – não há como “sair fora” do racional para encontrá-la. O valor de face que apresenta é o lado “direito” de sua tessitura. Mas a condição (auto)reguladora da racionalidade demanda que se lhe busque também o “avesso”, lado nem sempre visível das costuras que dão a feitura (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O “avesso” eo “direito” em busca da racionalidade da ciência.Anna Carolina K. P. Regner - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Para além da ciência e da técnica: O encontro com uma outra racionalidade.Jorge Caetano - 2005 - A Parte Rei 41:8.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    A racionalidade tecnocientífica E o seu desafio à filosofia da ciência.Alberto Cupani - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: A Filosofia da Ciência ocupa-se com a racionalidade da ciência, mas a ciência tradicional vai sendo crescentemente substituída pela tecnociência, que implica uma diferente racionalidade, ou seja, uma diferente maneira de justificar seus propósitos e métodos. Neste artigo descrevemos as origens e a evolução histórica da tecnociência e as mudanças que ela introduz na pesquisa científica, particularmente no seu ethos. Essas mudanças deveriam causar uma transformação na Filosofia da Ciência, fazendo com que inclua (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  35
    Discenindo Caminhos em Filosofia da Ciência: O Contribute de Meio Século de Estudos (1950-2000).Ernan McMullin - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):67 - 91.
    O presente artigo começa por reconhecer que a crítica ao cerne dos pressupostos do Positivismo Lógico acerca da natureza da Ciência começou alguns anos antes do aparecimento da obra de Thomas Kuhn A Estrutura das Revoluções Científicas, obra esta que se haveria de constituir como charneira na Filosofia da Ciência mais recente. Em vez de olhar para a Ciência como uma estrutura proposicional intemporal, Kuhn defende que ela deve ser tratada como um empreendimento essencialmente histórico, no qual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  69
    Metodologia e análise filosófica da ciência em Larry Laudan.Douglas Antonio Bassani, Cléria Maria Wendling & Osbaldo Washington Turpo Gebera - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 31:205-217.
    Esta pesquisa analisa alguns tópicos sobre a metodologia de acordo com a filosofia da ciência de Larry Laudan, além de examinar, na área da educação, esta proposta de interpretação filosófica. Trouxemos como elementos algumas considerações e definições sobre a metodologia em Laudan, isto é, da metodologia como um instrumento para a realização da axiologia (que são as metas e os valores cognitivos), porém, apresentando também interessantes relações para com as teorias específicas, como o de justificar as teorias específicas e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  44
    Falsificação, dedução E o desenvolvimento da ciência: Um estudo sobre Bachelard E Popper.Teresa Castelão Lawless - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):159-173.
    Uma comparação das epistemologias de Bachelard e Popper mostra pontos de contato e também divergências interessantes. Ambos os filósofos defendem o primado teórico do erro em ciência, rejeitam a correspondência entre explicações e observações, e acreditam que a ciência não começa com uma apreensão ingênua ou neutra da realidade, mas pela teoria científica aceite na altura que é preciso falsificar através da dialéctica entre racionalidade e experimentação. Divergências fundamentais incluem o papel da metafísica em ciência e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    A ideia de racionalidade subjacente ao modelo da interação entre a ciência e os valores: florescimento cognitivo, humano e da vida.Maurício de Carvalho Ramos - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):711-726.
  17. Ciência como vocação: racionalidades e irracionalidades no velho e no novo mundo.Marcos César Seneda & Henrique F. F. Custódio (eds.) - 2020 - Porto Alegre, RS, Brasil: Editora Fi.
