Pandora e O Segundo Sexo: Um diálogo entre Beauvoir e Hesíodo

ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):150-161 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Resumo: Nossa intenção, neste artigo, é apresentar uma leitura da narrativa hesiódica da criação de Pandora, a primeira mulher, analisando sob quais aspectos aparecem, na poesia arcaica grega, os traços míticos relacionados ao feminino que Simone de Beauvoir mapeia na segunda e na terceira parte do primeiro volume de O Segundo Sexo, intituladas História e Os Mitos. O que de próprio à condição feminina ocidental é atribuído à mulher desde Hesíodo e como? A leitura que faremos segue a estratégia do “releasing” (libertação) de autoras feministas, como Vered Kenaan, em Pandora´s Sense. Trata-se de libertar a imagem da primeira mulher da sua conotação negativa e das consequências opressoras que dela decorrem e mostrar como a narrativa grega sobre a criação de Pandora apresenta traços de ambiguidade e indeterminação próprias à condição humana em geral, conforme Beauvoir apresenta em Por uma moral da ambiguidade, traços que a tradição patriarcal revestiu de fantasias e atribuiu exclusivamente à mulher ou responsabilizou-a por eles. Vale ressaltar que não se trata de descobrir, sob o olhar masculino sobre a mulher, uma verdade mais fundamental, uma natureza do feminino. Mas de, compreendendo a construção da condição feminina de subjugo, encontrar na imagem da mulher,potências que nos permitirão transformá-la.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Moral da ambiguidade, liberdade e libertação: filosofia e feminismo em Simone de Beauvoir.Izilda Johanson - 2018 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 17 (2):239-257.
The Pandora’s box objection to skeptical theism.Stephen Law - 2015 - International Journal for Philosophy of Religion 78 (3):285-299.
Purificación Mármol Rodríguez: Pandora soñada. Utopía y feminismo. [REVIEW]Antonio Alcaraz - 2007 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 41:220-223.
The Primal Scattering of Languages.Karin Littau - 1998 - The Paideia Archive: Twentieth World Congress of Philosophy 21:51-56.
Aphrodite and the Pandora complex.A. S. Brown - 1997 - Classical Quarterly 47 (01):26-.

Analytics

Added to PP
2023-01-07

Downloads
7 (#1,379,768)

6 months
5 (#627,481)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references