Results for 'teoria discursiva da verdade'

999 found
Order:
  1.  15
    Quine E a teoria deflacionária da verdade.Daniel Ramos dos Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):1-9.
    Resumo : O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame às sentenças e proposições, e uma (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    A crítica de Frege a teoria da verdade como correspondência.Kariel Antonio Giarolo - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):135-166.
    This paper has as main objective present and discuss Gottlob Frege critic to the attempt to define the concept of truth, especially, the attempt to define of truth as correspondence. The correspondence theories of truth sustain that truth can be defined in terms of correspondence between sentences, propositions or true thoughts and facts. However, in his posthumous writing Logic (1897) and, after, in The Thought (1918), Frege presents a severe critic to this kind of approach. He holds that truth is (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  62
    A teoria discursiva da aplicação do Direito: o modelo de Habermas.Delamar José Volpato Dutra - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):18-41.
    O texto apresenta a teoria discursiva da aplicação do direito, tal como concebida por Habermas. Essa teoria constituiu um cruzamento entre normas procedimentais coativas e argumentação, de maneira que o procedimento juridicizado não deve pré-julgar ou dirigir a lógica da argumentação. No entanto, tal argumentação não pode ser entendida do mesmo modo que a argumentação moral, justamente devido às honras que deve prestar à legitimidade do direito oriunda do processo democrático, cuja racionalidade, nos argumentos morais, é mais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  27
    A coherence theory of truth/Uma teoria coerentista da verdade.Newton da Costa, Otávio Bueno & Steven French - 2007 - Manuscrito 30 (2):539-568.
    In this paper, we provide a new formulation of a coherence theory of truth using the resources of the partial structures approach − in particular the notions of partial structure and quasi-truth. After developing this new formulation, we apply the resulting theory to the philosophy of mathematics, and argue that it can be used to develop a new account of nominalism in mathematics. This application illustrates the strength and usefulness of the proposed formulation of a coherence theory of truth.Neste artigo, (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Habermas E a questão da validade cognitiva dos enunciados teóricos E morais.Antonio Saturnino Braga - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):11-44.
    A cognitivist and discursive ethics must distinguish itself from two other metaethical positions: on one side, a cognitivist but non-discursive ethics; on the other side, a noncognitivist but communicative, argumentative and procedural ethics. The aim of the present work is to use Habermas’ reflections on the topic of truth to develop an ideal-typical scheme which could be helpful in explaining those distinctions. This scheme will contain three typical conceptions about the truth of theoretical statements: realist-intuitionist conception, objectivist-semantic conception and discursive-consensual (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A teoria hegeliana da imaginação.Hector Ferreiro - 2016 - Ágora Filosófica 16 (1):139-154.
    No processo do conhecimento a imaginação desempenha para Hegel o estágio no qual a mente humana dissocia o objeto em dois diferentes conteúdos, o conteúdo-coisa do mundo externo e o conteúdo interno da própria mente, de tal modo que ambas as versões do mesmo devem corroborar-se mutuamemente ao modo de uma síntese simples de elementos heterogéneos que apenas em seu cotejamento reconhecem sua identidade. Na atividade de compreensão, ao contrário, este dualismo é suprassumido e, com ele, o empirismo e a (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Cientificidade E Consenso: Esboço de Uma Epistemologia a Partir da Teoria Consensual da Verdade de Jürgen Habermas.Alexande Sergio da Rocha & A. Oliva - forthcoming - Epistemologia: A Cientificidade Em Questão. Campinas/São Paulo, Papirus.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Notas sobre a teoria coerentista da verdade.António Costa - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    As Investigações Lógicas de Martin Heidegger, da Teoria do Juízo à Verdade do Ser.Jean-François Courtine - 1996 - Discurso 27 (1):7-36.
