A quantidade em Hegel

Revista Opinião Filosófica 8 (2):415-431 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo tem a finalidade de explicar o que significa a quantidade em Hegel, e, também, a importância crucial da contradição e da identidade da metafísica com a lógica, mostrando para tal, a crítica de Hegel às antinomias kantianas. Explica como ocorre a passagem da qualidade para a quantidade, o que significa o Ser-para-si, que também é um Ser-para-Outro, e, que, o limite entre eles é indiferente e sem determinação, portanto esta indiferença se chama quantidade. Após explica o que é a quantidade pura, identificando e explicando os seus dois momentos: a continuidade e a discrição. Estas grandezas são apontadas por Hegel, com o objetivo de pressupor o quantum, quer dizer, a quantidade com limite. Caracteriza-se o quantum, mostrando suas diferenciações como o número e o grau. Por fim, mostra que Hegel introduz suas discussões sobre a contradição a partir das antinomias kantianas, pois Kant põe para cada antinomia uma contradição. Todavia, Hegel faz críticas a elas em consequência da irresolução que Kant apresenta sobre a unidade dos opostos, porque cada um dos quais, isolados em si mesmos, não tem determinação. Ademais, Kant converte as antinomias em algo subjetivo, portanto irresoluto objetivamente. Kant não valorizou a contradição e negligenciou que cada conceito apresenta sua verdade em seu contraditório.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Kant e a Quantidade como Categoria do Entendimento Puro.Sílvia Altmann - 2007 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 17 (1).
Contradição e oposição dialética em Kant.Enrico Berti - 2011 - Revista Opinião Filosófica 2 (1).
La tercera antinomia de la razón pura su crítica y resolución en el Sistema de Hegel.Hector Ferreiro - 2009 - In Diana López (ed.), Experiencia y límite. Kant Kolloquium (1804-2004). Santa Fe: Ediciones de la Universidad Nacional del Litoral. pp. 195-207.
Formas da Contradição em Hegel e Lupasco.Daniel Fraga de Castro - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
4 (#1,628,455)

6 months
1 (#1,478,781)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references