Is 25,6-12: anúncio histórico, escatológico ou apocalíptico?

Revista de Cultura Teológica 91:125-165 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em nome de YHWH, um “profeta” anuncia eventos grandes e maravilhosos para a comunidade dos fiéis e para todos os povos: a fartura ao invés da penúria, a vida ao invés da morte, a alegria ao invés do pranto, a vitória ao invés da derrota. É o fim da dor, do sofrimento, da morte e do opróbrio do povo eleito. A salvação chegou para os fiéis que colocaram em YHWH a sua esperança e ainda contemplarão um último ato salvífico: a destruição, o rebaixamento da cidade inimiga e de suas fortificações. Vitória para os que confiaram em YHWH e derrota para os ímpios. Este anúncio interessa a quem fala para uma comunidade que não deixou de acreditar em YHWH e na sua intervenção salvífica. Uma comunidade que tem vivido na penúria, suportando dor e sofrimento, convivendo com a morte e o opróbrio, mas agora se alegra, pois o bem triunfa sobre o mal. A salvação é tão certa, que o anúncio do banquete é feito antes do anúncio da destruição da morte e da condenação do inimigo. Celebra-se antes o que virá depois. Esta inversão revela a certeza de quem fala a respeito da ação de YHWH a favor do seu povo. Is 25,6-12, visto no conjunto da Bíblica Hebraica, é um anúncio inédito tanto pelos termos-locuções como pela mensagem transmitida. Uma questão pode ser levantada: Trata-se de um anúncio histórico, escatológico ou apocalíptico?

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,497

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
A fé como porta da salvação.Valeriano dos Santos Costa - 2013 - Revista de Cultura Teológica 81:11-29.
H. Arendt y Kant.Julio de Zan - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):863-882.
Las entrañas de la publicidad: Un anuncio de Pepsi.Eloy Parra Boyero - 2004 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
A morte, musa da filosofia.Maria Lúcia Cacciola - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9:91-107.

Analytics

Added to PP
2019-07-20

Downloads
7 (#1,394,148)

6 months
1 (#1,478,830)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references