    O artigo destina-se a sugerir que a pergunta "o que é a lógica?", antes de ser extrínseca à questão fundamental da filosofia heideggeriana, é, ao contrário, indissoluvelkmente entrelaça à Seinsfrage. A ponto de a própria "questão do ser" correr o risco de permanecer opaca e inteligível se não a reconduzirmos à questão da lógica.
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    O jogo do erro e da verdade nos diálogos filosóficos de Voltaire.Stéphane Pujol - 2012 - Doispontos 9 (3).
    Tudo se passa como se a escrita filosófica de Voltaire se desenvolvesse em uma dupla oposição: de um lado, ela visa denunciar o palavrório dos fazedores de sistemas e a cacofonia a que ele conduz, opondo-lhes a prudência e a modéstia; de outro, ela pretende restaurar, contra a tentação cética, o direito à busca da verdade. Em Voltaire, o discurso filosófico nasce desta tensão, do desejo de dizer o mundo e da vontade de se calar, tensão que a escolha (...)
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  66
    Sobre o Caráter “Abstrato” da Democracia Deliberativa.Luiz Paulo Rouanet - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):177-194.
    O presente texto propõe-se discutir o suposto caráter abstrato da chamada democracia deliberativa, tomando como base a ética discursiva e a teoria da ação comunicativa. Se, por um lado, a democracia deliberativa não pretende ser mais que um modelo teórico para orientar as discussões em torno da democracia, por outro, alguns de seus enunciados podem e são efetivamente incorporados à prática política das sociedades democráticas contemporâneas. A questão aqui é saber o quanto de concreto e propositivo se pode (...)
    Direct download (7 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Minimalismo e suas mentiras generalizadas.Danilo Fraga Dantas - 2017 - Analytica (Rio) 21 (2):183-194.
    A teoria minimalista da verdade consiste em todas as instâncias do esquema ‘‘φ’ é verdadeira sse φ’ e na afirmação de que nossa aceitação (primitiva) dessas instâncias é suficiente para explicar nossas atitudes em relação a todas sentenças envolvendo ‘verdade’. Filósofos têm apontado que o minimalismo tem dificuldades em explicar nossas atitudes em relação a generalizações envolvendo ‘verdade’ bem como em lidar com instanciações contraditórias do esquema para sentenças paradoxais (ex. paradoxo do mentiroso). Proponentes do minimalismo (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Memória E Confissão Como Exercício Prático Do Conhecimento da Verdade de Deus No Pensamento de Agostinho.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):343.
    Este estudo oferece uma interpretação filosófica dos conceitos de memória e confissão, a partir da obra Coniissões de Agostinho. Estes conceitos são abordados com relação a outros temas importantes do pensamento de Agostinho, como, por exemplo, a teoria da iluminação, a prova noológica da existência de Deus e a concepção de Deus como fundamento da totalidade dos entes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Teoria Geral da Insciência.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    A Ciência não tem a explicação para tudo, o seu raciocínio lógico não consegue abarcar a totalidade das coisas, dos fatos e dos significantes. Em verdade, a parte das coisas, dos fatos e dos significantes que a Ciência tem acesso é apenas a ponta do iceberg. A parte submersa é então a Insciência, isto é, o conjunto de coisas, fatos e significantes aos quais a Ciência não tem acesso por estarem além dos limites da origem do Logos. Nisto consiste (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    A democracia de liberativa: a institucionalização discursiva da unidade da razão na multiplicidade das suas vozes.Karl Heinz Efken - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):125-144.
    This article aims principally at a reflection on the discursive reading of democracy and the democratic state of law as conceived by the German philosopher Jürgen Habermas, with a view to confront them with some sociological theories concerning democracy. In these models, Habermas seeks to identify elements that put under risk all that he understands as deliberative processes opinion formation and as the citizens will, emphasizing his model of a deliberative democracy.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    A teoria teológica da religião de David Tracy.Jefferson Zeferino & Rudolf Eduard von Sinner - forthcoming - Horizonte - Revista de Estudos de Teologia E Ciências da Religião:676-676.
