O enigma do eu: apontamentos críticos acerca do conceito de narratividade

Griot : Revista de Filosofia 12 (2):270-284 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O conceito de narratividade tem sido frequentemente utilizado entre filósofos da mente que pretendem compreender criticamente a questão da identidade pessoal na filosofia contemporânea. Trata-se de pensá-la como uma teia narrativa que se desenrola durante a vida. Ao personagem narrado chamaríamos ‘eu’. Daniel Dennett e David Velleman são dois eminentes defensores deste tipo de visão. O presente artigo visa expor brevemente os pontos de aproximação entre estes autores, mas principalmente discutir um importante momento de afastamento entre eles, especialmente no que tange à ideia de um módulo central narrativo, introduzida por Velleman e criticada por Dennett. Como contraposição à visão narrativa será, por fim, contraposta outra proposta de se pensar a identidade pessoal, como negação da narratividade, presente no pensamento de Galen Strawson.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,069

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire.Amorim Filipi Vieira & Calloni Humberto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):380-392.
Hobbes e a paz.Paulo César Nodari - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):105-123.
Do eu como feixe de percepções ao eu das paixões: Hume e a identidade pessoal no Tratado.Susie Kovalczyk - 2016 - In Jaimir Conte, Marília Côrtes de Ferraz & Flávio Zimmermann (eds.), Ensaios sobre a filosofia de Hume. Florianópolis, SC, Brasil: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica. pp. 311-329.
O animal no humano.Michel Mingote Ferreira de Azara - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
3 (#1,728,901)

6 months
3 (#1,045,901)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references