A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias

Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo como personagem dentre outros tipos psicológicos. Já na filosofia de Foucault o traço marcante de suas obras é o tom histórico com o qual aborda seus temas. Porém, como o próprio afirma em algumas entrevistas, não escreve outra coisa que não sejam ficções, seleciona e organiza enunciados históricos criando diversos cenários, sujeitos e objetos de seu discurso. Este estilo presente em ambos entra em contato com o exterior provocando um reposicionamento do leitor, que é afetado promovendo, como efeito de subjetivação, um reposicionamento político de insubmissão de não querer mais ser governado dessa forma.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,628

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O duplo sem fim: a escrita em queda de Rodrigo de Souza Leão.Aline Leal Fernandes Barbosa - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):155-168.
Apropriação da linguagem, escrita e ensino.Cláudia Maria Mendes Gontijo - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):13-30.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
4 (#1,619,050)

6 months
3 (#961,692)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references