    Ao se ocupar da pesquisa acerca da teoria teológica da religião formulada a partir do pensamento do teólogo jesuíta estadunidense David Tracy, o presente texto objetiva recolher impulsos para o estudo teológico da religião. Para tanto, examinam-se as obras _Blessed Rage for Order: the new pluralism in Theology_, _A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo _ e _Plurality and ambiguity_: _hermeneutics, religion, hope_ no que tange à definição de religião. Como resultado das contribuições tracyanas ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Da Teoria Estética À Inestética: Conceito E Função da Estética Em Adorno E Badiou.Daniel Pucciarelli - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O artigo versa sobre o conceito mesmo da estética contemporânea a partir de dois autores que, embora provenientes de tradições filosóficas diversas, convergem quanto ao radical esgotamento do quadro teórico e artístico que sustentava a reflexão filosófica sobre a arte e à necessidade de reformá-lo: Adorno e Badiou. Em um esforço comparativo, portanto, apresentaremos o conceito, os desafios e as potencialidades da estética contemporânea em ambos os autores. Especial atenção será dada à função sistemática e arquitetônica da disciplina no quadro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Sobre Jürgen Habermas e Michel Foucault.Oswaldo Giacoia Junior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):19-32.
    O objetivo principal deste artigo é desenvolver uma reflexão a respeito das relações entrea arqueogenealogia das relações entre verdade, poder e discurso, tal como a pratica Michel Foucault,por um lado, e a teoria crítica da sociedade, da Escola de Frankfurt, por outro lado. Essa aproximaçãoé feita por meio de uma reconstrução da crítica de Jürgen Habermas a Michel Foucault, no livro ODiscurso Filosófico da Modernidade.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A disciplina interdisciplinar: ambivalências epistemológicas no ensino de Teoria(s) da Comunicação.Luis Mauro Sá Martino - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (2).
    O que é considerado "teoria" nos estudos de Comunicação? Este texto busca delinear uma resposta a partir dos programas de ensino de "Teoria da Comunicação" de 31 universidades. O exame indica que os debates epistemológicos da área são condensados em um pequeno núcleo de teorias, não havendo consenso a respeito do que constitui uma 'teoria da comunicação'.
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Considerações sobre a teoria do cérebro triuno e sua relev'ncia para uma filosofia da mente e das emoções.Gabriel José Corrêa Mograbi - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):222-241.
    Este artigo estabelece algumas relações fundamentais entre evolução, a teoria do cérebro triuno e a relevância que esta pode ter para a fundamentação empírica de uma filosofia da mente e das emoções. Inicialmente, será especialmente considerada a posição do filósofo Ronald de Sousa no seu já clássico artigo “The Mind’s Bermuda Triangle: Philosophy of Emotions and Empirical Science”, parte do Oxford Handbook of Philosophy of Emotions. A segunda seção discute a validade da teoria do “cérebro triuno” como abordagem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Fundamentos neurobiológicos da consciência e a teoria do campo unificado: uma análise filosófica.Carlos Eduardo de Sousa Lyra, Gabriel José Corrêa Mograbi & Charbel N. El-Hani - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):287-312.
    No presente artigo, analisamos as abordagens de António Damásio e Gerald Edelman sobre a consciência e fazemos um paralelo com as teses apresentadas pelo filósofo John Searle. Recorremos também às críticas dos filósofos Bennett e Hacker como pedras de toque da viabilidade de algumas teses. Desse modo, apresentamos uma revisão sistemática da obra de Damásio, Edelman e Searle, a fim de promover um diálogo produtivo entre as ideias defendidas por estes autores, os quais, segundo nossa interpretação, assumem uma teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  34
    Introdução à Teoria da Ciência, de Luiz Henrique de A. Dutra.Gustavo Caponi - 1998 - Principia: An International Journal of Epistemology 2 (2):291-295.
