O princípio responsabilidade, a esperança em Ernest Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty

Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz de tornar-se condição necessária para o auto-aperfeiçoamento da sociedade. Porém, Hans Jonas trará a esse discurso da esperança uma perspectiva da ética da responsabilidade que prefere a prudência às previsões das ações a longo prazo enquanto promessa para um “mais” ou “melhor”

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,098

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Biologização do ser moral em Hans Jonas.Anor Sganzerla - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):155.
A anarquia imemorial do mundo – Levinas e a ética da substituição.André Brayner de Farias - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):18-34.

Analytics

Added to PP
2015-08-31

Downloads
42 (#390,669)

6 months
6 (#587,658)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references