Sistemas abertos e sistemas isolados no contexto da flecha entrópica do tempo: uma análise termodin'mica do conflito entre os seres vivos e a atividade capitalista

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1) (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Tendo em vista a emergência do pensamento ecológico em tempos do atual cenário antropocênico, o presente artigo procura refletir acerca da relação entre os seres vivos e o capitalismo, de modo a corroborar um conflito termodinâmico que permeia entre eles, tendo a entropia como mediação. Deste modo, constitui-se, por um lado, os sistemas abertos, que são capazes de trocar matéria e energia com o meio e, assim, esfriar seu sistema, de modo a impedir ou desacelerar sua autodestruição entrópica; e por outro, os sistemas isolados, que não trocam energia e matéria com o meio e, por isso, alimentam e antecipam a morte térmica do seu sistema. Sendo assim, apresentam-se dois cenários antagônicos sobre a entropia: primeiramente, parte-se do ponto de vista da entropia enquanto elemento evolucionário da vida, visto que é responsável pela autossustentação de organismos vivos, e nesta atividade, mantém o fluxo entrópico entre o sistema e o meio; e, inversamente, coloca-se sobre perspectiva do caráter antropocênico da entropia, que, a partir do capitalismo, acelera a flecha entrópica do tempo e desenvolve, portanto, a luta pela existência entre o sistema econômico e o ecossistema. Neste sentido, fala-se, no presente trabalho, sobre a tensão entre os dois sistemas e sua relação com o colapso ambiental.Palavras-chave: Sistemas; Termodinâmica; Biosfera; Economia; Entropia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La crisis desde la teoría de sistemas.Gabriel García Carpintero - 2018 - Claridades. Revista de Filosofía 1 (1):100-106.
La crisis desde la teoría de sistemas.Gabriel García Carpintero - 2009 - Claridades. Revista de Filosofía 1 (1):100-106.
La emergencia de significado en sistemas semióticos.Joao Queiroz & Charbel Niño El-Hani - 2007 - Revista de Filosofía (Venezuela) 56 (2):47-65.
Sistemas reais e sistemas conceituais.Claudio Tort Navarra - 1973 - São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Geografia.
Teoría de Sistemas y Deconstrucción.Carlos Durán - 2013 - Cinta de Moebio 46:26-36.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
1 (#1,902,993)

6 months
1 (#1,475,085)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references