Leitura Reflexiva, Teatro e Literatura Com Odilon Esteves

Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O prazer da leitura, a formação do leitor e os novos conhecimentos promovidos pela interpretação do ator Odilon Esteves são salientados neste capítulo para fomentar uma reflexão sobre o uso didático das palestras cênicas na formação cultural e na ressignificação da vida na contemporaneidade. O universo poético acessado pelo ator-leitor é composto de contos, poesia e prosa recheados de subjetividade e paixão na visitação das obras literárias a que teve acesso pela via dos afetos. Sob a égide do paradigma do questionamento do mundo, as obras são visitadas e estudadas em busca de compreensão das razões de existência e permanência. Na decifração das palavras, por um processo de apreensão do subjetivo e do singular, o ator-leitor-autor utiliza a percepção crítica da realidade e a reescrita do lido para apreender os múltiplos significados dos textos apresentados. Enfim, um convite a uma travessia afetiva por livros e autores que aguçam a curiosidade e ampliam o conhecimento do leitor.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A palavra poética e o poder curativo.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:37-38.
Para ler o livro infantil: fruição e deleite.Wilbett Oliveira - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 1:27-32.
Apresentação:Questões de Leitura e Educação.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
Hegel avec Sade.Guilherme Grané Diniz - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (3).
Leituras em educação - volume 8.Rodrigo Costa Araujo, Querte Terezinha Conti & Katia Cilene Silva - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
Apresentação.Rodrigo da Costa Araújo - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
As Artimanhas Sígnicas Do Livro Ilustrado Contempor'neo.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
Leituras em educação - volume 10.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo Araujo & Tania Cristina da C. Gregório - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.

Analytics

Added to PP
2023-07-30

Downloads
7 (#1,377,350)

6 months
6 (#510,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references