A questão maquiavélica e as diferentes formas de governo na ordenação do Stato: Uma leitura do Discorso sopra il riformare lo Stato de Firenze

Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):108 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A Expressão Questão maquiavélica foi popularizada por Isaiah Berlin ao ponderar sobre a fortuna crítica do pensamento político do secretário florentino. Há divergências entre as interpretações monocráticas e republicanas das obras de Machiavelli, as quais centram-se, especialmente, nas possíveis discrepâncias existentes entre Il Principe e os Discorsi. Diversos contextos históricos permitem múltiplas apropriações das ideias presentes nesses e outros textos desse autor: um pensador amoral na ausência das premissas religiosas; um republicano a lutar pela liberdade popular aos moldes dos pensamentos iluministas e posteriormente românticos; um patriota a almejar a libertação e a unificação da Itália no Risorgimento; um nacionalista a compreender os limites dos interesses populares na ascensão do Fascismo; e tantas outras possibilidades receptivas. Todavia, na leitura dos textos de Machiavelli, destaca-se a criação de uma civilità, uma Ordem civil virtuosa a promover união entre os cidadãos, amor à Pátria e incentivo à defesa da Liberdade, a agir de acordo com necessidades específicas, evitando a Tirania, as facções e os privilégios de cidadãos particulares. Desse modo, em uma leitura do Discorso Reformare Stato di Firenze, em paralelos com temas e passagens específicas nos Discorsi e em Il Principe, constatam-se posições políticas plurais assumidas por Machiavelli de acordo com a necessidade e com a Ocasião, essas que corroboram a variedade na recepção de suas ideias e devem ser compreendidas em sua complementaridade em seus contextos iniciais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,745

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dos Sentidos à Verdade Suprema. Uma Leitura Comparada Entre Agostinho e Anselmo.Ana Rita de Almeida Ferreira - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 17 (34):93-101.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
12 (#317,170)

6 months
6 (#1,472,471)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references