    Uma das peculiaridades instigantes desse livro, caro leitor, é a sobreposição dos temas, que desdobram e estratificam leituras preparadas por especialistas de diversas áreas de conhecimento. Penetrando no mesmo tema por diversas perspectivas, quem o lê se aproxima não somente de Max Weber, mas acaba se familiarizando, inclusive, com o modo pelo qual seu pensamento está aderido às diversas ciências que ainda hoje procuram compreender a herança da nossa modernidade. Com espírito interdisciplinar, apresentamos a você, leitor, esses textos oriundos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Ricœur em Coimbra: receção filosófica da sua obra.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva & José Beato (eds.) - 2016 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Por ocasião do centenário de nascimento de Paul Ricoeur, a Universidade de Coimbra juntou num mesmo volume um conjunto de estudos académicos em tributo a este pensador. Reuniram-se deste modo comunicações de professores, de novos investigadores e de estudantes de doutoramento em redor de temas que marcaram a receção da obra e do filósofo francês em Coimbra. Cada capítulo do presente livro demonstra a fecundidade de um pensamento que, enraizado na “tradição reflexiva”, assumindo a mensagem das “filosofias da existência”, articulando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  35
    Mundo da vida e racionalidade científica.Marcus Sacrini - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):697-710.
    Este artigo explora alguns aspectos da noção de "mundo da vida" apresentada por Edmund Husserl, de modo a contribuir com o desenvolvimento do modelo da interação entre ciência e valores proposto por Hugh Lacey. Em particular, almeja-se mostrar a fundação das estratégias descontextualizadoras de pesquisa científica nas experiências concretas, compostas de diversos níveis de operações intencionais.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20.  10
    A ciência que “não pensa” e a provocação da natureza em Heidegger.Antônio José Nascimento - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022012.
    O propósito do presente artigo é examinar o caráter de teoria do real da ciência que, por não dizer respeito propriamente a um pensar em Heidegger, apreende a natureza como coisa externa ao homem, como mera reserva material processável a partir da urdidura do enquadramento matemático que a objetifica a serviço da técnica. Negada em seu valor intrínseco, a natureza que a ciência moderna submete à representação objetivadora é então preparada para o essenciar-se da metafísica no incondicionado da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Retrato da enciclopédia hegeliana quando vista do Brasil.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):167-182.
    Em 2016 comemoram-se os 200 anos de publicação da “Enciclopédia das Ciências Filosóficas” de Hegel. Esta parece ser uma ocasião especial para se poder avaliar a pertinência da “Enciclopédia” para o Brasil. Essa avaliação, aqui elaborada, conduz à percepção de que se a filosofia é pensar o presente, então a “Enciclopédia” não pode ser compreendida como contendo problemas e soluções para o Brasil, mas apenas para a velha Europa. Portanto, nessa ocasião se torna especialmente perceptível a necessidade de se abandonarem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da educação.Paulo Sérgio Gomes Soares - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:34-54.
    Com o rápido desenvolvimento da técnica e da tecnologia, o campo educacional tem se mostrado estratégico para transformar a racionalidade humana em racionalidade tecnológica, alterando a consecução dos fins da própria Educação. O objetivo do artigo é analisar as contradições entre o processo de reprodução da vida material nas sociedades capitalistas e a perda de liberdade dos indivíduos inseridos e ajustados aos seus critérios e, da mesma forma, o ajustamento dos estudantes às demandas socialmente úteis ao sistema em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  16
    A Ética Ambiental – Passado, Presente e Futuro (Nota Introdutória ao Dossier ‘A Natureza no Antropoceno: Olhares da Ciência e da Filosofia’).Jorge Marques da Silva - 2019 - Kairos 21 (1):1-23.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da vanguarda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  77
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem da Matéria”, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  39
    O alcance especulativo da vida em Hegel.Márcia Zebina Araújo da Silva - 2015 - Doispontos 12 (2).
    No início do capítulo sobre a vida, na Ciência da Lógica, Hegel nos adverte sobre a especificidade da vida enquanto ideia lógica e o quanto ela deve ser diferenciada da vida na Filosofia da Natureza, e da sua relação com o espírito. Neste trabalho, nos propomos perscrutar o estatuto da vida enquanto ideia lógica e explorar algumas de suas consequências especulativas, como a categoria fundamental para a questão do conhecimento, que nos permite pensar a filosofia de Hegel como holista. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Os modos de conhecimento da ciência e da arte em Schopenhauer e Freud.Eduardo Ribeiro Da Fonseca - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):55.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Odor, chamas e fumaça: a Covid e a incendiosa crise da razão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):51-63.
