O discurso e a escrita filosófica: o que acontece quando digo ou escrevo algo?

IF-Sophia 22 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo descrever os elementos do discurso e da escrita a partir da concepção teórica de Michel Foucault. Falar e escrever são duas ferramentas essenciais na prática da filosofia e de seu ensino. O que se percebe é que há a hegemonia das práticas do discurso, seja pronunciado ou escrito, como instrumentos para veicular uma verdade a ser reproduzida e não como experiência do pensamento problematizador. Deste modo, constituindo-se em um tipo de poder que elide o discurso como um acontecimento, isto é, um modo de afetar-se e inquietar-se que nos permite estar atento ao que acontece conosco. A constatação de Foucault é de que o discurso (pronunciado ou escrito) encontrasse dominado por regras e procedimento de controle, que revelam certos poderes que anulam sua potencialidade de criação de novos modos de vida e de imaginar novos mundos possíveis.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,296

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Análise do discurso.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Marta Lígia Pomim Valentim - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):24-43.
Michel Foucault e os Discursos do Corpo.Joaquim Braga, Rafael Fernandes & Ismara Tasso (eds.) - 2020 - Campinas, SP, Brasil: Pontes Editores.

Analytics

Added to PP
2022-01-10

Downloads
4 (#1,644,260)

6 months
1 (#1,516,603)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references