A unidade do particular e os afetos humanos na teoria Benjaminiana da Soberania

Revista Dialectus 6 (1) (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na teoria do conhecimento de Walter Benjamin, o particular se articula com a dimensão da força de sua unidade, quando, em um estado de justaposição com outras singularidades, cede à maneira de uma mônada, à sua capacidade de percepção, para comunicar a si mesmo diante do macrocosmo. Essa concepção epistemológica, que emoldura a tematização política de Benjamin visa às arestas da “consciência esclarecida”, precisamente na estrutura da subjetividade moderna. O apelo à mutualidade e reciprocidade característico da mônada aponta para a exigência de uma tematização política do convívio entre os homens, reelaborada para acolher o diferente no universo democrático dos elementos isolados e heterogêneos da totalidade humana, com vistas à comunidade política vindoura.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,707

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Origens do conceito de Soberania – Diálogo entre Bodin e Althusius.Marta Nunes da Costa - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):70-79.
Joseph de Maistre y la Constitución imposible.Erik Del Búfalo - 2009 - Foro Interno. Anuario de Teoría Política 9:65-85.
A soberania popular:enigma não-resolvido da democracia.Günther Maluschke - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):61-80.

Analytics

Added to PP
2019-10-12

Downloads
4 (#1,637,189)

6 months
1 (#1,503,385)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Add more references