    Review of "Introdução à Teoria da ciência", de Luiz Henrique de A. Dutra.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Uma leitura interpretativa das "Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica" à luz da teoria da religião.Sélcio de Souza Silva - 2007 - Horizonte 6 (11):53-70.
    Resumo Com base na teoria da religião, qual seja, de que a religião ou o trabalho religioso, desenvolvido pelos profissionais especializados e investidos do poder institucional, deve sempre responder às eventuais dificuldades, instabilidades ou ameaças contextuais que se instauram no campo religioso, pretenderemos evidenciar, neste artigo, a natureza particular dos interesses religiosos e a forma legitimadora no estabelecimento de suas funções na elaboração de diretrizes e normalizações da Igreja Católica. No firme propósito de coibir algumas práticas e fazer com (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Uma teoria naturalista da justificação das crenças na epistemologia de David Hume.Claudiney José de Souza - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (2):227.
    One of the first difficulties in interpreting Hume’s epistemological writings concerns precisely the meaning of the words ‘knowledge’ and ‘belief’. In this article it is shown, initially, how, from a humean point of view, the traditional epistemic criterion to define ‘knowledge’ and ‘belief’ appears very restrictive. Hume’s theory of causal belief is then briefly reviewed in the light of epistemological naturalism of the Michael J. Costa and Louis E. Loeb. Finally, it is submitted that the examination of all these topics (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    Newton da Costa E a Filosofia de Quase-Verdade.Décio Krause - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (2):105-128.
    This paper intends to introduce the three issues of Principia which will appear in a sequel honoring Newton da Costa’s 80th birthday. Instead of presenting the papers one by one, as it is common in presentations such as this one, we have left the papers speak by themselves, and instead we have preferred to present to the Brazilian readers, specialty to our students, some aspects of Newton da Costa’s conception of science and of the scientific activity, grounded on the concept (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  75
    Foucault: uma história crítica da verdade.Cesar Candiotto - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):65-78.
    O artigo versa sobre a possibilidade de uma história crítica da verdade no pensamento de Michel Foucault, ressaltando seu distanciamento do vínculo tradicional entre sujeito e conhecimento da verdade em benefício da articulação entre práticas históricas (práticas discursivas, práticas sociais e práticas de si) e produção de verdade. Destaca ainda em que aspectos sua investigação está inserida no projeto crítico inaugurado por Kant e em que medida, paradoxalmente, dele se afasta.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  62
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque (...)
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  37
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  29
    A tese da veracidade na teoria da informação fortemente semântica de Floridi e o paradoxo de Bar-Hillel-Carnap.Bernardo Gonçalves Alonso - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):123-142.
    In this article I defend that Floridi’s Theory of Strongly Semantic Information – TSSI – is correct while encompassing the Veracity Thesis, which guides the semantic information definition as “p is information if and only if p is constituted by meaningful, truth well-formed data”. I argue that the theory is not arbitrary because it deals with important philosophical conundrums, mainly by avoiding the Bar-Hillel and Carnap paradox (1953) generated from the classical theory of semantic information. First, one of the classic (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    Considerações sobre o problema da Verdade em Espinosa.Marcos André Gleizer - 1994 - Discurso 24:129-146.
    Este artigo examina alguns aspectos do pensamento de Espinosa que tomam possível o estabelecimento de uma relação de complementaridade entre as noções de adequação e correspondência em sua concepção da verdade, procurando opor esta relação àquela existente entre as noções de evidência e verdade na concepção cartesiana.
    No categories
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre gêneros jornalísticos.Francisco de Assis - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    O artigo busca aproximar duas tradicionais correntes de pesquisa em comunicação – o funcionalismo e a teoria crítica – às necessidades teóricas dos estudos recentes sobre gêneros jornalísticos. Ao revisitar textos clássicos e literaturas contemporâneas, observa-se que há uma lacuna na teorização sobre os produtos originados do fazer jornalístico, a qual é provocada, entre outras razões, pelo predominante interesse de classificar o conteúdo do jornalismo, sem que tal atividade seja apoiada em bases reflexivas. Dessa maneira, este ensaio ambiciona oferecer (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Mnemosyne e Lethe: a interpretação heideggeriana da verdade.Alexandre Rubenich Silva - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 13:71-84.
