Da organização cartesiana à desorganização sadiana: Sade e o conceito de organização nos séculos XVII e XVIII

Doispontos 15 (1) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

"Organização" é um conceito amplamente empregado nos romances filosóficos de Sade. O sentido do termo, contudo, parece mudar conforme a teoria do personagem. Tal polissemia não é uma invenção de Sade, pois pode-se discernir, em obras filosóficas dos séculos XVII e XVIII, pelo menos cinco significados diferentes para a palavra: um sinônimo de máquina cartesiana, uma disposição específica da matéria que possibilita a vida, a forma com que a matéria viva se dispõe num todo contínuo, um mero arranjo geométrico de partículas, uma propriedade da matéria. O objetivo deste artigo é esclarecer problemas de interpretação do romance sadiano referentes ao uso do conceito de organização pelos personagens. Para isso, será preciso, primeiro, examinar os principais sentidos do conceito nos séculos XVII e XVIII para aplicar, em seguida, os diferentes significados aos discursos dos libertinos. Trata-se de analisar como a plurivocidade do conceito na Idade Moderna se estende ao romance sadiano e de que maneira um sentido específico de organização modifica teorias acerca de um mesmo objeto ou acorda discursos sobre assuntos diferentes.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,471

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Sobre a generosidade: uma abordagem contempor'nea da ética cartesiana.Érico Andrade M. Oliveira - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):e61-e87.
Sobre a generosidade: uma abordagem contempor'nea da ética cartesiana.Érico Andrade M. Oliveira - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):61-87.
Filopono de Alexandria e a Crítica ao Conceito de Matéria Prima.Fátima Rodrigues Évora - 2000 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 10 (1).
Justiça e Liberdade em Hegel.João Alberto Wohlfart - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):71-89.
O papel do movimento n'o mundo de Descartes.Marcos Alexandre Borges - 2012 - Prometeus: Filosofia em Revista 5 (10).

Analytics

Added to PP
2019-12-18

Downloads
12 (#1,092,565)

6 months
6 (#531,961)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations