A questão do argumento social-ontológico na filosofia social: a instituição social como fonte de pesquisa crítico-normativa

Griot : Revista de Filosofia 16 (2):205-220 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A filosofia social se ocupa fundamentalmente de três tarefas: pelo conceito sobre uma instituição, como ela funciona e como ela se efetiva. Nesse sentido, um desafio que se apresenta para a filosofia social, sob o ponto de vista da pesquisa crítico-normativa, é pensar a instituição social não só como espinha-dorsal da sociedade, mas, sobretudo, em pensar sua possibilidade vinculativa ao argumento social-ontológico com orientação à emancipação; ou seja, de que maneira a instituição social ocupa sua tarefa crítica em promover os bens sociais e direitos sociais na urdidura social. Pretendo nessa pesquisa explicitar a exigência filosófica-social do argumento social-ontológico na tratativa da pesquisa crítico-normativa tomando em consideração que, primeiramente, a instituição social se autocompreende enquanto medium à emancipação e, em segundo, que a referida instituição provém de uma concepção destranscendental da razão o que remete como corolário de pesquisa a uma forma de pensar a filosofia social inserida desde a sua gênese constitutiva nos contextos históricos das comunidades sociais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,038

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Razonamiento a priori y argumento ontológico en Antonio Rosmini.Juan F. Franck - 2012 - Tópicos: Revista de Filosofía 43:191-212.
Instituição assistencial E cidadania.Regina Panceri - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):205-216.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
7 (#1,388,675)

6 months
6 (#522,810)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references