    O texto propõe articular a interpretação heideggeriana da verdade à luz da concepção de memória/reminiscência elaborada por Martin Heidegger em sua leitura fenomenológico-hermenêutica de Platão. Para tanto, o trabalho aproxima as interpretações apresentadas pelo filósofo alemão em dois textos complementares, a saber, Platons Lehre von der Wahrheit e Parmenides , tendo como pano de fundo a hipótese de que a memória não se constitui sem ter por base uma perda originária, um ‘ao menos um’ que jamais comparece na totalidade (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    Lógicas da justificação e quase-verdade.Alexandre Costa-Leite - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (2):175.
    Two kinds of justification logics are studied. Then, this article shows how the notion of quasi-truth can be defined in these systems.
    No categories
    Direct download (5 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  38
    Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica // Critical theory of society: a look at education in times of technological society.Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Bruno Perozzi da Silveira, Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Juliana Carla Fleiria Pimenta & Juliana Rossi Duci - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):164-178.
    O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educação autorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Do projeto crítico kantiano: Os direitos da razão entre a lógica da verdade E a lógica da aparência.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):76-91.
    Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Teoria da ideias, inatismo E teoria da percepção em Descartes.William de Jesus Teixeira - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:487-515.
    This paper deals with the so-called Cartesian ‘epistemological turn’. Taking the old term ‘idea’ to be the core of his metaphysics, Descartes deployed it in a new way. In fact, Descartes broke with the traditional Platonic-Augustian conception of ‘ideas’ as ontological beings. In his view, ideas are mental or psychological entities. Descartes advances this position in accordance with a revolutionary theory of perception and a new conception of mind, both outcomes of his denial of scholastic empiricism. What emerges from this (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  4
    Axel Honneth E a Sua Teoria Plural da Justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32882.
    Axel Honneth desenvolve o conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, de forma a constituir-se no núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais em um sentido amplo. Pretende-se aproximar a concepção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e ao colocar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Leitura Merleau-Pontyana da Teoria Fenomenológica da Expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos de uma consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  89
    Qual a motivação para se defender uma teoria causal da memória?César Schirmer Dos Santos - 2018 - In Juliano Santos do Carmo & Rogério F. Saucedo Corrêa (eds.), Linguagem e cognição. Pelotas: NEPFil. pp. 63-89.
    Este texto tem como objetivo apresentar a principal motivação filosófica para se defender uma teoria causal da memória, que é explicar como pode um evento que se deu no passado estar relacionado a uma experiência mnêmica que se dá no presente. Para tanto, iniciaremos apresentando a noção de memória de maneira informal e geral, para depois apresentar elementos mais detalhados. Finalizamos apresentando uma teoria causal da memória que se beneficia da noção de veritação (truthmaking).
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade.Zeljko Loparic - 2005 - Human Nature 7 (2):311-358.
    Após resumir as diferenças entre os paradigmas freudiano e winnicottiano da psicanálise , o presente trabalho passa a apresentar as idéias centrais da teoria winnicottiana da sexualidade. As principais teses defendidas são as seguintes: 1) Winnicott redescreveu a sexualidade a partir de duas raízes: a raiz instintual e a raiz identitária , 2) ele reescreveu o essencial da teoria psicanalítica tradicional desse fenômeno, e 3) ao fazer tudo isso, ele acrescentou elementos essenciais ao seu novo paradigma da psicanálise (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  24
    Heidegger, história e alteridade: sobre a essência da verdade como ponto de partida.Edgar Lyra - 2006 - Human Nature 8 (2):337-356.
