Abstract
Hans-Georg Gadamer é reconhecido como um dos mais importantes filósofos do famoso linguistic turn. Malgrado a aparente recepção de seus debates filosóficos no campo da hermenêutica jurídica e, mais recentemente, da ética do direito, o seu conceito de direito ou, mais precisamente, os fundamentos de uma possível filosofia do direito gadameriana nunca foram submetidos a uma investigação jusfilosófica mais detalhada. Em parte porque a maioria dos comentadores da obra de Gadamer continua a ler seus escritos com uma forte referência às categorias ontológicas da sua obra magna, Verdade e Método. Neste ensaio, entretanto, propõe-se o estudo de alguns conceitos fundamentais da obra de Gadamer, em especial, os desenvolvidos em seus escritos posteriores, a fim de proporcionar uma visão mais adequada acerca dos fins, estrutura e fundamentos da sua ideia de direito. A tese principal deste estudo consiste em apresentar uma das possíveis interpretações do conceito aristotélico de phronesis como a principal fonte da contribuição de Gadamer para a filosofia prática e, por conseguinte, para o direito. Como consequência, será possível esclarecer, de forma não ontológica, os pontos básicos do projeto ético proposto por Gadamer e a fricção praxis-theoria presente no seu conceito de direito.
Keywords Gadamer  Phronesis  direito
Categories (categorize this paper)
Options
Edit this record
Mark as duplicate
Export citation
Find it on Scholar
Request removal from index
Translate to english
Revision history

Download options

PhilArchive copy

 PhilArchive page | Other versions
External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server
Configure custom proxy (use this if your affiliation does not provide a proxy)
Through your library

References found in this work BETA

Truth and Method.H. G. Gadamer - 1975 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 36 (4):487-490.
Philosophy and the Mirror of Nature.R. Rorty - 1979 - Princeton University Press.

View all 20 references / Add more references

Citations of this work BETA

No citations found.

Add more citations

Similar books and articles

Considerações sobre O direito natural na obra de Leo Strauss.Patrícia Carvalho Reis - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:31-38.
Sobre o significado do formalismo jurídico de Kant.Alexandre Hahn - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):34-48.
O direito de ter para ser livre.Marly Carvalho Soares - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):46-68.
Direitos Humanos em Kant e Habermas. [REVIEW]Alessandro Pinzani - 2011 - [email protected] - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):179-184.
A idéia de substrato supra-sensível da humanidade.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
La Filosofía Hermenéutica Como Fundamento Del Derecho.Miguel Grande Yáñez - 2014 - Revista Portuguesa de Filosofia 70 (2-3):383-396.

Analytics

Added to PP index
2016-12-23

Total views
175 ( #59,473 of 2,446,312 )

Recent downloads (6 months)
12 ( #55,649 of 2,446,312 )

How can I increase my downloads?

Downloads

My notes