Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática

Perspectivas 7 (2):330-346 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por Field nos permite, de acordo com Shapiro, classificá-lo no grupo filosofia-primeiro, ou seja, entre os filósofos que defendem que a filosofia deve ser responsável por legislar a respeito da prática matemática. Dessa forma, podemos considerar Field um revisionista epistemológico. Como se sabe, a dependência da ciência moderna em relação ao discurso matemático coloca a tese ficcionalista em xeque. Ainda assim, se partirmos dos pressupostos filosóficos da vertente formalista da filosofia da matemática, que concebe a matemática como constituída de um conjunto de regras sem significado que podem ser manipuladas de maneira puramente sintática, poderemos traçar importantes analogias entre matemática e ficção, tal como também entre metamatemática e metaficção. Para um formalista simpático à tese ficcionalista, o estatuto ontológico da matemática é semelhante ao das regras de um jogo de xadrez.

Similar books and articles

Uma Breve Introdução à Filosofia. [REVIEW]Marcos Alexandre Alves - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):157-178.
A bioética na perspectiva arendtiana: uma introdução.Sônia Maria Schio - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):91-100.
A Filosofia De Matemática Em Wittgenstein.Vitorino Sousa Alves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):161-188.
Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - In Rodrigo Reis Lastra Cid & Luiz helvécio Marques Segundo (eds.), Problemas Filosóficos. Editora UFPel. pp. 453-489.
Filosofia da Linguagem.Sagid Salles - 2020 - Problemas Filosóficos: Uma Introdução À Filosofia.
Digressão Físico-matemática.Vitorino de Sousa Alves - 1947 - Revista Portuguesa de Filosofia 3 (2):166 - 185.
Conceito de Estrutura na Lógica e na Matemática.V. de Sousa Alves - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
Conceito de Estrutura na Lógica e na Matemática.V. De Sousa Alves - 1976 - Revista Portuguesa de Filosofia 32 (2):113 - 142.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
116 (#154,461)

6 months
64 (#74,739)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marco Aurelio Sousa Alves
Federal University Of Sao Joao Del-Rei (UFSJ), Brazil

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The Indispensability of Mathematics.Mark Colyvan - 2001 - Oxford, England: Oxford University Press.
.Michèle Friend - 2013 - Les Cahiers D'Ithaque.
Russell's Mathematical Logic.Kurt Gödel - 1946 - In Paul Arthur Schilpp (ed.), The Philosophy of Bertrand Russell, 2nd edition. Evanston, IL: The Library of Living Philosophers, Inc.. pp. 123-154.

Add more references