Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino

ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta certeza advém justamente das experiências dos sentidos, ou seja, da empiria. Tomás aceita a noção de que os seres se movem. O movimento é singularmente a passagem da potência ao ato. No entanto, Tomás foi buscar a causa desse movimento que nas suas argumentações é o Motor Imóvel, isto é, Deus. No fundo, o tomismo, em relação ao aristotelismo, pode ser apresentado como continuidade e diálogo: objetivo, coerente e científico.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Questão Sobre Deus Na Metafísica de Aristóteles.Sergio Ricardo Strefling - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):39-50.
Os fins da política no De regno de Tomás de Aquino.Sérgio Ricardo Strefling - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).

Analytics

Added to PP
2023-01-07

Downloads
11 (#1,149,206)

6 months
6 (#700,872)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references