    O texto parte de um diagnóstico fenomenológico: o de que toda emergência pandêmica (como a da covid, por exemplo) é o sintoma fatídico de um estado de crise motivado nas entranhas mesmas ontológicas da racionalidade tal qual toma forma em nossa cultura no Ocidente. A tarefa do pensamento não consiste em destruir a razão, mas salvaguardá-la ante o perigo, sempre iminente, do irracionalismo. Assim, toda forma de obscurantismo emerge como uma figura decadente tendo como pano de fundo sintomático a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    A fascinação da compulsão tecnológica: sobre a racionalidade científica em Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):369-395.
    ResumoEm que medida a proposta de uma nova ética para a civilização tecnológica, elaborada por Hans Jonas, possuiria o condão de convocar os cientistas para o efetivo exercício de sua responsabilidade perante à natureza ameaçada? O esclarecimento, que sua obra pretende levar a termo a respeito dos crescentes perigos associados ao progresso técnico-científico, não procura fundamentalmente refrear, em caráter emergencial, a cega compulsão de aplicação tecnológica, com os perversos efeitos associados à tecnolo gização e à mercantilização da ciência em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    A Reconstrução Racional Em Educação Como Alternativa Ao Domínio da Racionalidade Estratégica.Jovino Pizzi & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:71-93.
    As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Racionalidad Y autodeterminación.Biológica de la Moral la Justificación, Llama A. Juicio A. la Ciencia, Arbitrariedad Y. Posibilidad la Filosofíade Alteración, En Wittgenstein de Lenguajes, Indestructibilidad de Nuestro Verdadero Ser Por & La Muerte - 2002 - Ideas Y Valores 51 (118).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Bachelard: o contexto do racionalismo epistemológico na filosofia das ciências.Gabriel Kafure da Rocha, Marina Ferreira de Sousa, Rosimar Emília Xavier de Sousa & Rosimar Emilia Xavier de Sousa - 2018 - Perspectivas 1 (2):34-51.
    O presente artigo pretende esclarecer a problemática da epistemologia como fundamento para a compreensão filosófica das ciências. Para isso, contamos com a visão do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), focando principalmente no seu texto O racionalismo aplicado (publicado em 1949) e a sua teoria que busca demonstrar a complexidade presente nas linhas de pensamento construídas na história da filosofia: o empirismo e o racionalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  13
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  38
    Teologia, ciência da religião e filosofia da religião: definindo suas relações.Jörg Dierken - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):113-136.
    The essay revisits the complex phenomenon of religion, in light of the articulations and differentiations between theology, philosophy of religion, and religious studies, particularly within the social, cultural context of modernity and the Enlightenment categories of rationality, freedom, and science, in major thinkers such as Max Weber and Ernst Troeltsch.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  26
    Charles Sanders Peirce: ciência enquanto semiótica.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1989 - Trans/Form/Ação 12:71-83.
    The diagram of sign when applied to the understanding of science gives place to an original correation correlation of abduction or retroduction, deduction and induction. The conjunction of abduction and deduction consists of a general Form of logical possibility. Induction in its turn, establishes, in the long run, the ratio of frequency of the accomplishment of expected consequences of general representations in the universe of facts. As a formal construction, science as semiotics sustains itself even if it has as its (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  39.  50
    A "recensão a aenesidemus" E a génese da doutrina da ciência de Fichte.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):335-353.
    RESUMO O presente ensaio aborda o período anterior às obras tidas como as diferentes reescrições da Doutrina da Ciência, de J. G. Fichte, e aí tenta não só perceber a origem da necessidade de um princípio da identidade, como ela surge aquando das primeiras ocorrências do mesmo, mas também discernir os primeiros passos de todo o problema da possibilidade de um princípio absoluto de toda a filosofia, que sempre animaria a empresa. O foco em questão é a «Aenesidemus-Rezension», onde (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    Charles Sanders Peirce e a contempor'nea filosofia da ciência: uma difícil conversação.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1993 - Trans/Form/Ação 16:63-82.
