O LUGAR DOS PRINCÍPIOS PRIMEIROS NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE

Conteúdo do artigo principal

Luis Fernando Ferreira Macedo

Resumo

O estudo visa evidenciar o lugar que os princípios primeiros ocupam na filosofia moral de Alasdair MacIntyre, bem como o conceito de teleologia a eles articulado. Consistirá, no estudo panorâmico das categorias centrais da ética das virtudes de MacIntyre, onde ele constrói sua teoria da racionalidade das tradições que, por sua vez, é essencial para sua compreensão da retomada da ética aristotélica das virtudes e o papel dos princípios primeiros na sua filosofia moral. A partir destes, o desenvolvimento do artigo se dá com a identificação do lugar que os primeiros princípios ocupam na filosofia moral de MacIntyre, como também a relevância que eles têm para o desenvolvimento de sua teoria do resgate da ética aristotélica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira Macedo, L. F. . (2011). O LUGAR DOS PRINCÍPIOS PRIMEIROS NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE. Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 20-34. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2121
Seção
ARTIGOS

Referências

CARVALHO, Helder B. A. de. Alasdair MacIntyre e o retorno às tradições morais de pesquisa racional. IN: OLIVEIRA, Manfredo A. de (org.). Correntes fundamentais da ética

contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 31 – 64.

CARVALHO, Helder B. A. de. Tradição e Racionalidade na Filosofia Moral de AlasdairMacIntyre. São Paulo: Unimarco Editora, 1999.

MacINTYRE, Alasdair. Animales Racionales y Dependientes. Por qué los seres humanos necesitamoslas virtudes. Barcelona: Paidós, 2001.

_____. Depois da Virtude. [1981] Trad. Jussara Simões. Revisão Helder B. A. de Carvalho.Bauru: EDUSC, 2001.

_____. Justiça de Quem? Qual Racionalidade? [1988] Tradução Marcelo Pimenta. São Paulo:Loyola, 1991.

_____. Primeros Princípios, Fines Últimos Y Cuestiones Filosóficas Contemporáneas. TraduçãoAlejandro Beyer. Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias, S. A., 2003.

_____. Nietzsche ou Aristóteles?. IN: BORRADORI, Giovanna. A filosofia Contemporânea.Conversações com Quine, Davidson, Putnam, Nozick, Rorty, Cavell, MacIntyre e Kuhn. TraduçãoÁlvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 2003.