Marx Sobre a Loucura

Revista Dialectus 26 (26):11-31 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No artigo, apresentamos uma análise sobre a loucura a partir de Marx, extraindo sua compreensão sobre como ela é produzida no modo de produção capitalista (MPC). Para isso, analisamos produções marxianas acerca do sofrimento ou deste nas suas formas mais aguçadas como a loucura e o suicídio, situando tal compreensão nos marcos de sua análise totalizante, materialista histórico-dialética sobre o ser social no MPC e dialogando com elaborações de importantes autores no campo psi, cujos entendimentos se fundamentam nos postulados marxianos. Como resultado, explicitamos o caráter social da loucura, que diz de sua determinação social, como expressão ou desdobramento da “questão social” no MPC, tendo como base material o conjunto das relações de produção e a alienação e estranhamento pelo trabalho (alienado e estranhado) como fundamento. Expomos também a crítica marxiana às formas hegemônicas asilares e coercitivas de compreensão e tratamento da loucura, argumentando que nele existem germens ou protoformas de crítica e oposição ao que se desenvolveu como psiquiatria e à lógica (e instituição) asilar-manicomial.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,045

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre as formas e figuras econômicas diante das formas jurídicas em Marx: um embate com Pachukanis.Vitor Bartoletti Sartori - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):01-63.
A força de trabalho como forma de ser: protoforma da individualidade do Capital em Marx.Antônio José Lopes Alves - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):153-231.
O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
9 (#1,270,450)

6 months
8 (#505,181)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references