A perspectiva filosófica de Enrique Dussel: de uma filosofia da libertação a um pensamento crítico à ideologia da exclusão. A philosophical perspective Enrique Dussel: from a Philosophy of the liberation to a critical thought and ideology of exclusion

Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 12:208-218 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Mesmo com tantos avanços científicos e tecnológicos, a vida de cada ser humano parece despontar no terceiro milênio como mero objeto descartável. Percebe-se um vergonhoso abismo entre pobres e ricos, entre incluídos e excluídos. Nessa conjuntura, o pensamento filosófico de Enrique Dussel convoca uma práxis crítica e libertadora, ao mesmo tempo, que produz uma crítica à ideologia da exclusão. Com efeito, o referido artigo objetiva compreender a filosofia latino-americana de Enrique Dussel tendo sua crítica à ideologia da exclusão como parâmetro norteador do mesmo. Desta feita, buscou-se organizar a temática em três pontos: Por uma Filosofia da Libertação; Tópicos do pensamento Filosófico de Dussel, e, a América Latina e uma crítica à ideologia da exclusão.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Filosofia Como Pedagógica: Compreensões a Partir De Enrique Dussel.Hugo Allan Matos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14 (14):36-42.

Analytics

Added to PP
2018-11-17

Downloads
5 (#1,562,340)

6 months
5 (#837,573)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references