    As cada vez mais freqüentes referências ao pensamento de Peirce feitas pela contemporânea filosofia da ciência não têm sido capazes de esconder a dificuldade encontrada de assumi-lo em sua integridade. A maior parte das citações é parcial e contradiz o conjunto da doutrina. Parece ser mais fácil chamar para conversação William James e John Dewey do que chamar seu inspirador comum. A razão última deste desafio parece se encontrar na radicalidade do realismo falibilista, dificilmente aceitável pela maioria das filosofias (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  12
    Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação.Isa Maria Freire & Tiago José da Silva - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):133-164.
    Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação, de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência da informação. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Destaca, na temática abordada, um grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Pesquisadores com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    A comunidade científica e os limites impostos na avaliação da ciência.Marcos Antonio da Silva - 2009 - Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3).
    Este artigo objetiva uma breve análise do processo de constituição, organização eatuação da comunidade científica, entendendo-a em seu sentido mais amplo, pois que nele sevislumbra a possibilidade de ampliação desta. Isso coloca em questão o conjunto de problemasque afeta a representatividade da comunidade científica no que diz respeito à avaliação daatividade científica, suas teorias e constructos explicativos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Revisitando o início da racionalidade filosófico-científica.Giorgio Borghi - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):244-259.
    O presente artigo analisa a física pré-socrática como origem comum de filosofia e ciência, destacando que o esquecimento desta origem comum pode prejudicar tanto a filosofia como a ciência. A física pré-socrática envolve, em uma única busca, o que nos acostumamos a considerar como próprio da reflexão filosófica, e que tem uma dimensão essencialmente metafísica, e aquela investigação empírica que caracteriza o conhecimento científico. Mas a peculiaridade da física originária consiste na junção inextricável destas duas dimensões: antes da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    Argumentação teológica: a existência de Deus. Entender a necessidade da existência de Deus para o sentido da vida e a racionalidade da fé.Alex da Silva Mendes - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):154-167.
    At first, it must be said that the existence of God is the great affirmation presupposed by the Bible. The Bible does not attempt to prove the existence of God, it simply takes this existence as a fact. The great Reformed theologian Louis Berkhof says: "For us the existence of God is the great presupposition of theology." In fact, no theologian could deny the existence of God, as this automatically would cause him to be without profession. But throughout history, philosophers (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  34
    Décio Krause 2002: Introdução aos fundamentos axiomáticos da ciência.Jairo José da Silva - 2003 - Natureza Humana 5 (1):257-264.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    A sophía em metaph. A2: Da ciência Das causas primeiras ou princípios à ciência divina.Guilherme da Costa Assunção Cecílio - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):427-461.
    RESUMO Tendo por base a ligeiramente controversa idéia de que a caracterização de sophía como a “ciência das causas primeiras ou princípios” seja a formulação cardeal de ciência suprema na “Metafísica” de Aristóteles, neste artigo examinamos Metaph. A2, o capítulo que contém tal caracterização. Em primeiro lugar, seguimos a análise aristotélica dos pontos de vista ordinários acerca da sophía e do sophós, análise que culmina na referida descrição de sophía. Em seguida, examinamos como a concepção de sophía como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Da revolução copernicana.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2011 - Revista Opinião Filosófica 2 (2):34-51.
    O artigo em questão se detém nas implicações epistemológicas da revolução copernicana de Immanuel Kant, cuja perspectiva, emergindo das fronteiras que inter-relacionam o racionalismo de Leibniz, o empirismo de Hume e a ciência positiva físico-matemática de Newton, instaura o horizonte do idealismo transcendental, estabelecendo a correlação fundamental envolvendo o sujeito e o objeto do conhecimento.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o objeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    John Dewey, Filosofia da Ciência e Filosofia da Educação.Ivan Ferreira da Cunha - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):123.
    Este artigo discute a relação entre filosofia da ciência e filosofia da educação a partir do texto de John Dewey Unity of Science as a Social Problem. Dewey propõe que o problema da unidade da ciência seja trabalhado de um ponto de vista não apenas epistemológico, mas também social. Isso é porque nosso entendimento sobre a ciência influencia a educação. A proposta de Dewey é discutida em relação às considerações de filósofos da ciência recentes, como Peter (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991