O individual e o coletivo em Taylor e Platão

Griot 22 (3):195-204 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Na obra Multiculturalismo: examinando a política do reconhecimento de Charles Taylor, a ideia de identidade individual é apresentada, em termos político-culturais, como fosse em parte dependente das identidades coletivas. Nesse sentido, a solução política para a harmonização social e até mesmo para a formação cultural das identidades particulares está ligada à coletividade. No Político de Platão, embora a preocupação final também seja de harmonizar o coletivo, a pólis, a arte política atua antes no ajuste da psyché individual. Isto porque o coletivo é uma espécie de espelhamento do indivíduo. Se por um lado Platão é taxado de idealista para as soluções políticas que apresenta para a questão coletiva, por outro, não o é quando aponta que o discurso (filosófico) é capaz de reorientar o indivíduo para a vida política.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Realidade Social: uma ontologia de segunda natureza.Denis Coitinho - 2018 - Pensando: Revista de Filosofia 9 (17):305-333.
Kierkegaard, Charles Taylor, and Narrative Sources of Identity.Andrew D. Rose - 2018 - Southwest Philosophy Review 34 (1):225-234.

Analytics

Added to PP
2022-10-29

Downloads
5 (#1,536,375)

6 months
3 (#965,065)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references