    Reiteradamente, ao longo de sua obra, Heidegger referiu-se ao opúsculo Sobre a essência da verdade, cuja primeira elaboração data de 1930. Chega a dizer, em entrevista ao L’Express , ser esse trabalho a "dobradiça" entre Heidegger I e Heidegger II, inseparáveis um do outro. A questão da história é nele abordada na sua relação com a verdade do ser, mais exatamente, com a idéia de que a continuidade dos eventos que concerne a essa verdade está ontologicamente ligada (...)
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  40
    DETIENNE, Marcel. Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Prefácio de Pierre Vidal-Naquet. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. [REVIEW]Marcilio Bezerra Cruz - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):72-82.
    O referente trabalho é uma síntese do livro “Mestres da Verdade na Grécia Arcaica” de Marcel Detienne. Nele pretenderemos expor os principais pontos levantados pelo autor, tentando construir um paralelo entre as suas próprias idéias com as nossas, comentando e questionando a influência histórica dos tipos de discursos apresentados no livro para com a origem do pensamento filosófico e sofistico. Esperamos evidenciar não somente a ligação entre o discurso dos primeiros filosófos com a Alétheia, mas também a indiferença dos (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    CANDIOTTO, Cesar. Foucault e a crítica da verdade.Francisco Antonio Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):109-110.
    Resenha do livro "Foucault e a crítica da verdade", de César Candiotto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    A Teoria Republicana da Justiça.Alberto Paulo Neto - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A teoria republicana da justiça representa a compreensão que os indivíduos, para não serem dominados na vida social e pública, necessitam da estrutura organizacional do Estado democrático de direito para realizarem os seus projetos de vida. A questão da justiça está centrada na implementação social do ideal de liberdade como não-dominação. Ela se refere às relações sociais fundadas sob o princípio da igualdade de tratamento e oportunidades. A teoria política de Philip Pettit propõe a aplicação do teste do (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Depois de anos de deflação galopante, O que sobrou da verdade?Hilan Bensusan - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Este texto considera algumas maneiras alternativas de pensar na verdade e no que queremos com ela. Analisa também os problemas com a concepção da verdade como correspondência e procura um diagnóstico do tipo de frustração que esses problemas trazem. Considera em seguida as alternativas deflacionistas e seus problemas em oferecer aquilo que comumente queremos de um predicado de verdade. Avalia então as vantagens e falhas das concepções da verdade como indefinível e da concepção de verdade (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Foucault, O Sobrinho de Rameau E a Parrhesía: Da Verdade da Loucura À Loucura da Verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, (...)
    No categories
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    O Mercado No Fórum: Uma Teoria Econômica da Demagogia.Fernando Haddad - forthcoming - Kriterion: Journal of Philosophy (50).
    A partir de uma análise crítica da teoria econômica da democracia de Downs, examinam-se, em termos do problema da "seleção adversa" de Ackerlof, os efeitos da assimetria de informação entre candidatos (com taxas diferentes de demagogia) e eleitores (com níveis diferentes de conhecimento), contra o pano de fundo da relação entre divisão de trabalho e democracia.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Elementos da Teoria Crítica da Dissonância de Theodor W. Adorno.Daniel Pucciarelli - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):77-92.
    RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Foucault, O Sobrinho de Rameau E a Parrhesía: Da Verdade da Loucura À Loucura da Verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, (...)
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  44
    Fundamentos epistemológicos da teoria modular da mente de Jerry A. Fodor.Kleber Bez Birolo Candiotto - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):119-135.
    Este artigo é uma apresentação dos fundamentos da teoria modular desenvolvida por Jerry A. Fodor e uma reflexão sobre seus principais desafios. A noção de modularidade da mente de Fodor, por um lado, procura superar as insuficiências metodológicas e epistemológicas do associacionismo e do localizacionismo a respeito das explicações da estrutura e do funcionamento mental; por outro lado, é uma oposição à postura culturalista de Vygotsky, para o qual as funções superiores da mente, como a cognição, são produtos artificiais, (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 999